terça-feira, 13 de junho de 2023

Exercícios Sub-regiões 4

 Questão 43 - (UDESC SC) 

  

Observe a figura abaixo e assinale a alternativa que contém os nomes dos estados que correspondem aos números no interior do mapa, na sequência 1, 2, 3, 4 e 5.


Figura: Mapa do Brasil

www.santiagosiqueira.pro.br


a) Amazonas, Minas Gerais, Ceará, Maranhão, São Paulo

b) Pará, Tocantins, Piauí, Ceará, São Paulo

c) Amazonas, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pernambuco, Paraná

d) Amazonas, Goiás, Maranhão, Ceará, São Paulo

e) Roraima, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Espírito Santo


Gab: D


Questão 44 - (UNESP SP) 

  

Correlacione, com as regiões brasileiras, as informações contidas nos setogramas (área, PIB, população).


Identifique as regiões brasileiras correspondentes a cada item da legenda.



Contribuição ao PIB nacional (2004)


Distribuição da população (2007)


(Atlas National Geographic, Brasil São Paulo: Abril Coleções, v.2, 2008.)


A sequência correta da legenda com as regiões brasileiras é:


a) Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

b) Nordeste, Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul.

c) Centro-Oeste, Sudeste, Sul, Nordeste e Norte.

d) Sul, Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

e) Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.


Gab: E


Questão 45 - (UFT) 

  

A ocupação do espaço geográfico no estado do Tocantins deveu-se a vários fatores que em grande parte coexistiram cronologicamente. Dentre eles, destacaram-se com mais vigor os fatores econômicos. Assim, podemos afirmar que o referido processo de ocupação se deu inicialmente através das seguintes atividades: 


a) a criacionista e extrativista no Norte e a mineira escravista no Sudeste do Estado. 

b) a plantação de algodão na região de Gurupi através do projeto Formoso. 

c) as minas de ouro no Norte e a plantação de arroz no Sul. 

d) o PRODECER II e a extração de caucho na região de Pedro Afonso. 

e) a formação dos currais no Centro Sul do estado. 


Gab: A


Questão 46 - (UEPG PR) 

  

A respeito da dinâmica populacional e da urbanização no estado do Paraná, assinale o que for correto.


01. No estado do Paraná os principais fluxos migratórios internos têm como destinos a Região Metropolitana de Curitiba, a região Norte Central do estado, com destaques para Londrina e Maringá, além da região Oeste do estado, onde se situam Cascavel e Foz do Iguaçu.

02. A população urbana paranaense cresceu em virtude da oferta abundante de emprego e facilidade de moradia nas cidades, atraindo o homem do campo, sem que qualquer fator ocorrido na área rural tivesse contribuído para isso.

04. A inversão dos índices entre população rural e urbana no estado ocorreu entre as décadas de 1970 e 1980 quando um intenso movimento migratório ocorreu do campo em direção às cidades.

08. A criação da Cidade Industrial de Curitiba e do Centro Industrial de Araucária ajudaram no processo de aceleração da urbanização na atual Região Metropolitana de Curitiba.

16. A fragmentação municipal do estado, atualmente com trezentos e noventa e nove municípios, fez com que a criação de novos municípios não fosse acompanhada da criação de condições para o desenvolvimento local, gerando o esvaziamento populacional de muitas dessas novas unidades administrativas.


Gab: 29


Questão 47 - (UEPG PR) 

  

Sobre a região do Segundo Planalto Paranaense e algumas de suas características, assinale o que for correto.


01. Nessa região do território paranaense é que se encontram os principais bens minerais energéticos do estado, tais como carvão mineral, urânio e folhelho pirobetuminoso (xisto).

02. Também é conhecido como Planalto de Ponta Grossa ou dos Campos Gerais e possui, além da vegetação de campos que o caracteriza, a presença de mata de araucária e significativas áreas de reflorestamento.

04. A vegetação de campos em parte do segundo planalto, consequência das rochas e solos arenosos, facilitaram a passagem dos tropeiros pela região, ocasionando o aparecimento de cidades como Lapa, Ponta Grossa e Palmeira.

08. Dentre as atividades econômicas da região aparecem com destaque a agricultura, a pecuária e a indústria, com destaques para a indústria do papel em Telêmaco Borba e Jaguariaíva.

16. Os tipos climáticos que aí aparecem são os climas subtropicais úmidos: Cfa, na sua porção norte, e Cfb, na sua porção centro-sul.


Gab: 31


Questão 48 - (FMJ SP) 

  

Observe o gráfico a seguir para responder à questão.


(www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/reforma_agraria/reformaagraria.html)


A interpretação do gráfico permite afirmar que a população


a) brasileira tornou-se majoritariamente urbana a partir de 1980.

b) urbana no Brasil aumentou, no período de 1950 a 2000, em ritmo crescente.

c) rural no Brasil diminuiu no período de 1950 a 1970. 

d) brasileira, de modo geral, aumentou no período de 1950 a 2000, contudo o ritmo com o qual isso se deu, diminuiu.

e) urbana no Brasil aumentou em ritmo mais lento que a população rural, no período de 1950 a 2000.


Gab: D


Questão 49 - (UCS RS) 

  

Os sintomas da Gripe A (H1N1), a gripe suína, são muito parecidos com os da gripe normal, e, na dúvida, as pessoas com algum sintoma procuram os atendimentos públicos e privados. Uma epidemia de gripe suína alastrou-se rapidamente pelo mundo em 2009, sendo considerada mais um fruto da globalização, em função dos grandes fluxos de pessoas pelo mundo.


Observe o avanço da gripe suína no Brasil, representado nos mapas abaixo.


O AVANÇO DA DOENÇA NO PAÍS

Fonte: Época, n. 584, p. 88, jul, 2009 – adaptado.


Assinale a alternativa que relacione os Estados brasileiros que, em determinado período, não foram atingidos pela gripe suína, identificados pelos números 1, 2 e 3, respectivamente.


a) Piauí, Amapá e Acre

b) Maranhão, Amapá e Rondônia

c) Piauí, Roraima e Acre

d) Maranhão, Roraima e Rondônia

e) Ceará, Amapá e Rondônia


Gab: D


Questão 50 - (UDESC SC) 

  

O Oeste catarinense – bem como outras partes do interior do Brasil, nas primeiras décadas do século XX – constituía-se alvo de preocupação dos governos estadual e federal, que viam a necessidade de eliminar os considerados “vazios demográficos” no País e fazer com que as fronteiras econômicas, geográficas e culturais coincidissem com as fronteiras políticas.


Assinale a alternativa incorreta sobre a ocupação do Oeste catarinense e as preocupações das quais era alvo. 


a) O Oeste catarinense foi palco de muitas disputas. Inicialmente, entre Portugal e Espanha; depois, entre Brasil e Argentina e, por fim, entre Paraná e Santa Catarina, quando só então se definiu que o território pertencia ao Estado catarinense. Para manter o território conquistado era preciso “povoá-lo”, e, para tanto, investiu-se em um intenso processo de colonização. 

b) A preocupação em ocupar o Oeste catarinense foi também desdobramento do projeto de nacionalização do governo federal, levado a cabo nas primeiras décadas do século XX. Dentro desse projeto, e no contexto da “Marcha para o Oeste”, a ocupação das fronteiras deveria atender à necessidade de estabelecer e desenvolver rapidamente as condições para a nacionalização, a organização social, econômica e de segurança das regiões de fronteira e dos sertões. 

c) A ocupação da região também revelava o empenho do governo estadual em impor sua autoridade sobre os poderes locais, em torno dos quais gravitavam grupos rivais e outros tantos conflitos remanescentes da Guerra do Contestado (1912-1916). 

d) Mesmo que, historicamente, a região Oeste tenha sido habitada por populações indígenas e mais tarde também por caboclos, os governantes a viam como uma grande área abandonada, com escassa população e que, por isso, necessitaria de efetiva colonização, de preferência imigrantes europeus e seus descendentes, para garantir a sua posse. 

e) Até a década de 1940, o Oeste catarinense era completamente despovoado, era de fato um “vazio demográfico”. Os poucos habitantes existentes pertenciam a comunidades argentinas e paraguaias remanescentes do período em que a região ficou sob o controle desses países. A não integração dessas comunidades ao projeto nacional (negavam-se a falar português e adotar hábitos da cultura nacional e catarinense) colocava em risco a segurança nacional, por isso a necessidade de expulsá-las e ocupar a região apenas com catarinenses. 


Gab: E


Questão 51 - (UEFS BA) 

  


A partir da observação do mapa e dos conhecimentos sobre o Nordeste brasileiro, é correto afirmar:


a) O Sertão semiárido é uma sub-região de ocupação recente, baseada no pastoreio intensivo.

b) O Meio-Norte é a sub-região mais integrada no contexto econômico regional, porque sua estrutura de produção é muito dependente da agropecuária.

c) O Sertão semiárido subequatorial e tropical apresenta as mais bizarras e rústicas paisagens morfológicas e fitogeográficas, com drenagens intermitentes, relacionadas com o ritmo pouco frequente das precipitações.

d) A Zona da Mata se caracteriza por uma estrutura agrária com base nas pequenas propriedades policultoras, com aplicação do trabalho familiar, e por um grande equilíbrio social.

e) O Agreste, localizado na extremidade ocidental do Nordeste, corresponde a uma faixa de terra que se estende paralelamente à Zona da Mata, sendo uma área de transição entre o Sertão árido e a floresta Amazônica superúmida.


Gab: C


Questão 52 - (UEM PR) 

  

Sobre o Paraná, seu território e sua localização geográfica, assinale o que for correto.


01. É o segundo em extensão geográfica na região Sul, perdendo apenas para Santa Catarina, que ocupa o primeiro lugar.

02. Por ser cortado pelo Trópico de Capricórnio, apresenta verões bastante secos e invernos rigorosos com altos índices de pluviosidade.

04. Limita-se com três outros estados (Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul) e com dois países (Argentina e Paraguai).

08. Sua faixa litorânea é integralmente constituída de praias e de ilhas, estas localizadas a poucos quilômetros da costa, com destaque para a Ilha do Mel, a maior e a mais importante reserva natural do País.

16. Entre o estados da região Sul, é o que possui a menor extensão banhada pelo Oceano Atlântico, com menos de 100 quilômetros de costa.


Gab: 20


Questão 53 - (UFMS) 

  

Sobre a divisão político-administrativa do Brasil, é correto afirmar:


01. A organização econômica do território nacional já está consolidada e é improvável que haja novas divisões territoriais dos atuais estados; os projetos de criação dos estados de Tapajós e Araguaia não passam de mera especulação política.

02. O Brasil nunca teve territórios federais, e nem há necessidade de criá-los, mesmo que seja por objetivos de segurança nacional em áreas de vulnerabilidade política.

04. A última divisão político-administrativa do Brasil veio com a Constituição de 1988, extinguindo os territórios federais e criando os estados de Amapá, Roraima e Tocantins.

08. Em Mato Grosso do Sul, surgiram dois movimentos em prol do estado do Pantanal: um que propunha a mudança do nome do estado de Mato Grosso do Sul para Pantanal, e outro que propunha a criação do estado do Pantanal, dividindo o estado de Mato Grosso do Sul.

16. Na atual divisão político-administrativa, o Brasil é composto por 26 estados e um distrito federal; os fatores contrários à criação de novos estados recaem sobre os elevados custos que eles teriam para o Tesouro Nacional, enquanto que os favoráveis recaem sobre a facilidade na governabilidade dos futuros territórios.


Gab: 28


Questão 54 - (UESPI) 

  

A conquista do Nordeste brasileiro pelos portugueses iniciou-se no século XVI, com o estabelecimento das principais bases no litoral oriental. Na retaguarda do litoral oriental nordestino, havia uma enorme extensão de terras por conquistar. Assim, partiram do litoral diversas correntes povoadoras. Sobre esse assunto, é correto dizer que: 


1. as missões religiosas, ao contrário do que ocorreu na Amazônia, não desempenharam um papel importante nesse processo de povoamento no interior do Nordeste. 

2. de São Luís do Maranhão partiu uma corrente povoadora, mas modesta, pois limitou-se, praticamente, à Baixada Maranhense e ao vale médio-inferior do Itapecuru. 

3. do Recôncavo Baiano partiu a mais destacada corrente povoadora, pela área que abrangeu; voltou-se sobretudo à criação de gado. 

4. o Planalto da Borborema e o interior do Ceará foram áreas povoadas por uma corrente que partiu da Zona da Mata pernambucana. 


Está(ão) correta(s): 


a) 1 apenas 

b) 1, 3 e 4 apenas 

c) 1, 2 e 3 apenas 

d) 2, 3 e 4 apenas 

e) 1, 2, 3 e 4 


Gab: D


Questão 55 - (UFRN) 

  

A Amazônia brasileira constitui uma área de extensa fronteira que tem exigido do Estado o desenvolvimento de projetos de intervenção territorial.

Dentre esses projetos, destaca-se:


a) o Projeto Calha Norte (PCN), que visa ao desenvolvimento regional através de incentivos fiscais às indústrias de bens de consumo duráveis e de implementação de infra-estrutura urbana.

b) o Projeto Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), que objetiva o controle do tráfego aéreo, a fiscalização e o monitoramento das atividades e das fronteiras e o mapeamento de recursos minerais.

c) o Projeto Calha Norte (PCN), que tem por meta controlar a exploração das atividades florestais, agrícolas, minerais e industriais, para viabilizar a ocupação e a exploração econômica da região.

d) o Projeto Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), que tem por finalidade monitorar a fronteira e promover a valorização dos ecossistemas naturais, a partir de um zoneamento econômico e ecológico.


Gab: B


Questão 56 - (UFPE) 

  

No mapa, a que número corresponde a sub-região descrita no texto a seguir?


‘É uma área de povoamento antigo. Compreende grande parte das bacias do Parnaíba e do Itapicuru. É coberta por duas formações vegetais: os Cocais e o Cerrado. Os Cocais dominam nas várzeas. Essa sub-região destacou-se no passado, por sua produção de arroz, de algodão e até de açúcar, atividades agrícolas que contribuíram fortemente para o povoamento. Os centros urbanos da sub-região, capazes de ter uma função polarizadora na economia regional, variaram através dos tempos.”



a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5


Gab: C


Questão 57 - (UFRN) 

  

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de sal do Brasil. A atividade salineira potiguar está concentrada na faixa litorânea setentrional do Estado e é favorecida por condições naturais.

Caracterize cinco elementos do clima da região salineira do Rio Grande do Norte que favorece a produção de sal.


Gab

No Rio Grande do Norte, a produção salineira está relacionada à ocorrência do clima semi-árido, que apresenta temperaturas elevadas, oscilando entre 24º e 35º C durante a maior parte do ano, baixa umidade do ar, elevada evaporação, baixo índice pluviométrico, elevada irradiação solar e ventos quentes, velozes e constantes.


Questão 58 - (UECE) 

  

Sobre o processo de formação do território cearense, analise as afirmações a seguir:


I. A ocupação efetiva do território cearense se deu pelo litoral, segundo a lógica exploratória da Coroa Portuguesa que se interessava pela “plantation” da cana-de-açúcar na Zona da Mata, por seu elevado valor comercial no mercado ocidental.

II. As “paragens” ao longo do leito de rios, como Jaguaribe, Acaraú, Coreaú, dentre outros, viabilizaram a comunicação e o desenvolvimento de centros comerciais, enfatizando a consolidação de municípios como Limoeiro do Norte, Icó e alguns outros que representam os “caminhos do gado”, responsável pela ocupação do “interior” cearense.

III. No processo de ocupação do território cearense, os índios, mesmo apresentando resistência, foram submetidos a trabalho escravo e extermínios, enquanto colonizadores se apossavam das terras.

IV. A lavoura canavieira cearense foi muito cultivada nos moldes da grande produção, pois solidificava a economia colonial no espaço litorâneo da Zona da Mata e viabilizava a intensa ocupação do litoral cearense, tornando-o importante reduto, equiparado, à época, a Pernambuco. 


É verdadeiro o que se afirma


a) apenas em I e II.

b) apenas em II e III.

c) apenas em III e IV.

d) em I, II, III e IV.


Gab: B


Questão 59 - (UESC BA) 

  

Sobre o Agreste nordestino, pode-se afirmar:


01. Caracteriza-se pela produção agrícola diversificada e pelo predomínio das pequenas e médias propriedades.

02. Apresenta um desenvolvimento industrial expressivo, com destaque para as indústrias de base.

03. É a única área de transição do Brasil e a maior sub-região do Nordeste.

04. É a região mais úmida do Nordeste, as temperaturas são elevadas durante todo o ano e a vegetação é predominantemente aciculifoliada.

05. Trata-se de uma estreita faixa de terra que se estende do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, o clima é tropical úmido, o solo é de massapé e a agricultura é predominantemente monocultora


Gab: 01


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis