terça-feira, 13 de junho de 2023

Exercícios Sub-regiões 12

 Questão 199 - (EFOA MG) 

   

Abaixo se apresentam as quatro sub-regiões do Nordeste brasileiro, com algumas de suas características:


Sub-região – I/Características: A policultura comercial praticada em pequenas propriedades é a principal atividade econômica dessa sub-região. As áreas mais úmidas e aproveitadas para a agricultura são reconhecidas como "brejos". Abriga algumas das cidades mais importantes do Nordeste, como Feira de Santana, Caruaru e Campina Grande.

Sub-região – II/Características: Compreende o Maranhão e quase todo o Piauí. Sua principal atividade econômica é o extrativismo vegetal, destacando-se a carnaúba e o babaçu, que empregam grande quantidade de mão-de-obra em sua coleta. Seus produtos são empregados no artesanato local e como matéria-prima para as indústrias.  

Sub-região – III/Características: Estreita faixa de terra que se estende do litoral do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Apresenta clima tropical úmido. Possui belas praias e dunas. Tem grande destaque na produção de cana-de-açúcar, fumo e cacau e na exploração mineral de petróleo e sal marinho.

Sub-região – IV/Características: Corresponde a uma vasta sub-região castigada pela aridez de seu clima. Submetida a secas freqüentes, sua vegetação é constituída por árvores e arbustos recobertos de espinhos. Desde o início de sua ocupação, a pecuária é a atividade econômica mais importante.


Marque a opção que nomeia de forma CORRETA as regiões I, II, III, IV respectivamente:


a) Meio-norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata.

b) Zona da Mata,  Agreste, Sertão e Meio-norte.

c) Agreste, Meio-norte, Zona da Mata e Sertão.

d) Agreste, Zona da Mata,  Meio-norte e Sertão.

e) Sertão, Agreste, Zona da Mata e Meio-norte.


Gab: C


Questão 200 - (ACAFE SC) 

   

O mapa abaixo destaca o Polígono das Secas. Sobre ele é INCORRETO afirmar:

a) O Polígono  das Secas  coincide  tão  somente com os estados do Nordeste brasileiro.

b) O clima  dessa  região é  semi-árido, com baixa e irregular precipitação.

c) A caatinga  é a  vegetação  característica dessa área assolada pela seca.

d) Nessa área  os índices  demográficos são os mais baixos do Nordeste.

e) A principal atividade econômica dessa região é a pecuária extensiva


Gab: A


Questão 201 - (FGV) 

   

O Projeto -----I----- consiste na instalação de bases militares, na porção -----II----- dos vales dos rios -----III----- com o objetivo de controlar militarmente a região, defender fronteiras, combater o contrabando de ouro e exercer ação nos conflitos entre garimpeiros, indígenas, empresários e fazendeiros. Algumas bases já foram instaladas. No entanto, o Projeto prevê uma área de 6.500 km de extensão por 160 km de largura, ao longo das fronteiras com a Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela e Colômbia.

Os termos que melhor preenchem a seqüência correta das lacunas I, II e III do texto acima são:

a) Calha Norte / Meridional / Solimões e Madeira.

b) Jari / Oriental / Jari e Amazonas.

c) Calha Norte / Setentrional / Solimões e Amazonas.

d) Marabá / Oriental / Xingu e Tocantins.

e) Jari / Meridional / Jari e Tocantins.


Gab: C


Questão 202 - (UFPI) 

   

A denominada Zona dos Cocais, onde há uma intensa exploração de recursos vegetais, como o babaçu e o buriti, abrange dois estados brasileiros. Assinale a alternativa que indica corretamente esses estados. 

a) Bahia e Sergipe. 

b) Ceará e Rio Grande do Norte. 

c) Paraíba e Pernambuco. 

d) Piauí e Maranhão. 

e) Pará e Amazonas. 


Gab: D


Questão 203 - (UFMS) 

   

A população da região Centro-Oeste caracteriza-se:

01. por apresentar uma das menores taxas de urbanização do Brasil, graças à sua importância no setor agropecuário.

02. pela existência de grandes latifúndios e de áreas de preservação, como o Pantanal, que fazem com que a Região apresente a menor densidade demográfica do país.

04. por apresentar grandes desigualdades na distribuição populacional, fruto de uma ocupação histórica que obedeceu a fatores naturais, políticos e econômicos.

08. por sua ocupação relativamente recente, uma das principais causas que fazem da região a menos populosa do país.

16. pelo grande crescimento registrado nas últimas décadas em relação a outras regiões, que se deve à migração interna, além do seu crescimento vegetativo.


Gab: 28


Questão 204 - (UFPI) 

   

Constituem unidades regionais do Nordeste Brasileiro a Zona da Mata, o Agreste, o Sertão e o Meio Norte. Sobre estas unidades, assinale a alternativa correta. 

a) Na Zona da Mata, área tradicional de exploração da cana-de-açúcar, dominam hoje as pequenas propriedades do tipo familiar. 

b) No Sertão semi-árido, onde se pratica uma pecuária extensiva, dominam pequenas propriedades e encontram-se elevados índices de densidade demográfica. 

c) O Meio Norte, área de transição entre a Zona da Mata e a Amazônia, apresenta índices pluviométricos que são elevados na parte Sul do Piauí, diminuindo para o Oeste do Maranhão. 

d) As políticas governamentais de construção de açudes conseguiram resolver a questão da água e os problemas econômico-sociais do Sertão semi-árido. 

e) No Agreste, faixa de transição ecológica entre a Zona da Mata e o Sertão, dominam pequenas e médias propriedades, onde se desenvolve uma importante policultura.


Gab: E


Questão 205 - (FGV) 

   

Considerando-se as características econômicas das Grandes Regiões Brasileiras, divulgadas pelo IBGE nos últimos cinco anos, está correta a seguinte afirmação:

a) A Região Norte deixou de ser o alvo de investimentos públicos e privados, principalmente devido à ação das ONGs favoráveis à demarcação das terras indígenas e ao controle do comércio de espécies vegetais.

b) A Região Nordeste registrou um crescimento econômico acima da média nacional, graças ao impulso dos setores da indústria e dos serviços.

c) A vocação pecuarista da Região Centro-Oeste, aliada à inexpressiva produção agroindustrial no contexto do país, explicam o seu atual processo de decadência.

d) A queda significativa da participação dos setores agropecuário e industrial na economia da Região Sul tem sido compensada pelo turismo, principalmente nas áreas de colonização alemã e italiana.

e) A Região Sudeste, detentora do maior parque industrial e de uma agricultura de elevado padrão técnico e boa produtividade, exibiu os menores índices de desemprego no país.


Gab: B


Questão 206 - (UFC) 

   

O Agreste é conhecido como uma área de transição entre a Zona da Mata e o Sertão. Sobre esta sub-região do Nordeste Brasileiro, resolva os itens a seguir.

a) Comente a estrutura fundiária e tipo de agricultura dessa subregião.

b) Cite as principais cidades do Agreste nordestino.


Gab:

  Agreste Nordestino

– Estrutura fundiária: predomínio de médias e pequenas propriedades.

– Tipo de agricultura: policultura comercial

–Principais cidades: Campina Grande, na Paraíba; Caruaru e Garanhuns, em Pernambuco.


Questão 207 - (VUNESP SP) 

   

Analise na tabela os indicadores de qualidade de vida dos estados da Região Sul do Brasil em relação à média nacional e assinale a alternativa correta.

a) Os únicos indicadores de qualidade de vida com valores numericamente superiores à média nacional são o percentual de pessoas analfabetas maiores de 15 anos e a mortalidade infantil por 1.000 nascidos vivos.

b) Todos os indicadores de qualidade de vida destacam-se positivamente em relação á média nacional.

c) Todos os indicadores de qualidade de vida destacam-se negativamente em relação á média nacional.

d) Todos os indicadores de qualidade de vida destacam-se positivamente em relação à média nacional, com exceção do número de analfabetos por 1.00 habitantes.

e) Todos os indicadores de qualidade de vida destacam-se positivamente em relação á média nacional, com exceção do percentual de pessoas com acesso à rede pública de esgotos.


Gab: E


Questão 208 - (UFMG) 


O desempenho econômico do Nordeste, nos últimos anos, tem contribuído para reduzir disparidades características dessa região frente às mais desenvolvidas do País. 

Esse desempenho positivo da economia nordestina pode ser atribuído a todos os seguintes fatores, EXCETO:

a) Aumento do fluxo de migrantes para outras regiões, que refletiu na elevação da renda média da população remanescente empregada nos setores primários. 

b) Diversificação das exportações agrícolas, favorecida pela introdução de novas culturas e pela adoção de práticas de plantio mais modernas nas áreas de agricultura comercial. 

c) Expansão do turismo, graças aos investimentos particulares, nacionais e estrangeiros, beneficiados pela iniciativa pública de implantação de infra-estrutura específica. 

d) Investimentos industriais recentes, bem como a consolidação de iniciativas de décadas anteriores, que suscitaram o crescimento do setor secundário da região.


Gab: A


Questão 209 - (UFRN) 

   

A mais extensa das sub-regiões do Nordeste brasileiro é uma área de baixa densidade demográfica e de solos rasos. Sua economia se baseia na pecuária extensiva de corte e na agricultura tradicional.

A descrição acima se refere à(ao):

a) Meio-Norte

b) Agreste

c) Sertão

d) Zona da Mata


Gab: C


Questão 210 - (UFPB) 

   

Observe o mapa: 

(Adaptado de MOREIRA, Igor, O espaço geográfico. 38ª ed. S. Paulo: Ática, 1998, p. 289.)

Com base nos gráficos acima, considere as afirmativas:


I. O setor terciário mantém uma participação relativamente estável na economia nordestina.

II. A ampliação do setor secundário, ocorrida durante as décadas de 60 e 70, decorre do processo de desconcentração industrial do Sudeste. 

III. Na década de 80, o setor secundário continua crescendo, embora com um ritmo mais lento. 


Está(ão) correta(s)

a) apenas II

b) apenas I e II

c) apenas I e III

d) apenas II e III 

e) todas


Gab: C


Questão 211 - (ACAFE SC) 

   

No que se refere à organização do espaço na região Sul do Brasil, a alternativa VERDADEIRA é:

a) Por sua localização  geográfica esta será, provavelmente, a região  do Brasil que menos  deverá sentir os efeitos  do mercado comum  criado pela instalação do MERCOSUL.

b) Desde o período  colonial, a  região Sul foi uma área  propícia à produção de gêneros tropicais de grande interesse para o capital mercantil português.

c) As temperaturas  da região Sul  são as  mais  baixas do  país, apresentando-se, entretanto, mais  elevadas na região  do planalto, o que impediu o desen-volvimento de uma fruticultura de clima temperado.

d) Para  promover  o povoamento da  região Sul, incentivou-se  a vinda  de  imigrantes  de várias procedências, dentre os quais os açorianos que aqui se fixaram no século XVIII.

e) Não há, na  região Sul, conflitos de terras porque a modernização da agricultura e a abundância de latifúndios improdutivos favoreceram a fixação da população rural no campo.


Gab: D


Questão 212 - (UFTM MG) 

   

Considere as afirmações sobre a paisagem natural do Sudeste brasileiro.


I. Os planaltos da Região estão, em geral, associados a serras e escarpas.

II. O litoral da Região é retilíneo, sem a presença de baías, cabos ou estuários.

III. Os tipos de clima regional sofrem pequena influência da latitude e da altitude, apresentando, portanto, altas temperaturas e chuvas bem destruídas durante o ano.

IV. Extensas áreas, antigamente recobertas com cerrados e florestas, foram destruídas.

V. A Região é um grande centro dispersor de águas, localizando as nascentes de rios formadores de duas das principais bacias hidrográficas brasileiras.


Estão corretas somente:

a) I, II e IV

b) I, III e V

c) I, IV e V

d) II, III e IV

e) III, IV e V


Gab: C


Questão 213 - (UFTM MG) 

   

A questões está relacionada ao mapa e aos textos apresentados abaixo.

Considere os seguintes textos:


I. Entre 1960–80, a Região foi alvo de um projeto nacional geopolítico de desenvolvimento aliado ao capital internacional. A ausência de organizações sociais capazes de resistir à ocupação indiscriminada resultou em sérios problemas ambientais.

II. O uso do solo e as relações sociais na Região são, ainda, heranças do período colonial. A partir das décadas de 50–60, a atuação do Estado se intensifica para modernizar a Região e integrá-la ao conjunto nacional. No entanto, a grande massa da população permaneceu pobre.


Assinale a alternativa que associa, corretamente, os textos I e II às Regiões indicadas no mapa.

        I       II

a) 1       2

b) 1       3

c) 2       3

d) 2       1

e) 3       2


Gab: A


Questão 214 - (MACK SP) 

   

A área assinalada no mapa pode ser definida como:

a) pouquíssimo povoada, com reduzida ocupação produtiva do solo.

b) pouco povoada, com economia mais ou menos estagnada.

c) de agropecuária tradicional, mas com algumas grandes cidades.

d) de acentuada industrialização e urbanização.

e) de agropecuária moderna, com cidades de porte médio e agroindústrias.


Gab: E


Questão 215 - (PUC RJ) 

   

"... a Região Nordeste é a parte do território nacional que mais desafios tem colocado à compreensão ... É o território mais consolidado em termos de ocupação populacional e o que apresenta maior durabilidade de sua estrutura produtiva". 

CASTRO, Iná E. de. Seca versus seca. In Brasil: questões atuais da reorganização do território.Rio de Janeiro: 

Bertrand Brasil, 1996. 

Qual das alternativas NÃO se relaciona com o texto acima? 

a) A Zona da Mata nordestina se mantém como importante área açucareira. 

b) A pecuária continua sendo o elemento chave da estrutura produtiva do sertão nordestino. 

c) Os setores produtivos tradicionais se mantêm mesmo com os avanços da industrialização e da urbanização propiciados pelos incentivos fiscais articulados pela SUDENE. 

d) A Região Nordeste oferece possibilidades para investimentos devido, entre outros aspectos, à sua disponibilidade de recursos naturais e à proximidade dos mercados. 

e) A manutenção de estruturas produtivas tradicionais demonstra a resistência das elites nordestinas às mudanças. 


Gab: B



Questão 216 - (PUC RS) 

   

INSTRUÇÃO: considere o mapa abaixo, referente às sub-regiões do Nordeste.

Sobre a sub-região destacada no mapa, é correto afirmar que:

a) se chama Agreste, e caracteriza-se pelas pequenas propriedades organizadas em torno da produção do algodão e das culturas alimentares de subsistência.

b) é uma área de contato entre a Zona da Mata e o Meio-Norte, com policulturas alimentares.

c) evidencia o Sertão Nordestino, castigado pelas secas constantes.

d) assinala os latifúndios do Meio-Norte, área de contato entre o Sertão e o Litoral.

e) é a área onde ocorre o maior êxodo rural no Brasil, pois caracteriza-se pela existência de latifúndios monocultores.


Gab: A


Questão 217 - (UFC) 

   

Considere as seguintes afirmativas sobre os aspectos sócio-econômicos da Região Norte do Brasil.


I. Os investimentos feitos pelo Estado para desenvolver a Região Norte  nos anos de 1960 a 1980 melhoraram substancialmente as condições sociais e ambientais da região.

II. O desenvolvimento da Região Norte tinha por objetivo a integração da região ao país e a resolução da crise social gerada pelo excedente de mão-de-obra do Sul-Sudeste do País.

III . O governo criou na Região Norte a SUDAM, Zona Franca de Manaus, Banco da Amazônia, Projeto RADAM e uma extensa rede viária.


Sobre as afirmativas acima, pode-se considerar corretamente:

a) apenas I é verdadeira.

b) apenas I  e  II são verdadeiras.

c) apenas II é verdadeira.

d) apenas II  e  III são verdadeiras.

e) apenas III é verdadeira.


Gab: E


Questão 218 - (UFG GO) 

   

“Na verdade, o Nordeste é um bolsão de pobreza, o maior do mundo, onde dois terços da população vivem em situação de pobreza absoluta. Entretanto, o Nordeste não é apenas isso. Não é sequer um só. Existem vários Nordestes de características climáticas, humanas e até culturais, diferenciadas entre si. Existem até Nordestes ricos, pequenas ilhas de riqueza incrustradas num imenso mar de miséria.”

GARCIA, C. O que é Nordeste brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 6 e 7.

Considerando o texto e o mapa abaixo, faça o que se pede a seguir.

a) Cite as características dos “vários Nordestes”, referidos pelo autor.

b) Explique como a SUDENE (Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste), nos anos 50, pretendia combater os problemas nordestinos.


Gab: 

a) Zona da Mata – predomínio da Mata Atlântica, um ambiente bastante úmido; tanto no passado como atualmente, o cultivo da cana-de-açúcar e do cacau se faz presente; área de maior densidade populacional; área onde ocorreu a formação das ligas camponesas, dentre outros aspectos. Agreste – área com menor índice pluviométrico; constitui-se uma faixa de transição entre a zona de mata e a caatinga (sertão); predomínio da policultura. Sertão – ocorrência de secas e vegetação de caatinga; ocorrência de tabuleiros e brejos; estrutura fundiária concentrada; populações pobres. Meio-norte – área de transição entre a Amazônia e o Sertão; as atividades predominantes são a pecuária, o extrativismo e a mineração.

b) A SUDENE, nos anos 50, pretendia combater os problemas, por meio de ações, como: estudos regionais e proposições de desenvolvimento mediante mecanismo de intervenção efetiva; organização racional da colonização; incentivo aos investimentos industriais e agrícolas; ações que pudessem “modernizar” o nordeste, dentre outras.


Questão 219 - (UNIOESTE PR) 

   

A divisão do território brasileiro em cinco macrorregiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) adotada oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baseia-se em critérios político-administrativos que dificultam uma análise mais rigorosa conforme o fenômeno estudado. Sobre as limitações deste tipo de divisão regional, é correto afirmar:

01. Os diversos elementos que caracterizam a região amazônica não terminam nos limites dos estados do Amazonas e Pará com Mato Grosso ou Maranhão, mas adentram por enormes trechos destas últimas unidades da Federação.

02. No tocante a economia, o norte do Paraná está muito mais ligado ao estado de São Paulo do que aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

04. Tocantins, apesar de fazer parte da macrorregião Centro-Oeste, possui características naturais e econômicas muito mais próximas do Pará, estado localizado na macrorregião Norte do país.

08. Apesar das limitações dessa divisão regional, ela é bastante utilizada pelos pesquisadores, pois ainda hoje os dados estatísticos levantados pelo IBGE são organizados levando-se em conta essas cinco grandes regiões.

16. Uma alternativa a essa divisão tradicional adotada pelo IBGE é a que apresenta o país dividido em três grandes complexos regionais (ou regiões geoeconômicas), sendo a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.


Gab: 27


Questão 220 - (Univ. Potiguar RN) 

   

Considere os itens abaixo:


I. Clima marcado por quatro estações bem definidas, com verão chuvoso.

II. Relevo de baixas altitudes, com predomínio de áreas de deposição sedimentar.

III. Hidrografia rica em rios, devido às fortes chuvas durante todo o ano.


Sobre a Região Sul, são verdadeiras:

a) I, II, III

b) apenas I

c) apenas II

d) apenas III


Gab: B


Questão 221 - (UFRN) 

   

Leia o texto abaixo.

O nordeste segue seco tendo muito mais gente do que as relações de produção ali imperantes podem suportar. As secas espasmódicas que assolam a região criam descontinuidades forçadas na produção rural e conduzem a um desemprego maciço dos que não têm acesso à terra, relegando-os à condição potencial de retirantes. Sem emprego e pão ninguém pode conviver com as vicissitudes de uma natureza rústica (...)

AZIZ, Nacib Ab’Saber. Os Sertões: A originalidade da terra.
Ciência Hoje, Eco-Brasil, volume especial, maio, 1992.

De acordo com o texto, pode-se afirmar que

a) a rusticidade da vida econômica e social na região independe da regularidade das chuvas.

b) a seca está relacionada, do ponto de vista socioeconômico, à grande concentração de terra e de renda na região.

c) as relações sociais de produção praticadas na região colaboram para a solução dos efeitos gerados pela seca.

d) as conseqüências da seca estão relacionadas principalmente à perda da produção agrícola nas áreas de latifúndio.


Gab: B


Questão 222 - (UFJF MG) 

   

Leia com atenção os trechos a seguir:


I. "Predominam as explorações de 100 a 1000 hectares, abrangendo 44% da área total dos estabelecimentos. A área média dessa categoria é a mais baixa do país - 4,7 hectares - correspondente a 73% do número de explorações rurais da região. Tão grande número de minifúndios, de área abaixo de 5 hectares, sem dúvida representa um dos grandes problemas da posse da terra nessa região.

II. Caracteriza-se pelo domínio dos grandes estabelecimentos. (...) Os estabelecimentos agrícolas com até 100 hectares ocupam apenas 10% da área total, sendo reduzidíssimo o espaço ocupado pelas lavouras: 1,8%. As pastagens não chegam a 10%. A região econômica tem apenas 6,5% de sua área ocupada por estabelecimentos rurais, o mais fraco índice do Brasil.

III. A estrutura fundiária é bem diferente da de outras regiões. Verifica-se um equilíbrio na área ocupada pelos médios estabelecimentos de 100 a 1000 hectares (31%) e pelos pequenos, de 20 a 100 hectares (29%). Também a mais alta proporção do Brasil das propriedades muito pequenas (menos de 20 hectares) se encontra nesta região (11%). As pequenas e médias explorações rurais dominam portanto, ocupando 71% da área explorada.

IV. Ainda é alta a proporção dos estabelecimentos de mais de 10000 hectares (26%); porém, aqui, a dominância é dos grandes estabelecimentos pecuários. Cerca de 25% da área é ocupada por estabelecimentos de 100 a 1000 hectares, de modo geral, de explorações agropecuárias. Quanto à utilização da terra, dominam largamente as pastagens, com 70% da área total dos estabelecimentos." (PÓVOA, BITTERMANN & ROLIM, 1990)


Os trechos I, II, III e IV identificam características da estrutura fundiária, respectivamente, das regiões:

a) Sul, Norte, Nordeste e Sudeste;

b) Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte;

c) Nordeste, Norte, Sul e Centro-Oeste;

d) Nordeste, Norte, Sul e Sudeste.


Gab: C


Questão 223 - (UFG GO) 

   

Sobre a região Centro-Oeste, é correto afirmar-se que:

01. o povoamento, no período colonial, deu-se através da mineração e da pecuária tradicional;

02. predominam os solos férteis, que dispensam o uso de corretivos, como calagem e adubação;

04. a intensificação da produção agrícola realizou-se paralelamente ao englobamento das pequenas propriedades pelas grandes;

08. há um predomínio do pequeno estabelecimento camponês, onde se estabelecem migrantes vindos da região sul;

16. as rodovias de integração, que cortam a região rumo à Amazônia, orientam as migrações, cujos fluxos intensos, nas últimas décadas, tem gerado a ocupação dos cerrados;

32. foi uma importante área de produção açucareira no sistema de plantation no século XIX.  


Gab: VFVFVF


Questão 224 - (UFF RJ) 

   

O território brasileiro apresenta características marcantes em suas diferentes regiões.

Assinale a opção em que o conjunto de características apontadas não corresponde à região indicada.

a) Sul:grandes extensões  de  planaltos,  diversidade dos núcleos coloniais, intensa integração entre indústria e agricultura.

b) Amazônia: grandes  províncias minerais, binômio mata-água em abundância, popula-ção de densidade restrita.

c) Nordeste: grandes extensões cristalinas com relevo residual, tendências cíclicas de escassez  de  chuvas, problemas  sociais graves resultantes da concentração fundiária.

d) Sudeste: grandes alinhamentos montanhosos, intensa devastação de ecossistemas na-turais, domínio da paisagem urbano-industrial.

e) Centro-Oeste: grandes  áreas  de chapadas, clima de  verões  quentes e invernos muito frios, domínio recente  dos amplos cultivos de cana-de-açúcar.


Gab: E


Questão 225 - (UFC) 

   

Considerando as condições ambientais e a organização sócio-espacial da Região Nordeste, é correto afirmar que:

a) os processos de degradação ambiental se manifestam mais intensamente nas chapadas devido à predominância da erosão eólica;

b) as condições climáticas e o relevo aplainado das depressões sertanejas favorecem a existência de uma agricultura intensiva;

c) na Zona da Mata, área tradicional de produção de cana-de-açúcar, dominam as pequenas propriedades do tipo minifúndio;

d) as principais sub-regiões: Zona da Mata, Agreste e Sertão se diferenciam apenas nos aspectos do meio natural;

e) a maior densidade de população encontra-se na faixa litorânea, devido às melhores condições de clima e a fatores históricos ligados ao início da colonização.


Gab: E


Questão 226 - (FATEC SP) 

   

Os esquemas I e II referem-se às regiões brasileiras, de maneira proporcional aos fenômenos representados, que são respectivamente,

a) renda per capita e população.

b) superfície e população. 

c) superfície e renda per capita. 

d) população e superfície. 

e) população e renda per capita.


Gab: D


Questão 227 - (UFRN) 

   

A análise dos dados da tabela abaixo permite que se conclua o seguinte:

a) O Nordeste apresenta o maior índice de mortalidade infantil e o menor de esperança de vida, refletindo, assim, a baixa qualidade de vida de sua população.

b) A taxa de mortalidade infantil do Sul e do Sudeste é inferior à do Norte em virtude das características do quadro natural.

c) O Norte, o Sudeste e o Centro-Oeste apresentam taxas de expectativa de vida e de mortalidade infantil semelhantes, dadas as idênticas políticas populacionais. 

d) As taxas de esperança de vida ao nascer e de mortalidade infantil das mulheres são superiores às dos homens em todas as regiões brasileiras.


Gab: A


Questão 228 - (UFSC) 

   

Considere os versos de Asa Branca:


Quando olhei a terra ardendo qual fogueira de São João,

Eu perguntei a Deus do céu, ai! por que tamanha judiação.


Que braseiro!  Que fornalha!  Nenhum pé de plantação.

Por falta d’água perdi meu gado, morreu de sede meu alazão.


Até mesmo a asa-branca bateu asas do sertão.

Então, eu disse:  Adeus, Rosinha!  Guarda contigo meu coração.


Hoje longe, muitas léguas, numa triste solidão,

Espero a chuva cair de novo pra eu voltar pro meu sertão.


Quando o verde dos teus olhos se espalhar na plantação,

Eu te asseguro, não chores não, viu?  Eu voltarei pro meu sertão.

Luiz Gonzaga


Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).


01. A letra da canção popular apresentada acima descreve a vida e o ambiente natural da caatinga nordestina.

02. “Que braseiro!  Que fornalha!  Nenhum pé de plantação.”  são expressões que remetem às características do clima tropical semi-árido.

04. O cenário descrito pela canção corresponde a uma área onde a vegetação é higrófila e as chuvas bem distribuídas durante o ano inteiro.

08. Tanto a asa-branca como o sertanejo fogem desse ambiente devido aos prolongados períodos de seca.

16. A aridez do terreno e a pobreza do solo explicam a exuberância da cobertura vegetal descrita nos versos da canção.


Gab: 11


Questão 229 - (UFJF MG) 

   

Os trechos a seguir apresentam características geoeconômicas de duas regiões brasileiras:


I. "No passado, as atividades econômicas desenvolvidas na região eram apenas extrativas: borracha, castanha, plantas medicinais, aves, peixes. Nas últimas décadas, porém, tem-se intensificado o ritmo de ocupação, com alargamento da fronteira agrícola, estabelecimento de amplos projetos agropecuários, de exploração mineral e de extração de madeira. (Silva e Azzi)

II. "Até o século passado, a ocupação se processou de maneira lenta: bandeirantes, garimpeiros, pecuária extensiva e agricultura. Hoje, a pecuária extensiva é uma das mais importantes atividades econômicas da região; a produção agrícola é representada pela soja e o arroz. Recentemente o cerrado foi incorporado à produção, graças à correção do solo." (Silva e Azzi)


Marque a alternativa que apresenta as duas regiões, respectivamente:

a) Sudeste e Centro-Oeste;

b) Norte e Centro-Oeste;

c) Norte e Nordeste;

d) Centro-Oeste e Norte;

e) Nordeste e Centro-Oeste.


Gab: B


Questão 230 - (UNIOESTE PR) 

   

Segundo critérios geoeconômicos, o Brasil é formado por três grandes complexos regionais - o Centro Sul, o Nordeste e a Amazônia. Sobre essas regiões é correto afirmar:

01. Em 1959 foi criada a SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento da Região Nordeste), que atuou junto aos diversos estados nordestinos, incluindo a região semi-árida do norte de Minas Gerais.

02. Através da SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus), criada em 1967, foram oferecidas condições fiscais especiais de isenção de impostos que atraíram muitas empresas, principalmente estrangeiras, para a cidade de Manaus.

04) A região Nordeste caracterizou-se, até a primeira metade desse século, por receber grande número de pessoas vindas de outras regiões do país, mas, a partir da década de 1960, tornou-se a principal área de refluxo de pessoas nas migrações internas, tendo como causa as longas estiagens que assolaram toda a região nordestina, em especial o sertão semi-árido e a Zona da Mata.

08) O Centro-Sul concentra a maior parte da população brasileira, sendo que das nove áreas metropolitanas do país, cinco encontram-se nessa região: São Paulo e Rio de Janeiro, as duas metrópoles nacionais; Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre, três metrópoles regionais.

16) A Amazônia, porção do território brasileiro mais próxima da Europa, foi intensamente povoada e explorada economicamente desde o período colonial, levando a uma situação de degradação ambiental extrema, despertando o interesse de diversas organizações ambientalistas nacionais e estrangeiras, que reivindicam a implantação de projetos com caráter de “desenvolvimento sustentável” para a região.


Gab: 11


Questão 231 - (UFPB) 

   

Sobre a Região Nordeste, é certo afirmar que:

a) existe oficialmente desde o Brasil Colonial.

b) seus limites territoriais abrangem a Zona da Mata de Minas Gerais.

c) todos os seus habitantes têm a mesma origem social.

d) antes de 1930, fazia parte daquela porção territorial conhecida apenas como Norte.

e) pode ser identificada como a região onde há homogeneidade fisiográfica em termos de clima e vegetação.


Gab: D


Questão 232 - (VUNESP SP) 

   

Leia o texto.


“... E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte ( de franqueza  e de doença é que a morte severina ataca em qualquer idade, e até gente não nascida). Somos muitos Severinos iguais em tudo e na sina: a de abrandar estas pedras suando-se muito em cima, a de tentar  despertar terra sempre mais  extinta, a de querer arrancar algum roçado da cinza. Mas, para que me conheçam melhor Vossas Senhorias e melhor possam seguir a história de minha vida, passo a ser Severino que em Vossa presença emigra”


Esta pequena parte do Auto de Natal pernambucano - Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto -retrata a realidade do nordeste do Brasil. Assinale a alternativa que melhor expressa tal realidade.


a) Açudes, desnutrição e imigração.

b) Solo pedregoso, imigração e doença.

c) Desnutrição, emigração e escassez de água.

d) Solo pedregoso, imigração e alta esperança de vida.

e) Escassez de água, roçado e imigração.


Gab: C


Questão 233 - (UFOP MG) 

   

Sobre a paisagem da região nordestina, assinale a alternativa incorreta:

a) A faixa costeira que se estende do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia é a menos industrializada, menos povoada e menos urbanizada.

b) Na Zona da Mata o clima é litorâneo e nela predomina a mata Atlântica.

c) Na Zona de Transição chamada mata de cocais, se destacam as atividades extrativas vegetais, a pecuária e as lavouras do arroz.

d) O Agreste é uma faixa de transição entre a Zona da Mata e o Sertão e em sua maior parte é constituída pelo planalto da Borborema.

e) O Sertão é a zona semi-árida sujeita a secas periódicas e possui vegetação típica chamada caatinga.


Gab: A


Questão 234 - (UFPB) 

   

Partindo-se da região de maior população para a de menor população, a seqüência correta é:

a) Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste, Norte  e Sul.

b) Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

c) Nordeste, Centro-Oeste, Sul, Norte e Sudeste.

d) Sudeste, Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.

e) Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.


Gab: D


Questão 235 - (UFPB) 

   

Sobre as características gerais do Nordeste, é INCORRETO afirmar-se:

a) É a região que possui o maior número de Estados.

b) Numericamente, é a segunda região mais populosa.

c) O mais importante rio totalmente nordestino é o São Francisco.

d) No sertão, a vegetação típica é a caatinga.

e) Nessa região, há grande irregularidade de chuvas.


Gab: E


Questão 236 - (UFOP MG) 

   

Sobre a Região Nordeste, assinale a alternativa incorreta.

a) A área de clima tropical semi-árido possui vegetação predominante do tipo caatinga.

b) A sua Zona da Mata, a mais antiga zona agrícola do país, tem clima quente e úmido e solo de massapé que favorecem o plantio de cana-de-açúcar.

c) Constitui-se a região brasileira de mais antiga povoação, e, até meados do século passado, também a mais povoada e a mais populosa.

d) Integrada por nove Estados, é a região que possui maior PEÃ – População Economicamente Ativa entre as Unidades da Federação.

e) No seu complexo industrial, destacam-se as indústrias açucareira e petroquímica.


Gab: D


Questão 237 - (UFOP MG) 

   

Sobre a ocupação do espaço brasileiro, assinale a alternativa incorreta.

a) A partir do século XIX, o café se tornou fator de absorção de populações para o interior do Sudeste.

b) Do ponto de vista da migração interna, pode-se considerar as zonas áridas do sertão nordestino como áreas de repulsão e as regiões metropolitanas como zonas de atração.

c) Durante o período colonial, a ocupação do interior se deu em função, sobretudo, das atividades de mineração e pecuária.

d) O Sudeste é a região onde a população rural é a maior do Brasil, apesar de ser, em termos gerais, uma região de grandes aglomerações urbanas.

e) Os movimentos de conturbação são muito fortes nas regiões metropolitanas, principalmente na área do ABCD, em São Paulo.


Gab: D


Questão 238 - (UFOP MG) 

   

Assinale a alternativa incorreta sobre as características da Região Sul do Brasil.

a) Apesar de formada por apenas três Estados – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – tem superfície maior do que a da Região Nordeste.

b) A quase totalidade do território da Região situa-se na zona subtropical.

c) O rio Uruguai separa o Rio Grande do Sul de santa Catarina.

d) Os imigrantes europeus introduziram o cultivo de produtos variados em pequenas propriedades agrícolas.

e) As áreas menos povoadas da Região Sul encontram-se na faixa de fronteira entre o Uruguai e Argentina.


Gab: A


Questão 239 - (UFOP MG) 

   

Assinale a alternativa incorreta sobre as características da Região Sudeste do Brasil.

a) Apresenta a maior densidade demográfica entre as regiões brasileiras.

b) Minas Gerais é o Estado que apresenta maior variedade de recursos minerais.

c) Ouro Preto, Mariana, São João del Rei e Congonhas são importantes cidades históricas de Minas Gerais, surgidas na época do ciclo do ouro, no período colonial.

d) Os maiores complexos industriais do Brasil localizam-se nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, respectivamente.

e) As hidrelétricas do Sudeste estão quase todas localizadas na bacia do São Francisco.


Gab: E


Questão 240 - (UFF RJ) 

   

A Amazônia assume posição chave frente às prioridades  econômicas  e geopolíticas de ordem interna e externa. Atualmente, sobre essa região, afirma-se:


1. A  expansão  da fronteira não se reduz a um fenômeno agrícola e não caracteriza espaço alternativo à via latifundiária.

2. Na Amazônia, a fronteira urbana é a base para o projeto de rápida ocupação da região, processo fortemente associado à migração.

3. A   biodiversidade  da  região  faz da floresta equatorial uma fronteira tecno(eco)lógica para a engenharia genética, gerando interesses conflituosos entre atores nacionais e internacionais.


Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):


a) apenas 2 e 3          

b) apenas 1               

c) apenas 1 e 2

d) apenas 1 e 3

e) 1, 2 e 3


Gab: E


Questão 241 - (UFOP MG) 

   

Sobre a Região Centro-Oeste, assinale a alternativa incorreta.

a) A vegetação é ainda fortemente marcada pela presença da Floresta Equatorial, que abrange o norte do Mato Grosso.

b) Apresenta uma das mais baixas densidades demográficas do Brasil.

c) É a região onde ocorreu o recente massacre de sem-terras, em Eldorado de Carajás.

d) Grande parte da população dedica-se a atividades agropastoris.

e) Sua hidrografia é formada por três grandes bacias: Bacia Amazônica, Bacia do Paraguai e Bacia do Paraná.


Gab: C


Questão 242 - (UFOP MG) 

   

Sobre as regiões brasileiras e suas características, assinale a alternativa incorreta.

a) REGIÃO: Centro-Oeste; CARACTERÍSTICA: A pecuária extensiva é uma de suas atividades mais importantes.

b) REGIÃO: Nordeste; CARACTERÍSTICA: Na Zona da Mata, são encontrados os maiores índices de subnutrição.

c) REGIÃO: Norte; CARACTERÍSTICA: As populações indígenas constituem maioria no seio da população.

d) REGIÃO: Sudeste; CARACTERÍSTICA: Seu índice de urbanização é o maior entre todas as regiões.

e) REGIÃO: Sul; CARACTERÍSTICA: Seu rebanho bovino é um dos maiores do país.


Gab: C


Questão 243 - (UnB DF) 

   

A população da região Centro-Oeste, entre 1950 e 1990, aumentou seis vezes, como resultado do crescimento vegetativo e da imigração, causando grandes impactos ambientais. Com base nos conhecimentos sobre organização do espaço regional, julgue os itens.

00. A população da região encontra-se desigualmente distribuída, concentrando-se cerca de 80% nas cidades, resultando em aumento da poluição hídrica com o esgoto e da contaminação do solo com o lixo.

01. Os impactos ambientais causados pela expansão urbana são identificados por meio da ampliação de áreas decapeadas, desmatamentos e expansão de áreas ocupadas com plantas e animais exóticos, descaracterizando a biota nativa.

02. Extensas áreas de cerrado vêm sendo devastadas para a produção de bens e produtos agrícolas como matéria-prima para as industrias alimentícias de Minas Gerais, estendendo-se este processo até o sul do Piauí.

03. A criação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, na segunda metade da década de 50, serviu para solucionar os problemas fundiários da região.


Gab: CCEE


Questão 244 - (UFG GO) 

  

Tomando-se como referencial o mapa a seguir, analise a incidência da pobreza regional, enfatizando as disparidades entre os dois extremos (Nordeste e Sul) e relacionado-a às peculiaridades históricas do processo de ocupação territorial bem como às transformações mais recentes de economia regional.



Gab

O Nordeste é a região mais pobre do Brasil, com os piores indicadores socioeconômicos do país como o IDH, principalmente nas áreas rurais. Ironicamente, durante o Brasil Colônia, quando a produção de açúcar era mais elevada, continha a região mais próspera do Brasil. Desde o fim da rentabilidade da exploração do açúcar na Zona da Mata (faixa outrora de mata atlântica, paralela ao litoral nordestino), a região entrou em decadência. Em meados do século XX passou a se recuperar num ritmo mais rápido que o Brasil, rapidamente ganhando posições em indicadores como IDH e PIB per capita. Apesar de estar avançando socioeconomicamente mais rápido que o restante do país, ainda mantém o título de mais pobre e desigual do Brasil.

A Região Sul apresenta altos índices sociais em vários aspectos: possui o maior IDH do Brasil, e a segunda maior renda per capita do país, atrás apenas da Região Sudeste. A região é também a mais alfabetizada, 95,8% da população. Sua história é marcada por uma grande imigração européia. No que se refere aos aspectos econômicos da Região Sul, a melhor maneira de explicar a distribuição das atividades primárias, secundárias e terciárias é elaborando análises desses três setores econômicos por partes e separadamente, observando cada uma delas.


Questão 245 - (UFG GO) 

  

Leia atentamente o texto a seguir antes de responder a questão.

Não havia mais esperança. Os horóscopos populares aceitos pela crendice como infalíveis; a experiência de Santa Luzia, as indicações do Lunário Perpétuo e a tradição conservada pelos velhos mais atilados, eram negativas, e afirmavam uma seca pior que  de 1825, de sinistra impressão na memória dos sertanejos, pois olhos-d’água, mananciais que nunca haviam estancados, já não marejavam.

Os socorros, distribuídos pelo Governo, não podiam chegar aos centro afastados, por falta de condução, ou eram os comboios de víveres assaltados por bandos de famintos malfeitores e bandidos, organizados em legiões de famosos cangaceiros.

Em tão aflitiva conjunção, era natural que os retirantes, por instinto de conservação, procurassem o litoral, e abandonassem o sertão querido, onde nada mais tinham que perder, onde já não podiam ganhar a vida; porque à miséria precedera o fatal cortejo de moléstias infecciosas, competindo com a fome e a sede na terrível faina de destruição.

(Olímpio, Domingos. Luzia-Homem, S. Paulo, Moderna,1991, p.15)

O texto acima retrata um problema que existe no Nordeste desde o primórdios da ocupação do território brasileiro. Sendo então um problema tão antigo, por que a seca continua, ainda hoje, flagelando o povo da região, não bastante o avanço tecnológico atual que permite o seu combate?

Enumere e explique três aspectos relacionados ao problema.


Gab:

 A problemática da seca é muito mais uma realidade social, do que um fenômeno climático. Relaciona–se ao modelo de organização do Território brasileiro que privilegia a desigualdade:

Miséria

Indicadores sociais precários

Concentração de renda

Concentração fundiária


Questão 246 - (UFG GO) 

   

Conforme a divisão regional oficial do Brasil, a Região Centro-Oeste atualmente ocupa 15,3% do território nacional e possui 5,2% da população. Esta região tem sofrido sucessivas alterações político-administrativas, sendo a mais recente a divisão do antigo Estado de Goiás. A respeito do novo Estado de Goiás e da Região Centro-Oeste, avalie as proposições a seguir:


01. a Região Centro-Oeste conheceu a partir de 1964 um processo de “colonização dirigida”, com a finalidade de ocupar a região e ao mesmo tempo aliviar a pressão social e populacional de outras regiões do país;

02. o centro-sul goiano é o mais dinâmico da Região Centro-Oeste. É neste espaço que se localizam Goiânia, Anápolis e Brasília e os principais centros industriais da região;

04. a partir da década de 70, a ocupação da Região Centro-Oeste intensificou-se com a atuação de grandes empresas nacionais e internacionais, acentuando-se os conflitos entre diferentes grupos sociais pela posse da terra;

08. no sul de Mato Grosso e de Goiás, encontram-se as regiões mais bem servidas de meios de transportes, comunicações, rede bancária e serviços. Isto é devido à proximidade das principais cidades do país e ao processo de modernização;

16. nas últimas décadas houve um aumento dos estabelecimentos rurais na Região Centro-Oeste o norte de Mato Grosso e Goiás recebeu importantes investimentos e uma grande quantidade de imigrantes vindos de outras regiões;

32. os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito-Federal compõem a atual Região Centro-Oeste;

64. o Distrito Federal caracteriza-se por cultivar hortifrutigranjeiros destinados a abastecer a capital, com a utilização de técnicas modernas difundidas pelos órgãos locais.


Gab: VVVVVFV


Questão 247 - (UnB DF) 

   

Em relação ao extenso litoral da Região Nordeste Brasileira, julgue os itens.

00. A concentração de maior salinidade é decorrente da elevada temperatura do ar, da ocorrência de chuvas orográficas e da influência das correntes marinhas equatoriais.

01. O litoral do Maranhão representa o trecho do litoral nordestino onde ocorrem as maiores oscilações das marés, em decorrência de suas costas baixas e das inúmeras reentrâncias.

02. Os movimentos oscilatórios das marés são responsáveis pela manutenção da vegetação de mangues, onde prolifera considerável diversificação de microorganismos.

03. A necessidade de expansão das áreas urbanas e a manutenção do saneamento básico explicam a iniciativa tomada por parte de órgãos públicos e empresas particulares, no sentido de aterrar áreas de mangues.


Gab: ECCC


Questão 248 - (UnB DF) 

   

Com relação ao Nordeste Brasileiro e no que se refere ao mapa das sub-regiões desse território, é correto afirmar-se que:

00. A sub-região 2 é a da vegetação das caatingas e da pecuária extensiva de corte.

01. A sub-região 4 é a que tem menor densidade demográfica.

02. A sub-região 2 tem características tanto da Amazônia, como do sertão nordestino.

03. A sub-região 3 possui clima semi-árido em sua parte ocidental e clima tropical em sua porção oriental.

04. A sub-região 4 possui clima tropical úmido, bons solos para a agricultura e, desde a época colonial, conhece um predomínio de grandes monoculturas voltadas para a agroindústria açucareira.


Gab: CEECC



Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis