terça-feira, 20 de junho de 2023

Comércio Exterior - parte 6

Questão 90) 

   

“Integrado ao mercado global, dominado por transnacionais, o Brasil pauta sua economia pela modernização tecnológica, o que significa automatação e informatização das atividades. Daí o desemprego estrutural, que se soma á antiga escassez de trabalho própria do subdesenvolvimento.” (Igor Moreira, 2002)

São causas do desemprego estrutural no Brasil, EXCETO:

a) Competição internacional, que provoca desemprego, principalmente entre os trabalhadores menos qualificados;

b) Reestruturação do Estado brasileiro através de ampla reforma administrativa que reduz o número de empregos públicos;

c) Processo de privatização, que implica na reestruturação de empresas e a dispensa de trabalhadores considerados ociosos;

d) Abertura comercial e conseqüente concorrência de produtos estrangeiros no mercado interno, prejudicando os segmentos pouco competitivos do país;

e) Diminuição de jornada de trabalho, já implementada por muitas indústrias, principalmente as atomobilísticas.


Gab: E



 Questão 91) 

     

Desde meados dos anos 1980, o modelo neoliberal vem sendo adotado no Brasil, promovendo a diminuição do Estado e dos gastos governamentais em áreas básicas para o desenvolvimento do país, como em saúde e em educação. Em relação ao texto, marque a opção FALSA.

a) Privatizações de setores estratégicos, como o das telecomunicações, siderurgia e mineração. 

b) Arrocho salarial de amplos segmentos de classes profissionais. 

c) Diminuição da exclusão social. 

d) Implantação de modelos de produção que privilegiam conceitos como a produtividade e a competitividade.


Gab: C



 Questão 92) 

   

Com o crescimento econômico ocorrido durante o século XX, o Brasil pode ser considerado um país industrializado, embora os males do subdesenvolvimento continuem presentes. O processo de industrialização brasileiro contou com um agente de fundamental importância: o Estado Nacional. Sobre o papel do Estado no processo de industrialização brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:

a) Foi responsável pela construção dos setores de infra-estrutura e transporte, pelo investimento direto no setor industrial e pela criação de uma legislação trabalhista.

b) Foi responsável pelos investimentos em infra-estrutura e transporte, porém não participou dos investimentos diretos no setor industrial e se omitiu na criação de uma legislação trabalhista.

c) Agiu na criação de uma legislação trabalhista, porém não participou dos investimentos em infra-estrutura e transportes, bem como dos investimentos diretos no setor industrial.

d) Foi responsável pelos investimentos diretos no setor industrial, porém, por falta de recursos, deixou a cargo das empresas privadas os investimentos na criação de infra-estrutura e transportes.

e) Abriu mão do papel de empreendedor, não participando dos investimentos diretos no setor industrial, nem dos investimentos em infra-estrutura.


Gab: A



 Questão 93) 

    

Sobre a conjuntura político-econômica brasileira estabelecida no período de maio a agosto de 2002, julgue os itens.

00. A constante alta do dólar teve reflexos positivos para a sociedade, principalmente para empresas importadoras e exportadoras porque possuem seus negócios vinculados à moeda americana.

01. Um termômetro utilizado para avaliar a situação econômica é a cotação do dólar. Nesse período, a moeda americana sofreu um processo de valorização significativa em relação ao Real.

02. Para os investidores internacionais, o risco Brasil apresentou-se maior, o que significou fuga de investimentos estrangeiros do país.

03. A atuação do Governo Federal, por meio do Banco Central e do Ministério da Fazenda, foi imediata e manteve a previsão do superávit primário.


Gab: ECCE



 Questão 94) 

    

Uma das características da globalização é a intensificação do fluxo mundial de mercadorias, serviços, capitais, informações e pessoas pelos diversos países do planeta.

No Brasil, a abertura da economia à entrada de produtos estrangeiros iniciou-se nos anos 90. Paralelo a isso, o governo iniciou a privatização das empresas estatais que atuavam em vários setores do mercado. Graças a esse processo de privatização, viu-se a ocorrência de falências em várias empresas. São fatores que explicam tais falências, EXCETO:

a) Facilidades das mesmas em tomar empréstimos para investimentos, uma vez que os juros pagos são os mais baixos do mercado.

b) Falta de condições das empresas para concorrer com os produtos importados, devido à defasagem tecnológica.

c) Desrespeito de alguns países aos acordos da Organização Mundial do Comércio.

d) Elevados impostos que incidem sobre as mercadorias produzidas internamente pelas empresas.

e) Subsídios dados por diversos países às suas empresas exportadoras.


Gab: A



 Questão 95) 

    

"Em silêncio, o Brasil está multiplicando o número de bases e tropas militares na Amazônia, com expressiva concentração na faixa de 1,6 mil quilômetros da fronteira com a Colômbia. (...) O conteúdo marca o sepultamento de uma era, iniciada em 1870, na Guerra do Paraguai. Durante 132 anos, a premissa brasileira para um conflito foi sempre no Cone Sul, especialmente com a Argentina. Essa hipótese de guerra na fronteira sul é coisa do passado. (...) Agora o foco é na Amazônia." (CASADO, J. O Brasil reforça sua fronteira com a Colômbia. Gazeta Mercantil, 2 set. 2002. p. A-1.)

Sobre o tema, é correto afirmar:

01. Uma das razões para que a hipótese de guerra na fronteira sul seja "coisa do passado" foi a criação do Mercosul em 1991. Com ele, as diferenças entre os países integrantes do acordo podem ser resolvidas com maior facilidade por via diplomática, tendo em vista que esses países são parceiros econômicos e formam um bloco regional.

02. A necessidade de vigiar a Amazônia prende-se à grande extensão de áreas limítrofes entre o território amazônico brasileiro e países vizinhos, ocupada pela Floresta Amazônica, que ultrapassa o território nacional e dificulta o controle das fronteiras. 

04. Embora ainda se verifiquem ações locais de proteção para garantir a posse do território no mundo amazônico, as fronteiras perderam completamente o sentido no mundo globalizado.

08. O vazio demográfico da Amazônia, devido em parte aos fatores físicos dominantes, contribuiu para fragilizar suas fronteiras.

16. A SUDAM (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) é o órgão do governo federal criado para gerenciar um projeto de proteção militar das fronteiras na Amazônia.


Gab: VVFVF



 Questão 96) 

    

A Área de Livre Comércio das Américas – ALCA, cuja implantação estava prevista para o ano 2005, faz parte de uma estratégia dos EUA de integração econômica do continente. A resistência do Brasil em se integrar, nesse projeto, deve-se principalmente à (ao):

a) estão política e econômica da ALCA sob a liderança dos EUA, resultando no aumento do grau de dependência econômica do Brasil e das suas desigualdades sociais.

b) exclusividade da política de exportações que será dirigida apenas ao mercado da união européia.

c) exclusão dos países do cone sul, por pertencerem ao Mercosul.

d) uso exclusivo da Amazônia brasileira para a implantação de novas indústrias multinacionais.

e) possibilidade de exclusão da América Central, desse bloco econômico, devido ao seu limitado mercado consumidor e pobreza generalizada.


Gab: A



 Questão 97) 

    

Observe atentamente a tabela. 

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 

01. Entre as exportações brasileiras, destacam-se produtos de alto valor como é o caso dos automóveis, veículos de carga, tratores, motores, autopeças, além de aviões, contrariando o rótulo de que a economia do país é predominantemente exportadora de produtos primários. 

02. A necessidade de competir no mercado internacional e de equilibrar sua balança comercial exigiu do Brasil uma concentração no volume total das exportações de produtos primários, sem qualquer tipo de beneficiamento. 

04. A pauta das exportações brasileiras, no final do século XX, permanece praticamente a mesma do período colonial, pois o processo de industrialização modificou muito pouco o rol de produtos exportados. 

08. As imensas jazidas de ferro encontradas no território nacional tornaram o país um grande exportador desse minério, além de favorecerem a produção brasileira de aço, colocado no mercado internacional a um preço extremamente competitivo. 

16. A soja e produtos dela derivados mais o suco de laranja correspondem a mais de 10% do total das exportações do Brasil, apesar das barreiras protecionistas criadas por países que resguardam seus mercados internos, subsidiando a produção local. 


Gab: 25



 Questão 98) 

   

Desde o início da década de 1990, o Estado brasileiro tem adotado políticas neoliberais, dentre as quais, podem-se destacar:

a) as privatizações e a abertura do mercado às importações.

b) a instalação de hidrovias e as políticas de planejamento regional.

c) a ampliação do papel do Estado empresário e o fechamento das fronteiras.

d) a expansão do sistema previdenciário e a criação de políticas protecionistas.

e) o combate à corrupção política e o congelamento da dívida externa.


Gab: A



 Questão 99) 

   

No final da década passada, segundo os dados do IBGE, o Brasil possuía uma força de trabalho da ordem de 79,3 milhões de pessoas. Essa força de trabalho é medida pelo que os economistas denominam “População Economicamente Ativa”. Sobre esse assunto, o que pode ou não ser dito?

00. A maior parte da população economicamente ativa do País exerce atividades no chamado Setor Secundário da economia, sendo esta a razão do subdesenvolvimento do Brasil.

01. A abertura do Brasil ao comércio exterior e aos investimentos estrangeiros e a queda da inflação com o Plano Real acarretaram grandes mudanças que se refletiram nos índices de desemprego.

02. Na década de 1990 houve um expressivo crescimento da participação do trabalho informal no total de empregos no Brasil.

03. O aumento do desemprego e o crescimento do setor informal representam um impacto negativo diretamente sobre as contribuições para o sistema de Previdência Social.

04. Na década de 1990, observou-se que a participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro teve um notável decréscimo; esse fato foi mais expressivo na região Sudeste.


Gab: FVVVF



 Questão 100) 

   

O gráfico representa a evolução do percentual de comprometimento da dívida interna do setor público brasileiro em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) no período 1995-2001. 

Fonte: Global Invest, 2002.

Observando-o, é possível constatar que:

a) a partir de 1999, os percentuais de comprometimento do PIB com a dívida interna tiveram crescimento contínuo até 2001.

b) em 1999, registrou-se o maior comprometimento do PIB com a dívida interna. 

c) em 1995, o comprometimento do PIB com a dívida interna representava menos da metade do valor alcançado em 2001.

d) em 1997, registrou-se o menor comprometimento do PIB com a dívida interna. 

e) nos últimos três anos, quase a metade de toda a riqueza gerada no país estava comprometida com a dívida interna.


Gab: E



 Questão 101) 

   

A partir da década de 1950, as políticas econômicas e territoriais realizadas para reduzir as desigualdades regionais brasileiras fizeram parte do projeto de desenvolvimento industrial instrumentado por grupos oligopolistas.

O processo que atendeu  aos interesses daqueles grupos e  teve efeito relevante na vida econômica das regiões brasileiras foi:

a) A integração físico-territorial nos anos 70, resultante da ampliação dos sistemas de transportes e comunicações, porque abriu as fronteiras de recursos e diversificou os fluxos migratórios. 

b) O avanço da integração produtiva nos anos 50 e 60, comandado pela indústria nordestina, porque conquistou mercados para sua produção de bens de consumo duráveis.

c) A articulação comercial nos anos 60 e 70, estimulada pelo Estado, porque utilizou mecanismo de incentivos fiscais e financeiros inter-regionais. 

d) O fim das taxas alfandegárias interestaduais nos anos 80, determinado pelo liberalismo de mercado, porque aumentou as trocas comerciais entre as regiões Norte e Centro-Oeste e o restante do país. 

e) O investimento produtivo no setor industrial da Região Sudeste nos anos 90, feito por grupos privados nacionais e empresas estatais, porque aumentou a capacidade de compra das matérias-primas industriais das demais regiões.


Gab: A



 Questão 102) 

    

O baixo crescimento vegetativo das exportações brasileiras ocorre por razões que vão desde o chamado “custo Brasil” à maior concorrência internacional.

Folha de São Paulo – 19/08/2001

A expressão “custo Brasil” expressa a baixa competitividade das exportações brasileiras provocadas basicamente pela:

a) dependência de componentes importados.

b) predominância de produtos agrícolas na nossa pauta de exportação.

c) elevada carga tributária e problemas de infra-estrutura.

d) distância das regiões industriais dos portos exportadores.

e) disparidade salarial entre o Brasil e os demais países exportadores.


Gab: C



 Questão 103) 

    

No governo de Getúlio Vargas, observa-se uma forte intervenção do Estado na economia, que contribuiu decisivamente para o crescimento industrial do Brasil, como é observada na tabela abaixo:

Sobre o assunto, considere as seguintes afirmações.


I. A intervenção estatal substituiu a política do liberalismo econômico, pós crise de 1.929.

II. Nesse período ocorreu um aumento de investimentos estatais direcionados para obras de infra-estrutura.

III. No campo social não foi prevista a adoção de medidas para que melhorassem setores como educação, saúde e previdência.


Assinale:

a) se apenas I e II estiverem corretas.

b) se apenas I e III estiverem corretas.

c) se todas estiverem corretas.

d) se apenas II e III estiverem corretas.

e) se todas estiverem incorretas.


Gab: A



 Questão 104) 

   

“É no terreno prático do comércio internacional, que se acumulam as evidências de que o mundo se afasta cada vez mais dos ideais do liberalismo, sobretudo nos países cuja retórica é mais insistentemente liberal, como os EUA. O protecionismo tem aumentado. (...) Os governos brasileiros, ao longo dos últimos anos, foram sempre mais realistas que o rei. O resultado prático é que a média tarifária aplicada pelos EUA sobre os 15 principais produtos de exportação do Brasil chegou a 45,6%, enquanto a média aplicada pelo Brasil aos 15 principais produtos de exportação norte-americanos é de apenas 14,3%”.

Fonte: Deserto Comercial. Editorial

da Folha de SP, de 07-10-01.

Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre comércio internacional deve-se dizer que:

a) o Brasil tende a exportar mais do que os EUA, por adotar alíquotas menores de importação.

b) a retórica liberal de abertura de mercados pregada pelos países centrais é rigorosamente seguida por eles.

c) o liberalismo facilita apenas a exportação dos principais produtos dos países centrais e a importação de produtos primários como açúcar, tabaco, etanol e suco de laranja.

d) as políticas liberais pregadas pelos países centrais são adotadas apenas para produtos comerciais de menor importância, pois a tendência das medidas protecionistas é desarticular o liberalismo.

e) mais da metade dos produtos exportados para os EUA, incluindo commodities, têxteis e siderúrgicos, costuma ser afetada por restrições tarifárias e não-tarifárias.


Gab: E



 Questão 105) 

   

Observe e analise os mapas.

MERCOSUL – VIAS DE INTEGRAÇÃO

 

(Telecurso 2000. Geografia – 2º grau – volume 2. Adaptado)

Considerando que uma boa infra-estrutura viária é estratégica para a circulação de mercadorias entre os países do Mercosul, percebe-se o destaque de um país sul-americano que, embora não tenha firmado o Tratado de Assunção, mostra-se integrado a esse mercado. Trata-se:

a) do Uruguai.

b) do Paraguai.

c) da Bolívia.

d) da Argentina.

e) do Chile.


Gab: C



 Questão 106) 

   

A formação de uma zona de livre comércio na América do Sul dependerá basicamente de ajustes e acordos que devem ser elaborados entre o MERCOSUL e a CAN (Comunidade Andina). Sobre estes acordos podemos afirmar que são corretas as informações contidas nos itens:


I. O principal parceiro comercial dos membros da CAN é a Inglaterra, em seguida aparecem como parceiros mais significativos o Japão.

II. Ao contrário dos parceiros do MERCOSUL, o comércio nacional com os integrantes da CAN, não é expressivo. A exemplo deste fato, temos a Venezuela, país da OPEP e um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, que realiza menos de 5% do seu intercâmbio externo com o Brasil.

III. O MERCOSUL foi um acordo originado a partir das necessidades políticas e econômicas do Chile e da Venezuela, que conduziram à interligação cambial e geopolítica desses países com o Brasil.

IV. Mesmo não fazendo parte da CAN o Chile, apresenta a economia mais modernizada da América do Sul, estabelecendo conexões com o Nafta, União Européia e Bacia do Pacífico, característica que permitiria ao Brasil um avanço no plano comercial.


a) II e III

b) I e II

c) II e IV

d) I e III

e) I e IV


Gab: C



 Questão 107) 

    

O Brasil, durante os últimos 60 anos, sofreu mudanças que o transformaram profundamente. No enorme conjunto dessas transformações estão as de caráter geográfico. 

Assinale a alternativa incorreta, no que se refere às transformações ocorridas.

a) Consolidação de verdadeiras “ilhas econômicas” no espaço nacional.

b) Incorporação da natureza aos dinâmicos sistemas técnicos humanos.

c) Intensa urbanização, industrialização e  modernização do campo.

d) Extraordinária mobilidade espacial da população pelo território brasileiro.

e) Construção de infra-estrutura de transportes, comunicações e energia.


Gab: A



 Questão 108) 

    

O fluxo mundial de mercadorias, de serviços, de capitais, de informações e de pessoas vem se intensificando há algumas décadas, caracterizando a chamada globalização. A inserção do Brasil nesse contexto refletiu-se em mudanças estruturais na sua economia e trouxe conseqüências nem sempre positivas. 

Assinale a alternativa que não corresponde ao texto.

a) No contexto da globalização, o Brasil tem usado a Organização Mundial do Comércio, defendendo seus interesses frente ao protecionismo de outros países.

b) A abertura econômica à entrada de produtos estrangeiros deu-se através da redução das tarifas de importação de vários setores industriais.

c) A privatização de empresas estatais ocorre no setor de infra-estrutura relacionado à área dos transportes, das comunicações e da  energia.

d) A falência e a modernização de unidades industriais agravaram o desemprego, aumentando a desigualdade social, não só no Brasil como em outros países.

e) O Estado assumiu o papel de principal investidor nos setores que alavancam e mantém o crescimento econômico do país.


Gab: E



 Questão 109) 

   

Em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, o então ministro Costa Cavalcanti, do governo Garrastazu Médici, declarou que “a pior poluição é a pobreza, mas nós queremos poluição porque queremos desenvolvimento”. 

(MÜLLER-PLANTENBERG, Clarita; AB’SABER, Aziz N. Previsão de impactos

São Paulo: Edusp, 1994. p. 167.)

Essa posição do governo brasileiro sintetizava a visão do governo militar sobre o desenvolvimento a qualquer custo, e passou a justificar todas as ações citadas abaixo, EXCETO:

a) execução de grandes projetos agropecuários, mineradores e hidrelétricos.

b) expansão de programas de assentamento rural na região dos cerrados, visando ao fortalecimento da agricultura familiar.

c) captação de empréstimos externos para garantir a implantação dos projetos de desenvolvimento. 

d) execução de projetos de colonização governamentais e privados.

e) intensificação do desmatamento e expansão da fronteira agrícola, privilegiando a monocultura.


Gab: B



Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis