segunda-feira, 20 de maio de 2024

Exercícios Ásia -

 Questão 65) 

    

As afirmativas a seguir fazem referências a alguns dos principais aspectos geográficos da Ásia.


01. A partir do século XV, com a expansão marítimo-comercial européia, os contatos da Europa com os povos asiáticos se estreitaram.

02. A expressão “Oriente Médio” foi criada pelos europeus para designar os países asiáticos que possuem relevos de altitude média nas proximidades do oceano Índico.

03. O grande processo de descolonização do continente asiático aconteceu antes da ocorrida no continente africano, no período que se seguiu à Segunda Guerra Mundial.

04. As condições climáticas da Ásia são bem diversificadas, existindo climas que vão do superúmido ao hiperárido.

05. As maiores concentrações populacionais da Ásia ocorrem nas planícies formadas por rios importantes, na Indonésia e no Arquipélago Japonês.


Estão corretas as afirmativas:

a) apenas 1, 2 e 3.

b) apenas 2, 3 e 5. 

c) apenas 1 e 4. 

d) apenas 1, 3, 4 e 5.

e) apenas 2, 3, 4 e 5.


Gab: D


Questão 66) 

   

A região denominada Bacia do Pacífico tem sido alvo da preocupação de analistas políticos manifestada na mídia internacional.

Todas as alternativas apresentam razões que justificam essa preocupação, EXCETO:

a) A permanência, na região, de democracias instáveis e ditaduras pessoais e/ou militares.

b) O fortalecimento, em período recente, da crença na superioridade da civilização oriental.

c) A possibilidade latente de ocorrência de conflitos entre países da região com diferentes ideologias.

d) A queda no nível de vida da população, que acompanhou a industrialização recente da maior parte dos países.


Gab: D


Questão 67) 

   

A Folha de S.Paulo, de 21 de setembro de 2003, publicou a seguinte notícia: “O setor de tecnologia da informação (TI) é o segmento que mais cresce na economia indiana, tanto em números de produção quanto de exportação. (...) As exportações de softwares e serviços ligados à TI saltaram 60% por ano, e o PIB do país apresentou um crescimento constante em torno de 7%. Enquanto que no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o país passou do 115°. lugar para o 127°, em 2003.”

Com relação à Índia, é CORRETO afirmar:

a) As exportações de softwares e serviços são responsáveis pela queda do IDH, porque a produção visa apenas abastecer os países desenvolvidos.

b) A nova classe de empresários milionários que surgiu com o "boom" da indústria de TI contrasta com a permanência da divisão da sociedade em castas.

c) A instalação das indústrias de alta tecnologia é fruto da política indiana de sanar as desigualdades econômicas entre as regiões norte e sul.

d) O crescimento do PIB reflete os avanços sociais alcançados pela economia indiana, mesmo com um setor agrícola arcaico e ultrapassado.

e) O desenvolvimento da indústria de Tecnologia da Informação é explicado pela presença de reservas indianas de minerais como o silício e o lítio.


Gab: B


Questão 68) 

   

Leia o fragmento que se segue da entrevista concedida pelo intelectual palestino Edward Said, comentando os problemas atuais no Oriente Médio.

Entrevistador: O senhor não gosta da expressão “choque de civilizações”. Por quê?

Said: (...) são inúmeros os problemas. Para começar, ela trata as civilizações como se fossem entidades fechadas, lacradas, alheias a qualquer tipo de troca (...). Por fim, a idéia de choque de civilizações tem um aspecto caricatural muito nocivo, como se enormes entidades chamadas

“Ocidente” e o “Islã” estivessem num ringue, lutando para ver qual é a melhor.

Revista Veja, 25/06/2003

Assinale a opção que reforça a opinião emitida por Said.

a) As diferenças culturais não podem ser tratadas como expressão de conflitos, mas sim como particularidade de cada civilização no tempo e no espaço.

b) Não existem diferenças jurídico-políticas entre o Ocidente e o Oriente Médio, logo não faz sentido diferenciar essas duas civilizações.

c) O mundo muçulmano não é homogêneo assim como o Ocidental; portanto, apenas os conflitos internos devem ser considerados.

d) As trocas entre distintos conjuntos civilizacionais incluem mercadorias culturais: desse modo, padronizam as civilizações.

e) A expressão “choque de civilizações” é inapropriada para o mundo atual, pois não há conflitos relevantes no âmbito das culturas e das religiões.


Gab: A


Questão 69) 

   

A respeito dos aspectos geográficos da Ásia, assinale o que for correto.

01. A planície do rio Iang-tsé, na China, e a planície Indo-gangética, ao sul da cordilheira do Himalaia, destacam-se pela elevada densidade demográfica.

02. As baixas densidades demográficas ocorrem, especialmente, nas áreas de climas frios das altas latitudes e dos altos planaltos e cordilheiras, e também em muitas áreas de climas áridos.

04. Os principais fatores que concorreram para o desenvolvimento industrial dos "Tigres Asiáticos" – Coréia do Norte, Taiwan, Malásia, Filipinas e Hong Kong – foram a estabilidade política e os altos salários pagos à mão-de-obra operária.

08. O clima tropical de monções, com chuvas de verão concentradas no território continental, deve-se ao fato de que, na estação quente, o continente se aquece mais do que o oceano, criando um centro de baixa pressão. As baixas pressões atraem o ar úmido que vem do oceano. Quando este se eleva e se resfria, devido ao relevo continental, provoca as fortes precipitações.

16. O Islamismo é a religião predominante no Oriente Médio e na Ásia Central, estando também presente na Indonésia e na Índia. Os sunitas e os xiitas são representantes de duas importantes correntes islâmicas.

32. Na península Arábica, as principais jazidas de petróleo estão a leste, em uma faixa que vai de norte a sul e confronta, em parte, com o golfo Pérsico.

64. O Sudeste Asiático possui climas amenos, destacando-se pelo cultivo de produtos de clima temperado, como pêssegos, maçãs e ameixas. O clima de monções impede o cultivo de produtos tropicais, devido às baixas temperaturas do inverno.


Gab: 59


Questão 70) 

   

País localizado na costa leste da península da Indochina, no sudeste da Ásia, seu território é coberto por florestas tropicais e por planícies alagadas nos deltas dos Rios Vermelho e Mekong, onde há extensas plantações de arroz, que o fazem o segundo maior exportador do mundo. Há também o cultivo de café, cacau, pimenta, cana-de-açúcar e seringueira para a obtenção do látex.

Na década de 70, o país foi oficialmente reunificado, sob o regime comunista, aliado da ex-U.R.S.S.. Atualmente, o governo adota uma política que combina liberalização econômica ao regime de partido único; porém, o país vive com seqüelas dos bombardeios norte-americanos com desfolhantes químicos “agente laranja”, que destruíram grandes áreas agrícolas e de florestas, ainda não recuperadas, e das minas terrestres não detonadas.

O texto acima identifica qual país asiático?

a) Cambodja.

b) Indonésia.

c) Coréia.

d) Vietnã.

e) Laos.


Gab: D


Questão 71) 

   

O muro de Berlim desmoronou com a Guerra Fria, no entanto, outros estão sendo construídos na nova ordem mundial. Em 2001, o geógrafo Arnon Sofer apresentou, ao primeiro ministro de seu país, mapas e propostas de separação física por meio de muros e barreiras fortificadas entre seu Estado e os territórios vizinhos e, em 2003, o projeto está em implantação.

(AP/www.terra.com.br)

O muro está sendo construído entre

a) os Estados Unidos e o México.

b) o Estado de Israel e os territórios palestinos.

c) o Marrocos e o território espanhol de Ceuta.

d) as Províncias Bascas e a Espanha.

e) os territórios católico e protestante da Irlanda do Norte.


Gab: B


Questão 72) 

   

Durante a Guerra Fria, o modelo de industrialização adotado em alguns países subdesenvolvidos, como os então chamados NICs (Newly Industrializing Countries), a exemplo da Coréia do Sul e Taiwan, é conhecido como:

a) substituição de importações.

b) plataformas de exportação.

c) processamento pesado.

d) zonas francas de importação.

e) holding periférica.


Gab: B


Questão 73) 

   

A Índia possui aproximadamente 3,3 milhões de km2. É formada por vinte e seis estados e territórios onde habitam mais de um bilhão de pessoas,  16,6% da população mundial.  No país, existem dezesseis línguas  regionais e mais 1.600 dialetos reconhecidos pela Constituição.  A Índia compõese de quatro regiões geográficas: a Cordilheira do Himalaia, a Planície IndoGangética, o Planalto do Decã e o Deserto de Thar; apresenta, ainda três estações climáticas definidas pelas  monções: a estação quente, a das monções e a denominada localmente de fresca.


GANERI, Anita Explorando a índia.  Trad. M. Vilela.  São Paulo: Ática, 2002. (Suplemento de Atividades)


Com base nas informações apresentadas, marque a alternativa que NÃO condiz com a complexa realidade indiana:

a) No contexto econômico atual, a Índia temse destacado mundialmente pelo se desenvolvimento em setores de tecnologia avançada (energia nuclear, satélites artificiais) e de informática, que se desenvolveram em pólos industriais como Bombaim, Délhi e Balgalore.

b) Tendo superado o problema do crescimento demográfico e o da expansão populacional das cidades, a Índia  tem apresentado um grande desenvolvimento promovido pela estatização econômica e pela liberalização comercial.

c) O país apresenta graves problemas sociais e culturais, tais como: precárias condições de habitação e saneamento básico, fome e desnutrição, elevada taxa de desemprego, grande desigualdade na distribuição de renda, alta taxa de mortalidade infantil e baixa expectativa de vida. 

d) Nos últimos anos a produção agrícola da Índia aumentou muito, porém ocorreu a substituição de grande parte das culturas alimentares pelas de exportação, ocasionando graves conseqüências para a alimentação da população indiana.


Gab: B


Questão 74) 

   

Nas duas últimas décadas, o leste e o sudeste asiáticos, no Pacífico, têm se destacado no cenário internacional, em virtude de vários fatores. CITE dois desses fatores.


Gab:


Questão 75) 

    

Entre os diversos confrontos civis e militares existentes no mundo atual, o conflito pela posse sobre o território da Caxemira merece destaque, por envolver países importantes da Ásia. Sobre esse território, apresentam-se as quatro afirmações seguintes.


I. A Caxemira é uma região dividida e com o território sob o controle de três países: Paquistão, Índia e China.

II. Ao contrário do restante da Índia, cuja maioria é hinduísta, a Caxemira indiana tem maioria islâmica, tal qual o Paquistão.

III. A ocupação da Caxemira do leste pela China uniu os exércitos do Paquistão e da Índia na luta pela retomada do território ocupado.

IV. O conflito envolve países detentores de explosivos atômicos em seus arsenais. 


É correto o que se afirma em

a) I e III, apenas.

b) II e IV, apenas.

c) I, II e IV, apenas.

d) II, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.


Gab: C

Índia e Paquistão lutam pela porção leste de Caxemira (a Caxemira indiana) desde 1947.


Questão 76) 

   

"A grande incógnita, em nossos dias, é, como 'digerir' o gigante chinês em manufaturas e o indiano em serviços quando nações ricas crescem quase só vegetativamente e já sofrem de desemprego estrutural."

Rubens Ricupero

A China e a Índia são hoje dois importantes países no quadro do sistema capitalista de produção mundial.

Com relação a esses países, não se pode afirmar que:

a) possuem condições de produção com custos inferiores aos dos demais países do mundo.

b) tirem empregos dos trabalhadores dos países de industrialização mais avançada.

c) apresentem uma relação equilibrada entre recursos naturais, população e produção.

d) sejam grandes exportadores de manufaturados - a China, e de serviços - a Índia.

e) venham transformando a divisão internacional do trabalho.


Gab: C


Questão 77) 

    

No mapa abaixo, encontra-se identificada uma das principais áreas de tensão do planeta na atualidade.


FOLHA DE SÃO PAULO 03/05/2003


Assinale a alternativa que apresenta uma das razões para o conflito entre Índia e Paquistão, pelo controle dessa região.

a) Disputa pelo controle das cidades consideradas sagradas por ambos os povos.

b) Existência de reservas de urânio, cobiçadas pelos dois países com capacidade nuclear.

c) Conflitos religiosos, onde budistas e muçulmanos já travaram três guerras e adotaram práticas de terrorismo.

d) Aspirações nacionalistas dos povos da Cachemira, que reivindicam a sua separação e independência do Paquistão.

e) Disputas territoriais decorrentes do processo de independência desses dois países, com o fim do domínio britânico.


Gab: E


Questão 78) 

   

Observe este mapa:

FONTE: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. p. 55. (Adaptado)

A partir da interpretação desse mapa e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:

a) a proximidade entre várias capitais nacionais – sobretudo Beirute, Tel Aviv, Amã e Damasco – as torna mais vulneráveis em situações de conflitos bélicos, freqüentes na região.

b) o Oriente Médio, por sua posição latitudinal e relativa à circulação atmosférica geral, tem clima mediterrâneo, com tendência à semi-aridez ou à aridez, responsáveis pelo impacto nos recursos hídricos, um dos maiores problemas regionais.

c) a região, situada no “fundo” do Mar Mediterrâneo, na junção de três continentes, foi rota de grandes exércitos conquistadores e esteve sob domínio sucessivo de inúmeros grandes impérios.

d) as fronteiras nacionais, definidas há muitos anos, resultaram da existência de obstáculos de natureza física, que impediam o traçado de limites correspondentes ao quadro geopolítico.


Gab: D


Questão 79) 

   

No mapa, identifique o país descrito a seguir.

“Trata-se de um país do Oriente Médio que possui a maior parte do seu território situada nos vales dos rios Tigre e Eufrates. É um dos principais focos de tensão da atualidade. Em janeiro de 2002, o presidente George W. Bush incluiu esse país no que chamou de “eixo do mal”, por, supostamente, apoiar o terrorismo internacional e acumular armas de destruição em massa. Recentemente foi alvo de uma intervenção armada de grande porte, liderada pelos Estados Unidos”.

O país está indicado pelo número

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.


Gab: E


Questão 80) 

   

A China, com seus 9.536.499 km², é um dos mais importantes países da Ásia Oriental. Sobre este assunto, analise as proposições a seguir.

00. A China apresenta uma razoável densidade demográfica, mas a distribuição da população pelo país é muito irregular.

01. Em face da sua localização geográfica, a China apresenta, dominando em todo o país, o clima de monções, caracterizado por pesados aguaceiros de inverno.

02. Mesmo com regime político de “partido único”, a China se defronta com movimentos separatistas, como acontece, por exemplo, na Mongólia Interior.

03. Um dos grandes problemas geopolíticos da China é a questão do Tibete, que foi anexado ao País no início do século XX; atualmente o governo comunista vem tentando uma aproximação com o líder religioso do Tibete, o Dalai Lama.

04. Nesses últimos anos, a China vem experimentando uma série de profundas reformas, como, por exemplo, a permissão de produção para o mercado e a criação das Zonas Econômicas Especiais.


Gab: VFVVV


Questão 81) 

   

Embora o presidente americano George W. Bush tenha dito ontem que os EUA continuam comprometidos com o ‘mapa da estrada’, o último plano de paz para a região, na prática, suas afirmações põem por terra esse frágil projeto e também os acordos de paz de Oslo. Estão sendo deixados de lado a definição das fronteiras e dos territórios ocupados, a questão de direito de retorno de milhões de refugiados e seus descendentes e o destino dos colonos assentados.

(O Estado de S.Paulo, 15.04.2004)

O texto refere-se:

a) ao problema do ETA.

b) ao separatismo da Caxemira.

c) aos movimentos muçulmanos na Chechênia e no Daguestão.

d) à oposição entre sunitas e xiitas no Iraque.

e) à questão palestino-israelense de Gaza e Cisjordânia.


Gab: E


Questão 82) 

   

A China, no último ano, deixou de exigir o registro doméstico – o hukou –, sistema que ligava os cidadãos chineses a suas cidades ou vilarejos de origem. Assim, o governo chinês, acabando com as restrições que proibiam as pessoas de mudar de residência sem permissão, tornou mais fácil para os camponeses procurarem trabalho nas cidades prósperas.

A crescente presença de mendigos nas grandes cidades da China reflete a progressiva mobilidade da sociedade chinesa.

Para resolver essa grave situação social, o governo deve solucionar o problema principal, que é:

a) o da pobreza rural.

b) o da emigração chinesa.

c) o crescente êxodo para Taiwan.

d) a diminuição do êxodo rural.

e) a diminuição dos direitos individuais.


Gab: A


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis