Questão 164 - (UNICAP PE)
As afirmativas a seguir apresentam alguns aspectos geográficos da região Centro-Oeste do Brasil.
00. O Centro-Oeste integra-se aos espaços do território na cional considerados como “espaços de fronteira do capital”.
01. As transformações espaciais não aconteceram na região como um todo, ficando, muitas vezes, concentradas nas áreas limítrofes com o Sudeste.
02. O caráter dos regimes de chuvas no Centro-Oeste devese quase que totalmente às interferências dos sistemas atmosféricos atuantes na região.
03. Não há, na região, áreas de bacias sedimentares, pois o Centro-Oeste situa-se integralmente sobre terrenos do escudo.
04. Na década de 1980, houve uma considerável expansão dos espaços ocupados pelo cultivo da soja.
Gab: VVVVF
Questão 165 - (FGV)
Leia o texto a seguir.
“Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGe. revelou que 12,6% dos lares brasileiros contavam com um microcomputador no ano passado, sendo que a maior concentração dos equipamentos era no sudeste do País e a menor no nordeste.”
Assinale a alternativa que se relaciona diretamente ao texto apresentado.
a) A Região Nordeste tem se tornado o destino de indústrias de mão-de-obra intensiva, que saem da Região Sudeste em busca de incentivos fiscais, terrenos baratos, baixo custo de vida e salários.
b) A extensão do território brasileiro é, em si, um fator importante na análise das diferenças padrões de distribuição dos contingentes populacionais e das formas de apropriação da natureza.
c) O território brasileiro diferencia-se quanto à densidade de sua rede técnica, que apresenta maior fluidez nas regiões de economia integrada aos fluxos internacionais e menor fluidez nas áreas economia estagnada.
d) A Região Sudeste vive um processo de reestruturação do espaço produtivo, com a expansão indústria, na direção dos eixos viários que ligam o interior à capital, e a formação de novos pólos industriais.
e) As diferenças climáticas verificadas no território brasileiro são responsáveis pelos contrastes naturais verificados entre as Regiões Sudeste e Nordeste, em especial as diferenças quanto índices pluviométricos.
Gab: C
Questão 166 - (UEM PR)
Assinale o que for correto sobre o Agreste e o Meio-Norte, sub-regiões do Nordeste do Brasil.
01. O agreste corresponde a uma faixa de terras que se localiza entre o sertão semi-árido e o Meio-Norte.
02. O agreste é a zona de menor densidade demográfica da região Nordeste, devido à sua localização, distante das principais cidades litorâneas.
04. O agreste apresenta, além de cultivos de subsistência, lavouras comerciais de algodão, que abastecem a indústria têxtil.
08. No Meio-Norte, as chuvas são variáveis, apresentando-se mais abundantes na porção sul, no contato com a Amazônia, e decrescendo para o norte, na direção do litoral semi-árido.
16. As salinas constituem a principal atividade produtiva do litoral maranhense, concentrando grande parte da produção brasileira de sal marinho.
32. O extrativismo vegetal ligado ao babaçu e à carnaúba constitui uma importante atividade econômica do Meio-Norte.
Gab: 36
Questão 167 - (FGV)
“Em uma tentativa de aumentar as ligações desta região com o resto do território nacional e também com os países vizinhos, na última década o poder público e a iniciativa privada realizaram quatro grandes empreendimentos. A região ganhou uma rota para o Pacífico, atravessando o Peru, uma ferrovia ligando-a ao Porto de Santos e duas hidrovias, uma que faz a ligação com o Sul e a outra com o Norte. O resultado é um explosivo crescimento econômico e populacional.”
Fonte: Revista Veja, Edição Especial, Maio de 2002, p. 32.
O texto refere-se às transformações espaciais observadas na região:
a) Norte.
b) Nordeste.
c) Centro-Oeste.
d) Sul.
e) Sudeste.
Gab: C
Questão 168 - (UFTM MG)
A instalação do Projeto SIVAM enfatiza o caráter de fronteira da região amazônica. Esse projeto é polêmico, sobretudo se entendermos que, do ponto de vista da gestão do território, a fronteira é:
a) uma vasta extensão de terras com precariedade de demarcação e que pode ser explorada por todos os países que compõem sua linha.
b) um espaço estático que impossibilita mudanças e representa um tipo de periferia dependente de um centro.
c) um espaço econômico, social e político, que não está plenamente organizado e tem a capacidade de gerar novas realidades.
d) uma área consolidada e mantida por alianças locais e regionais, com estruturas políticas estáveis e interligadas o poder central.
e) um espaço dinâmico e sujeito a constantes mudanças, porém com demarcação bem definida e total controle de sua extensão.
Gab: C
Questão 169 - (UFMG)
Do total de novas cidades surgidas no Brasil, nos últimos 10 anos, metade localiza-se no Centro-Oeste.
Nessa região, a agricultura tem elevada participação na geração da renda e, nela, se encontram os municípios brasileiros de maior crescimento econômico do período. O crescimento da população urbana foi, também, significativo e bem superior ao da população rural, o que evidencia a importância da urbanização regional.
O desempenho econômico dessa região tem propiciado taxas regionais de crescimento do Produto Interno Bruto - PIB que superam as médias nacionais.
Isso não foi, contudo, suficiente para eliminar problemas que, na faixa de povoamento mais antigo do País . o lado oriental ., contribuíram para a formação de um mercado interno com baixo poder aquisitivo e uma profunda desigualdade na distribuição de renda. Por outro lado, incorporou males do final do século XX . como, por exemplo, o desemprego estrutural e a expansão do setor de economia informal.
1. CITE dois fatores responsáveis pela urbanização da Região Centro-Oeste no período citado.
2. CITE e EXPLIQUE fatores decorrentes da estrutura fundiária dessa região que favorecem
a) o surgimento do desemprego estrutural.
b) a expansão do setor informal da economia.
Gab:
1. Fator 1: Implantação do setor público administrativo e o alto crescimento das capitais nos últimos tempos.
Fator 2: Modernização do setor primário da economia Concentração fundiária por empresas agrícolas.
a) Fator: Mecanização agrícola.
Explicação: Substituição do trabalho humano pelas máquinas.
b) Fator: Aceleração do processo de urbanização.
Explicação: O parque industrial e comercial é ainda muito incipiente para absorção da mão-de-obra excedente.
Questão 170 - (ACAFE SC)
Observe o mapa abaixo e assinale a alternativa incorreta.
1:68.000.000
FERREIRA, Graça Ma Lemos.Atlas geográfico: espaço mundial. São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado)
a) O estado de Tocantins, cuja capital é Palmas, foi criado em 1988 e suas terras foram desmembradas de Goiás, onde fica localizado o Distrito Federal.
b) Sua economia baseia-se, sobretudo, no extrativismo mineral e vegetal e nela encontra-se o maior contingente de povos indígenas, dentre os quais o formado pelos Yanomâni.
c) Essa região, considerando-se a sua extensão, possui uma população pouco numerosa sendo que a maior parte dela vive nas capitais e em cidades localizadas à beira dos rios.
d) De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, essa é a região que apresenta o mais elevado percentual de população urbana e a maior densidade demográfica do país.
e) Essa região é recoberta pela floresta Amazônica que vem sendo submetida a um acelerado processo de devastação, sobretudo nas últimas décadas.
Gab: D
Questão 171 - (ACAFE SC)
O espaço regional do Nordeste representa cerca de 20% do território nacional, distinguindo-se nele quatro sub-regiões, caracterizadas a seguir.
l. O Maranhão e quase todo o Piauí constituem uma área de transição entre o Sertão e a Amazônia, onde aparece a atividade extrativa da carnaúba e do babaçu.
ll. A zona de transição entre a parte úmida e a parte seca do Nordeste destaca-se pelos minifúndios policultores comerciais.
lll. A área de clima semi-árido e vegetação de caatinga coincide, em geral, com o Polígono das Secas, onde se pratica a pecuária extensiva, que contribui para acentuar a concentração da terra.
lV. A planície litorânea, que se estende do Rio Grande do Norte ao Sul da Bahia, com clima quente e úmido, coberta no passado pela Mata Atlântica, deu lugar à produção de cana-de-açúcar, fumo e cacau, em grandes propriedades.
As regiões caracterizadas em I, II, III e IV, respectivamente, estão na alternativa:
a) Sertão - Meio Norte - Zona da Mata - Agreste
b) Meio Norte - Agreste - Sertão - Zona da Mata
c) Agreste - Sertão - Meio Norte - Zona da Mata
d) Zona da Mata - Agreste - Meio Norte - Sertão
e) Sertão - Agreste - Meio Norte - Zona da Mata
Gab: B
Questão 172 - (UFAC)
São exemplos de impactos ambientais causados por atividades econômicas que têm colocado sob ameaça o domínio natural da Região Centro-Oeste:
a) Extinção de espécies animais e contaminação das águas e dos solos por agrotóxicos, causadas por garimpos e pela produção agrícola intensiva nos minifúndios.
b) Erosão acelerada dos solos, outrora básicos e ricos em nutrientes, causada por queimadas sucessivas para a formação de pastos e exportação de madeiras de lei como a peroba e o jacarandá.
c) Destruição da metade das florestas aciculifoliadas que cobriam a região e sua respectiva fauna regional, em razão de atividades extrativas predatórias.
d) Destruição de matas ciliares e morte de espécies animais devido a queimadas e implantação de projetos agropecuários baseados na monocultura de grãos.
e) Extração de metade da floresta pluvial que caracterizava esse ecossistema, bem como o afogamento das respectivas espécies animais, devido à produção de carvão vegetal e implantação de hidrovias, como a Paraná-Paraguai.
Gab: D
Questão 173 - (PUC MG)
Sobre o processo de desenvolvimento por que vem passando a região Nordeste, todas as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:
a) a dispersão territorial dos investimentos tem levado a uma redução das disparidades intra-regionais de desenvolvimento.
b) o litoral recebe investimentos em infra-estrutura, especialmente para o desenvolvimento do turismo.
c) os investimentos industriais têm-se concentrado basicamente nas grandes cidades e capitais estaduais.
d) o interior recebe investimentos centrados basicamente nos setores agropecuários.
Gab: A
Questão 174 - (MACK SP)
Apesar de haver certa integração entre os estados do Sudeste brasileiro, as características econômicas de cada um determinam significativas desigualdades intra-regionais. Quando se fala em Sudeste, em geral considera-se o chamado Sudeste geoeconômico.
Igor Moreira
Para a delimitação do chamado Sudeste geoeconômico deve-se:
a) excluir os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, de localização litorânea e mais identificados com a Zona da Mata Nordestina.
b) incluir toda a região Sul, por apresentar as mesmas características naturais, demográficas e econômicas.
c) excluir a zona semi-árida do norte de Minas Gerais e incluir o norte do Paraná (área de Londrina e Maringá), um prolongamento do Oeste paulista.
d) excluir todo o estado de Minas Gerais, o menos industrializado da região.
e) excluir o estado do Espírito Santo e incluir a região Centro-Oeste que apresenta as mesmas identidades econômicas.
Gab:n
Questão 175 - (FATEC SP)
Do ponto de vista da organização social, o Agreste costuma ser denominado de “avesso do avesso”, pois diferencia-se tanto da Zona da Mata como do Sertão Nordestino, destacando-se a predominância de:
a) pequenas propriedades; combinação de culturas de alimentos com pequena criação de animais; núcleos urbanos que constituem centros de comércio integrados à Zona da Mata.
b) pequenas propriedades; criação de gado extensiva; pólos agroindustriais controlados pelas cidades gêmeas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).
c) pequenas e médias propriedades; atividades agrícolas nas partes mais úmidas e extrativismo no restante da sub-região; pólos agroindustriais controlados pelas cidades gêmeas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA)..
d) latifúndios; criação de gado extensiva; núcleos urbanos que constituem centros de comércio integrados à Zona da Mata.
e) latifúndios; combinação de culturas de alimentos com pequena criação de animais; núcleos urbanos que se organizam em torno de atividades extrativas minerais e vegetais.
Gab: A
Questão 176 - (PUC MG)
Só em períodos mais recentes as grandes áreas do Norte e do Centro-Oeste do Brasil vêm sendo incorporadas ao processo produtivo nacional. Entretanto, a ocupação histórica do litoral e a ocupação recente do interior guardam aspectos em comum, expressos por:
a) rápida predação dos recursos naturais.
b) uso intensivo de tecnologia.
c) investimento maciço de capital.
d) uso intensivo de mão-de-obra.
Gab: A
Questão 177 - (PUC PR)
É a região brasileira, grande produtora de soja, sorgo, algodão em pluma e girassol. Possui o maior rebanho bovino do país. Contém a maior bacia hidrográfica inundável do mundo. No Maciço de Urucum estão as maiores reservas de manganês do país. Trata-se da região:
a) Sudeste
b) Norte
c) Sul
d) Centro-Oeste
e) Nordeste
Gab: D
Questão 178 - (UFC)
Com relação às características geográficas das sub-regiões do Nordeste brasileiro, assinale a opção correta.
a) O Meio Norte, caracterizado por clima úmido, foi ocupado em função de uma pecuária intensiva.
b) O Sertão, marcado pela semi-aridez, foi inicialmente ocupado graças à agricultura de subsistência.
c) A Zona da Mata foi a zona de ocupação inicial do Nordeste brasileiro.
d) O Agreste corresponde à zona de transição entre o Sertão e o Meio Norte.
e) O Cerrado tem como atividade predominante o extrativismo vegetal de babaçu e carnaúba.
Gab: C
Questão 179 - (UFC)
A Região Amazônica representa a maior extensão regional brasileira, se destacando com algumas características geográficas próprias. A respeito dessa região, indique:
a) os três principais tipos de formação vegetal da floresta amazônica.
b) duas das principais atividades sócio-econômicas da Região.
Gab:
Os principais tipos de formação vegetal da Amazônia são: as matas de várzea, as de igapó e as de terra firme. Dentre as principais atividades socio-econômicas destacam-se: o extrativismo vegetal, a mineração e a pesca.
Questão 180 - (UFF RJ)
O Urucúia vem dos montes oestes. Mas, hoje, que na beira dele, tudo dá – fazendões de fazendas, almagem de vargens de bom render, as vazantes; culturas que vão de mata em mata, madeiras de grossura, até ainda virgens dessas há lá. O geraes corre em volta. Esses gerais são sem tamanho. Enfim, cada um que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães, é questão de opiniães (...). O Sertão está em toda parte.
ROSA, João Guimarães.Grande Sertão: Veredas. 10a ed. Rio de Janeiro: J. Olympio,1976, p. 9
O trecho acima revela a visão particular de uma paisagem típica do Brasil – o sertão – que se caracteriza por apresentar:
a) espaços interioranos ocupados por lavouras e pecuária extensiva;
b) lugares constituídos de vales fluviais cercados por matas galerias e lavouras de subsistência;
c) áreas litorâneas de vegetação rasteira e exploração extrativa;
d) regiões de vegetação herbácea de domínio da pecuária intensiva;
e) territórios de baixa densidade demográfica cobertos por florestas densas.
Gab: A
Questão 181 - (UNIFOR CE)
Considere as afirmações abaixo, sobre as características naturais e humanas do sertão semi-árido nordestino.
I. A associação da umidade com temperaturas mais amenas levou o sertanejo a designar de inverno o período das chuvas de verão.
II. Os brejos constituem áreas de exceção no sertão semi-árido, apresentando condições de umidade e de solos capazes de suportar a atividade agrícola sem a necessidade de irrigação.
III. A estrutura agrária do sertão semi-árido é relativamente equilibrada, como o predomínio de pequenas e médias propriedades, baseadas no trabalho familiar e voltadas para a policultura.
IV. A pobreza da população residente faz com que a maior parte das atividades de comércio e serviços se concentre nas capitais dos estados, não existindo centros urbanos regionais importantes no sertão nordestino.
São corretas SOMENTE:
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV
Gab: A
Questão 182 - (UFSC)
Leia, atentamente, o texto abaixo:
(...) Atravessa três longos meses de expectativa ansiosa e no dia de São José, 19 de março, procura novo augúrio, o último.
Aquele dia é para ele o índice dos meses subseqüentes. Retrata-lhe, abreviadas em doze horas, todas as alternativas climáticas vindouras. Se durante ele chove, será chuvoso o inverno; se, ao contrário, o sol atravessa abrasadoramente o firmamento claro, estão por terra todas as suas esperanças.
A seca é inevitável. (...)
(...) Passa certo dia, à sua porta, a primeira turma de “retirantes”(...) No outro dia, outra. E outras. (...)
CUNHA, Euclides da. Os Sertões: Campanha de Canudos. 33 ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1987. p. 93-95.
Agora, observe o gráfico termopluviométrico da cidade de Macau (RN):
Com base no texto e no gráfico, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S):
01. A situação expressa no texto e no gráfico refere-se à repetição de um fenômeno que pode ter variações de intensidade e duração em qualquer região da Amazônia.
02. O fenômeno social descrito no texto de Euclides da Cunha é agravado nos períodos de seca prolongada e ainda persiste até os dias de hoje.
04. O texto retrata a triste situação vivida pelo povo do Sertão nordestino, que acredita que as chuvas dependem da ajuda de santos milagreiros.
08. O climograma refere-se ao clima tropical típico, com uma estação seca e uma chuvosa, fruto da ação das massas de ar que atuam, sobretudo, nos meses de verão.
16. A seca prolongada, na região abordada pelo texto, gera um número significativo de “retirantes” que engrossam o enorme exército de despossuídos nas cidades.
32. O gráfico representa o comportamento térmico-pluviométrico de uma localidade nordestina, com médias térmicas elevadas e com chuvas irregulares.
Gab: 54
Questão 183 - (UNIPAR PR)
Com relação à região Nordeste do Brasil, podemos afirmar corretamente:
a) A faixa litorânea se constitui na zona mais importante, pois é onde se encontram as capitais regionais, sendo assim mais densamente povoadas.
b) O Agreste é a zona de ocupação mais recente, constituindo-se uma área de atração para a população do interior.
c) O Meio-Norte se destaca pelo cultivo de arroz em grandes propriedades de elevada produtividade através da utilização de técnicas modernas de irrigação.
d) O Sertão nordestino permanece como a área de maior dificuldade para a ocupação econômica, mas que conta com inúmeros projetos de irrigação, vencendo assim o maior obstáculo que era o clima semi-árido.
e) O rápido processo de industrialização da região tem beneficiado a população interiorana da região, contendo o processo de migração que ocorreu até os anos 80 do século passado.
Gab: A
Nenhum comentário:
Postar um comentário