Questão 30)
A Coreia do Norte e a Coreia do Sul foram delimitadas após a 2.ª Guerra Mundial, quando soviéticos e americanos dividiram a península da Coreia no paralelo 38°N. Durante o período da Guerra Fria a reunificação se tornou inviável, surgindo em 1948 as duas Coreias. Nos últimos 56 anos as duas Coreias se mantiveram em estado de guerra. A tensão nesta área se torna crítica em 2009, devido ao fato de a Coreia do Norte ter realizado testes nucleares.
(Cláudia Trevisan, O Estado de S.Paulo. Coreia do Norte
deixa armistício e ameaça Seul com ataque militar, Maio/2009. Adaptado.)
Ao fazer uma retrospectiva deste período histórico é possível afirmar que:
a) As tensões permaneceram restritas a tiroteios na fronteira entre as duas Coreias até que a Revolução Chinesa, em 1929, encorajou a Coreia do Norte a tentar unificar a península sob a bandeira do comunismo.
b) Em junho de 1914, tropas norte-coreanas invadiram a Coreia do Sul, sendo que os EUA usaram a ONU para legitimar uma intervenção internacional e expulsaram os comunistas, ultrapassaram o paralelo 38ºN, chegando até a fronteira com a China.
c) Em nenhum momento histórico Mao Tse-tung apoiou a Coreia do Norte, que, desta maneira, não conseguiu empurrar os americanos para o paralelo 38ºN e delimitar seu território.
d) Os dois lados negociaram só um cessar-fogo, em 1983, o que manteve as duas Coreias em estado de guerra.
e) A Coreia do Norte ameaçou, em 2009, atacar militarmente a Coreia do Sul e romper o acordo de armistício de 1953.
Gab: E
Questão 31)
Sobre a região apontada pela seta, no mapa abaixo, é correto afirmar que:
a) Índia e Paquistão são inimigos históricos desde a independência dos dois países do Reino Unido, em 1947. Ambos disputam a região da Caxemira.
b) a rivalidade permanente entre o Afeganistão e o Paquistão já gerou milhares de guerras na disputa pela Caxemira, a última delas em 2008; ambos os Estados dividem uma fronteira tensa e militarizada.
c) indianos do Taleban e da Al-Qaeda são grupos terroristas que se organizam especificamente para lutar contra o que chamam de "ocupação paquistanesa" de parte da Caxemira.
d) atualmente, o grupo terrorista Lashkar opera abertamente no Afeganistão. O grupo, antes concentrado na Caxemira, já expandiu sua área de atuação para regiões tribais da Índia e está determinado a participar de uma jihad global.
e) Índia e Afeganistão instauraram um processo de paz que melhora as relações bilaterais, mas a disputa pela Caxemira continua sem solução, fato que aumentou as preocupações com a estabilidade do país, que possui armas nucleares.
Gab: A
Questão 32)
Analise este mapa de uma região considerada uma das mais populosas do mundo:
Sem escala
No momento atual, na região mostrada nesse mapa, vivenciam-se duas expectativas no cenário mundial:
● uma, gerada por economias que vêm enfrentando a crise financeira com menos retrocesso, por exemplo, em relação aos países da União Européia, é a de que tais economias podem amenizar efeitos dessa crise em nível global; e
● a outra é a de que o crescente poderio bélico-nuclear de alguns países pode, enfim, ameaçar a segurança e a paz mundiais.
Nas duas situações – melhor desempenho econômico e corrida armamentista –, há países tanto capitalistas quanto socialistas e, nesses dois grupos, em maior ou menor medida, políticas de Estado são adotadas em detrimento de direitos sociais e políticos básicos das populações, o que chega, inclusive, a extremos de desrespeito a direitos humanos.
Considerando essas informações,
a) CITE um país dessa região que se enquadra, mais especificamente, em cada uma das duas situações caracterizadas; e, para cada país citado,
b) IDENTIFIQUE o sistema econômico nele adotado;
c) APRESENTE um procedimento do Estado, nele ocorrido, que evidencia desrespeito a direitos humanos.
1.
a) País cujo desempenho da economia pode amenizar os efeitos da crise financeira global
b) Sistema econômico adotado nesse país:
c) Procedimento do Estado que desrespeita a população nacional:
2.
a) País que tem aumentado seu poderio nuclear:
b) Sistema econômico adotado nesse país:
c) Procedimento do Estado que desrespeita a população nacional:
Gab:
1.
a) China.
b) Socialismo de mercado.
c) Excesso de penas de morte, censura aos meios de comunicação.
2.
a) Coreia do Norte.
b) Socialismo.
c) Isolamento internacional, resultando em fome, trabalho forçado, prisões arbitrárias, censura aos meios de comunicação, impedimento á livre circulação de pessoas.
Questão 33)
Leia, com atenção, o texto a seguir e identifique, no mapa, o país a que os fatos mencionados se referem.
“De 1979 a 1989, houve uma tentativa de dominação soviética, frustrada pela oposição dos Mujahedin, entre eles Bin Laden. Em 1996, ocorreu a tomada do poder pelo grupo radical Taleban, que passou a adotar a Sharia como lei. No ano de 2001, os EUA atacaram o país, acusando-o de proteger Bin Laden e servir de base para as ações terroristas da Al Qaeda.”
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
Gab: D
Questão 34)
O mapa a seguir está indicando
a) movimentos separatistas na Índia.
b) principais conflitos do Oriente Médio.
c) principais megalópoles asiáticas.
d) centros tecnológicos da Ásia.
e) zonas especiais da China.
Gab: A
Questão 35)
Um dos fatos marcantes da geografia política do país abaixo, em 2007, foi:
a) Passar a fazer parte da OMC (Organização Mundial do Comércio).
b) Conseguir, pela primeira vez, atingir dois dígitos em seu crescimento econômico.
c) O país, enfim, cessar a reivindicação em relação à “ilha rebelde”.
d) A aceitação constitucional da propriedade privada.
e) O país passar a ser o maior exportador mundial.
Gab: D
Questão 36)
Conforme Jabbour, enquanto sob a liderança do Japão, o capitalismo do Leste Asiático caminhava a passos firmes rumo ao descortinamento de novos paradigmas tecnológicos e, conseqüentemente, de novas formas de organização de produção, a China partia para um programa de desenvolvimento de tipo soviético, caracterizado pela ênfase na necessidade de crescimento durante todo o plano, concentração na indústria de bens de capital, transformação institucional na agricultura, bem como preconceitos em relação ao uso de métodos de capital-intensivo.
(JABBOUR, E. China: infraestruturas e crescimento econômico).
A partir do texto, pode-se afirmar que:
a) A China e o Japão tiveram um processo semelhante de organização, baseado na planificação econômica e investimentos maciços no setor de bens de capital.
b) A liderança do Japão no Leste Asiático levou a China a adotar métodos de uso de capital intensivo.
c) Os novos paradigmas tecnológicos e as novas formas de organização de produção levaram a China e o Japão a adotarem um programa de desenvolvimento do tipo soviético.
d) A China partiu de um programa de desenvolvimento semelhante ao adotado pela União Soviética, priorizando investimentos nos setores de bens de capital e adotando a planificação econômica.
e) A transformação institucional na agricultura proporcionou condições para a China adotar os novos paradigmas tecnológicos já adotados pelo Japão e o Leste Asiático.
Gab: D
Questão 37)
O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Em 2006, ocorreram conflitos armados nas fronteiras de Israel, Palestina e Líbano, envolvendo exército e grupos armados. Sobre os conflitos, analise as afirmações seguintes.
I. O grupo Hamas, acusado por Israel pela morte e seqüestro de soldados na região da Faixa de Gaza, é um movimento que luta pela formação do Estado Independente da Palestina e se opõe à existência do Estado de Israel.
II. O grupo Hezbollah luta pela desocupação israelense nos territórios de Gaza e Golã e pela demarcação de Jerusalém como território independente, devido à sua importância religiosa para católicos, judeus e muçulmanos.
III. Além dos conflitos de ordem histórica, religiosa e política, a região apresenta tensões decorrentes da escassez de recursos hídricos, como o interesse no controle das nascentes do rio Jordão.
IV. Uma das zonas de tensão é a fronteira do Líbano, onde se encontram as nascentes do rio Jordão, área estratégica para o acesso e controle da água doce disponível na região.
Estão corretas as afirmações:
a) I e III, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) II e IV, apenas.
Gab: A
Questão 38)
A Coréia do Norte nos últimos meses vem assustando a comunidade internacional, principalmente o Japão e a Coréia do Sul, com teste nuclear e o claro desejo de participar do restrito grupo de países que possuem a bomba atômica.
Embora o país desenvolva essa complexa tecnologia, sua produção e economia baseiam-se essencialmente no setor:
a) Têxtil.
b) Terciário.
c) Secundário.
d) Primário.
e) Financeiro.
Gab: D
Questão 39)
Apesar da queda do muro de Berlim, da reunificação da Alemanha, do colapso do sistema socialista e do final da Guerra Fria, ainda há dois países separados ideologicamente: um socialista e outro capitalista.
No início de outubro de 2007, os presidentes das duas nações se encontraram para pôr fim ao estado de guerra, embora a declaração de cessar fogo tenha sido assinada em 1953.
O mapa e o texto referem-se a
a) I. Vietnã do Norte e
II. Vietnã do Sul.
b) I. Armênia e
II. Azerbaijão.
c) I. Iemên do Norte e
II. Iemên do Sul.
d) I. Indonésia e
II. Timor Leste.
e) I. Coréia do Norte e
II. Coréia do Sul.
Gab: E
Questão 40)
As proposições seguintes indicam fatos que ocorreram a partir da 2ª metade do século XIX no Japão, culminando com o processo emigratório japonês para o Brasil.
1. Enfraquecimento do governo xogunal e cessão de privilégios comerciais a estrangeiros, o que gerou violentas crises internas, revoltas e guerra civil.
2. Estabelecimento da Era Meiji (1868–1912) – nova organização político–governamental e econômica, que proporcionou o surgimento de uma burguesia industrial emergente.
3. Prioridade na organização de uma potência bélica em detrimento de investimentos na área social, o que gerou empobrecimento, em especial nas áreas rurais.
4. Êxodo rural para as áreas urbanas e, depois, para o norte (Hokkaido), como necessidade de sobrevivência.
5. A localização em arquipélago montanhoso e a superpopulação determinaram a emigração como opção de governo para solucionar o problema do empobrecimento da população.
6. Organização de Zaibatsus como forma de organização econômica (empresas familiares).
7. Vertiginoso processo de industrialização determinou a busca de regiões para suprir a escassez crônica de matérias–primas e energia.
Assinale a alternativa que indica SOMENTE as ocorrências que determinaram a imigração japonesa para o Brasil no início do século XX.
a) 5 – 6 – 7
b) 3 – 4 – 5 – 6
c) 4 – 5 – 6 – 7
d) 1 – 2 – 3 – 4 – 5
Gab: D
Questão 41)
A China é o país mais populoso do mundo, tem a terceira maior área de extensão territorial e destaca-se devido ao seu acelerado crescimento econômico, fato que renova a disputa pelo poder entre as grandes potências mundiais.
O papel geopolítico da China atualmente é o de
a) substituir a Rússia na luta pela hegemonia política no pós-Guerra Fria.
b) retomar a disputa nuclear enfrentando a força da Coréia do Norte.
c) estabelecer apoio às organizações socialistas em Cuba e na América Latina.
d) disputar com os EUA a liderança pelo controle dos mercados mundiais.
e) competir com o Japão pelo domínio geopolítico do Leste Asiático.
Gab: D
Questão 42)
Assinale a alternativa correta sobre o Afeganistão.
a) O Afeganistão apresenta um relevo plano e baixo, abrangendo a antiga Mesopotâmia, com rios navegáveis e muitas cavernas.
b) Dentre os países do Oriente Médio, o Afeganistão apresenta os melhores índices de desenvolvimento humano (IDH), com baixas taxas de mortalidade infantil e altos valores de expectativa de vida.
c) A religião predominante é o hinduísmo, embora os grupos islâmicos xiitas sejam muito ativos.
d) A principal atividade econômica do País é a policultura, que ocupa as planícies do leste.
e) Na guerra contra o terrorismo internacional no início do século XXI, o Afeganistão, então refúgio de Osama bin Laden e de sua rede Al-Qaeda, foi o primeiro alvo.
Gab: E
Questão 43)
“A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira 25/05/2009 (noite de domingo, no Brasil) ter realizado "com sucesso" um novo teste nuclear e ameaçou executar novas ações, em um desafio aberto à comunidade internacional. O regime ditatorial de Pyongyang desconsiderou, assim, as pressões internacionais que tentam obrigar o país a renunciar às ambições atômicas.”
Folha On Line, 25/05/09
Sobre a atual situação vivida pela Coreia do Norte, é correto afirmar que
a) a comunidade internacional, tendo como país influente os Estados Unidos da América, pressiona para que a ONU (Organização das Nações Unidas) não aplique sanções econômicas ao norte-coreanos.
b) a Coreia do Sul mais o Japão pressionam para participar das experiências atômicas desenvolvidas naquele país, reforçando as ações norte-coreanas.
c) a pressão exercida por esse país sobre a comunidade internacional decorre, principalmente, do momento de crise que sua economia atravessa exigindo dessa forma mais atenção para seus problemas internos.
d) o uso de combustíveis atômicos por esse país deixam-no em uma posição privilegiada para negociar com a comunidade internacional que vê tais experiências como importante ação de autonomia e independência.
e) o Japão, principal parceiro econômico desse país, apoia experiências atômicas porque, por intermédio delas, a técnica japonesa evolui e comprova a autonomia norte-coreana.
f) I.R.
Gab: C
Questão 44)
Observe o mapa e as afirmativas.
I. A fronteira destacada no mapa corresponde a uma das áreas mais perigosas do mundo, pois nela são treinados grupos de resistência talibã, formados por seguidores de Bin Laden.
II. O destaque no mapa representa uma região de tensões geopolíticas em torno da posse da Caxemira, área produtora de urânio.
III. A fronteira evidenciada no mapa corresponde à divisão entre dois países, o Afeganistão e o Paquistão, hoje considerados pelo Ocidente uma ameaça terrorista para a humanidade.
IV. O principal problema existente nesta área de fronteira é a disputa pelos oleodutos construídos para abastecer a porção ocidental da China.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas apenas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) III e IV.
e) I, II e IV.
Gab: B
Questão 45)
Leia atentamente o texto abaixo:
“... foi parte do Império da Índia, controlado pelo Reino Unido, por 62 anos (1824-1886). O país continuou como uma Província da Índia até 1937, quando se tornou uma colônia separada. O país conseguiu a independência em 1948 e se tornou uma república e, ao contrário de antigos locais que viveram sob o domínio britânico, [...] não se tornou parte da Comunidade Britânica.
Em 1962, o general Ne Win assumiu o governo graças a um golpe de Estado. Ele ficou no poder até 1988, primeiro como comandante militar, depois como presidente auto-indicado e finalmente como o membro mais importante do governo.
Em 1988, protestos pacíficos contra a junta militar terminaram com a morte de 3.000 pessoas no país.
Apesar de eleições legislativas em 1990, que resultaram na vitória do principal partido de oposição --o Liga Nacional pela Democracia (LND)--, a junta militar governante se recusou a repassar o poder aos vencedores.”
Folha Online, 27/09/2007.
Ultimamente o país vem recebendo atenção especial da ONU, devido aos conflitos e à violência governamental contra os opositores. Estamos nos referindo ao país:
a) Cambodja.
b) Afeganistão.
c) Paquistão.
d) Mianmar.
e) China.
Gab: D
Nenhum comentário:
Postar um comentário