terça-feira, 13 de junho de 2023

Exercícios Sub-regiões 11

 Questão 184 - (UNICAP PE) 

   

A Zona da Mata pode ser considerada, geograficamente falando, como a área compreendida entre o litoral oriental do Nordeste brasileiro e a isoieta de 1000mm/ano. Ela engloba áreas dos Estados de Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia

O que se pode afirmar corretamente sobre essa Zona do Nordeste brasileiro?

00. A Zona da Mata compreende um espaço cuja extensão territorial é muito grande , e onde a densidade demográfica é muito baixa.

01. A maior parte da população que existe na Zona da Mata reside em áreas rurais. 

02. Um dos principais problemas da Zona da Mata é a mentalidade monocultora de grande parte do empresariado canavieiro.

03. O regime de chuvas dominante na Zona da Mata é uma conseqüência direta do avanço de ondas de oeste que atingem fortemente o Nordeste Oriental, no inverno.

04. Os famosos solos de massapê dominam na Zona da Mata, porque toda essa sub-região situa-se em terrenos cristalinos antigos.


Gab: FFVFF


Questão 185 - (UNICAP PE) 

   

As afirmativas a seguir fazem referência a diversos aspectos geográficos da Região Norte do Brasil.

00. Em face do predomínio de climas quentes com elevada pluviosidade, a região apresenta a mais densa e rica rede de drenagem da superfície terrestre. 

01. As grandes dimensões da Região, o pequeno contingente populacional e carência de um sistema de transporte mais eficaz podem ser tidos como entraves ao desenvolvimento regional.

02. A Região Amazônica acha-se integralmente contida numa vasta bacia sedimentar, composta de terrenos cujas idades vão do Paleozóico até o Cenozóico.

03. Como decorrência da extração de cassiterita, Rondônia passou a ser área atrativa aos fluxos migratórios.

04. A extração do látex e a coleta de castanha-dopará,  mesmo com as sucessivas crises atravessadas, continuam sendo atividades que ocupam a população rural de parte da Região.


Gab: VVVFV


Questão 186 - (UFRN) 

   

O fragmento abaixo refere-se ao Nordeste brasileiro, nas últimas décadas do século XX.

... mudanças importantes remodelaram a realidade econômica nordestina, questionando, inclusive, visões tradicionalmente consagradas sobre a região. Nordeste região problema, Nordeste da seca e da miséria (...). Essas são apenas visões parciais sobre a região nos dias presentes (...). Não revelam a atual e crescente complexidade da realidade econômica regional e não permitem desvendar uma das mais marcantes características do Nordeste atual: a grande diversidade e a crescente heterogeneidade de suas estruturas econômicas.

ARAÚJO, T. B. Entrevista. Revista Proposta. n. 82, set./nov. 1999.

A partir do fragmento textual, pode-se concluir que, no Nordeste,

a) existem pólos econômicos dinâmicos, como as áreas de fruticultura irrigada e os complexos petroquímicos, convivendo atualmente com as atividades agropastoris tradicionais.

b) permanecem, predominantemente, as estruturas econômicas tradicionais do complexo gado-algodão-agricultura de subsistência. 

c) prevalece o dinamismo das estruturas econômicas tradicionais das áreas produtoras de cacau e de cana-de-açúcar.

d) predominam, como pólo de dinamismo econômico, as áreas de extração da carnaúba e do babaçu, convivendo recentemente com os complexos agropastoris tradicionais.


Gab: A


Questão 187 - (UFRGS) 

   

Observe os dados apresentados na tabela abaixo.


Regiões Área em relação ao Brasil (%) Grau de urbanização(%)


Os números 1, 2, 3 e 4 representam, na tabela, respectivamente, as seguintes regiões brasileiras:


a) Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

b) Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

c) Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul.

d) Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Sul.

e) Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Sul.


Gab: C


Questão 188 - (ACAFE SC) 

   

Analise o mapa abaixo.



Apenas uma alternativa está incorreta. Assinale-a.


a) O Mato Grosso do Sul (no 4), no  Centro-Oeste brasileiro, dinamiza  sua economia através do cultivo de hortifrutigranjeiros e pecuária leiteira.

b) Santa Catarina (no 2), estado situado na Região Sul, destaca-se nas exportações de frangos e pisos cerâmicos.

c) As jazidas minerais de Carajás, importante  província mineralógica da região Norte, situam-se no estado do Pará (no 3).

d) A soja, o trigo e a criação de ovinos são destaques importantes da economia do Rio Grande do Sul (no 1).

e) Na Bahia (no 5), estado nordestino, destaca-se  o pólo  petroquímico  de Camaçari e a exploração de petróleo no Recôncavo.


Gab: A


Questão 189 - (ACAFE SC) 

   

Observe o mapa da organização espacial da Região Sul.

A alternativa incorreta é:

a) A organização espacial dessa região está ligada a fatores  sociais, históricos e geográficos, que imprimiram a estas áreas uma singularidade destacando-as no cenário nacional.

b) As regiões numeradas correspondem  às áreas  industriais que, no Paraná e no Rio Grande do Sul, estão localizadas nas proximidades das suas capitais.

c) A região hachurada  é  integrante  da parte tropical  do estado do Paraná em que tem destaque  o cultivo do café, importante  produto na pauta das exportações brasileiras.

d) A Campanha Gaúcha, área  pontilhada, ocupa  o extremo Sul do Rio Grande do Sul, onde a criação de gado, em grandes propriedades, é a principal atividade econômica.

e) As áreas  assinaladas com os  números 2 e 3, em Santa Catarina, coincidem com os pólos  agroindustriais,  onde predomina  uma  população descendente de imigrantes europeus oriundos do Rio Grande do Sul.


Gab: E


Questão 190 - (FGV) 

   

Essa região brasileira apresenta as seguintes características geoambientais: pluviosidade irregular, em torno de 750mm/ano, concentrada num período de 3 a 5 meses. Ocorrem períodos agudos de estiagem, quando a precipitação pluviométrica cai para cerca de 450-500mm/ano. As temperaturas são altas, com taxas elevadas de evapotranspiração e balanço hídrico negativo durante parte do ano. A insolação é muito forte, 2.800horas/ano, e está aliada à baixa umidade relativa.

Fonte: http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/prod_int/regiaosf.html

O tipo climático e a região brasileira correspondentes ao texto são:

a) Subtropical – Região Centro-Sul.

b) Tropical de altitude – Região Sudeste.

c) Semi-árido – Região Nordeste.

d) Tropical – Região Sudeste.

e) Desértico – Região Nordeste.


Gab: C


Questão 191 - (FGV) 

   

As afirmações abaixo referem-se à Região Norte do Brasil. Assinale a incorreta.

a) A região tem exercido, nas últimas décadas, o papel de fronteira demográfica e econômica. Seus Estados apresentam as maiores taxas médias de crescimento populacional do país.

b) As profundas transformações ocorridas na região, a partir da década de 1950, foram promovidas pelo Governo Federal, com o principal objetivo de integrar essa área ao contexto da economia nacional.

c) Embora a maior parte da população indígena do Brasil viva nessa região, a intensidade dos conflitos agrários tem inviabilizado a demarcação das terras indígenas, o que explica a sua maior concentração na região Nordeste.

d) Apesar de ser a região brasileira menos urbanizada na atualidade, a maior parte da população urbana está concentrada em um número reduzido de cidades.

e) Os núcleos urbanos que surgiram nas proximidades das mais importantes jazidas minerais da região, como Porto Trombetas e Carajás, são planejados e dotados de uma moderna infra-estrutura de serviços.


Gab: C


Questão 192 - (FGV) 

   

Observe a tabela apresentada abaixo.


Fonte: IBGE — Censo Demográfico 2000


Os dados sobre a realidade demográfica atual da Região Centro-Oeste brasileira estão diretamente relacionados:


a) às dificuldades de circulação na maior parte do território desses Estados, permanecendo a ocupação econômica restrita às proximidades dos centros urbanos maiores, o que também mantém a população concentrada nas cidades.

b) ao modelo de assentamento adotado pelos governos militares para os colonos que passaram a se dirigir para a região, na década de 1960, o qual consistia na construção de agrovilas planejadas e dotadas de infra-estrutura para abrigar os novos contingentes populacionais.

c) às políticas de colonização implementadas pelos governos militares na década de 1970, baseadas na média e grande propriedade, que utilizavam a mecanização e a mão-de-obra assalariada e/ou temporária.

d) à ocorrência, em todos os Estados relacionados, de grandes áreas inundáveis durante a estação das chuvas, dificultando a ocupação e a circulação de pessoas e mercadorias para os locais isolados, devido à formação de lagoas e rios temporários.

e) ao desenvolvimento industrial iniciado na década de 1980, resultante da instalação de diversas agroindústrias nacionais e internacionais, que atraíram a mão-de-obra rural para as cidades, em busca dos empregos na indústria.


Gab: C


Questão 193 - (UFPE) 

   

Analise as afirmativas a seguir que se referem a alguns aspectos geográficos do Nordeste brasileiro.

00. O relevo do Sertão é marcado pela ocorrência de vastas depressões interplanálticas, pontilhadas por relevos residuais denominados inselbergues, em geral desenvolvidos sobre terrenos mais resistentes.

01. A economia agrícola do Sertão é caracterizada por atividades pastoris, predominando, contudo, a criação intensiva de gado bovino.

02. Paisagisticamente, o Meio Norte é um espaço de transição constituído por um mosaico composto de chapadas, cerrados e matas de cocais.

03. A grande açudagem na região semi-árida representou a presença do governo federal na área e um agente exógeno que responde pela introdução de profundas modificações no espaço geográfico local.

04. A exploração agrícola na parte oriental da região, durante o período colonial, teve como tônica a utilização de grandes extensões de terra e a produção voltada para o mercado interno do País.


Gab: VFVVF


Questão 194 - (PUC PR) 

   

Assinale a alternativa correta:


É um Estado de altitudes reduzidas. 70% de sua superfície é de cotas inferiores a 300 m . A parte mais elevada corresponde ao planalto arenitobasáltico que domina a metade norte dessa unidade da Federação. A borda oriental desse planalto é conhecida como região serrana. O planalto decresce em altitude para o sul acabando na depressão central drenada pelo rio Jacuí no sentido O - L . Estamos falando:


a) de Minas Gerais

b) do Rio Grande do Sul

c) de São Paulo

d) de Santa Catarina

e) do Rio de Janeiro


Gab: B


Questão 195 - (UFAL) 

   

A porção hachurada no mapa

a) é uma região do planalto, cujo clima caracteriza-se pela ocorrência de chuvas durante todo o ano e duas estações distintas. Algumas manchas de solos férteis permitem desenvolver importantes atividades agrícolas.

b) é uma região de colinas suaves onde predomina clima com verões bem definidos e pequena quantidade de chuvas anuais. Há uma grande variedade de vegetação e os solos apresentam alta fertilidade.

c) caracteriza-se pela presença de planaltos cristalinos pontilhados de inselbergs; o clima é subtropical com invernos frios e vegetação campestre que se destina, Principalmente, à criação de gado leiteiro.

d) caracteriza-se por extensa área de depressão cristalina onde o clima é subtropical com chuvas de verão; é recoberta por cerrados que servem de pastagens naturais ao gado de corte.

e) caracteriza-se pela relevo movimentado, com inúmeras serras que amenizam as temperaturas mesmo no verão; a vegetação é composta de inúmeros tipos de árvores e têm sido derrubadas para lavouras de subsistência.


Gab: A


Questão 196 - (UNIFOR CE) 

   

Considere o mapa apresentado abaixo.

(Adaptado: Igor Moreira. Construindo o Espaço Brasileiro. São Paulo: Ática, 1999. p. 63)


Considere as afirmações apresentadas abaixo.


I. Apesar de ainda pouco populosa, tem apresentado altas taxas de crescimento populacional nas últimas décadas, como reflexo da expansão da fronteira agrícola do País para estas áreas.

II. Apresenta um quadro natural dominado pelo clima semi-árido, destacando-se a vegetação de caatinga e a presença de rios temporários.

III. A produção agropecuária e o extrativismo vegetal e mineral são as atividades econômicas principais da região.

IV. É marcante a presença da colonização de origem européia: alemã, italiana, polonesa e outras.


São características da região geoeconômica assinalada com X SOMENTE:

a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) II e IV

e) III e IV


Gab: B


Questão 197 - (UFC) 

   

Sobre o Nordeste do Brasil, é verdadeiro afirmar que:

a) na Zona da Mata açucareira predominam as pequenas propriedades agrícolas ocupadas com a policultura.

b) as atividades industriais implantadas a partir da SUDENE possibilitaram eliminar as desigualdades regionais do país.

c) o avanço do capitalismo no campo vem provocando mudanças nas relações de trabalho e possibilitando o acesso à terra para a maioria dos trabalhadores rurais.

d) o litoral nordestino apresenta-se homogêneo quanto aos seus aspectos físicos, uso do solo e exploração econômica.

e) a SUDENE foi criada com o objetivo de integrar a região ao processo de expansão do capitalismo nacional com base na industrialização.


Gab: E


Questão 198 - (FUVEST SP) 

   

“Nos primeiros séculos da colonização, a região serviu de refúgio para os índios expulsos do litoral e escravos negros fugidos dos engenhos de açúcar, tendo sido utilizada como área de criação de gado. No século XVIII, foi local de desenvolvimento da cultura do algodão, que contribuiu para seu crescimento populacional. Nos séculos XIX e XX viveu o surto da cafeicultura nas terras altas. Atualmente, passa por transição da pecuária extensiva para semi-intensiva e ainda vem desenvolvendo a fruticultura.”

(Adap. Andrade, 1997.)

O texto anterior refere-se à região do:

a) vale do rio Paraíba do Sul

b) recôncavo baiano

c) sertão nordestino

d) médio vale do rio Tocantins

e) agreste nordestino


Gab: E


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis