terça-feira, 13 de junho de 2023

Exercícios Sub-regiões 8

 Questão 120 - (UFCG PB) 

   

Situada na Amazônia, a Zona Franca de Manaus tem um perímetro de atuação extensivo aos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, ocupando uma área de 2.191.522 km2 que corresponde a 25% do território nacional. De início sua função central era o comércio de mercadorias importadas, mas a partir da década de 1980 foi estimulado na região o crescimento de quatro pólos produtivos: eletroeletrônico, relojoeiro, óptico e veículos de duas rodas.

Adaptado de SANTOS, Milton & SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: Território e

Sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.


Sobre os impactos produzidos pela criação da Zona Franca, é CORRETO afirmar que

a) estimulou o desenvolvimento da atividade industrial na Amazônia, eliminando os desníveis no desenvolvimento regional.

b) contribuiu para que a densidade demográfica da região atingisse patamar superior ao da região Centro-Oeste.

c) atraiu empresas de capitais transnacionais que, praticamente, não utilizam matérias-primas ou insumos da região.

d) promoveu o crescimento econômico e demográfico de cidades como Belém e Manaus, colocando-as no patamar de maior IDH do Brasil.

e) favoreceu a construção de hidrovias, que ampliaram a interligação das principais bacias hidrográficas brasileiras e intensificaram a integração da Amazônia com as demais regiões do país.


Gab: C


Questão 121 - (UFCG PB) 

   

O Brejo paraibano, segundo alguns estudiosos, é caracterizado como o celeiro agrícola do Estado, devido ao quadro de condicionantes naturais próprios dessa microrregião.

As condições naturais a que a informação acima se refere são

a) o relevo da escarpa ocidental da Borborema, os solos alófitos e a umidade provocada pela expansão da massa de ar equatorial continental no verão.

b) o relevo dissecado e pontilhado por inselbergs, os solos rasos e pedregosos e a umidade provocada pelas frentes frias.

c) os solos arenosos e férteis, o relevo suave e tabular e as chuvas torrenciais que se precipitam no inverno.

d) o clima úmido, dadas as influências das chuvas orográficas que ocorrem devido à presença da escarpa oriental da Borborema, os solos profundos e férteis e o regime perene dos rios.

e) as várzeas extensas e largas dos rios, os solos rasos e pouco intemperizados, o relevo deprimido e o clima semi-úmido.


Gab: D


Questão 122 - (UFCG PB) 

   

As diferentes formas de organização do espaço pela sociedade permitem à geografia elaborar propostas de regionalização. Assim, o IBGE, utilizando-se do processo social como determinante, do quadro natural como condicionante, da rede de comunicação e de lugares como elemento de articulação espacial, subdividiu o território paraibano em quatro mesorregiões: Mata, Agreste, Borborema e Sertão.

Com base nessas informações, pode-se compreender que o Sertão paraibano possui especificidades sócio-espaciais que o diferenciam das demais regiões paraibanas, pois trata-se de uma região


I. onde a irrigação, propiciada pela presença de barragens, entre outras, Engenheiro Ávidos, São Gonçalo e Engenheiro Arcoverde, possibilitou o surgimento de áreas que se diferenciam na paisagem semi-árida por estarem voltadas à policultura diversificada.

II. que apresenta a maior diversidade de recursos minerais (metálicos e não metálicos), que se constituem em principal condicionante para a organização de seu espaço.

III. onde a pecuária ultra-extensiva, desenvolvida em latifúndios, a cotonicultura e os cultivos de subsistência praticados nas várzeas dos rios e nas serras foram atividades importantes na consolidação da ocupação do espaço.

IV. com fortes densidades de população (200 a 530 hab/ Km2, em 1996), explicadas principalmente devido à origem de sua ocupação, baseada no minifúndio e no sistema gado-policultura.

V. onde dominava a cobertura vegetal de floresta e de cerrado, intensamente devastada pela ocupação secular da agricultura comercial baseada na monocultura e no latifúndio.


Estão CORRETAS:

a) II e III 

b) I e II 

c) I e III

d) III, IV e V 

e) I, III e V


Gab: C


Questão 123 - (UFU MG) 

   

O mapa abaixo indica duas regiões de Minas Gerais que apresentam grandes desigualdades regionais.


Fonte: Perfil de Minas Gerais, Instituto de Desenvolvimento

Industrial de Minas Gerais - INDI, 2006.


A partir da identificação das Regiões I e II, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as principais características das regiões mencionadas.


a)  

Região I 

Apresenta grande expansão das atividades agropecuárias modernas; tem atraído investimentos com a instalação de empresas agroindustriais de processamento de alimentos; sua vegetação natural típica é o cerrado. 

Região II

É considerada uma das regiões mais pobres do estado, sendo polarizada por Montes Claros; pertence ao Polígono das Secas; na atividade agrícola, possui grandes projetos de irrigação, a exemplo do Jaíba.

b)

Região I

Apresenta grande destaque na pecuária de corte; a atividade industrial nesta região está relacionada, principalmente, aos recursos minerais (calcário, granito e quartzo) e de bens de consumo (calçados, confecções e móveis).

Região II

É a região que, sob atuação da SUDENE, apresenta os índices municipais do IDH mais baixos do estado; possui riquezas minerais como diamante, ouro, manganês, mármore e pedras preciosas. Seu clima varia de subúmido a semi-árido.

c)

Região I

Apresenta a agricultura como atividade mais importante, com destaque para a produção de grãos; é a região mais populosa do estado; apresenta altos níveis de renda e possui, também, a maior rede urbana do estado.

Região II

Destaca-se pela sua diversificação nas atividades industriais, tais como nos ramos de siderurgia, metalurgia do zinco e têxtil; mais recentemente, tem o seu desenvolvimento caracterizado pela emergência de um importante pólo automobilístico e de autopeças.

d)

Região I

Localizada, estrategicamente, entre Belo Horizonte, São Paulo e Distrito Federal; concentra o maior pólo turístico do estado; destaca-se como a região mais industrializada de Minas Gerais.

Região II

Compreende a bacia do Vale do Jequitinhonha, que se estende desde as nascentes da Serra da Canastra até a divisa da Bahia, pertencendo à área de atuação da CODEVASF.


Gab: A


Questão 124 - (UFPI) 

   

São Estados nordestinos que não têm fronteiras com o território piauiense:

a) Alagoas e Sergipe

b) Tocantins, Alagoas e Sergipe

c) Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco

d) Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba

e) Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte.


Gab: D


Questão 125 - (UFPel RS) 

   

Devido à sua grande extensão territorial, o Brasil apresenta muitos contrastes, seja em aspectos físicos, econômicos ou humanos. Com base nessas diferenças, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dividiu o país em cinco regiões há cerca de trinta anos. As regiões identificadas pelo IBGE são as seguintes:


I. Norte

II. Centro-Oeste

III. Nordeste

IV. Sudeste

V. Sul


Analise as seguintes afirmações sobre a divisão regional do Brasil.


(  ) É uma região de contrastes nos aspectos naturais, humanos e econômicos. Ela apresenta áreas chuvosas e áreas de clima semi-árido. Além disso, quase um quarto da população vive na miséria, enquanto uma pequena parcela detém parte das riquezas. Ela contribui muito com a migração para outras regiões.

(  ) É a região mais extensa do país, embora apresente baixa densidade demográfica. Nessa região predominam aspectos naturais, floresta densa e heterogênea, clima quente e úmido, rios extensos e caudalosos, os quais drenam terras geralmente de altitude pouco elevada. Ela equivale a cerca de 60 % do território brasileiro.

(  ) Região que corresponde a 6,8 % do território brasileiro, mas é a segunda em importância econômica. Ela apresenta uma densidade demográfica significativa, com mais de 41 hab/km2. Nessa região, destaca-se o predomínio de um clima subtropical.

(  ) Região mais povoada do Brasil, a qual possui quase 43% da população brasileira e concentra a maior produção agrícola e industrial do país, assim como a maior rede de transportes. É nessa região que podemos observar melhor a diversidade espacial resultante do desigual desenvolvimento do país.

(  ) Esta região corresponde a quase 19% do território brasileiro. Pouco povoada, apresenta uma densidade demográfica de 6,8 hab/km2. Foi desbravada nos séculos XVII e XVIII pelos bandeirantes, que procuravam pedras e metais preciosos. Desde a década de 1960, a região atrai imigrantes por oferecer grande quantidade de terras a serem exploradas.


Escolha a alternativa que apresenta a relação correta entre as regiões e suas características.


a) I, II, V, III e IV.

b) II, III, IV, V e I.

c) V, III, I, II e IV.

d) III, I, V, IV e II.

e) IV, I, III, II e V.

f) I. R.


Gab: D


Questão 126 - (UFMS) 

   

No Brasil, nas décadas de 1950 e de 1960, foram criados órgãos de planejamento e superintendências.

Assinale a(s) alternativa(s) que corretamente apresenta(m) o órgão criado e a sua respectiva região de atuação.

01. Sudene – Nordeste brasileiro

02. Sudeco – Centro-Oeste brasileiro

04. Sudeste – Sudeste brasileiro.

08. Sudesul – Sul do Brasil.

16. Sudam – Amazônia Legal brasileira.


Gab: 27


Questão 127 - (UFMS) 

   

A regionalização oficial do território nacional é realizada pelo IBGE. A atual divisão regional apresenta algumas características. Aponte a alternativa correta.

a) A Região Norte é a que possui maior área, mas é a que apresenta a menor densidade demográfica de todas as regiões brasileiras.

b) A Região Sudeste engloba os Estados de SP, MG, RJ, ES e MS.

c) À região Centro-Oeste foi incorporado o estado de Tocantins, criado em 1988.

d) A Região Nordeste é a menor em área territorial, mas é a que apresenta a maior densidade demográfica.

e) A Região Sul engloba o maior número de estados: cinco unidades da federação.


Gab: A


Questão 128 - (UFMS) 

   

O território brasileiro possui extenso litoral, um dos maiores do mundo, riquíssimo em recursos minerais e pesqueiros, excelente para a navegação de cabotagem e mercantil. Assinale a alternativa que aponta corretamente os limites extremos do litoral brasileiro.

a) Caburaí (AP) - Rio Grande (RS).

b) Caburaí (RR) - Chuí (RS).

c) Oiapoque (RR) - Chuí (RS).

d) Ponta Seixas (AP) - Chuí (RS).

e) Oiapoque (AP) - Chuí (RS).


Gab: E


Questão 129 - (PUC RS) 

   

Considere as afirmativas.


A Amazônia é alvo de vultosos investimentos e também de muitas preocupações. Os olhares do mundo inteiro vêem nela uma área de futuro, tanto do ponto de vista natural quanto do econômico. Com relação a esse espaço, é correto afirmar que


I. seu clima, Equatorial Úmido, apresenta uma precipitação anual média de 2.000 mm, com temperaturas elevadas e pequena amplitude térmica.

II. a Zona Franca de Manaus, que atraiu centenas de imigrantes durante as últimas décadas do século passado, foi extinta em 2005.

III. a manutenção da Floresta Equatorial é fundamental, pois a Amazônia continua sendo o pulmão do mundo.

IV. o Plano de Desenvolvimento Amazônia Sustentável, proposto em 2004, propõe a divisão da Amazônia em três macrorregiões e estabelece diretrizes de planejamento para cada uma delas.


Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas

a) I, II e III

b) I, II e IV

c) I e IV

d) II e III

e) III e IV


Gab: C


Questão 130 - (UERJ) 

   

APESAR DA FALTA DE VERBAS, CALHA NORTE É AMPLIADO


BRASÍLIA. O governo decidiu ampliar a presença militar na Região Norte do país. O Presidente Lula, atendendo a pedido do Ministro da Defesa aumentou a área de atuação do Programa Calha Norte, criado em 1985. O número de municípios atingidos pelo programa saltará de 74 para 151. A linha de fronteira incluída no Calha Norte aumentará de 7.400 quilômetros para cerca de 11 mil quilômetros. A área total do Calha Norte será de 2,5 milhões de quilômetros quadrados, que representam 25,6% do território nacional.

(Adaptado de O Globo, 10/01/2003)


Com base na reportagem acima, cite:

a) dois objetivos do governo brasileiro ao ampliar o Programa Calha Norte;

b) dois fatores, ligados à organização espacial da região, que dificultam a eficácia do Programa.


Gab:

a) Dois dentre os objetivos:

evitar a ação de contrabandistas

combater a ação do narcotráfico

preservar a soberania nacional na exploração dos recursos naturais da região

evitar a atuação de grupos guerrilheiros dos países vizinhos, em particular da Colômbia

b) Dois dentre os fatores:

rede urbana incompleta

redes de transporte precárias

baixa densidade demográfica

redes de comunicação insuficientes

floresta pluvial que dificulta a locomoção


Questão 131 - (UDESC SC) 

    

Analise a tabela abaixo. 



A alternativa correta é:

a) Os estados nordestinos contabilizam os piores indicadores de acesso a bens públicos, de  acordo com os dados da tabela, exceção feita à rede de água.

b) Os índices expressivos do Norte e do Centro-Oeste qualificam as duas regiões, do ponto de vista sócioeconômico, como as mais importantes do Brasil.

c) A população dos três estados sulinos é a melhor servida, em todo o país, pelos bens públicos apresentados na tabela.

d) O Sudeste, região mais industrializada e urbanizada do país, apresenta os índices mais elevados dentre todos os indicadores da tabela.

e) As carências relativas aos indicadores da tabela são maiores nos estados do Norte, fato que os caracteriza como os mais necessitados do país.


Gab: A


Questão 132 - (UEM PR) 

   

Sobre a região Nordeste do Brasil e suas subregiões, assinale o que for correto.

01. A Zona da Mata corresponde a uma estreita faixa, originalmente coberta pela Mata Atlântica. O desmatamento da área começou com a extração de pau-brasil, continuou com o cultivo de cana-de-açúcar, de tabaco e de cacau. Atualmente restam apenas alguns pequenos trechos de áreas preservadas.

02. O Meio-Norte, zona de transição entre o Nordeste e a Amazônia, é, na atualidade, a subregião mais populosa do Nordeste. Na economia, destacam-se os cultivos da cana-deaçúcar, do algodão e de cereais.

04. A caatinga é a vegetação característica do sertão nordestino. Adaptada ao clima tropical típico, é caracterizada pela associação de formações vegetais diferentes: pequenas árvores retorcidas e arbustos em seu estrato superior misturam-se à vegetação rala e rasteira composta de gramíneas em seu estrato inferior.

08. No vale do rio São Francisco, vêm sendo implantados, com sucesso, alguns projetos agropecuários que estão se destacando pela fruticultura irrigada, com produção intensiva de melões, mamões, cítricos e uvas, entre outros.

16. A "indústria da seca" é como ficou conhecida a vergonhosa prática desenvolvida por políticos e por grandes fazendeiros de obter lucros e vantagens pessoais com as secas, que periodicamente assolam a região, e com o sofrimento de milhões de sertanejos pobres.

32. O turismo é uma atividade econômica que vem crescendo muito em vários lugares do Nordeste. No litoral, em especial, a beleza e o clima das praias atraem turistas de outras regiões do Brasil e do exterior ao longo de todos os meses do ano, já que as temperaturas se mantêm sempre elevadas.


Gab: 57


Questão 133 - (UDESC SC) 

    

Observe o mapa da organização sócioespacial brasileira. 


Fonte: VESENTINI, J. W. Brasil: sociedade e espaço: geografia do Brasil. 31 ed. são Paulo: Ática, 2001.


Todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) A área assinalada com o n0 2 é a que apresenta baixas densidades demográficas, com paisagens naturais pouco alteradas, embora apresente duas cidades importantes: Manaus e Belém.

b) A região de n0 1 indica o centro econômico do Brasil, bastante urbanizado e industrializado, onde estão localizadas as duas metrópoles nacionais: São Paulo e Rio de Janeiro.

c) O processo de industrialização brasileiro, centrado na área que está hachurada, foi responsável pela formação de um verdadeiro arquipélago com ilhas econômicas independentes, que permanecem até hoje sem interligação entre si.

d) O n0 3 aponta a região semi-árida, conhecida como polígono das secas, pouco povoada e com economia estagnada, apresentando, nos últimos anos, algumas áreas que se modernizaram em função da fruticultura. 

e) A região Sul, n0 4, apresenta as capitais Curitiba e Porto Alegre como metrópoles regionais, além de Florianópolis, localizada, na sua maior parte, na ilha de Santa Catarina, muito procurada pelas suas belas praias.


Gab: A


Questão 134 - (UEPG PR) 

   

Das unidades regionais brasileiras, a Região Sudeste é a que mais se destaca dentre as demais. Com relação a esta região, assinale o que for correto.

01. Merece destaque a exploração madeireira, que constitui importante atividade regional, sendo que atualmente ela é feita, em grande parte, a partir da silvicultura, além das grandes reservas e produção de carvão-de-pedra.

02. A zona mineira por excelência da região está em Minas Gerais, com a produção de ferro e manganês, além de outros minérios. Além disso, a área de Belo Horizonte se destaca pela siderurgia e indústrias a ela vinculadas.

04. Num ambiente não tropical, não afeito ao povoamento especulativo como na fachada atlântica do país, sua ocupação se deu com os imigrantes europeus, que introduziram formas até então novas no aproveitamento do espaço, como a pequena propriedade, o policultivo, a associação agricultura-pecuária e a exploração direta da terra.

08. A base econômica da região continua sendo a agropecuária, cuja diversificação oferece uma série de produtos de expressão como o trigo e a soja, e tem, no Porto de Santos o maior exportador de grãos do país.

16. A grande concentração industrial se dá na Grande São Paulo e se prolonga pelo vale do Rio Paraíba até atingir o Grande Rio, onde readquire o caráter concentrado.


Gab: 18


Questão 135 - (UFPA) 

   

Desde as décadas de 1960 e 1970, importantes transformações se processaram na estrutura produtiva da região Amazônica e, particularmente, do Estado do Pará. A esse respeito é correto afirmar:

a) O processo recente de integração nacional desencadeou a reestruturação da estrutura econômica do Estado do Pará. De uma economia dependente quase que exclusivamente do extrativismo vegetal, o Estado do Pará apresenta hoje uma economia diversificada tendo o extrativismo mineral, a agropecuária e a exploração madeireira como principais produtos.

b) O processo de integração da Amazônia e do Pará desencadeado a partir de 1960 e 1970 impeliu mudança na economia regional, quando a região e o Estado do Pará ingressaram numa nova fase da divisão internacional do trabalho, sendo agora grandes exportadores de produtos extrativistas vegetais.

c) O processo de mudança econômica iniciou em meados do século XX. Inicialmente com a integração por meio da Belém-Brasília, e, posteriormente, com a introdução da agropecuária por meio dos incentivos fiscais, dos programas de exploração mineral da década de 1970 e hoje com a exploração extrativista.

d) O processo de mudança ocorreu com a industrialização, que se iniciou na segunda metade da década de 1950. Inicialmente com a siderurgia, a base do carvão vegetal e, posteriormente, no final do século XX com a metalurgia.

e) O processo de mudança da estrutura econômica começou com a implantação do pólo Carajás nos anos de 1960. A política de substituição das exportações de produtos extrativistas foi substituída por uma política industrial eletro-intensiva com forte intervenção do Estado.


Gab: A


Questão 136 - (UFSCar SP) 

    

Observe os dados apresentados na tabela.



Na tabela, os números 1, 2, 3 e 4 representam, respectivamente, as regiões brasileiras:

a) Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

b) Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

c) Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

d) Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

e) Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Nordeste.


Gab:  E

Os dados apresentados na tabela referem-se respectivamente às regiões Sudeste, Centro-Oeste (onde o grau de urbanização é superior ao total nacional – 81,2%), Sul e Nordeste, esta última com o menor grau de urbanização dentro do país.


Questão 137 - (UFPB) 

    

O trecho abaixo, extraído da canção “Nordeste Independente”, trata das desigualdades regionais existentes no Brasil desde os primórdios da colonização. Já que existe no sul este conceito que o Nordeste é ruim, seco, ingrato já que existe a separação de fato é preciso torná-la de direito


(....)

Dividido a partir de Salvador

o Nordeste seria outro país

vigoroso, leal, rico e feliz

sem dever a ninguém no exterior.

Jangadeiro seria o senador

o caçador de roça era suplente

cantador de viola presidente

o vaqueiro era o líder do partido

imagine o Brasil ser dividido

e o Nordeste ficar independente”

(Nordeste Independente - Bráulio Tavares/Ivanildo Vila Nova). 


Sobre essas desigualdades, é INCORRETO afirmar:

a) A idéia de que o Nordeste era completamente seco e dependente economicamente das demais regiões brasileiras, sobretudo da região Sudeste, vigorou no imaginário nacional durante muitos anos.

b) A região Nordeste é complexa e diferenciada internamente do ponto de vista cultural, natural e econômico, sendo, portanto, comum falar em “Nordestes”: o Nordeste Sertanejo, o Nordeste Açucareiro, o Nordeste Litorâneo etc.

c) Um novo ciclo de industrialização teve início no Nordeste, a partir dos anos 90, destacando-se as indústrias de bens de consumo não duráveis. Uma das características destas indústrias é o uso da terceirização, com barateamento da produção e aumento dos lucros.

d) O Governo Federal, para diminuir as desigualdades no ritmo de desenvolvimento econômico, existente entre o Nordeste e o Centro-Sul, criou a SUDENE em 1960, com o objetivo de desenvolver a agricultura nordestina.

e) O sertão nordestino figura no imaginário popular como uma área seca, pobre e atrasada. Na realidade, trata-se de uma área rica e plural tanto do ponto de vista natural quanto cultural.


Gab: D


Questão 138 - (UNIFESP SP) 

   

Observe o mapa de casos de dengue no Brasil.



A partir do mapa, é possível afirmar que a ocorrência de dengue no país apresenta a região:


a) Nordeste com mais casos que a região Sudeste, em função do elevado crescimento vegetativo.

b) Norte com menos casos que a região Sudeste, em virtude de sua elevada pluviosidade.

c) Sul com menos casos que a região Nordeste, porque apresenta as temperaturas mais amenas do Brasil.

d) Sudeste com menos casos que a região Norte, graças à sua elevada urbanização.

e) Centro-Oeste com mais casos que a região Sul, devido ao seu elevado desmatamento.


Gab: C


Questão 139 - (UECE) 

   

Sobre a Região Nordeste do Brasil, assinale a alternativa FALSA.

a) Os processos econômicos e sociais da região resultam numa diferenciação intra-regional, denotando sistemas sub-regionais: o sistema sub-regional agroexportador tradicional,  o sistema sub-regional do semi-árido, o sistema sub-regional das zonas de expansão recente de fronteiras agrícolas, o sistema sub-regional dos complexos e pólos industriais. 

b) No sistema sub-regional do semi-árido, destacam-se as áreas de moderna agricultura irrigada, notadamente nos vales dos rios São Francisco e Açu e, mais recentemente, no baixo curso do rio Jaguaribe, importantes produtoras de frutas tropicais, cuja produção destina-se, em grande parte, à exportação.

c) O sistema sub-regional agroexportador tradicional associa-se ao complexo sucroalcooleiro da Zona da Mata e a outras atividades, como o plantio do cacau  e a pecuária bovina. Esta área concentra um elevado número de aglomerações urbanas que remontam, inclusive, ao período colonial.

d) No sistema sub-regional de fronteiras agrícolas, destaca-se a expansão da produção altamente mecanizada de cacau e cana, que vem provocando alterações profundas na economia dos cerrados baianos, maranhenses e piauienses.    


Gab: D


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis