terça-feira, 20 de junho de 2023

Comércio Exterior - parte 3

 Questão 30) 

  

Ao longo da história, a economia brasileira transformou-se e tornou-se mais complexa. Essa maior complexidade da economia conduziu a uma diversificação na pauta de exportações, dinamizando o comércio exterior. A respeito do comércio exterior do Brasil ao longo do século XX e início do século XXI, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).


01. Com a redução do protecionismo alfandegário, a partir da década de 1990, houve um crescimento da participação do comércio exterior no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

02. Com a constituição do Mercosul, os países da América do Sul se tornaram os principais parceiros comerciais do Brasil, superando os Estados Unidos e a União Europeia.

04. A partir dos anos oitenta, a participação dos produtos manufaturados na pauta de exportações do Brasil aumentou significativamente.

08. Até a década de 1960, os produtos primários e semimanufaturados dominavam a pauta de exportações do Brasil.

16. No início do século XX, o café, a borracha e o açúcar dominavam a pauta de exportações brasileiras.


Gab: 29



 Questão 31) 

  

Leia o texto a seguir:

“Um dos primeiros atos dos marinheiros portugueses que, a 22 de abril de 1500, alcançaram a costa sobrecarregada de floresta do continente sul-americano nos 17 graus de latitude sul, foi derrubar uma árvore. Do tronco desse sacrifício ao machado de aço, confeccionaram uma cruz rústica - para eles o símbolo da salvação da humanidade. [...] Presas à cruz de madeira estavam as insígnias e divisas do rei, um sinal inequívoco da identidade entre os objetivos e a autoridade do Estado e da Igreja. [...] os portugueses tropeçaram em um meio continente, movidos por cobiça e virtude[...]. A Mata Atlântica os deixava impassíveis ou atônitos.”

(DEAN, W. A ferro e fogo. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 59-60.)


Com base no texto e nos conhecimentos sobre o processo histórico de produção no Brasil, é correto afirmar:

a) A biodiversidade da Mata Atlântica, por ser pobre em relação à quantidade de plantas e animais, foi,  desde a colonização, explorada no processo histórico de cultivo de lavouras de clima temperado.

b) Os exploradores portugueses, usando de técnicas modernas de agricultura tropical praticadas na metrópole, retiraram de nossas florestas uma imensa riqueza que amparou a Companhia das Índias orientais.

c) O sinal inequívoco da identidade entre os objetivos e a autoridade do Estado e da Igreja, marcado pelas insígnias e divisas do rei forjadas na cruz, tornou-se expressão da ideologia republicana.

d) Os mananciais que abasteciam a cidade de São Paulo foram progressivamente substituídos pelo aqüífero Guarani, devido à intensa devastação da Mata Atlântica.

e) Os colonizadores portugueses, ao explorarem e descreverem as terras brasileiras, contribuíram para a compreensão dos costumes de seus habitantes e do conhecimento da biodiversidade.


Gab: E



 Questão 32) 

  

Em 2008, será relembrada e comemorada uma data especialmente importante na história brasileira, os 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil e a conseqüente transferência da capital do Reino para o Rio de Janeiro. A decisão de D. João VI de abandonar Portugal e vir para o Brasil deveu-se


a) ao expansionismo da Espanha que, sob o reinado de Felipe II, procurava restabelecer a União Ibérica.

b) à tentativa das Cortes Portuguesas reunidas na cidade do Porto de estabelecerem uma monarquia constitucional em Portugal.

c) aos movimentos de independência que desde a Inconfidência Mineira haviam se multiplicado no Brasil.

d) às riquezas do Brasil que permitiriam sustentar mais facilmente o luxo excessivo da corte portuguesa.

e) à expansão francesa e à constituição do Império napoleônico, uma vez que Portugal havia se negado a apoiar o bloqueio continental contra a Inglaterra.


Gab: E



 Questão 33) 

  

Analise as tabelas.

BRASIL: PRINCIPAIS PRODUTOS EXPORTADOS EM RELAÇÃO

AO VALOR TOTAL DAS EXPORTAÇÕES, DE 1600 A 1900.


BRASIL: OS DEZ PRINCIPAIS PRODUTOS EXPORTADOS

EM RELAÇÃO AO TOTAL DAS EXPORTAÇÕES EM 2006.

(CACEX, 2006.)


A análise das duas tabelas permite afirmar que as exportações brasileiras

a) foram dominadas por um ou dois produtos até fins do século XIX, mas apresentam, atualmente, uma pauta muito diversificada.

b) passaram de produtos de origem vegetal até o fim do século XIX para uma pauta diversificada em 2006.

c) apresentavam uma pauta diversificada até meados do século XX, mas passaram, na atualidade, para uma pauta muito especializada.

d) caracterizam-se por pautas diversificadas tanto no passado como nos dias atuais.

e) eram diversificadas no passado, mas caracterizam-se por privilegiar, atualmente, matérias-primas sem valor agregado.


Gab: A



 Questão 34) 

  

A existência de dívida externa é uma das características da economia brasileira. O pagamento da dívida e dos juros da dívida são feitos em moeda estrangeira. O endividamento brasileiro é feito junto a empresas comerciais, instituições financeiras e bancos, governos e organismos internacionais. Em relação à dívida externa atual, é correto afirmar:

01. A liquidação da dívida externa brasileira tem sido uma das bandeiras de luta para a corrida presidencial nestas últimas eleições, considerando que os juros internacionais têm aumentado.

02. O aumento da dívida externa brasileira está diretamente relacionado com a política de produção de alimentos para o consumo interno.

04. O Brasil tem-se situado entre os mais endividados do mundo, somando uma dívida, em 2003, de mais de 200 bilhões de dólares.

08. Cerca de 50% da dívida externa brasileira corresponde a empréstimos tomados por indústrias e bancos privados brasileiros.

16. O Brasil tem ameaçado os credores internacionais com a possibilidade de rolagem da dívida ou moratória, pondo em risco a entrada de novos capitais diretamente para o setor produtivo.


Gab: 12



 Questão 35) 

  

Observe a tabela a seguir:

Balança comercial brasileira − 2000 a 004 (em milhões de US$)

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 2006.)


Com base na análise dos dados da tabela e nos conhecimentos sobre comércio exterior brasileiro, assinale a afirmativa CORRETA:

a) As importações cresceram continuamente, em função das importações de produtos agrícolas europeus e de material eletroeletrônico do Mercosul.

b) O crescimento nas exportações deve-se ao desempenho das indústrias brasileiras de produtos de alta tecnologia no mercado africano.

c) O aumento das exportações brasileiras ocorreu porque a Organização Mundial do Comércio (OMC) reduziu as barreiras comerciais dos países ricos aos produtos oriundos do Mercosul.

d) O superavit na balança comercial deve-se aos esforços políticos do governo federal e ao bom desempenho dos produtos agropecuários, como a soja, no mercado internacional.

e) O aumento das exportações é conseqüência do processo de globalização, que ampliou trocas comerciais internacionais, reduzindo a desigualdade entre os países ricos e pobres.


Gab: D



 Questão 36) 

  

Ao iniciar-se um novo ciclo de globalização, nas duas últimas décadas do século XX, novos desafios abateram-se sobre a posição do Brasil no mundo. Para que o país não perca a posição internacional que adquiriu no século XX, é necessário que algumas medidas sejam tomadas.

As alternativas abaixo indicam algumas dessas medidas. Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Pluralizar ao máximo as relações com as potências do G-7, de forma a escapar de uma dependência unilateral.

b) Agilizar as negociações para a criação da ALCA, a fim de reduzir as suas exportações para os países desenvolvidos.

c) Buscar a recuperação do Mercosul e ampliação da integração regional para o conjunto sulamericano.

d) Procurar formas de cooperação estratégica com potências médias e emergentes como a China, Índia, Rússia e África do Sul.


Gab: B



 Questão 37) 

   

A inserção de um país numa economia cada vez mais mundializada implica uma diversificação de seus parceiros comerciais. O gráfico a seguir representa a evolução das exportações brasileiras no período 2000-2002. Analise-o e, considerando os principais mercados compradores, assinale a alternativa que  contém as alterações mais significativas verificadas no período.



a) Diminuição das exportações para o Mercosul e aumento da participação de produtos brasileiros em outros mercados, na Ásia e nos Estados Unidos.

b) Predomínio das exportações para o Mercosul, como parte da política externa brasileira para promover uma maior integração entre os países sul-americanos.

c) Aumento do total exportado para os Estados Unidos como parte de uma política de aproximação econômica entre os dois países, que antecede a criação da Alca – Área de Livre-Comércio das Américas.

d) Aumento das exportações para a UE – União Européia – em detrimento da participação de produtos brasileiros nos Estados Unidos.

e) Perfeito equilíbrio nos percentuais exportados para os vários mercados compradores da Ásia, tanto no ano 2000 como em 2002.


Gab: A



 Questão 38) 

  

Leia com atenção a figura abaixo.

Adaptado de FELIPE, José Lacerda Alves; CARVALHO, Edílson Alves de. Economia Rio Grande

do Norte: estudo geo-histórico e econômico (Ensino Médio). João Pessoa: Grafset, 2002. p. 117.


De acordo com a figura, é correto afirmar que os produtos

a) das novas economias têm permitido a participação do Rio Grande do Norte no mercado global.

b) agroindustriais da economia potiguar são destinados para os países do Mercosul.

c) têxteis permitem o estabelecimento de relações comerciais entre o Rio Grande do Norte e os países africanos.

d) da economia agrícola tradicional potiguar favorecem as redes de trocas comerciais com o mercado mundial.


Gab: A



 Questão 39) 

  

As exportações do Brasil para a China bateram um recorde histórico em julho de 2006. A balança bilateral reverteu os saldos negativos ou de baixo valor registrados até maio desse ano e atingiu o superávit de US$ 413 milhões de julho, com exportações de US$ 1,7 bilhão e importações de US$ 653 milhões.

A maior pauta de exportações, feitas pelo Brasil, para aquele país asiático, refere-se aos seguintes produtos:

a) petróleo, computadores e medicamentos genéricos.

b) soja, minério de ferro e petróleo.

c) soja, carvão mineral e açúcar.

d) açúcar, álcool e cacau.

e) minério de ferro, álcool e açúcar.


Gab: B



 Questão 40) 

  

O principal indicador da atividade econômica de um país é o PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos em seu território em um determinado período. 

A tabela refere-se aos dados do Brasil, no período de 1991 a 1999.

(IBGE e Banco Central do Brasil. Adaptado.)


Indique os anos em que o Brasil apresentou o melhor e o pior índice, em porcentagens, relacionando-os a eventos nacionais e internacionais.


Gab

O melhor índice percentual de crescimento anual do PIB foi no ano de 1994 (5,9%), e o pior foi no de 1992 (−0,5%). Internacionalmente, a década de 1990 marcou o início da recuperação e do aquecimento econômico mundial depois de quase uma década (década de 1980) de recessão econômica.

No plano interno temos a crise política, marcada pelo impeachment do presidente Collor, e a crise econômica (descontrole inflacionário) no início da década de 1990 (1992), e o Plano Real, que possibilitou estabilidade monetária, controle inflacionário, início de reformas estruturais e intensificação da abertura econômica (governos Itamar Franco e FHC), a partir de 1994.



 Questão 41) 

   


Com base na análise do gráfico, verifica-se que, em 1995 e em 2000, a balança comercial do Brasil apresentou saldo negativo.

De acordo com os dados apresentados, indique dois fatores responsáveis por esse déficit comercial, justificando sua resposta.


Gab:

O saldo negativo na balança comercial brasileira, verificado nos anos de 1995 e 2000, foi ocasionado por diversos fatores, entre os quais podem-se citar os seguintes:

a abertura do mercado (globalização), cujos produtos nacionais, de menor qualidade − caros e pouco variados em tipos  − enfrentaram a concorrência de produtos de melhor qualidade, maior variedade e mais baratos;

a implantação do Plano Real, valorizando a moeda nacional − o Real − tornando-a mais competitiva com o dólar e, conseqüentemente, facilitando a entrada de produtos estrangeiros mais baratos;

o “custo Brasil”, englobando dentre outros aspectos:

− as altas taxas de juros em vigor no país (das maiores do mercado internacional, inibindo investimentos produtivos);

− a defasagem tecnológica das indústrias nacionais (sem poder de concorrer com as grandes potências industriais);

− infra-estrutura de transportes precária e pouco integrada;

− portos com deficiência e altas taxas;

− elevados gastos com a importação de petróleo e derivados.



 Questão 42) 

   

“A ordem econômica neoliberal tem sido alardeada, nos últimos 25 anos, como a porta de entrada para uma nova era de prosperidade sem precedentes. O Consenso de Washington (1989) forneceu o resumo mais conhecido das estratégias desse projeto.”

Relatório da CEPAL, Globalização e Desenvolvimento, 2002.


A partir do texto,

a) indique duas estratégias do projeto neoliberal, aplicadas no Brasil, capazes de estimular o crescimento econômico;

b) apresente duas críticas à sua aplicação.


Gab:

a) Entre outras estratégias encontram-se: a disciplina fiscal, que tenta equilibrar as contas públicas; a abertura comercial e a desregulamentação do setor financeiro; a abertura para os investimentos externos diretos; a política de privatização para diminuir os gastos públicos e aumentar a eficiência do setor produtivo; a flexibilização da legislação trabalhista; a reforma nos sistemas de segurança social, diminuindo a participação do Estado. 

b) Entre outras críticas, podem ser citadas: a necessidade de equilibrar os gastos públicos diminuiu os investimentos em infra-estrutura; as mudanças na legislação trabalhista não foram suficientes para diminuir o desemprego; a abertura da economia não foi suficiente para atrair os investimentos externos que acelerariam o crescimento da economia; as taxas de crescimento econômico têm sido muito baixas quando comparadas às que vêm sendo observadas no cenário internacional; a diminuição do papel do Estado vem agravando as condições sociais da população.



 Questão 43) 

   

Os gráficos apresentam os resultados, no Brasil, da Balança Comercial e da Balança de Pagamentos entre os anos de 1970 e 2004.

(www.ipeadata.gov.br, 27.08.2005. Adaptado.)


Com base nos dados, pode-se afirmar que:

a) o superávit comercial assegura superávit na balança de pagamentos, fato que explica a política de incentivo às exportações adotada pelo Brasil desde os anos de 1990.

b) as políticas de privatização e de abertura às importações, realizadas a partir do Governo Collor, geraram déficits sucessivos na balança comercial e de pagamentos.

c) apesar das oscilações, houve predomínio das exportações frente às importações, no período representado nos gráficos.

d) a desvalorização do dólar a partir do segundo semestre de 2004 gerou aumento das exportações, redução dos investimentos estrangeiros no país e déficit na balança de pagamentos.

e) o aumento dos juros da dívida externa, na década de 1970, em decorrência da crise mundial do petróleo, é responsável pelos déficits na balança comercial em 1975 e 1980.


Gab: C



 Questão 44) 

   

Observe as tabelas


Fonte: Hoje em Dia, 29−08−2005


Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA

a) as ferrovias transportam US$103,8 milhões/317 mil toneladas de mercadorias para exportação

b) as exportações, via rodovias, somam US$2,8 bilhões e 4 milhões de toneladas

c) o transporte aéreo de cargas é o mais usado para a exportação

d) as hidrovias são responsáveis pela maior parte do total de cargas importadas


Gab: A



 Questão 45) 

   

Assinale a alternativa que completa a legenda do mapa temático, que mostra a distribuição espacial da indústria siderúrgica no Brasil.

Melhem Adas, Panorama Geográfico do Brasil


a) Gasoduto Bolívia-Brasil

b) Maciço do Urucum

c) Cinturão Carbonífero

d) Hidrovia Tietê-Paraná

e) Quadrilátero Ferrífero


Gab: C



 Questão 46) 

   

Superada a depressão da década de 90, o pólo industrial se consolidou, atingindo os melhores resultados dos seus 38 anos de vida. Até o final de 2005, atingirá o marco histórico de 100 mil empregos diretos e indiretos. A geração de novos postos de trabalho também é conseqüência da aceleração do ritmo de investimentos. Entre janeiro e agosto de 2005, foram aprovados 222 novos projetos. Com isso, a receita total das mais de 450 empresas instaladas nesse pólo industrial deverá chegar a US$ 15 bilhões, 50% acima do registrado em 2002.

O pólo concentra a produção brasileira de televisores, motocicletas, relógios, da maioria de disquetes, CD’s, celulares, telefones fixos e bicicletas, entre outros. Tudo isso alcançado com altos índices de produtividade. O texto refere-se:

a) ao pólo de Salvador-Camaçari, na Bahia.

b) à Zona Franca de Manaus.

c) à Zona Metalúrgica de Belo Horizonte.

d) ao complexo industrial da grande Porto Alegre.

e) ao ABCD, localizado na região metropolitana de São Paulo.


Gab: B



 Questão 47) 

   

É INCORRETO afirmar que a atual política externa brasileira e o papel geopolítico do País, hoje, no mundo, representam:

a) uma aproximação do NAFTA, em razão da necessidade de se concretizarem os tratados  comerciais  entre  esse  bloco  e  o  Mercosul,  tendo-se  em  vista a implementação da ALCA.

b) um reforço em sua posição econômica e possivelmente,  um  novo papel geopolítico no mundo, graças à qualidade de potência regional do Brasil na América do Sul.

c) um repúdio à ocupação do Iraque e, por outro lado, um apoio à criação do Estado da Palestina, posições formalmente defendidas nos foros internacionais de que o Brasil participa.

d) uma defesa da idéia do perdão, tanto pelo Brasil quanto pelos países centrais, da dívida dos países mais pobres do mundo especialmente os africanos.

e) um país que dá exemplo do uso de combustíveis alternativos, como o biodiesel. O que direciona para a diminuição da dependência dos países pobres em relação aos recursos energéticos de países ricos.


Gab: A



 Questão 48) 

   

Na última década, as exportações brasileiras de commodities para a China mantiveram-se crescentes em relação aos outros produtos exportados, como demonstra o gráfico.  São considerado como commodities:

Folha de São Paulo

a) soja, minério de ferro e celulose.

b) veículos, máquinas agrícolas e embarcações.

c) combustíveis, eletrodomésticos e fibras sintéticas.

d) insumos agrícolas, materiais elétricos e computadores.

e) equipamentos de telecomunicações, materiais eletrônicos e aços finos.


Gab: A



 Questão 49) 

   

Sobre a situação econômica brasileira no contexto neoliberal, são feitas as afirmações a seguir.

00. No início da década de 1990, o Brasil intensificou as barreiras protecionistas, prejudicando, assim, a entrada de investimentos internacionais no País.

01. A adoção do modelo neoliberal pelo governo brasileiro acarretou uma certa redução de postos de trabalho nos setores Terciário e Secundário da economia.

02. Muitas indústrias brasileiras não conseguiram competir com as estrangeiras e foram obrigadas a fechar.

03. A política neoliberal no Brasil advoga uma maior intervenção do Estado na economia, recebendo, por isso, forte oposição das forças de esquerda internacionalistas.

04. Com a introdução de tecnologias de informação, robótica e automação, os empregos diretos nas indústrias ampliaram-se, contribuindo, dessa maneira, para a diminuição do desemprego, em especial no início deste século.


Gab: FVVFF


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis