terça-feira, 13 de junho de 2023

Avaliação 3º Ano - INSA

 Questão 01

“A sensação térmica pode chegar a 38°C neste sábado (5) na capital de Rondônia. De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o tempo deve ser firme em todo o estado no final de semana".

A previsão é de céu claro sem chuvas em todo o centro sul. Já nas demais regiões, incluindo Porto Velho, céu claro a parcialmente nublado com pancadas de chuvas e trovoadas em áreas isoladas, podendo ser acompanhada de rajadas de ventos no período da tarde e noite.

(Fonte: http://g1.globo.com/, 05/09/2015. Acesso em 20/09/2015).

A descrição do tempo apresentada na notícia revela características de temperatura e pluviosidade comuns na região norte do Brasil, onde predomina o clima:


A) Equatorial, com baixa amplitude térmica anual e estações bem diferenciadas em termos de precipitação;

B) Tropical úmido, mesotérmico em termos de temperatura e de pluviosidade irregular;

C) Tropical semiúmido, de baixa amplitude térmica anual e duas estações pluviométricas bem definidas;

D) Equatorial, com pequena variação de temperatura ao longo do ano e total pluviométrico anual elevado;

E) Tropical, com temperaturas médias elevadas ao longo do ano e precipitação distribuída de forma irregular ao longo do ano.

Questão 02

ÁGUAS MANSAS

“No tempo sem tempo da infância, o trabalho dos relógios demarcando a vida é coisa dos adultos, é a hora imposta de fora. Nós, entre os intervalos de correrias e agitação, contemplamos.

Tudo é possível nessa fase: o tempo em curso, de que nos falam as vozes que parecem vir de tão longe, pode ser apenas uma invenção malévola dos bem intencionados adultos para nos controlar.

Só aos poucos o dentro e fora de nós assumirá desenhos e figuras, o fluir das águas se impõe – e terá início a nossa história(...).”

LUFT, 2014, p. 23

Mesmo sem o saber, a criança do texto fala da invenção do controle tempo. Criamos, é claro, as horas como uma forma de contar o tempo para podermos gerenciar nossas atividades diárias. Em 1883, numa conferência internacional, em Roma, foi elaborado um sistema de fusos horários, conforme a representação no mapa abaixo:

Antes desse sistema ser criado, o horário era definido pelo relógio de sol, onde o meio-dia era observado, quando os raios solares estavam a pino.


 

18020-5ddbeb257cd58.png

Com relação aos fusos horários, é CORRETO afirmar que


A) Mesmo tendo um total de 24 horas dentro do sistema de fusos, cada país, independemente de seu tamanho, possui um único horário.

B) Usando-se o número de graus existentes nos meridianos, sabemos que a Terra gira 24 graus a cada 1 hora.

C) O uso do fuso horário é extremamente rígido em cada território, não sendo permitido adaptá-lo às necessidades de sua população.

D) O sistema foi criado a partir da necessidade de se organizar as atividades humanas relacionadas com as diferenças de horas geradas pelo movimento de rotação da Terra.

 

Questão 03

As cidades brasileiras cresceram e com elas também cresceram os problemas sociais e ambientais. Tais problemas implicam no comprometimento dos recursos naturais das cidades e se associam à precarização da qualidade de vida das populações urbanas. Com relação aos problemas ambientais urbanos, analise as assertivas seguintes:

I) Chuva ácida é a retenção da radiação infravermelha nas baixas camadas da atmosfera, resultando na elevação da temperatura da superfície terrestre.

II) A inversão térmica é decorrente da concentração, na atmosfera, de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, liberados na combustão de petróleo e carvão mineral.

III) A ilha urbana de calor é o nome dado a uma área da cidade que apresenta temperaturas mais elevadas do que o seu entorno, sendo frequente em grandes áreas metropolitanas.

IV) Poluição, em geral, é toda e qualquer forma de degradação física ou química de um ambiente.

Considera-se que:


A) I está correta.

B) I e II estão corretas.

C) I e III estão corretas.

D) III e IV estão corretas

E) I, II, III e IV estão corretas.

 

Questão 04

Observe a figura:

19961-5ddbecbc454ef.png

A imagem parece uma pintura a óleo, mas trata-se de uma imagem de satélite do canal da ilha de Madagascar onde o desmatamento provoca a erosão do solo que é arrastado até o canal da ilha.

A deposição e o acúmulo de sedimentos e partículas transportados a grandes distâncias pela força das águas formam solos


A) Eluviais.

B) Aluviais.

C) Zonais.

D) Desérticos.

E) Interzonais.

 

Questão 05

Com relação à expectativa de vida dos brasileiros, os recenseamentos do IBGE comprovam que, nos últimos anos, verificou-se


A) aumento progressivo.

B) estagnação relativa.

C) desaceleração abrupta.

D) retrocesso significativo

E) retrocesso social

 

Questão 06

Em 2013, o Brasil atingiu os 200 milhões de habitantes. Além de apresentar essa estimativa, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também divulgou tendências atuais da população brasileira, dentre as quais


A) A progressiva diminuição da esperança de vida da população.

B) O crescimento da taxa de mortalidade infantil nas áreas urbanas.

C) O esvaziamento das pequenas e médias cidades do interior.

D) A contínua redução das taxas de fecundidade e natalidade.

E) O aumento do êxodo rural, isto é, da migração campo-cidade.

 

Questão 07

Analise a pirâmide etária apresentada abaixo

343087-5ddcc703d4d88.jpg

Com relação à pirâmide etária da cidade de São Paulo, é correto afirmar que


A) Identifica uma cidade onde mais da metade de sua população é migrante, vinda de outras regiões brasileiras.

B) Mostra a divisão social existente, pois a base é formada por crianças das camadas mais pobres da população.

C) Destaca o elevado número de habitantes na cidade e a necessidade urgente de ampliar a infraestrutura médico-hospitalar.

D) Enfatiza a grande proporção de população idosa que representa cerca de 40% dos habitantes da cidade.

E) Caracteriza uma população em fase de redução da taxa de natalidade e processo de envelhecimento.

 

Questão 08

A estiagem histórica de 2014 desempenhou papel central no agravamento da crise de abastecimento de água no Sudeste, mas os especialistas concordam que suas causas são bem mais complexas. Um fator determinante para o colapso foi o rápido crescimento populacional nos grandes centros urbanos da região. O Sudeste hoje é o lar de mais de 80 milhões de pessoas e esse número não para de crescer. Essa urbanização acelerada exerce forte pressão também sobre os recursos hídricos, agravando a dificuldade de acesso à água em qualidade e em quantidades satisfatórias. A impermeabilização do solo, coberto pelo asfalto ou por construções, impede que a água das chuvas penetre nos lençóis freáticos, prejudicando a recarga dos aquíferos e favorecendo as enchentes e o assoreamento dos rios.

Assinale a alternativa que retrata o drama vivido pela população, especialmente do estado de São Paulo.


A) O El Niño é o responsável direto pela crise hídrica da região sudeste.

B) Os problemas técnicos no Sistema Cantareira e na estação de tratamento de água do estado de São Paulo provocaram a crise hídrica.

C) A crise no fornecimento hídrico enfrentada pelas grandes cidades está diretamente associada a falhas na gestão de recursos hídricos.

D) A falta de chuva é a única causa por tamanha crise de abastecimento nas cidades brasileiras.

 

Questão 09

Observe as pirâmides etárias da população brasileira em diferentes décadas.

17782-5ddbeae934135.png

Com base nas pirâmides e nos conhecimentos sobre a dinâmica demográfica brasileira, considere as afirmativas a seguir.

I. As transformações recentes na dinâmica demográfica projetam profundas alterações na estrutura etária do país, a exemplo da proporção de jovens sobre a população total, que diminui gradativamente.

II. O Brasil está passando pelo processo de transição demográfica, isto é, a população brasileira ainda cresce, mas de forma lenta.

III. A dinâmica demográfica brasileira mudou ao longo das décadas, acentuando os riscos de uma explosão demográfica em 2020, pois o crescimento vegetativo da população começou a aumentar, gradativamente, na década de 1970.

IV. A proporção de idosos sobre a população total está diminuindo gradativamente, enquanto que a proporção de jovens está aumentando rapidamente, o que indica a necessidade de se aumentar o número de vagas nas escolas brasileiras.

Assinale a alternativa correta.


A) Somente as afirmativas I e II são corretas.

B) Somente as afirmativas I e III são corretas.

C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

D) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

 

Questão 10

Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possuía 190.755.799 habitantes. O país apresentou, nos últimos 50 anos, um grande aumento populacional, foram acrescidos em seu território cerca de 130 milhões de pessoas. No curto intervalo de 1991 a 2005, a população brasileira teve um crescimento próximo a 38 milhões de indivíduos. Em 2050, a população brasileira será de, aproximadamente, 260 milhões de pessoas, conforme estimativas feitas pelo IBGE, ou seja, um aumento populacional de quase 70 milhões de habitantes em relação aos 190.755.799 registrados em 2010.

Com relação à população do Brasil, é correto afirmar que o país é


A) Muito populoso, pois apresenta uma população absoluta muito grande.

B) Muito povoado, pois apresenta um grande número de população relativa.

C) Pouco povoado, pois sua densidade demográfica é bastante baixa no litoral.

D) Muito populoso, pois apresenta alta densidade demográfica por km2 .

E) Pouco povoado, pois apresenta pequeno número de população absoluta.


Questão

1

D

 

Questão

2

D

 

Questão

3

D

 

Questão

4

B

 

Questão

5

A

 

Questão

6

D

 

Questão

7

E

 

Questão

8

C

 

Questão

9

A

 

Questão

10

A


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis