terça-feira, 20 de junho de 2023

Comércio Exterior -parte 9

  Questão 152) 

   

Leia o texto abaixo:

“Na década de 70, o ciclo de prosperidade do pós-guerra começou a dar sinais de esgotamento. A elevação brutal do preço do barril de petróleo, conseqüência dos dois “choques”(1973 e1979), espalhou a recessão e elevou os patamares inflacionários das economias desenvolvidas. Ao mesmo tempo, a multiplicação das rendas petrolíferas engordava os cofres dos grandes bancos internacionais. A América Latina conheceu um período de declínio dos investimentos produtivos diretos;em compensação, o volume de empréstimos para o subcontinente não parou de crescer durante toda a década.”

Fonte: MAGNOLI,Demétrio.Para entender o MERCOSUL. São Paulo; Ed Moderna, s/d.  

No contexto acima,as conseqüências para o Brasil, na década de 80, foram:

a) o atraso tecnológico e o aumento da dívida externa.

b) o atraso no processo de industrialização e o aumento do valor das importações.

c) o aumento na produção de petróleo e a auto-suficiência no setor.

d) a entrada das multinacionais do setor automobilístico e o aumento da renda per capita.

e) os gastos excessivos com a importação do petróleo e exclusividade na compra desse produto do México.


Gab: A



 Questão 153) 

    

O comércio exterior  do Brasil inclui alguns parceiros preferenciais na venda e na compra de mercadorias.No que se refere às importações,um produto que tradicionalmente compramos da Argentina é:

a) açúcar

b) trigo

c) petróleo

d) soja

e) automóveis 


Gab: B



 Questão 154) 

   

Examine o gráfico.

No período considerado,

a) houve um contínuo déficit na balança comercial brasileira.

b) houve um contínuo crescimento no valor das exportações.

c) a maior movimentação financeira ocorreu no ano de 1991.

d) os maiores saldos na balança comercial ocorreram em 1990 e 1993.

e) o menor valor de exportação brasileira verificou-se em 1992.


Gab: B



 Questão 155) 

   

"Apesar de unir dois oceanos, o canal do Panamá na verdade é de água doce. Cada navio que passa faz com que 200 milhões de litros de água doce sejam jogados no mar, o que torna vital a preservação do rio Chagres, alimentada por abundantes chuvas.

(...) O Brasil usa relativamente pouco o canal." 

(Folha de São Paulo, 29/09/96)

O Brasil responde por apenas 1,8% do total da carga que passa pelo canal pelos motivos abaixo. EXCETO:

a) o Brasil tem acesso direto à Europa e Costa Leste dos EUA pelo Atlântico:

b) o Brasil tem acesso à Ásia pelo Índico;

c) os produtos importados pelo Brasil que, ao serem transportados atravessam o Canal do Panamá, são oriundos da Costa Oeste canadense e da Costa Oeste dos Estados Unidos;

d) o Brasil utiliza o Canal do Panamá para transportar cargas exportadas para o Japão e Costa Oeste dos Estados Unidos;

e) devido à lentidão do transporte marítimo, o Brasil tem optado pelo transporte aéreo a fim de que seus produtos exportados cheguem mais rapidamente ao seu destino; por isso, utiliza muito pouco o canal.


Gab: E



 Questão 156) 

    

Sobre a modernização da sociedade brasileira, assinale a alternativa incorreta.

a) Acelerou o processo de urbanização.

b) Consolidou o setor secundário.

c) Diminui as taxas de natalidade.

d) Incentivou o crescimento da malha ferroviária.

e) Intensificou a concentração humana nas grandes cidades.


Gab: D



 Questão 157) 

   

O modelo econômico brasileiro do pós-guerra foi baseado no desenvolvimento da indústria, por meio de intervenção do Estado. Com base nesta afirmação e nos conhecimentos sobre organização do espaço nacional, julgue os itens.

00. A industrialização brasileira apresenta dois períodos de acelerado crescimento econômico, resultantes de investimentos estatais: o primeiro, de 55 a 62, revela inversões em infra-estrutura econômica e na dinamização do setor de bens de produção; o segundo, de 67 a 73, quando o Estado realiza a modernização do parque viário, telecomunicações e da infra-estrutura.

01. O Estado brasileiro garantiu a oferta de bens intermediários a custos subsidiados às empresas transnacionais e nacionais, viabilizando acumulação privada de capitais.

02. A crise dos anos 80, caracterizados como a década perdida, gerou o sucateamento de infra-estrutura desenvolvida pelo Estado nos períodos de expansão anteriores.

03. No Brasil, a análise da participação da força de trabalho e do valor da produção industrial revela predominante concentração espacial nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

04. O esforço governamental no sentido de promover a desconcentração da indústria nacional pode ser evidenciado por meio do processo de modernização da tradicional indústria nordestina.


Gab: CCCEC



 Questão 158) 

   

Sobre o Mercosul, assinale a alternativa incorreta.

a) Dentre os países membros, a Argentina é o que possui maior PIB.

b) Em 1994, o Chile anuncia sua intenção de aderir ao bloco.

c) Foi criado oficialmente pelo Tratado de Assunção, em março de 1991.

d) São Países membros: Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai.

e) Um de seus objetivos é eliminar progressivamente as tarifas alfandegárias mútuas.


Gab: A



 Questão 159) 

   

Nos últimos cinqüenta anos, o Brasil vem conhecendo um intenso processo de modernização a partir do início da década de 1990, particularmente, o discurso oficial tem sido marcado pela exaltação da “modernidade”, que supostamente alçaria o país ao Primeiro Mundo. Considerando-se o processo de modernização (crescimento econômico dos países do Terceiro Mundo), cite duas transformações sócio-espaciais provocadas por ele e dois elementos do subdesenvolvimento que persistem e se reforçam, com a modernização.

-Transformações sócio-espaciais:

-Elementos do subdesenvolvimento:


Gab: 

Transformações sócio-espaciais: O crescimento econômico dos países do Terceiro Mundo tem provocado grandes transformações, dentre as quais podemos citar as seguintes: industrialização e aumento percentual dos empregos nos setores secundário e terciário da economia, com redução no setor primário; urbanização e, especialmente, metropolização; modificação gradativa, com a urbanização do tipo de mentalidade (idéias, valores) dominante – de ‘tradicional” para “moderna”; progressiva queda dos índices de analfabeto, de natalidade e de mortalidade.

Elementos do subdesenvolvimento: O conjunto de transformações acima citados não significa que os países em questão estejam se desenvolvendo. Pelo contrário: a subordinação econômica e as desigualdades sociais nesses países – dois elementos básicos do subdesenvolvimento – vêm se agravando, assim como vários outros aspectos que caracterizam uma nação subdesenvolvida, como o desemprego, a baixa qualidade da educação e da saúde pública, a fome etc.



 Questão 160) 

   

Sobre a evolução da economia brasileira nos últimos anos, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A terceirização de atividades, adotada pelas empresas, reduz percentualmente a participação do setor secundário na geração de empregos e de renda.

b) O crescimento do setor informal da economia é registrado com profundidade e importância menores do que a forma em que vem ocorrendo.

c) O crescimento negativo do PIB pode ser corrigido se, a exemplo de países mais desenvolvidos, a indústria voltar a comandar o crescimento.

d) O setor de serviços passou a apresentar melhor desempenho garantindo a maior parte do crescimento da economia.


Gab: C



 Questão 161) 

   

Em relação ao papel do Brasil na Divisão Internacional do Trabalho, nos fluxos internacionais de exportações e importações e ao balanço de pagamento, julgue os itens:

00. as empresas estrangeira que escolheram o Brasil para se instalarem realizaram vultosos investimentos nas obras de infra-estrutura, tais como rodovias e hidrelétricas.

01. Os produtos manufaturados, como calçados, caldeiras e derivados de petróleo, comparados com os produtos manufaturados como café, açúcar e minério de ferro, representam, na atualidade, o maior volume de capital obtido com as exportações.

02. O maior percentual da dívida externa brasileira é com as instituições financeiras privadas internacionais.

03. Os superávits comerciais têm sido obtidos a custa de um grande estímulo às importações e de um controle rigoroso, sobretudo fiscal, às exportações.

04. O recente programa de estabilização da economia brasileira, adotado pelo governo Collor, é de cunho monetarista e privilegia os juros elevados.


Gab: EECEC



 Questão 162) 

   

Com relação à formação econômica e territorial brasileira, é correto afirmar-se que:

00. A industrialização brasileira iniciou-se na metade do século XIX, fruto da associação do Estado ao capital estrangeiro ou ao capital privado nacional.

01. A mecanização da agricultura brasileira permitiu a implantação de grandes monoculturas e o aumento de sua produtividade.

02. Na década de 80, observou-se uma pequena desconcentração industrial da Região Sudeste em relação às demais regiões do Brasil.

03. No Brasil, país de vastas reservas florestais, o extrativismo ganha cada vez mais importância na economia nacional.

04. A expansão do setor de bens duráveis na indústria brasileira deu-se a partir de 1949, sob o governo de Getúlio Vargas, caracterizado pela busca de um processo de industrialização autônomo em relação ao capital estrangeiro.


Gab: ECCEE



 Questão 163) 

   

O Brasil vem passando por um intenso processo de modernização nas últimas décadas. Com base nesta afirmação e nos conhecimentos sobre a formação geográfico brasileiro, pode-se afirmar que:

00. As transformações decorrentes do processo de modernização brasileiro têm contribuído na superação da dependência econômica e diminuindo as desigualdades sociais.

01. A industrialização do Brasil, com a oferta de melhores empregos, contribui para a diminuição da concentração da renda nacional.

02. A industrialização do Brasil é, em grande parte, resultado da expansão da economia dos países desenvolvidos.

03. A maior participação do setor terciário no total da renda nacional vem aumentando cada vez mais, independentemente do setor secundário.

04. A elevada dívida externa brasileira é conseqüência do modelo de crescimento econômico adotado, baseada na inversão de capitais estrangeiros.


Gab: EECEC



 Questão 164) 

   

Sobre o comércio externo brasileiro e observando o mapa do Brasil abaixo, pode-se afirmar que:

Fonte: IBGE – Anuário estatístico do Brasil – 1986

00. O porto de Belém (nº 1) é importante porta de entrada de produtos manufaturados.

01. O volume de importação do porto de Santos (nº 5) supera as exportações.

02. O petróleo importado pelo Brasil tem como principal porta de entrada o porto de Vitória (nº 4).

03. O porto de Paranaguá (nº 2) se caracteriza como um importante corredor de exportação, principalmente de soja e café.

04. O porto do Rio de Janeiro (nº 3) é o mais importante do Brasil no valor de exportações e importações.


Gab: EEECE



 Questão 165) 

   

Sobre o processo de modernização brasileira, julgue os itens.

00. Representa um processo de crescimento econômico acentuado, revelado no aumento da taxa de empregos secundários e terciários urbanos e na diminuição progressiva das taxas de natalidade, mortalidade e analfabetismo.

01. Representa um modelo em que se inclui uma nova mentalidade dominante, aspirações modestas, condições de vida mais ‘naturais” e um menor desejo de “subir na vida”.

02. A distribuição de renda, um dos instrumentos de desenvolvimento, é equilibrada e contribui efetivamente para a melhoria do padrão de vida do brasileiro em geral.

03. A dívida externa, resultante do tipo de crescimento adotado, tem por base o capital estrangeiro, tecnologia importada e obras de grande porte feitas pelo Estado, a exemplo de Tucuruí e Itaipu, Transamazônica e metrôs.


Gab: CEEC



Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis