terça-feira, 20 de junho de 2023

Comércio Exterior - parte 5

 Questão 66) 

    

Observe atentamente o gráfico a seguir:

Fonte: Revista Carta Capital, Ano X, n. 261, 08.10.2003, p. 28.

Com base no gráfico, é correto afirmar:

a) O Brasil chega ao final do século XX com uma renda per capita maior que a do início do século.

b) O famoso Crash da Bolsa de Nova York teve repercussões sobre a economia cafeeira em São Paulo, mas estas não influenciaram na renda per capita nacional.

c) A década de 70 é conhecida como o período do milagre econômico brasileiro. Nesta década, contraditoriamente, a renda per capita atinge seu mínimo histórico.

d) O governo brasileiro recorreu a maciços empréstimos internacionais para manter a estabilidade econômica durante o período do Plano Real, tendo como resultado o aumento da dívida externa, mas não o da renda per capita.

e) O Plano Cruzado lançado pelo primeiro governo da Nova República conseguiu estabilizar a renda per capita brasileira, durante toda a segunda metade da década de 80


Gab: D



 Questão 67) 

     

Em relação à formação territorial do Brasil, fica claro entender as razões que levaram Portugal a deixar, inicialmente, “... as possessões americanas como um todo (e, entre elas as terras brasileiras), num plano secundário na Geopolítica da Coroa e do capital mercantil com ela associado na empresa ultramarina” 

(MORAES, A. C. R. Bases da formação territorial do Brasil: o território

colonial brasileiro no ‘longo’ século XVI. São

Paulo: Hucitec, 2000, p. 290).


Dentre as estratégias geopolíticas adotadas por Portugal no processo de colonização, é correto afirmar:

a) As primeiras impressões sobre o território brasileiro primitivo e vazio originaram o desinteresse dos portugueses, que estavam mais envolvidos com o comércio, já praticado e consolidado em outras regiões do mundo.

b) A existência de um litoral muito extenso motivou os portugueses à imediata apropriação do território, uma vez que a situação financeira de Portugal era muito boa no continente europeu.

c) A exploração do território brasileiro se deu imediatamente após a sua descoberta, visto que os portugueses, desde o início, interessaram-se pelos recursos naturais e pela mão-de-obra dos nativos.

d) As ameaças vindas dos índios e a relação de hostilidade destes com os “invasores” determinaram o desinteresse dos portugueses pelas terras americanas. 

e) As viagens que se seguiram à de Cabral foram feitas por Companhias privadas, cujo objetivo principal era a escravização dos nativos.


Gab: A



 Questão 68) 

     

O Brasil chega ao início do século XXI como uma das mais importantes economias mundiais e principal economia da América Latina, sendo considerado uma potência regional. Tendo em vista o processo que conduziu o país a esta posição, é INCORRETO afirmar que, na década de:

a) 1930, impulsionado pelos efeitos decorrentes da crise da Bolsa de Nova York, o governo brasileiro implantou uma política de incentivo à diversificação econômica, dando início ao processo de industrialização.

b) 1950, sobretudo durante o governo JK, ocorreu uma abertura econômica aos investimentos estrangeiros, resultando no aumento das indústrias multinacionais.

c) 1970, ocorreu um novo ciclo de crescimento industrial, conhecido como “milagre brasileiro”, destacando-se as indústrias de bens de consumo duráveis e de bens intermediários.

d) 1990, o Brasil mudou o modelo econômico, dando início a um processo de liberalização comercial e de atração de investimentos estrangeiros diretos, com a implantação de uma política de privatização das empresas estatais.

e) 1990, com uma economia consolidada, o Brasil aumentou as exportações com os países do MERCOSUL, tornando-se totalmente independente de outros mercados externos.


Gab: E



 Questão 69) 

    

O Brasil ocupa, na Divisão Internacional do Trabalho (DIT), o lugar de um país de industrialização recente. A partir dos anos 90, o Estado brasileiro passou a sofrer uma forte influência de uma economia de mercado cada vez mais globalizada, levando à adoção de políticas neoliberais. 


Um exemplo dessas políticas é:

a) uma forte intervenção do Estado brasileiro, por meio da criação de grandes empresas estatais, em áreas estratégicas como energia, transporte e comunicação.

b) a implementação de uma política de privatizações, eliminação dos monopólios estatais, atração de investimentos externos e abertura ao comércio exterior.

c) o desenvolvimento dos Planos Nacionais de Desenvolvimento (PNDs) pelo governo federal, para viabilizar o crescimento do parque industrial, voltado ao programa de substituição de importações.

d) a consolidação pelo estado das fronteiras políticas e econômicas, para proteção das indústrias nacionais, diante da desigual concorrência das empresas localizadas nos países de economia fortemente globalizada.

e) a criação pelo governo federal, do Programa Nacional de Desestatização (PND), devido à incapacidade de investimentos, eficiência tecnológica e administrativa e ao déficit das contas públicas.


Gab: B



 Questão 70) 

    

O Governo brasileiro está criando mecanismos para proteger as empresas nacionais contra a concorrência desleal de empresas estrangeiras com relação aos produtos importados. Subsidiadas por seus países-sede ou praticando dumping, essas empresas cobram preços tão baixos que podem quebrar suas concorrentes. Práticas como elevação de impostos e aplicação de medidas para equilibrar os preços estão sendo adotadas pelo Brasil e por seus principais parceiros comerciais. 


Indique a alternativa que apresenta os países mais multados pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e quais os produtos com maiores disputas comerciais.

a) EUA, Canadá e Argentina e os produtos aço, papel e celulose e produtos petroquímicos.

b) China, EUA e Índia e os produtos suco de laranja, aço e papel.

c) Argentina, França e Inglaterra e os produtos automóveis, aço e aparelhos eletrônicos.

d) EUA, Alemanha e Inglaterra e os produtos papel e celulose, soja e laranja.

e) China, Japão e Itália e os produtos aço, soja e alumínio.


Gab: B



 Questão 71) 

    

Para o Banco Mundial, entre os 90 paises com os quais trabalha, o Brasil se encontra em 66o lugar em relação à aplicação de capital internacional com baixo risco. O descrédito desse banco, a respeito do Brasil, está relacionado a alguns fatores apontados pelo próprio banco.


Assinale a(s) alternativa(s) que corretamente aponta(m) esses fatores.

01. A corrupção é um dos grandes empecilhos para se investir no país.

02. A grande concentração de renda e as desigualdades sociais representam riscos para os investidores.

04. A eficiência e a agilidade do judiciário brasileiro facilitam o julgamento dos processos, em especial, dos trabalhistas.

08. A elevada carga de impostos e os encargos trabalhistas tornam desestimulante investir no país.

16. A baixa produtividade da agroindústria brasileira, em especial a de grãos, torna muitos investimentos inviáveis.


Gab: 11



 Questão 72) 

    

A globalização é “um processo em curso, uma nova fase do capitalismo e do imperialismo, comandado pelas grandes empresas transnacionais, que procuram abrir novos mercados. O poder dessas empresas ultrapassa cada vez mais o poder das economias nacionais”.

(COELHO, Marcos de Amorim & TERRA, Lygia. 

Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003. p.55.)


No Brasil, tanto a política econômica quanto a social têm sido realizadas segundo as imposições dos países centrais, e isto tem trazido algumas incertezas e crises para a economia.

Elabore um pequeno texto indicando duas conseqüências negativas do processo da globalização na economia brasileira.


Gab: 

O candidato poderia optar por duas das seguintes conseqüências: 

Aumento constante da dívida externa;

Dependência externa, sobretudo do capital financeiro internacional cujos organismos ditam as regras interferindo nas decisões do país;

Submissão aos grandes centros de decisão que resistem em permitir a ascensão de novas potências;

Vulnerabilidade da economia que fica sujeita às incertezas e crises financeiras mundiais que afetam, sobretudo os países periféricos, como a crise asiática de 1997 que trouxe seqüelas políticas e sociais que afetaram a economia Argentina, prejudicando a sua parceria com o Brasil;

Perda da competitividade da economia considerando as dificuldades das pequenas e médias empresas em acompanhar o avanço tecnológico das empresas globais em fazer frente aos produtos importados pelo país;

Aumento do desemprego estrutural em conseqüência do processo de automação ou modernização que levou à substituição do trabalhador pela máquina e à eliminação de profissões, e da redução do papel do Estado nas políticas sociais.



 Questão 73) 

    

Leia o texto abaixo.


"ENCALHE DE ALHO PODE CUSTAR 50 MILHÕES DE REAIS - o encalhe de 1,5 milhão de caixas de alho no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina pode causar um prejuízo de cerca de 50 milhões de reais aos estados, de acordo com a Anapa (Associação Nacional dos Produtores de Alho). A comercialização está estagnada há cinco meses e, segundo os produtores, o alho tem de ser vendido nos próximos 20 dias ou será perdido. O principal motivo apontado para o alto volume estocado é a concorrência com o  produto chinês, que chega ao Brasil a preços mais baixos. No ano passado  o Brasil importou 133% a mais do que em 2001. (...)"

(Folha de São Paulo - 6 de maio de 2003, IN: 

Saiu na Imprensa - Atualidades Vestibular - 2004 - Almanaque Abril, p.117)


As alternativas abaixo apontam interpretações do texto, EXCETO:

a) Houve aumento do mercado interno consumidor de alho, no ano de 2002, o  que teria levado os produtores agrícolas a aumentar a área cultivada com alho, em 2003.

b) Orienta os produtores de alho dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a não mais plantar alho por causa dos prejuízos.

c) Informa que o alho é um produto perecível que demanda uma comercialização rápida.

d) Alerta que a China é um mercado concorrente e com potencial na produção de alho.

e) A situação decorre de um fundamento econômico básico do capitalismo: "lei da oferta e da procura".


Gab: D



 Questão 74) 

   

Entre as novas iniciativas da política externa do Brasil destacou-se a criação do G3 ou IBAS. Foi concebido para aprofundar as relações entre três grandes democracias de regiões em desenvolvimento, com influência regional e até mesmo mundial. Na Declaração de Brasília, de 6 de junho de 2003, os três países comprometeram-se a aprimorar a coordenação política sobre uma ampla gama de temas que incluem a reforma da ONU, paz e segurança internacional, temas sociais, questões ambientais e assuntos comerciais, entre outros. Também se estabeleceu o objetivo de desenvolver a cooperação trilateral em esferas como transporte, desenvolvimento urbano e agricultura.

Compõem o G3, além do Brasil, os países:

a) Argentina e Austrália.

b) Canadá e França.

c) China e México.

d) Índia e África do Sul.

e) Venezuela e EUA.


Gab:N



 Questão 75) 

   

O gráfico representa a evolução das exportações brasileiras no período 2000-2002.

EVOLUÇÃO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS
PARA OS PRINCIPAIS MERCADOS (EM %).

Analise-o e, considerando os principais mercados compradores, assinale a alternativa que contém as alterações mais significativas verificadas no período.

a) Predomínio de exportações para o Mercosul e diminuição dos mercados asiáticos.

b) Aumento do total exportado para os Estados Unidos e União Européia, em detrimento da participação de produtos brasileiros nos outros mercados do mundo.

c) Diminuição das exportações para o Mercosul e aumento da participação de produtos brasileiros nos mercados asiáticos.

d) Perfeito equilíbrio nos percentuais exportados para os vários mercados compradores da Ásia, tanto no ano 2000 como em 2002.

e) Manutenção dos mercados compradores do Mercosul e diminuição dos mercados asiáticos.


Gab: C



 Questão 76) 

   

As relações comerciais exteriores constituem um dos laços econômicos mais significativos que interligam um país ao mercado mundial. A inserção do Brasil na economia mundial pode ser identificada:

a) pela estratégia da diplomacia brasileira em criar uma imagem externa de estabilidade econômica do país.

b) pela política de substituição de importações como alternativa aos períodos de recessão econômica.

c) pelos acordos político-econômicos com o FMI, resultantes da geopolítica latino-americana.

d) pela rede portuária e sua localização na América do Sul, o que favorece a circulação de mercadorias.

e) pelos planos econômicos de contenção da inflação como solução das desigualdades sociais.


Gab: D



 Questão 77) 

    

De que organismos internacionais e blocos econômicos o Brasil faz parte?

01. O E A

02. O N U

04. G-8

08. Mercosul

16. Nafta


Gab: 11



 Questão 78) 

   

Assinale o que for correto sobre a economia brasileira.

01. O déficit da balança comercial indica que o valor das importações excedeu o valor das exportações.

02. O Plano Real promoveu a abertura do mercado estrangeiro aos produtos nacionais e a taxação dos produtos estrangeiros. O fato resultou em barateamento dos produtos brasileiros, com um correspondente encarecimento dos produtos importados.

04. As altas taxas de juros dos empréstimos bancários inibem os investimentos produtivos, tanto nas atividades agropecuárias como nas atividades industriais.

08. Os portos de Santos, do Rio de Janeiro e de São Luís integram-se a corredores de exportação.

16. A taxação dos produtos importados é uma medida protecionista, pois torna os produtos estrangeiros mais caros e menos competitivos, quanto ao preço, frente aos produtos nacionais. A política de substituição de importações, implantada por volta de 1930, no Brasil, baseou-se nesse princípio.

32. Em uma economia de mercado de cunho liberal, as barreiras protecionistas do mercado interno são rompidas, levando, por exemplo, à abolição de barreiras tarifárias e de cotas de importação.

64. No contexto do Mercosul, o Brasil exporta produtos principalmente para a Argentina e importa bens principalmente do Paraguai e do Chile.


Gab: 61



 Questão 79) 

   

A agricultura dos países desenvolvidos é subsidiada em cerca de 1 bilhão de dólares por dia, o que corresponde a um auxílio líquido anual de cerca de 11.000 dólares por produtor, ou 40% de sua renda agrícola total. Na União Européia, para a qual se destina 55% das exportações brasileiras de carne bovina, o subsídio é de 26%.

Some-se a isso as barreiras tarifárias que incidem sobre a carne brasileira, o que diminui a sua competitividade nesse mercado.

Adaptado. Disponível em: <http://www.boidecorte.com.br/artigos/agronegócios/ brasil>. Acesso em: 03 jun. 2003.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre comércio internacional, é correto afirmar:

a) A atual política de subsídios, na União Européia, é um mecanismo que visa propiciar a exportação de alimentos para os países periféricos.

b) A atual política agrícola interna praticada pelos países desenvolvidos é decisiva para o equilíbrio da balança comercial dos países periféricos.

c) O recrudescimento das atuais barreiras tarifárias e sanitárias da União Européia resulta no aumento da demanda por carne bovina brasileira nesse mercado.

d) A política de subsídios agrícolas praticada pelos países ricos é um dos mecanismos de trocas desiguais que os favorece em detrimento dos países pobres.

e) A diminuição da demanda interna por carne bovina nos países em desenvolvimento é resultado da atual política de subsídios praticada pelos países desenvolvidos.


Gab: D



 Questão 80) 

   

A política protecionista adotada pelos E.U.A. e pela União Européia, contestada junto à O.M.C., fez o Brasil, recentemente, apostar em novos e promissores mercados, buscando aumentar suas exportações, fazendo acordos comerciais com países de grande potencial de mercado a exemplo de _______________, _______________ e _______________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas acima.

a) Japão, Taiwan e Cingapura.

b) México, Canadá e Arábia Saudita.

c) China, Índia e Rússia.

d) Nigéria, Egito e África do Sul.

e) Paraguai, Uruguai e Chile.


Gab: C



 Questão 81) 

   

O conhecimento tradicional próprio de comunidades locais desperta a atenção de empresas transnacionais no Brasil, devido:

a) ao reconhecimento do papel dessas comunidades na conservação de recursos naturais pelos organismos internacionais que pagam quantias elevadas por isso.

b) ao relacionamento dessas comunidades com grupos paramilitares de Estados vizinhos, facilitando assim a expansão dos investimentos.

c) à possibilidade de essas comunidades serem inseridas no mercado de consumo, a partir da descrição do seu gênero de vida.

d) à posição estratégica das comunidades, junto aos grandes corpos d’água e ao litoral, contribuindo para o combate ao contrabando.

e) à aceleração da pesquisa que tal conhecimento propicia, facilitando a bioprospecção de espécies que ocorrem em território brasileiro.


Gab: E



 Questão 82) 

   

O ingresso de investimento direto estrangeiro no Brasil, na década de 1990,

a) desenvolveu tecnologias de ponta e aprimorou a rede de transporte no país.

b) melhorou a distribuição da renda e determinou a reforma do sistema previdenciário.

c) levou os produtos tecnológicos à liderança na pauta de exportação do país, diminuindo a desigualdade regional.

d) remunerou o capital internacional e diminuiu postos de trabalho no país.

e) dificultou parcerias com a União Européia e as aumentou com os Estados Unidos.


Gab: D



 Questão 83) 

    

A política de manutenção de um “Estado-Mínimo”,  preconizada pela doutrina neoliberal adotada no Brasil a partir da década de 1990, gerou forte desestatização da economia, com a privatização de empresas estatais.


Com relação a esse tema, é correto afirmar que, no Brasil,

a) houve redução significativa do déficit público e do grau de endividamento externo do país.

b) os setores de telecomunicações e energia elétrica estiveram entre os alvos preferenciais dos investidores estrangeiros.

c) foram privatizadas somente as empresas que compunham setores deficitários da economia estatal.

d) o setor ferroviário, por ter ficado fora do processo de privatização, não se modernizou e mantém sua malha totalmente sucateada.

e) os investimentos estrangeiros foram liderados por Japão, Alemanha e países chamados de Tigres Asiáticos.


Gab:  B

A partir de 1990, inicia-se no Brasil o programa de privatizações. Entre áreas que foram transferidas ao domínio do setor privado temos: siderurgia, telecomunicações, energia elétrica (distribuição), ferrovias, rodovias e portos (pelo sistema de concessão), entre outros.



 Questão 84) 

    

A partir de 1990, alguns países latino-americanos de economias emergentes, para se inserirem no mundo globalizado, tiveram de recorrer aos organismos internacionais como forma de financiar o seu desenvolvimento econômico. Nesse sentido, algumas medidas foram tomadas, dentre elas:

a) adotar políticas antiinflacionárias e implementar uma economia centrada no desenvolvimento e na expansão do capital nacional no país.

b) estabelecer políticas protecionistas, dificultando a entrada de capital internacional no país, para facilitar o desenvolvimento interno.

c) incentivar as produções agrícola e industrial, com vistas a promover o desenvolvimento econômico voltado para o atendimento do mercado local.

d) reduzir a inflação, adotando políticas de estabilização econômica rígidas e de redução dos gastos feitos pelos governos.


Gab: D



 Questão 85) 

   

O processo de globalização econômica e financeira envolve, de diferentes formas, vários países. Com base nessa afirmação:

a) Aponte uma característica positiva e outra negativa desse processo em relação ao Brasil.

b) Explique-as.


Gab: 

a) Entre as diversas características positivas do processo de globalização econômica em relação ao Brasil, pode-se citar: o aumento da entrada de capitais externos, seja na forma de investimentos de risco ou diretos no contexto produtivo, seja na forma de crédito, para ampliação e modernização de inúmeros setores de atividade. Entre as características negativas, pode-se citar: o aumento do volume de envio de valores monetários para o exterior, tanto na forma de remessa de lucros, como na forma de juros.

b) Com a intensificação do processo de globalização, a economia brasileira internacionalizou-se ainda mais, o que fez aumentar a entrada de capitais no país. Já o crescimento do volume de valores monetários enviados para o exterior foi conseqüência do aumento da participação relativa das empresas de origem estrangeira sediadas no Brasil, o que se refletiu na elevação das remessas de lucros e pagamentos de juros.



 Questão 86) 

   

A economia básica do Brasil, durante os períodos Colonial e Imperial, esteve voltada para o comércio de exportação. Assinale a alternativa que caracteriza o espaço geográfico brasileiro, nessa época.

a) Havia intensos fluxos rodoviários e ferroviários entre as regiões brasileiras.

b) Os espaços regionais achavam-se integrados através de intensos fluxos rodoviários.

c) O transporte ferroviário possibilitou o desenvolvimento de intenso mercado interno.

d) Os espaços regionais achavam-se integrados através dos fluxos de transporte fluvial.

e) As regiões eram isoladas e o comércio externo se fazia através do transporte marítimo.


Gab: E



 Questão 87) 

   

Dentre as medidas neoliberais adotadas no Brasil, nos últimos anos, desta-    cam-se:

a) Um aumento da oferta de empregos, conseqüência de políticas que privile-giam o pagamento da dívida interna, além das reformas da Previdência So-cial e do Sistema Tributário.

b) A proliferação de empresas estatais, que passaram a estimular o desenvolvimento de todos os setores produtivos ligados à indústria de base e a abertura para entrada de produtos agrícolas.

c) O fechamento do mercado nacional à importação de artigos cujos similares são produzidos pelo parque nacional e término das relações financeiras com os bancos internacionais.

d) Um incremento dos investimentos externos no país, motivado pela estabilidade econômico-financeira, que equiparou o dólar à moeda nacional, além da desvinculação do Brasil da Organização Mundial do Comércio (OMC).

e) A ênfase no combate à inflação em detrimento do crescimento econômico, o processo de privatização de várias empresas estatais e a abertura do mercado nacional.


Gab: E



 Questão 88) 

   

Os defensores da globalização afirmam que o desenvolvimento sócio-econômico não pode ser mais pensado a partir da dimensão nacional e nem da estrutura burocrática estatal. Esta visão predominou nos anos 90 no Brasil e marcou o desmonte do estado desenvolvimentista brasileiro. Qual foi o principal exemplo, no Brasil, desse desmonte?

a) Facilidade para a entrada de capital especulativo. 

b) Demissão de funcionários públicos federais. 

c) Fusões e compra de bancos. 

d) Privatizações. 


Gab: D



 Questão 89) 

   

“Quase todos os investimentos públicos são realizados com o dinheiro arrecadado pela cobrança de impostos, que são direta ou indiretamente por toda a população. Assim, os serviços oferecidos gratuitamente, como escolas e hospitais públicos, são pagos por todos nós, pois são criados e mantidos com o dinheiro dos impostos.”

(MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. 

São Paulo: Scipione, 2002. p. 428.)

Sobre a política tributária brasileira, que determina os tipos de impostos, seus objetivos e sua jurisdição (federal, estadual ou municipal), é possível afirmar que:

01. os estados e municípios são autônomos para instituir as formas de tributos que devem incidir sobre a renda de seus cidadãos.

02. o governo federal é que determina as alíquotas dos impostos sobre o consumo de bens e serviços, como o ICMS.

03. as diversas esferas de governo dispõem de uma intrincada rede de impostos e taxas, os quais muitas vezes se superpõem e oneram as atividades produtivas.

04. as unidades da federação arrecadam de forma homogênea os diversos tipos de impostos, o que permite uma distribuição eqüitativa da riqueza gerada.


Gab: EECE


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis