Questão 01
PUC-RJ
A foto de satélite nos ajuda a confirmar todas as sentenças a seguir, com exceção da opção:
A) A localização geográfica do istmo centro-americano explica a sua importância estratégica como rota do fluxo de mercadorias no comércio marítimo internacional, principalmente pela da construção do Canal do Panamá.
B) A localização geográfica da Ilha de Cuba, na entrada do Golfo do México, fez com que ela se tornasse, ao longo do processo de formação territorial do continente americano, um importante ponto estratégico.
C) O fato de Cuba estar localizada a apenas 180 quilômetros de distância dos Estados Unidos constitui o principal motivo do interesse dos cubanos insatisfeitos com o regime socialista em fugirem para aquele país.
D) Mesmo estando a Ilha Hispaniola mais próxima de Cuba do que dos Estados Unidos, essa ilha não representa uma rota de fuga para os cubanos insatisfeitos com o regime socialista, já que as condições de vida lá encontradas são bastante precárias para a grande maioria da população.
E) A Ilha de Cuba, que se localiza no Mar do Caribe, está muito próxima da Península da Flórida, da Península de Yucatán e da ilha da Jamaica, compondo a região das Grandes Antilhas.
Questão 02
A respeito do cenário geopolítico global, considerando a nova geopolítica das nações e os conflitos contemporâneos, assinale a opção que descreve corretamente a conjuntura atual.
A) Passados 28 anos, a Teoria do Choque de Civilizações, proposta pelo cientista político Samuel Huntington, em 1993, ainda se revela extremamente atual, na medida em que os conflitos contemporâneos são choques predominantemente intercivilizacionais, perdendo em significado político-ideológico, econômico e geoestratégico.
B) Logo após o término da Guerra Fria, os conflitos regionais e as guerras aumentaram em frequência, porém declinaram lenta e gradualmente, se comparados àquele período. No entanto, permanece como questão entreaberta se certa proporção de conflitos existentes atualmente pode ser atribuída aos choques culturais entre civilizações.
C) Religião, princípios e valores morais-ideológicos e diferenças culturais estão na raiz explicativa da maior parte dos conflitos regionais e globais, relegando ao segundo plano interesses geoeconômicos e geoestratégicos.
D) As diferenças culturais e religiosas têm imprimido cada vez mais um teor civilizacional aos conflitos contemporâneos e, em futuro muito próximo, seguramente extrapolarão em um conflito global entre dois grandes blocos civilizacionais: o Ocidente e o Oriente.
Questão 03
Observe a imagem para responder a questão.
A fronteira entre Estados Unidos e México é uma área de tensão em termos políticos, econômico e humanitários. Os elementos da imagem contribuem para discussão sobre esse tema, cujo foco é a:
A) Iniciativa do atual governo norte-americano em proteger as indústrias na fronteira que separa os dois países das ameaças dos recentes ataques terroristas no seu território.
B) Acessibilidade fornecida à mobilidade dos mexicanos que, embora muito cara, facilitará a travessia sobre o rio Grande, marco natural que separa os dois países em questão.
C) Contradição entre a construção do muro, iniciada na década de 1990, para impedir a entrada de imigrantes, e a atração de mão de obra barata por empresas americanas instaladas na região de fronteira.
D) Cooperação dos países da América do Norte na tarefa de evitar o vazio demográfico do território mexicano .
Questão 04
O Canal do Panamá é uma obra de engenharia das mais grandiosas. Tem 77 quilômetros de extensão e liga o oceano Atlântico ao Pacífico. Suas eclusas, que são uma espécie de elevador, levantam as embarcações até o lago Gatún, de onde se pode ir para um ou outro lado do continente. A construção dessa passagem que encurtaria as viagens, evitando as rotas mortíferas que passavam pelo cabo Horn ou pelo estreito de Magalhães, começou em 1881, mas os trabalhadores morriam como moscas por conta das febres tropicais, houve problemas de engenharia, e o projeto foi abandonado. Os Estados Unidos resolveram retomar o trabalho em 1904 e em dez anos terminaram as obras. O Canal foi inaugurado em 15 de agosto de 1914.
Adaptado de sindprevs-sc.org.br.
Passados mais de cem anos, o Canal do Panamá ainda impressiona os que observam seu funcionamento.
No contexto de sua inauguração, essa obra possuía o seguinte caráter estratégico:
A) desenvolvimento da indústria naval
B) globalização das economias nacionais
C) monopólio das vias mundiais de transportes
D) integração capitalista do comércio internacional
Questão 05
Os últimos anos foram marcados pelo aumento de tensões na região Ásia Pacífico, acirrando ainda mais as disputas entre China, países vizinhos e, principalmente, os Estados Unidos. O foco do acirramento dessa crise envolve disputas de ilhas, bem como extensas áreas do Mar da China Meridional. Assinale a alternativa que apresenta características dessa área, bem como razões que justificam a referida disputa:
A) Existência de áreas com elevado potencial de pesca e o fato de ser a principal rota de comércio entre Europa e Ásia.
B) Existência de grandes reservas de recursos minerais e ser uma das principais rotas de comércio marítimo mundial e construção de bases militares por iniciativa chinesa.
C) Proximidade com grandes polos de tecnologia de ponta e proximidade com o maior mercado consumidor localizado na Europa.
D) Indefinição de fronteiras marítimas e construção de bases militares por Filipinas e Vietnã em águas territoriais chinesas.
Questão 06
Depois dos atentados de Paris, que deixaram 17 mortos, o de Copenhague, que deixou dois mortos, e a recente decapitação de 21 coptas egípcios pelas mãos da organização Estado Islâmico (EI) na Líbia, o governo americano se reunirá com homens de negócios, especialistas, representantes governamentais da União Europeia e o secretário-geral da ONU, Ban Kimoon, para discutir quais serão os passos para a organização de uma rede internacional contra o terrorismo extremista e violento.
A motivação para a criação de uma coalizão internacional contra o terror é:
A) Aumento do número de protestos relacionados à crise econômica na Grécia;
B) Ação de grupos extremistas ligados ao narcotráfico na Venezuela e na Colômbia;
C) Imigração ilegal partindo da capital da Síria até a Espanha, a Itália e a Grécia;
D) Ação de grupos como Estado Islâmico, Boko Haram e Al Qaeda do Iêmen;
E) Resquícios de conflitos da Guerra Fria no leste europeu.
Questão 07
Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2018
Com relação ao texto, pode-se afirmar que
A) em 1979 os Estados Unidos invadiram o Afeganistão para expandir sua área de influência e para isso tiveram o apoio da União Soviética.
B) o Talibã é um grupo terrorista de coalização liderado por Osama bin Laden.
C) a principal ação do grupo terrorista Al Qaeda foi a Guerra do Golfo ocorrida entre 2003 e 2011, devido ao aumento do preço do petróleo.
D) o Estado Islâmico é um grupo terrorista xiita criado por integrantes do talibã que atua no Afeganistão e Iraque.
E) o governo do Talibã abriga e apoia grupos terroristas de origem árabe, como a Al Qaeda.
Questão 08
UFPE
O Canadá teve forjadas a geografia e a história, basicamente, ao longo dos 570 km do Vale do Rio São Lourenço, onde se situam algumas das mais importantes cidades daquele país, como Quebec, Ottawa, Toronto e Montreal. Com relação a este país da América do Norte, é correto afirmar que seu principal problema geopolítico
A) São os conflitos étnicos verificados na parte meridional do país.
B) São os conflitos de migrantes canadenses com autoridades de fronteira dos Estados Unidos, ao sul.
C) São as tentativas de separatismo, por parte de uma das mais importantes regiões, a província de Quebe
D) é a diferença de idiomas e de etnias existentes no país.
E) é a ocorrência de grandes depósitos de ferro e carvão mineral, que despertaram a cobiça de grandes multinacionais dos Estados Unidos e da Europa.
Questão 09
Em recente reunião da Cúpula das Américas, os Estados Unidos anunciaram a reaproximação com Cuba. Esta mudança qualitativa nas relações entre os dois países será importante para a Integração das Regiões. Todavia, nos Estados Unidos, há pontos de vista divergentes. Sobre as relações entre Estados Unidos e Cuba, pode-se afirmar que:
A) A crise dos mísseis, no início dos anos 1960, não prejudicou as boas relações entre os dois países.
B) A comunidade cubana, nos Estados Unidos, na sua maioria, apoia Fidel Castro e Raul Castro.
C) Cuba tornou-se, após a Revolução Socialista, um país promotor das idéias comunistas em toda a América Latina.
D) Apesar da revolução, Cuba participou plenamente das principais organizações multilaterais regionais como: OEA, BID e CEPAL.
E) A derrocada do socialismo soviético não afetou a economia cubana, pois esta já estava em um processo de desenvolvimento avançado.
Questão 10
XI E TRUMP externam, no Vietnã, opiniões contrárias sobre globalização. 10/11/2017. Disponível em:. Acesso em: 1 maio 2019.
As ideias defendidas por Xi Jinping, presidente da China, nos debates dentro da APEC, reforçam a característica da circulação de mercadorias em blocos econômicos com base
A) na livre circulação de pessoas entre países membros.
B) criação da TEC (tarifa externa comum) para países fora do bloco.
C) unificação de moeda e criação de instituições supranacionais.
D) na redução de tarifas alfandegárias entre os membros.
E) na infraestrutura integrada de meios de transportes.
Questão 11
Em 2019, a China completou setenta anos de regime comunista. Examinando esse longo período, é possível estabelecer uma comparação entre os anos da década de 1950/1960 e da década de 2010.
Essa comparação encontra correspondência correta em:
A) Mao-Tse-Tung / Revolução Cultural / Pobreza e miséria / Rompimento com a União Soviética e Xi Jinping / Revolução Tecnológica / Economia capitalista em governo comunista / Oposição à Rússia
B) Hua Guofeng / Guerra com o Japão / Socialismo de mercado / Aliança com a União Soviética e Xi Jinping / Revolução Tecnológica / Economia capitalista em governo comunista / Oposição à Rússia
C) Deng Xiaoping / Corrupção / Gangue dos Quatro / Massacre da Praça da Paz Celestial e Xi Jinping / Revolução Tecnológica / Economia capitalista em governo comunista / Oposição à Rússia
D) Hu Yaobang / Violação de direitos humanos / Militarização / Oposição à União Soviética e Xi Jinping / Revolução Tecnológica / Economia capitalista em governo comunista / Oposição à Rússia
E) Jiang Qing / Corrupção / Aliança com a Rússia / Economia de mercado e Xi Jinping / Revolução Tecnológica / Economia capitalista em governo comunista / Oposição à Rússia
Questão 12
Com a morte de Mao Tsé-tung, em 1976, assumiu seu lugar Deng Xiaoping. Tal governante deu início a uma revolução na economia chinesa, promovendo um conjunto de medidas econômicas que abriram o país para o mundo, daí a denominação “políticas de portas abertas”. Dentre as medidas tomadas pelo governo de Deng Xiaoping, podemos elencar a
A) extinção de todas as bolsas de valores chinesas.
B) equiparação dos salários para a promoção da igualdade social.
C) contenção das remessas de lucros das empresas transnacionais.
D) estatização das propriedades que ainda eram privadas.
E) implantação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs).
Questão 13
A ROTA ATÉ OS JIHADISTAS
Componentes produzidos por 51 empresas caem em poder do Estado Islâmico
Mais de 50 empresas de 20 países, entre elas uma brasileira, foram identificadas na cadeia de suprimentos dos dispositivos explosivos improvisados usados pelo Estado Islâmico em centenas de atentados terroristas. Além de mercadorias controladas, itens tão simples quanto ligas de alumínio, celulares ou fertilizantes, que podem parecer inofensivos à primeira vista, estariam na lista dos mais de 700 componentes
encontrados em um levantamento realizado ao longo de 20 meses pelo Instituto de Pesquisa de Conflito Armado. A estratégia de ação do Estado Islâmico mencionada na reportagem apresenta semelhança com a seguinte prática das corporações empresariais contemporâneas:
OSWALD, Vivian. Adaptado de O Globo, 26/02/2016.
A estratégia de ação do Estado Islâmico mencionada na reportagem apresenta semelhança com a seguinte prática das corporações empresariais contemporâneas:
A) padronização das tecnologias
B) incorporação dos fornecedores
C) desterritorialização da produção
D) superexploração da mão de obra
Questão 14
Governo cubano lançará internet de banda larga em dois bairros de Havana
O governo cubano anunciou na noite deste domingo (31/01/2016) que está lançando um serviço de internet de banda larga em dois bairros de Havana como parte de um projeto piloto que visa levar às casas o acesso à rede. [...]. O acesso público à internet por banda larga só começou em Cuba no ano passado, com a abertura de pontos de wi-fi públicos que custam US$ 2 por hora. O valor equivale a cerca de um décimo do salário médio mensal em Cuba.
Disponível em:http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/02/1735959-governo-cubano-lancarainternet-de-banda-larga-em-dois-bairros-de-havana.shtml> Acesso em: 12 de jan. 2016.
O atraso na expansão da tecnologia de banda larga em Havana tem como causa principal o(a)
A) Rígido controle estatal sobre os meios de comunicação, que impõe restrições em relação ao acesso aos serviços não controlados pelo governo.
B) Embargo econômico imposto pelos Estados Unidos, que gera dificuldades na criação de tecnologias de comunicação pelos cubanos.
C) Desinteresse de empresas de comunicação localizadas fora de Cuba, em expandir suas atividades na Ilha.
D) Falta de mercado consumidor para esse produto, causada por aspectos financeiros e culturais.
Questão 15
UERN
Analise a imagem a seguir.
O movimento conhecido como “Primavera Árabe” foi um levante popular em vários países, de maioria árabe, que ocorreu no norte da África e no Oriente Médio. Neste contexto, a internet teve um papel de destaque, ao levar para o restante do mundo os acontecimentos do mundo árabe. Atualmente, o foco de maior tensão ocorre na Síria. São várias as origens desta revolta, mas em todos os países existe uma causa determinante. Assinale-a.
A) Guerras civis com intervenção dos Estados Unidos na região, visando obter o controle da distribuição do petróleo e outros recursos naturais.
B) Conflitos religiosos entre as duas seitas, xiitas e sunitas, com maior número de seguidores, divergindo pela influência das ideias ocidentais na região.
C) Permanência de vários sistemas de governo ditatoriais que impedem a população de exercer sua liberdade individual e ter maior participação social.
D) Embargo econômico dos Estados Unidos no Oriente Médio, desde o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, que impôs à região uma forte recessão econômica.
Questão 16
Autoridades governamentais e de organismos financeiros internacionais, agentes financeiros, representantes de agronegócio, acadêmicos, jornalistas e militantes de movimentos sociais e de organizações não governamentais têm atribuído o aumento dos preços dos alimentos a diversas causas.
ROMANO, J. Le Monde Diplomatique Brasil. São Paulo, jul.2008. p.10.
Sobre o aumento dos preços dos alimentos no mundo entre 2007 e 2008, uma das causas levantadas pelo autor do texto acima relaciona-se a acordos de livre-comércio e políticas que desmantelaram a capacidade de alguns países produzirem seu próprio alimento, enquanto promoviam a agricultura de exportação e o crescimento das transnacionais.
No contexto apontado, essa seria uma causa de ordem econômica, especialmente relacionada
A) à Oferta, devido ao aumento de preço dos fertilizantes.
B) à Demanda, devido ao declínio do número de consumidores.
C) Aos elementos conjunturais, devido ao aumento da inflação.
D) Aos elementos estruturais, devido à opção pela política neoliberal.
E) Aos elementos socioespaciais, devido à intensificação do processo de urbanização.
Questão 17
Bunpoht / stock.adobe.com. 29/05/2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/tecnologia/noticia/2020/05/. Acesso em: 21 jul. 2021.
A interpretação adequada da charge leva à seguinte conclusão:
A) as maiores empresas de conexão virtual da atualidade estão em competição pelo controle do Vale do Silício, na Califórnia.
B) o grande poder global das empresas chinesas desqualifica a presença das corporações norte-americanas nesse mercado.
C) a guerra comercial entre os EUA e a China pelo controle do setor de comunicação virtual pode ser entendida como parte da nova Guerra Fria no século XXI.
D) a China e os EUA desenvolvem uma falsa competição internacional pela comunicação virtual, pois os chineses controlam as empresas norte-americanas e dominam o mercado atualmente.
Questão 18
Mackenzie-SP
Esta região até a década de 1980 concentrava quase metade da população dos EUA e grande parte da atividade industrial do país, sendo chamada de Manufacturing Belt ou cinturão industrial. Hoje, ironicamente, é chamada de Rust Belt ou cinturão da ferrugem, devido à sua estagnação ou mesmo regressão econômica. O texto faz referência
A) à região do Golfo do México, que entrou em depressão econômica devido à queda dos preços internacionais do petróleo.
B) à região nordeste e sul do Grandes Lagos, onde se concentram grandes cidades industriais como Chicago, Detroit e Pittsburgh.
C) à costa oeste, onde as dificuldades climáticas inviabilizaram o desenvolvimento industrial.
D) às Planícies Centrais, onde a indústria tem dificuldade no suprimento de matérias-primas e na arregimentação de mão de obra.
E) à fronteira com o México, que assistiu à migração das indústrias para o país vizinho devido à implantação do Nafta.
Questão |
1 |
C |
Questão |
2 |
B |
Questão |
3 |
C |
Questão |
4 |
D |
Questão |
5 |
B |
Questão |
6 |
D |
Questão |
7 |
E |
Questão |
8 |
C |
Questão |
9 |
C |
Questão |
10 |
D |
Questão |
11 |
A |
Questão |
12 |
E |
Questão |
13 |
C |
Questão |
14 |
A |
Questão |
15 |
C |
Questão |
16 |
D |
Questão |
17 |
C |
Questão |
18 |
B |
Nenhum comentário:
Postar um comentário