Questão 01 - (CESJF MG)
Sobre o Território Brasileiro não é verdade:
a) Predomínio de grandes planícies no centro-sul .
b) Predomínio do regime tropical para as bacias secundárias.
c) Predomínio da floresta equatorial no Norte do Brasil.
d) Predomínio do clima semi-árido no centro-norte de Minas Gerais.
e) Predomínio das chuvas de verão entre dezembro e março.
Gab: A
Questão 02 - (UFPR)
“A Geografia é, antes de mais nada, um saber estratégico intimamente ligado a um conjunto de práticas políticas e militares e são essas práticas que exigem a acumulação articulada de informações extremamente variadas.”
(LACOSTE, Y. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. São Paulo: Papirus, 1989. p. 21-30.)
Aplicando essas considerações de Lacoste aos recentes conflitos que têm ocorrido em diversos continentes, é correto afirmar:
01. As estratégias de guerra implicam uma análise precisa de combinações geográficas entre elementos heterogêneos para planejar a ocupação de determinada área, para torná-la inabitável ou mesmo para levar a cabo um genocídio.
02. As zonas de tensão do mundo atual são espaços geográficos onde ocorrem, de forma aguda, conflitos étnicos, nacionalistas e separatistas. Esses conflitos são conduzidos por grupos organizados nacional ou internacionalmente.
03. Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e seus aliados da OTAN intervinham militarmente em países estrangeiros para manter ou expandir sua hegemonia política. Com a derrocada do comunismo, essas intervenções passaram a ser feitas para evitar que tensões localizadas tenham repercussões econômicas e geopolíticas mais amplas, que podem afetar os interesses desses países e a dinâmica econômica mundial, como no exemplo da Guerra do Golfo.
04. O emprego das novas tecnologias bélicas utilizadas no Vietnã, na Sérvia, no Iraque e no Afeganistão independe do conhecimento das condições ambientais, pois os fatores geopolíticos é que são decisivos.
Gab: VVVF
Questão 03 - (UEL PR)
O espaço geográfico é resultante e condicionante da organização social, o que pode ser exemplificado pela apropriação histórica da posse da terra no Brasil e suas implicações socioespaciais.
Com base nesse processo, assinale a alternativa correta.
a) A atual estrutura fundiária norte-paranense reproduz as características do processo de colonização iniciado no século XVI.
b) A concentração da posse da terra no Brasil foi reduzida com a Lei de Terras de 1850, que regulamentou a propriedade da terra.
c) A manutenção da elevada concentração da posse da terra e a mecanização agrícola no país intensificaram o processo de urbanização a partir de 1950.
d) A mecanização da agricultura no interior paranaense, a partir de 1930, favoreceu a formação de pequenas propriedades.
e) As transformações fundiárias no nordeste brasileiro pós 1950 caracterizam-se pela ampliação do número de pequenas propriedades.
Gab: C
Questão 04 - (UDESC SC)
Com relação aos aspectos físicos de Santa Catarina, é correto afirmar.
a) As bacias hidrográficas de Tubarão, Urussanga e Araranguá, localizadas no Sul de Santa Catarina, encontram-se entre as de melhores condições para o abastecimento urbano.
b) A hidrografia de Santa Catarina é representada por dois sistemas independentes de drenagem: o sistema integrado da vertente do interior e o sistema da vertente do Atlântico, formado por um conjunto de bacias isoladas.
c) O clima catarinense é mesotérmico úmido, em virtude da atuação da massa equatorial atlântica, que atua o ano todo sobre o território catarinense, sendo popularmente chamada de frente fria.
d) A vegetação litorânea apresenta-se bem distribuída por todo o território catarinense, é constituída por vegetação arbustiva de mangues, imbuia e araucária angustifólia.
e) O relevo é bem acidentado, com planalto, planícies e serras, como a Serra Geral, do Mar e a do Morro do Antão.
Gab: B
Questão 05 - (UDESC SC)
Nenhum país, estado ou município passará por um processo de desenvolvimento econômico, sem contar com alguns fatores, como uma boa oferta de energia.
Em relação à energia elétrica, em Santa Catarina, é correto afirmar.
a) O Gasoduto Brasil-Bolívia é uma conquista para a indústria catarinense, que agora poderá contar com uma fonte de energia totalmente limpa, só que muito mais cara que a energia produzida a carvão.
b) A Celesc, para atender à crescente demanda de energia, foi privatizada, quando a Tractebel Sul S.A. adquiriu o controle acionário e iniciou a ampliação da rede de distribuição de energia.
c) A usina termoelétrica responsável por produzir energia elétrica no Estado é a Jorge Lacerda, e está localizada em Capivari de Baixo.
d) O Complexo Termelétrico Angra III, em Tubarão, iniciou a produção de energia elétrica, à base da fusão do átomo.
e) O carvão é uma fonte de energia que deverá crescer, e muito, na década que se inicia, pois algumas indústrias carboníferas já assinaram convênio para comprar carvão americano e queimá-lo nas termoelétricas de Criciúma e Urussanga.
Gab: C
Questão 06 - (UERJ)
Percentual dos migrantes na população em 1996
Com base no mapa, é possível associar a macrorregião brasileira com maior proporção de migrantes à presença da seguinte dinâmica socioespacial:
a) criação de área turística
b) formação de distrito industrial
c) ampliação de reserva ambiental
d) expansão da fronteira agropecuária
Gab: D
Questão 07 - (UFSC)
Complexos Econômicos Regionais de Santa Catarina
Sobre as atividades econômicas desenvolvidas no estado de Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. O Planalto Serrano é marcado por empresas voltadas ao setor mineral.
02. O setor agroindustrial tem forte desenvolvimento no Oeste do estado.
04. Devido à sua formação social, o estado de Santa Catarina apresenta grande homogeneidade econômica.
08. No Vale do Itajaí, destaca-se a indústria têxtil.
16. Na região da Grande Florianópolis e nas cidades de Blumenau e Joinville, há estímulos para as atividades ligadas às empresas de base tecnológica, inclusive com a criação de incubadoras tecnológicas.
32. O setor pesqueiro está mais concentrado no sul do estado, destacando-se as cidades de Criciúma e Tubarão.
Gab: 26
TEXTO: 1 - Comum à questão: 8
Observe este mapa histórico do Brasil:
Fonte: acervo cedido pela Justiça Federal para a Universidade de São Paulo
Questão 08 - (PUC SP)
Esse mapa foi executado por Giacomo Gastaldi, em 1556 e editado na República de Veneza no ano de 1565.
Considerando seu conhecimento sobre o território brasileiro e o que está representado no mapa, é correto afirmar que
a) havia um bom conhecimento da fauna e da flora brasileiras, o que pode ser observado nas figuras desenhadas e na localização e distribuição dos animais e das formações vegetais.
b) não era certo representar indígenas e brancos em interação, trocando bens florestais na zona litorânea, pois esse tipo de relação ocorreu no interior, onde se situavam as florestas.
c) a representação correta do relevo e da hidrografia nas terras interiores revelava as ações de exploração do terreno, que estava preparando a ocupação das terras pelo colonizador.
d) os detalhes do litoral revelam um maior conhecimento dessa parte do território, enquanto o interior representado era mais fruto de imaginação do que de conhecimento.
e) o mapa representa, no limite do trecho conhecido (no poente), um vulcão em atividade, atualmente inativo.
Gab: D
Questão 09 - (UFPE)
O texto a seguir aborda algumas questões relativas à economia do Estado de Pernambuco.
“A economia de Pernambuco é muito dinâmica e complexa, com base industrial das mais diversificadas da região, uma moderna agricultura irrigada e uma modernização do setor terciário em decorrência da formação de importantes cadeias produtivas, além de oferecer uma das melhores infraestruturas da Região Nordeste”.
Sobre o tema referido no texto acima, analise as afirmações a seguir.
00. Nos últimos anos, o declínio da moderna agricultura irrigada, no Sertão do São Francisco pernambucano, contribuiu para a estagnação de atividades agrícolas e industriais, perdendo destaque no cenário econômico estadual.
01. O Polo Gesseiro e de Cimento de Pernambuco não abrange apenas a exploração mineral da gipsita, mas também o processo de industrialização de gesso e cimento, bem como a fabricação de equipamentos e produção de insumos necessários à operação do segmento.
02. A agropecuária pernambucana apresenta como principais atividades produtivas as lavouras de cana de açúcar e de uva, a bovinocultura, a produção leiteira, os cultivos de banana, mandioca e feijão, a avicultura, a cultura da manga e a pesca.
03. Recentemente, o anúncio da instalação de indústria automobilística, farmacêutica e química na Zona da Mata Norte surge como proposta de dinamizar a respectiva região, que tradicionalmente tem suas principais atividades econômicas ligadas ao setor agropecuário.
04. No contexto da Região Metropolitana do Recife, tem havido o fortalecimento da ciência e da tecnologia voltadas para o suporte a segmentos de serviços especializados no cenário estadual. Esta política tem sido suficiente para a promoção do desenvolvimento socioespacial e eliminação das desigualdades econômicas.
Gab: FVVVF
Questão 10 - (UFPE)
Ocupando uma área que excede 1,5 milhão de km2, o Nordeste brasileiro oferece inúmeros contrastes naturais quanto às condições climáticas, geomorfológicas, geológicas, fitogeográficas e também socioeconômicas. Constitui, ainda, uma região que periodicamente é afetada por prolongados episódios de seca, com graves repercussões ambientais e econômicas.
Em relação a essas questões, considere as afirmações a seguir.
00. O fenômeno das secas que atingem a Região não interessa apenas às áreas em que incidem. As suas perturbações econômicas e sociais repercutem em outras regiões do país.
01. A nítida má distribuição de renda e a baixa produtividade na área de clima BSh explicam, também, a fragilidade do suporte em que se assenta o sistema econômico da região.
02. Acontece, às vezes, no semiárido regional, uma interrupção das chuvas em plena estação chuvosa. Esse fato ocorre quando a região é submetida às influências da aridez decorrente do avanço de frentes frias.
03. Em matéria de hidrologia, o quadro geológico da Região é muito complexo no seu detalhe, pois há uma distribuição irregular de terrenos cristalinos antigos, pouco permeáveis, e terrenos sedimentares, onde as águas se infiltram mais facilmente. Esse fato repercute bastante no abastecimento de água.
04. Na parte oriental da Região, existia , quando os colonizadores chegaram, uma cobertura de florestas latifoliadas subperenifólias e subcaducifólias, as quais, depois, foram extensivamente arrasadas, sobretudo, para as atividades agrícolas.
Gab: VVFVV
Nenhum comentário:
Postar um comentário