segunda-feira, 18 de junho de 2018

Questões NAFTA 1

Questão 01)


O mexicano Carlos Slim é atualmente o homem mais rico do mundo e um dos mais poderosos. (...) Slim foi a primeira pessoa de um país em desenvolvimento a liderar a lista de mais ricos do mundo da revista Forbes, em 2010. Apesar da riqueza e do império construído, procura manter uma vida longe dos holofotes e das revistas de fofocas. No México, o magnata é visto como um empresário bem- -sucedido que mantém bom relacionamento com a política, apesar de não se aliar diretamente com nenhum grupo, e comprometido com o desenvolvimento nacional.

Fonte: Ópera Mundi. Disponível em: http://operamundi. uol.com.br/conteudo/noticias/37449/da+america+ a+asia+conheca+os+cinco+setores+da+economia+m undial+influenciados+por+carlos+slim.shtml. (Acesso: 18/08/2014).

Os setores em que a personagem em questão tem influência mundial são:

a) Petróleo e jornalismo.

b) Automobilístico e Fundos de ações.

c) Jornalismo e Farmacêutico.

d) Telecomunicações e mercado de luxo.

e) Tecnologia e petróleo.

Gab: D

Questão 02)


Mexicanos protestam

Estudantes e ativistas protestaram, nesta quarta (8 de outubro), em 50 cidades do México.

(Folha.com, 8 out.14. Disponível em: <http://goo.gl/yEkR2I>. Adaptado)

Os protestos ocorreram devido

a) à crise econômica vivida pelo país.

b) à proposta do governo de descriminalizar as drogas.

c) ao desaparecimento de estudantes no sul do país.

d) à assinatura, pelo país, de um tratado de livre comércio com os EUA.

e) ao impasse entre zapatistas e o governo, o que paralisou o país.

Gab: C

Questão 03)


“A mobilidade de pessoas e de informações está no coração do fenômeno da globalização. Assim, a imigração no Canadá (como, por exemplo, no Québec) tornou-se hoje em dia uma realidade social incontornável [...] para o Canadá a imigração internacional é mais diversificada [...] a paisagem sócio-religiosa do Québec se diversificou fortemente a partir dos anos 1970: o islã, o budismo, o hinduísmo, o sikismo, o evangelismo protestante e outras religiões orientais, assim como novos movimentos religiosos (seitas) [estão presentes].”

(Michel Nyabenda. Impactos da interculturalidade sobre os

cuidados com a saúde. Lyon: Université Jean Moulin, 2010. p. 115. Adaptado.)

No Québec (Canadá) exemplificam-se várias consequências da globalização, o que nos permite dizer que

a) a presença num mesmo espaço de culturas diferentes, com religiões e línguas distintas, tem um potencial explosivo grande, como no caso tratado.

b) a globalização não é só veiculação de algumas poucas culturas para o mundo todo, ela é também o encontro de culturas diversas num mesmo local.

c) a nova mobilidade de pessoas tende a fazer com que elas tenham que abandonar suas culturas próprias e aderir à cultura do local onde vão morar.

d) o multiculturalismo num único local resulta em intolerância, pois não é possível convívio democrático entre pessoas tão diferentes.

e) tanto a imigração quanto a circulação de informações de origens culturais distintas têm degradado a cultura ocidental, que está perdendo sua coesão.

Gab: B

Questão 04)


A eleição para a presidência do México, ocorrida em 2012, teve como resultado:

a) a vitória do candidato da esquerda mexi­cana Andrés Manuel Lopez Obrador, vito­rioso em sua segunda tentativa;

b) a reeleição do presidente Felipe Calderon que governava em nome de uma aliança de partidos esquerdistas;

c) a vitória de Josefina Vazquez Mota, can­didata do até então governante Partido Ação Nacional (PAN);

d) a vitória de Enrique Pena Neto, candida­to do Partido Revolucionário Institucional (PRI), legenda que no século XX gover­nou o país por 71 anos seguidos;

e) a eleição em questão interrompeu um pe­ríodo de 71 anos seguidos de permanên­cia no poder de governantes do direitista Partido Ação Nacional (PAN).

Gab: D

Questão 05)


Relacione as colunas, indicando as características exclusivas do Canadá, exclusivas dos Estados Unidos da América e comuns aos dois países (América Anglo-Saxônica).

(1) Canadá

(2) Estados Unidos da América

(3) América Anglo-Saxônica

( ) Colonizado por povos de diferentes etnias, tanto de origem europeia como africana e asiática.

( ) Teve inicialmente forte influência dos franceses substituída depois pela dos ingleses.

( ) Ocupava em 2011 a 6ª posição no IDH mundial, com um sistema de educação dos mais eficientes do mundo.

( ) Recupera-se de uma crise econômica, mas sua população continua tendo um elevado padrão de consumo.

( ) Apresenta problemas com o separatismo na Província do Québec.

( ) Tem como línguas oficiais o inglês e o francês.

( ) É o segundo maior país do mundo em território, perdendo apenas para a Rússia, com 17.075.400 Km2.

( ) Possui a vegetação bastante modificada pela ação humana.

( ) É o país mais populoso da América do Norte e o quarto do mundo.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) 1 – 1 – 2 – 3 – 3 – 1 – 2 – 2 – 1

b) 2 – 3 – 3 – 2 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2

c) 3 – 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1 – 2 – 1

d) 2 – 2 – 3 – 1 – 1 – 3 – 1 – 1 – 2

e) 3 – 1 – 1 – 2 – 1 – 1 – 1 – 3 – 2

Gab: E

Questão 06)


Entre os anos 1810 e 1820 os objetivos fundamentais da luta eram os mesmos e o inimigo comum era a Espanha. Todos os esforços concentravam-se para acabar com o domínio da Espanha. A tônica dos discursos era a liberdade.

Liberdade, entretanto, não é um conceito entendido de forma única; tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade.

(Maria Lígia Coelho Prado. A formação das nações latino-americanas, 1985.)

A partir do texto, explique qual era o conceito de liberdade para os criollos que participaram dos processos de independência na América Hispânica.

Gab:

O desejo dos Criollos de independência, que queriam mais poder político e maior liberdade econômica para exercer livremente as suas atividades econômicas (livre mercado),

Questão 07)


A violência no México tem levado alguns analistas a considerá-lo um “narco-Estado” e em função dessa realidade, Cidade Juarez já é considerada “o lugar mais perigoso do mundo” segundo estudos. Com base nessa informação, no mapa abaixo sobre os principais cartéis da droga e em seus conhecimentos, é possível afirmar que:

clip_image002

a) O cartel La Familia Michoacana atua junto à área de maior prospecção de petróleo mexicano.

b) A organização Arellano Felix atua junto ao principal entreposto migratório do país, a cidade de Tijuana.

c) O cartel do Golfo atua junto ao maior pólo industrial mexicano.

d) A organização Carrillo Fuentes atua junto à área de cultivo de cana-de-açúcar.

e) O cartel Zetas atua junto às áreas mais inóspitas do México.

Gab: B

Questão 08)


clip_image004

Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_

Cubana#cite_note- 6, acessado em 10/11/2010.

Em 1955, sob forte pressão política, o regime de Batista libertou todos os presos políticos em Cuba. Batista foi convencido a incluir os irmãos Castro nisto, em parte, por professores jesuítas de infância de Fidel. Os irmãos Castro juntaram-se com outros exilados no México para preparar uma revolução com fim de derrubar Batista, recebendo treinamento de Alberto Bayo, líder da brigadas internacionais na Guerra Civil Espanhola. Fidel reuniu e juntou forças com a Ernesto "Che" Guevara durante este período. Diante do fato apresentado, a foto acima representa a saída de Fidel Castro da prisão cubana passados dois anos do ataque ao

a) Quartel Militar de Cuba.

b) Quartel da Cidade de Santa Clara.

c) Quartel da Ilha de Cuba.

d) Quartel Moncada.

e) Quartel dos E.U.A.

Gab: D

Questão 09)


Leia com atenção o texto abaixo.

Esquerdas desprevenidas

“(...) Depois dos ataques ocorridos em setembro, quando George W. Bush, sem especificar o inimigo nacional, declarou os Estados Unidos em guerra contra o mal, não se inaugura um novo tipo de conflito, que passa por cima de todas as convenções firmadas para afirmar a irracionalidade da própria guerra? Isso acontece paradigmaticamente no Oriente Médio, quando leis e tratados valem apenas como instrumentos da violência. A guerra deixa de se processar entre Estados-nação para se converter numa luta entre nações cujos respectivos Estados, ou Estados em formação, passam a ficar sob a ameaça de um inimigo sem rosto, que pode até mesmo habitar o interior de seu próprio território. É de notar ainda como esse tipo de conflito está longe da guerra civil, quando um grupo trata de tomar o poder para reformar o Estado, ou da guerra revolucionária, cujo objetivo final seria a abolição do próprio Estado. O Estado-nação ameaçado abre mão daqueles ordenamentos jurídicos que legitimariam a violência exercida para se transformar ele mesmo num grupo terrorista. Em vez de se legitimar, agindo segundo a lei, passa a agir em nome da moral, como se existisse a moral universal. Cada parte, ao ver-se acuada, identifica-se com o Bem em luta contra o Mal.”

José Arthur Giannotti, Folha de S.

Paulo, Caderno Mais , 12/05/2002

Como se pode constatar no trecho do artigo, o terrorismo tem merecido especial atenção devido a transformações significativas que esse tipo de ação vem apresentando, sobretudo após os atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

Considerando esse fenômeno em seus vários sentidos e formas de atuação, assinale a alternativa correta.

a) O terrorismo do século XXI caracteriza-se por estar circunscrito ao âmbito de um Estado Nacional, no qual um grupo luta por uma causa específica, como é o caso do IRA, o grupo separatista católico que reivindica a independência da República da Irlanda.

b) Dois fatores caracterizam mais fortemente as organizações terroristas atuais: o uso sistemático da violência como forma de atuação política e a sua estrutura em redes cujos centros de operação encontram-se dispersos nos mais diversos Estados.

c) Grupo terrorista característico do século XXI, a Al Qaeda, comandada por Osama Bin Laden, surgiu no Afeganistão como uma organização nacional e manteve sua atuação limitada à região do Oriente Médio.

d) Enquanto Chávez é acusado pelos EUA de apoiar os rebeldes marxistas da FARC, considerados terroristas por Washington, o líder líbio Muammar Kadafi, do Hezbollah, está se tornando um dos maiores defensores das ações terroristas praticadas no Oriente Médio.

e) Uma forma de terror pouco divulgada refere-se ao terrorismo de Estado, que, embora não admitido oficialmente, é adotado por organizações totalitárias como a OLP (Palestina), que utiliza métodos de tortura e execução para impedir a deserção de seus membros.

Gab: B

Questão 10)


clip_image006

Fonte: www.mrzine.monthlyreview.org/foster171106,

acessado em outubro de 2007.

Segundo estimativas, após 11 de setembro de 2001, quando ocorreram os atentados às Torres Gêmeas e ao Pentágono, os EUA aumentaram em cerca de 20% sua presença militar ao redor do mundo. Estima-se também que por volta de 300 mil soldados estejam em bases militares americanas em mais de 140 países.

Considerando o mapa acima,

a) identifique os locais indicados pelos números 1 e 2.

b) cite e explique ao menos um motivo para a manutenção, pelos EUA, de bases militares em cada um dos locais citados no item a.

Gab:

a) Os locais indicados pelos números 1 e 2 são, respectivamente: Havaí e Bahrein.

b) O Havaí, 50º Estado americano, é uma base militar estratégica na bacia do Pacífico (importante região político-econômica da atualidade). Já a base militar no Bahrein visa à defesa de interesses políticos (combate ao terror) e econômicos. Localizado no Golfo Pérsico, é uma importante rota petrolífera.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis