terça-feira, 13 de junho de 2023

Exercícios Sub-regiões 7

 Questão 100 - (UFRGS) 

  

Observe o mapa abaixo.

ARBEX JR., José; OLIC, Nelson basic. A hora do Sul: o Brasil

em regiões. São Paulo: Moderna, 1996. p.21.


As áreas assinaladas no mapa com os números 1 e 2 correspondem, respectivamente, a

a) áreas de colonização eslava e áreas de colonização italiana

b) áreas de lavouras de arroz e áreas de lavouras de fumo

c) áreas de jazidas de xisto e áreas de jazidas carboníferas

d) áreas desertificadas e áreas com predomínio de monocultura de eucalipto

e) áreas com predomínio de rochas sedimentares e áreas com predomínio de rochas graníticas


Gab: A


Questão 101 - (UFCG PB) 

  

Analisando a evolução e a atual situação econômica e social do Nordeste brasileiro, constata-se que:


I. O desenvolvimento econômico empreendido pela SUDENE integrou e homogeneizou a sua economia, reduzindo as disparidades econômicas internas.

II. A atuação do governo federal por meio de incentivos fiscais e investimentos diretos de suas empresas contribuiu para o desenvolvimento do setor industrial.

III. A pobreza ainda representa uma das marcas mais evidentes da população nordestina, quando observada no contexto nacional.

IV. Apesar da atuação da SUDENE, o Nordeste, nas décadas de 1960 a 1980, foi a região que apresentou o menor índice de crescimento econômico (PIB), no país.

V. Com a expansão do setor industrial, o setor terciário informal da sua economia perde importância no que se refere à geração de empregos.


A seqüência CORRETA é:

a) II e III.

b) I, III e V.

c) III, IV e V.

d) II e IV.

e) I, II e IV.


Gab: A


Questão 102 - (UEM PR) 

  

Assinale a alternativa que apresenta a atividade que deu origem a cidades paranaenses como Ponta Grossa, Lapa, Castro e Palmeira.

a) Extração de madeira

b) Lavouras de soja

c) Mineração

d) Extração de erva-mate

e) Tropeirismo


Gab: E


Questão 103 - (UFPel RS) 

  

Observe o gráfico a seguir referente ao estado Rio Grande do Sul.

Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heusser 

(FEE) / Secretaria Estadual da Coordenação Regional e Urbana.


O norte do Rio Grande do Sul teve uma colonização tardia em relação às demais porções do território do estado, contando com descendentes de imigrantes das colônias antigas e outros grupos, que constituíram novas colônias.

Com base nos textos anteriores e em seus conhecimentos sobre a macro região norte do estado do Rio Grande do Sul, é correto afirmar que

a) o aumento da população a partir das primeiras décadas do século XX atesta que a região já era densamente povoada antes da colonização por descendentes de imigrantes e novos colonos.

b) o declínio da população nas décadas de 1960-1970 está associado à modernização da agricultura, um processo exclusivamente regional que atingiu apenas o “norte lavoureiro”, provocando o êxodo rural na região.

c) a modernização da agricultura, grande causadora de êxodo rural, foi uma opção dos agricultores a fim de evitar a grande concentração de terras e a reestruturação do processo produtivo.

d) o Planalto do Rio Grande do Sul foi uma das últimas áreas do estado a iniciar a modernização da agricultura, com a produção em larga escala de trigo, soja e milho, provocando apenas tardiamente o abandono do campo.

e) a região foi adotando um perfil novo, a partir da ocupação das novas colônias. A policultura e a pequena propriedade conferiram a região à característica de “norte lavoureiro”.

f) I.R.


Gab: E


Questão 104 - (UNESP SP) 

  

Os gráficos 1, 2, 3 e 4 refletem a situação contemporânea das regiões brasileiras quanto aos índices demográficos e socioeconômicos. 

1.Participação das regiões na população brasileira*.

(PNAD/IBGE, 2004.)


2.Produto interno bruto (PIB): Distribuição por região em 2003.

(IBGE, 2004.)


3.Total de investimentos em bilhões de dólares em 2004.

(IBGE, 2004.)


4.variação do PIB no período 1985–2003 (em porcentagem).

(IBGE, 2004.)


Compare os dados, destacando o processo geográfico que explica os resultados econômicos atuais apresentados pelas regiões Norte e Centro-Oeste.


Gab

As regiões Norte e Centro-Oeste, embora estejam entre as menores participações percentuais em relação ao total da população brasileira, à participação na formação do Produto Interno Bruto (PIB) e também ao total de investimentos do país em 2004, apresentaram os maiores crescimentos do PIB no período de 1985 a 2003. Isso decorre sobretudo da expansão das fronteiras agropecuárias e da ampliação de projetos minerais, o que levou também a uma ampliação da infra-estrutura (transporte e energia), além de um maior desenvolvimento da Zona Franca de Manaus (no caso da região Norte).


Questão 105 - (UERJ) 

   

(Adaptado de O Globo,09/05/2005)


A tabela mostra o tamanho da economia de algumas cidades do interior do Brasil que apresentaram expressivo aumento do PIB em 2004.

Indique o setor econômico responsável pelo referido aumento do PIB e o fator que possibilitou a atuação de destaque desse setor:

a) para o conjunto das cidades indicadas da Região Centro-Oeste;

b) para uma das cidades indicadas da Região Sudeste.


Gab:

a) Complexos agroindustriais de soja, algodão e carnes

A utilização da população, dos empregos e da economia

b) Uma dentre as possibilidades:

São José dos Campo: indústria aeronáutica, presença de centros de desenvolvimento tecnológico.

Campinas: informática e/ou eletrônica, presença de centros de desenvolvimento tecnológico.

Campos dos Goytacazes e Macaé: atividades de apoio para a extração de petróleo; proximidade da Bacia Petrolífera de Campos.

Uberlândia: comércio atacadista e/ou expansão da agroindústria, processo de modernização da agropecuária na região do Triângulo Mineiro.


Questão 106 - (UFAM) 

   

O Estado do Amazonas possui:

a) 61 municípios

b) 60 municípios

c) 51 municípios

d) 56 municípios

e) 62 municípios


Gab: E


Questão 107 - (UFF RJ) 


“Muita coisa mudou na cabeça dos nordestinos.”

Ministério do Interior: Banco do Nordeste do Brasil S.A.


O lento crescimento, que durante muitas décadas caracterizou a economia do Nordeste, foi substituído pelo forte dinamismo de numerosas atividades desenvolvidas na região. De 1960 a 1988, enquanto a base de sua economia passava do setor agropecuário para a indústria e os serviços, o Nordeste apresentou uma taxa de crescimento superior à média nacional em cerca de 10%. O tradicional setor primário-exportador deixou de ser a marca da região. Em sua economia, tomaram corpo, desde a década de 1970, diversos “pólos dinâmicos” dotados de estrutura econômica moderna, responsáveis em grande parte pelo bom desempenho recente da economia regional. Algumas dessas áreas de intensa modernização seriam as seguintes:

. o pólo petroquímico de Camaçari;

. o pólo têxtil e de confecções de Fortaleza;

. o complexo minero-metalúrgico do Maranhão, associado ao Programa Grande Carajás;

. o pólo agroindustrial de Petrolina/Juazeiro, baseado em projetos de irrigação no Médio São Francisco;

. as áreas de agricultura moderna de grãos, que se estendem pelos cerrados do oeste baiano ao sul do Maranhão e do Piauí;

. o pólo de fruticultura do Rio Grande do Norte, baseado na agricultura irrigada do Vale do Açu.

a) Considerando as informações do texto acima, identifique uma ação Estatal responsável pela modernização da economia nordestina, nas últimas décadas.

b) Tendo em vista o novo dinamismo do Nordeste, relacione o pólo petroquímico de Camaçari com as mudanças ocorridas na divisão inter-regional do trabalho no Brasil.


Gab: 

a) O candidato pode identificar uma das seguintes ações Estatais: 

A forma de atuação Estatal mais conhecida é o programa de incentivos fiscais implantado pela SUDENE desde o início da década de 1960, focado na industrializção. Em 1974, como desdobramento dessa política, foi criado o FINOR, fundo operado pelo Banco do Nordeste Brasileiro (onde deveriam ser depositados os capitais deduzidos do imposto de renda) e administrado pela SUDENE.

Nos anos 1970, o Estado realizou um importante programa de investimentos públicos. Nesse momento, a Petrobras implantou na Bahia o Pólo Petroquímico de Camaçari e, mais tarde, a Cia. Vale do Rio Doce (à época Estatal) implementou o Programa Grande Carajás, com parte de seus investimentos localizados no Maranhão ( o projeto ALUMAR, por exemplo). Nessa linha, merecem ainda referência os investimentos realizados pelo sistema Eletrobrás, desenvolvidos no setor industrial e de serviços.

Com relação às modernas atividades agrárias baseadas em grandes projetos de irrigação, o Estado foi responsável pela instalação da maior parte da infra-estrutura de captação e distribuição da água. A expansão bem sucedida da soja, no oeste baiano e certas áreas do Maranhão e do Piauí, beneficiou-se também em garnde medida da ação Estatal,pois resultou de avanços tecnológicos que permitiram o cultivo do produto nos cerrados (financiados pela EMBRAPA), bem como de subsídios governamentais e investimentos públicos em infra-estrutura.

b) A industrialização ocorrida na região Nordeste a partir da década de 1970 alterou sensivelmente o panorama anterior. Impulsionada pela política de incentivos fiscais e financeiros, a indústria nordestina cresceu e diversificou−se.  Com a grande expansão do setor de bens de consumo duráveis, verificada à época no país, havia a necessidade de ampliar a infra-estrutura e a produção de bens intermediários e de bens de capital. No Nordeste, foram os segmentos produtores de insumos (bens intermediários) que receberam a maior parte dos recursos provenientes do sistema de incentivos. É assim que, além do pólo petroquímico de Camaçari,. são também instalados na região o complexo minero-metalúrgico do Maranhão, o pólo de fertilizantes de Sergipe e o complexo da salgema em Alagoas. Considerando o tipo de indústria instalado, cabe destacar o novo papel assumido pelo Nordeste na divisão inter-regional do trabalho, no Brasil. Trata-se de uma divisão inter-regional do trabalho industrial, na qual se constata, pelo lado do Nordeste, uma situação de complementaridade e dependência em relação ao Centro-Sul (sobretudo São Paulo).


Questão 108 - (MACK SP) 

   



As subregiões indicadas no mapa com os números 1, 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, a:

a) Zona da Mata, Agreste, Meio-Norte e Sertão.

b) Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.

c) Agreste, Zona da Mata, Sertão e Meio-Norte.

d) Zona da Mata, Sertão, Agreste e Meio-Norte.

e) Meio-Norte, Zona da Mata, Agreste e Sertão.


Gab: B


Questão 109 - (FURG RS) 

   

O Europeu invasor, o Índio nativo e o Negro desumanizado pelo capitalismo se imbricaram e fizeram com que o espaço geográfico brasileiro fosse culturalmente caracterizado como sendo

a) Monolítico.

b) Sincrético.

c) Determinista.

d) Pragmático.

e) Funcionalista.


Gab: B


Questão 110 - (UNIFESP SP) 

   

O litoral paulista é dividido em três partes. Assinale a alternativa que associa corretamente a característica predominante em cada uma delas.


Gab: A


Questão 111 - (UNIFESP SP) 

   

No Centro-Sul está a maior densidade urbana do Brasil. Identifique corretamente os centros sub-regionais I e II do mapa e a atividade econômica principal que desenvolvem.


(IBGE, 2000.)



Gab: C


Questão 112 - (UEM PR) 

   

O processo de urbanização de uma sociedade origina  uma rede urbana. Sobre o significado de rede urbana, assinale a alternativa correta:

a) Refere-se à interdependência entre a área urbana e a área rural de um mesmo município.

b) Trata-se das inúmeras relações travadas entre os bairros que compõem a zona urbana de uma cidade.

c) Refere-se a um sistema integrado de cidades que abrange desde as pequenas ou locais, até as cidades gigantescas ou metrópoles, em um determinado espaço.

d) Trata-se de um conjunto formado pelas atividades primárias, secundárias e terciárias em uma determinada cidade.

e) Refere-se a um conjunto de pequenas cidades no interior.


Gab: C


Questão 113 - (PUC RS) 

   

Relacione corretamente as cidades da coluna B às expressões da  coluna A, referentes à hierarquia urbana.


Coluna A 

(1) Cidade Global 

(2) Metrópole regional 

(3) Centro regional 

(4) Centro sub-regional 


Coluna B

(   ) Florianópolis

(   ) Caxias do Sul

(   ) São Paulo

(   ) Manaus

 

A numeração correta da Coluna B, de cima para baixo, é:

a) 1 – 2 – 3 – 4

b) 3 – 2 – 4 – 1

c) 2 – 3 – 4 – 1

d) 3 – 4 – 1 – 2

e) 2 – 4 – 1 – 3


Gab: D


Questão 114 - (UEPG PR) 

   

Assinale o que for correto quanto aos elementos caracterizadores da Região Sudeste do Brasil como um todo ou que se referem especificamente a um Estado ou cidade que dela façam parte.

01. É hoje a única região brasileira livre das invasões de terra do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra já que aí se encontram apenas minifúndios, enquanto que nas demais regiões brasileiras predominam os latifúndios por dimensão e latifúndios por exploração.

02. Em geral, a distribuição territorial da produção dos principais produtos agrícolas mostra uma fraca concentração nessa região brasileira sendo que às regiões Centro-Oeste, Sul e Nordeste cabem as partes mais significativas.

04. Possui grandes reservas, é grande consumidora e é a região produtora por excelência do carvão mineral no país.

08. É na sua plataforma continental, juntamente com a do Nordeste do Brasil, que se verifica a maior produção de petróleo do país e, conseqüentemente, nessa região se desenvolveu uma importante indústria petroquímica.

16. A forte concentração industrial e metropolitana da cidade de São Paulo a torna uma articuladora de praticamente toda a produção agrícola brasileira – capitalista e camponesa – pois sedia a bolsa de cereais e a bolsa de mercadorias e futuro, além da principal unidade de comercialização de produtos hortifrutigranjeiros do país, a CEAGESP.


Gab: 24


Questão 115 - (UDESC SC) 

   

Com relação às sub-regiões nordestinas, assinale a alternativa incorreta.

a) O Nordeste não é uma região homogênea. Existem áreas mais industrializadas, outras com agricultura tradicional e outras, ainda, com pouquíssimo desenvolvimento.

b) O Sertão é a maior das sub-regiões nordestinas.

c) O Meio-Norte, como o próprio nome diz, constitui uma área de transição entre a Amazônia e o Nordeste, especificamente o Sertão, onde estão concentrados o maior número de indústrias.

d) O Agreste é uma faixa de terra bastante estreita, no sentido Leste-Oeste, e alongada, no sentido Norte-Sul.

e) Na Zona da Mata, a cana-de-açúcar é intensamente cultivada, desde a época colonial.


Gab: C


Questão 116 - (UDESC SC) 

   

Sobre a região da Amazônia, é correto afirmar:


I. Possui uma das maiores bacias fluviais do mundo

II. Apresenta conflitos apenas por fronteiras

III. Apresenta vários problemas, tais como lutas pela terra e devastação da natureza

IV. Caracteriza-se por ser uma região sem população

V. Apresenta conflitos por terras de interesses distintos e opostos, com personagens como os indígenas, os pequenos colonos e os posseiros


Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II,  IV e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I,  III e  V são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I,  IV e V são verdadeiras.


Gab: D


Questão 117 - (UCS RS) 

   

BRASIL

O Brasil possui um território de 8.547.403 km2 e é considerado um “país continental”, ocupando, em relação aos demais países do globo, o 5º lugar em extensão territorial.  Em relação ao Brasil, é correto afirmar que:

a) está situado entre 5° 16’ de latitude leste e 34° 47’ de longitude sul.

b) é cortado pela linha do Equador e pelo Trópico de Câncer.

c) a linha do Equador corta os estados do Pará, Amazonas e Ceará.

d) possui quatro fusos horários, sendo que o primeiro fuso corresponde à hora oficial de Brasília e está duas horas a menos em relação a GMT.

e) sua maior fronteira terrestre é com a Bolívia e a menor, com o Suriname.


Gab: E


Questão 118 - (UFAC) 

   

Marque com X a afirmativa correta.

a) No Estado do Acre, predominam três unidades geomorfológicas, que são: Planície Amazônica, Depressão Rio Acre – Rio Javari e Planalto Rebaixado da Amazônia (ocidental).

b) O Estado do Acre, no extremo ocidente da Amazônia brasileira, apresenta-se com um clima caracterizado pelas médias temperaturas e baixos índices pluviométricos.

c) Os rios que formam a rede hidrográfica acreana podem ser considerados inteiramente de planaltos, já que suas bacias acham-se instaladas sobre as terras do platô terciário amazônico.

d) A divisão regional acreana compreende duas mesorregiões: a do Vale do Purus e a do Vale do Acre.

e) O platô (planalto) acreano tem formação rochosa com predominância de  rochas cristalinas


Gab: A


Questão 119 - (UFAC) 

   

Entre as regiões brasileiras, a Amazônia é a de maior extensão territorial e onde as condições ambientais estão mais bem conservadas.  Das alternativas abaixo, marque a que corretamente caracteriza os aspectos geográficos dessa região:

a) as terras baixas ocupam a maioria de sua extensão, estando as de maior altitude situadas ao norte da região no planalto das Guianas.

b) os rios são caudalosos e intermitentes.

c) os solos são em geral muito férteis e apropriados para a agricultura convencional.

d) a biodiversidade é caracterizada por um pequeno número de espécies, representadas por grande quantidade de indivíduos.

e) a pecuária e o extrativismo vegetal vêm-se desenvolvendo de forma integrada.


Gab: B


Questão 120 - (UFCG PB) 

   

Situada na Amazônia, a Zona Franca de Manaus tem um perímetro de atuação extensivo aos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, ocupando uma área de 2.191.522 km2 que corresponde a 25% do território nacional. De início sua função central era o comércio de mercadorias importadas, mas a partir da década de 1980 foi estimulado na região o crescimento de quatro pólos produtivos: eletroeletrônico, relojoeiro, óptico e veículos de duas rodas.

Adaptado de SANTOS, Milton & SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: Território e

Sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.


Sobre os impactos produzidos pela criação da Zona Franca, é CORRETO afirmar que

a) estimulou o desenvolvimento da atividade industrial na Amazônia, eliminando os desníveis no desenvolvimento regional.

b) contribuiu para que a densidade demográfica da região atingisse patamar superior ao da região Centro-Oeste.

c) atraiu empresas de capitais transnacionais que, praticamente, não utilizam matérias-primas ou insumos da região.

d) promoveu o crescimento econômico e demográfico de cidades como Belém e Manaus, colocando-as no patamar de maior IDH do Brasil.

e) favoreceu a construção de hidrovias, que ampliaram a interligação das principais bacias hidrográficas brasileiras e intensificaram a integração da Amazônia com as demais regiões do país.


Gab: C


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis