terça-feira, 20 de junho de 2023

Comércio Exterior Brasil

  Questão 01) 

  

A partir de 2012, acredita-se que, nos próximos cinco anos, o estado do Pará poderá se tornar o maior exportador de minérios do País, ultrapassando Minas Gerais. As exportações de minérios do Pará representaram cerca de 44% do saldo comercial obtido pelo Brasil em 2011. O mapa mostra o destino de um dos minérios exportados pelo estado do Pará.


(Folha de S.Paulo, 06.05.2012.)


A respeito das exportações do Pará, é correto afirmar que


a) a demanda da hematita de baixa qualidade e menor preço explica as exportações para os maiores países siderúrgicos mundiais.

b) superaram as do estado de Minas Gerais, principalmente com o aumento das exportações de bauxita para os países asiáticos.

c) o Canadá é o maior importador do manganês da Serra dos Carajás.

d) o aumento da exploração de ouro no Vale do Trombetas, em Oriximiná, explica o destaque do Pará.

e) a exportação do minério de ferro, da Serra dos Carajás, tem a China como principal destino.


Gab: E



 Questão 02) 

  

"O Brasil sofreu a segunda maior redução nas projeções de crescimento econômico do FMI [Fundo Monetário Internacional] entre os países desenvolvidos e emergentes mais importantes, atrás apenas da Índia. O crescimento projetado brasileiro de 2012 foi reduzido em um ponto percentual, de 2,5% para 1,5%. Para 2013, o Fundo reduziu em 0,7 ponto percentual a projeção de crescimento econômico do Brasil, para 4%."

Alex Ribeiro. “FMI vê risco 'alarmante' de forte freada mundial”.
Valor Econômico, 9/10/2012.
http://www.valor.com.br/internacional/2860340/fmi-ve-risco-alarmantede-
forte-freada-mundial#ixzz28oPUL4pT (Acesso em 9/10/2012).


As projeções sobre o crescimento econômico brasileiro, realizadas pelo FMI,


a) divergem bastante da avaliação do governo brasileiro, que estima crescimento econômico acima de 15% em 2012 e 2013.

b) preocupam o governo brasileiro, que teme que a redução no crescimento econômico provoque aumento acelerado da taxa de inflação.

c) permitem reconhecer o acerto das políticas econômicas desenvolvidas na atual década, que reduziram drasticamente a inflação e desvalorizaram o real em relação ao euro e ao dólar.

d) indicam que, apesar da redução prevista, a economia brasileira deve se tornar uma das três maiores do mundo até 2014.

e) contrastam com alguns sinais de superaquecimento da economia brasileira, que apresenta atualmente baixos níveis de desemprego.


Gab: E



 Questão 03) 

  

Em setembro de 2011, a presidente Dilma Rousseff discursou na entidade que pela primeira vez em sua história assistiu à abertura realizada por uma mulher. O evento foi no (na):


a) Conselho de Segurança da ONU.

b) Assembleia Geral da ONU.

c) Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

d) Corte de Haia.

e) Tribunal Penal Internacional.


Gab: B



 Questão 04) 

  

Observe a tabela e compare a evolução das exportações brasileiras para blocos econômicos, em valores totais (US$), e quantidade em toneladas (ton), nos períodos de 12 meses, jun/mai 2000/01 e 2010/11.


* Percentual sobre o total da exportação brasileira para os blocos indicados.


(Carta Capital. Exportações brasileiras para os principais

 blocos econômicos, ano XVI, nº 651, junho de 2011. Adaptado.)


A respeito da evolução das exportações brasileiras, pode-se afirmar que


a) a China, Hong Kong e Macau, em porcentagem sobre o valor total das exportações, passaram de 3% (2000/01) para 17% (2010/11), trazendo os maiores ganhos comerciais nos períodos.

b) a participação em valor dos países desenvolvidos vem diminuindo, passando de 60% no primeiro período para 41% no segundo, sendo acompanhada pela queda do valor da tonelada exportada.

c) a maioria das exportações brasileiras atuais destina-se aos países em desenvolvimento, que lideram tanto em valor do total exportado quanto em quantidade exportada.

d) o mais importante parceiro comercial na balança das exportações brasileiras são os Estados Unidos, apresentando um desempenho crescente em valor do total exportado e em toneladas.

e) os blocos analisados mantiveram o mesmo ritmo de participação nas exportações brasileiras durante a década analisada.


Gab: C



 Questão 05) 

  

O porta-voz da ONU para missões de paz, Kieram Dwyne, disse à Reuters que uma avaliação da situação do Haiti, requisitada pelo Conselho de Segurança, recomendou uma retirada parcial das tropas da Minustah no primeiro semestre do ano que vem.”

(exame.com; 06/09/2011; 14:35h)


A respeito da participação do Brasil na missão de paz no Haiti é correto afirmar:


a) teve início após o terremoto de 2010, que matou quase 300 mil pessoas;

b) é uma participação modesta e se limita a uma equipe de médicos e enfermeiras;

c) ficou limitada a um batalhão de engenharia enviado para auxiliar na reconstrução do país devastado pelo terremoto;

d) é uma participação reduzida, pois o contingente de soldados brasileiros da Minustah é pequeno e a operação é comandada pelos EUA;

e) o Brasil exerce o comando da força da missão de paz da ONU no Haiti, em ação que projeta o país no cenário regional de segurança.


Gab: E



 Questão 06) 

  

(...)


     Celso Amorim tomou posse como ministro na tarde desta segunda feira, após a queda do ex-ministro Nelson Jobim. Durante a cerimônia, a presidente Dilma Rousseff elogiou a competência de Amorim e afirmou ter absoluta certeza que os projetos da pasta terão continuidade.


     O novo ministro assume depois de Nelson Jobim revelar, em entrevista, que votou em José Serra nas eleições presidenciais de 2010 e de criticar as ministras Gleisi Hoffman e Ideli Salvatti. Segundo o ex-ministro Ideli ‘é muito fraquinha’ e Gleisi ‘sequer conhece Brasília’. Jobim não compareceu à solenidade de posse e justificou estar com dengue.

(em.com.br - acesso:08/08/2011)


Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores do governo do presidente Lula, foi empossado como ministro da presidente Dilma Rousseff, em lugar de Nelson Jobim, na pasta:


a) das Relações Exteriores;

b) da Fazenda;

c) das Relações Institucionais;

d) da Defesa;

e) da Casa Civil.


Gab: D



 Questão 07) 

  

Sobre a gênese das fronteiras brasileiras, assinale a alternativa correta:


a) O Tratado de Madri, assinado em 1750, definiu cerca de 2/3 da extensão total das atuais fronteiras brasileiras.

b) Todas as fronteiras delimitadas durante o período imperial se originaram de conflitos armados. 

c) Uma parcela das linhas internacionais de fronteiras da área amazônica foi delimitada após a proclamação da República.

d) O atual traçado das fronteiras brasileiras já estava plenamente configurado em 1900. E Em nenhum período, o governo brasileiro recorreu ao arbitramento internacion questões fronteiriças.


Gab: C



 Questão 08) 

  

Nos últimos meses, diversos casos de pedofilia envolvendo figuras do clero católico em todo o mundo tiveram grande repercussão. Sobre esse tema, assinale o que for correto.


01. A relação entre o celibato do clero e a pedofilia tem sido debatida e tem provocado posicionamentos diferentes entre autoridades da igreja católica.

02. Um grupo de religiosos italianos ganhou destaque ao denunciar publicamente casos de pedofilia envolvendo clérigos naquele país.

04. O Papa Bento XVI prometeu publicamente que a igreja promoverá uma ação oficial contra os abusos sexuais envolvendo religiosos católicos em todo o mundo.

08. Durante a missa comemorativa aos 50 anos da capital federal, o Arcebispo de Brasília repudiou os crimes de pedofilia cometidos por bispos e padres no Brasil.


Gab: 15



 Questão 09) 

  

A posição do Brasil no cenário internacional alterou-se desde o início do século XXI. O país passou à condição de


a) potência militar, pois enviou tropas para missões de paz no Irã, para cumprir acordos de defesa com aliados ocidentais.

b) liderança no esporte, o que o habilitou a sediar a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos.

c) membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, pois era o membro rotativo que mais participou, desde sua criação.

d) mediador de tensões internacionais na América Latina e na Ásia, como as que envolveram o Haiti e o Irã.

e) sócio do Fundo Monetário Internacional, já que é um dos principais credores dos países africanos.


Gab: D



 Questão 10) 

  

Veja o mapa com atenção:


In: http://cartographie.sciences_po.fr/cartotheque/BR_G04c_Commerce_exterieur_Bresil_2007.jpg,
acesso em 19/10/2010.


Tendo em vista o representado, a relação correta do Brasil com respeito ao comércio exterior é


a) América do Norte → déficit comercial

b) Europa → equivalência na balança comercial

c) países vizinhos → déficit comercial

d) Japão → crescimento acelerado das importações

e) China → rápido crescimento do comércio e equivalência na balança


Gab: E



 Questão 11) 

  

Observe a matéria:


Diferentes abordagens para as sanções da ONU ao Irã.


     Quatro revistas semanais noticiam com enfoque bem distinto a aprovação de sanções ao Irã pela ONU. Um mesmo fato pode ser noticiado de maneiras variadas por diferentes veículos de comunicação. Uma leitura crítica é fundamental.

(Guia do estudante: Atualidades, 2011. Abril, 2010.)


A matéria aborda o comportamento da mídia brasileira e suas diferentes versões do mesmo fato. No episódio da questão nuclear do Irã, tratado no texto, observou-se sobre as quatro revistas:


a) a revista Veja apoiou a posição do Ministério das Relações Exteriores do Brasil nos acordos de Teerã.

b) a revista Isto é criticou o fato do Brasil contribuir com um regime nefasto e acusou o ministro Celso Amorim de encaminhar o Brasil ao isolamento.

c) a revista Época, que normalmente faz oposição ao governo Lula, nesse caso, apoiou a iniciativa brasileira.

d) a revista Carta Capital noticiou que o Brasil apresentou importante contribuição diplomática ao posicionar-se como mediador.

e) A revista Veja optou pela tradicional neutralidade em relação ao atual governo e se absteve de emitir opinião, limitando-se a descrever o fato.


Gab: D



 Questão 12) 

  

O lamentável episódio que culminou no assassinato do brasileiro Jean Charles de Menezes em Londres remete à lembrança de que o Brasil é um país de emigrantes. Os principais destinos de brasileiros geraram denominações como “brazucas”, “dekasseguis” e “brasiguaios”, que são associados, respectivamente, a brasileiros que foram para:


a) Estados Unidos, Japão e Paraguai;

b) União Europeia, China e Bolívia;

c) Reino Unido, Coreia do Sul e Paraguai;

d) Estados Unidos, Coreia do Sul e Bolívia;

e) Reino Unido, Japão e Equador.


Gab: A



 Questão 13) 

  

“Em vez de fila de espera, tapete vermelho. Se depender da equipe formada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) para elaborar uma política nacional de imigração, é assim que o governo pretende tratar o profissional estrangeiro altamente qualificado que demonstrar interesse em trabalhar no Brasil. Por outro lado, a fila do visto será mantida para o imigrante sem qualificação, como boa parte dos haitianos que chegaram recentemente pela fronteira norte do país (Acre e Amazonas).”

http://oglobo.globo.com/pais/brasil-quer-facilitar-
vistos-para-profissionais-estrangeiros-3671799#ixzz1r746PKYs


Em relação à política nacional de imigração mencionada pela reportagem, assinale a alternativa correta:


a) Reitera os princípios humanitários assumidos pelo Brasil durante a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

b) Visa conter o fluxo de imigrantes haitianos que, no último decênio, elegeram o Brasil como destino preferencial.

c) Pode ser qualificada como política de imigração seletiva, que prioriza a drenagem de cérebros.

d) Inaugura um precedente na história das políticas migratórias brasileiras, pautadas sempre pelo acolhimento indiscriminado.

e) É coerente com a posição do Brasil enquanto país de emigração.


Gab: C



 Questão 14) 

  

Redes sociais e redes empresariais


No mundo globalizado, a mobilidade das pessoas e das empresas tende a aumentar. Essa mobilidade depende de redes que se estabelecem entre distintas localizações. Os gráficos a seguir mostram a distribuição de empresas e de pessoas originárias do Brasil nas diversas regiões do mundo.


Fonte: Valor Econômico, 2009; MRE, 2009.


a) Explique o papel do Estado na expansão das redes empresariais brasileiras na América do Sul. 

b) Relacione o papel das redes sociais com o grande percentual de brasileiros residentes nos Estados Unidos.


Gab

a) O estabelecimento das redes empresariais que explicam a mobilidade das empresas brasileiras depende em grande parte da ação do Estado. Como o Brasil está emergindo como potência regional na América do Sul, existe um empenho por parte do Estado em promover acordos comerciais, uniões aduaneiras, e uma política financeira que favorece a mobilidade das empresas brasileiras na América do Sul, tais como acordos preferenciais no Mercosul, financiamentos do BNDES e os acordos diplomáticos multilaterais. 

b) As redes sociais que se estabelecem entre os migrantes e suas comunidades nacionais e regionais de origem atuam na orientação dos fluxos e facilitam a inserção dos imigrantes (mercado de trabalho, informações, sociabilidade, etc.) no país de destino. 


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis