terça-feira, 20 de junho de 2023

Comércio Exterior - parte 4

  Questão 50) 

   

Segundo o Conselho Nacional de Agricultura, em 2004 a produção brasileira de carne bovina foi de 8 350 mil toneladas e seu valor bruto totalizou R$ 33.752.000,00. Analise o gráfico.

EXPORTAÇÕES DE CARNE BOVINA NO PERÍODO

1999-2004, EM MILHÕES DE TONELADAS.

(Departamento de Agricultura dos EUA, 2005.)

a) Descreva o desempenho do Brasil no mercado exportador de carne bovina.

b) Analise o desempenho dos Estados Unidos, da União Européia e da Austrália, citando um fator que explique a situação do atual mercado mundial de exportação deste produto.


Gab:

a) No período de 1999-2004, o Brasil foi progressivamente aumentando suas exportações, até transformar-se, em 2004, no maior exportador mundial de carne bovina.

b) A Austrália manteve um certo equilíbrio nas suas exportações, enquanto os EUA e a UE tiveram quedas acentuadas de suas exportações, devido principalmente à epidemia da doença da "vaca louca".



 Questão 51) 

   

Observe as tabelas.

(Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 2005.)

Analisando-se os dados, pode-se afirmar:

a) mais da metade das exportações brasileiras destina-se à União Européia e Estados Unidos, enquanto que a América Latina, o Oriente Médio e a África são as regiões com piores resultados no saldo comercial.

b) quase a metade das exportações brasileiras destina-se à União Européia e Estados Unidos, enquanto que a África, a Ásia e o Oriente Médio são as áreas com piores resultados no saldo comercial.

c) União Européia e Mercosul são os destinos da metade das exportações brasileiras, enquanto que América Latina, Ásia e África são as regiões com piores resultados no saldo comercial.

d) mais de 80% das exportações brasileiras destinam-se a apenas três regiões do globo, enquanto que os piores resultados do saldo comercial concentram-se em apenas duas regiões.

e) União Européia e Mercosul absorvem quase a metade das exportações brasileiras, enquanto que África e Ásia são os continentes com piores resultados no saldo comercial.


Gab: B



 Questão 52) 

   

A privatização das grandes estatais brasileiras foi uma das mais importantes mudanças estruturais ocorridas na economia do País, nos últimos anos. Considerando esse tema, é correto dizer que:


1. a privatização foi uma decisão política, tomada, ainda que de maneira tímida, no Governo Sarney, com o objetivo de fazer caixa para o Tesouro.

2. depois da redemocratização do País, os governos de tendência socialista promoveram privatização de grandes empresas estatais que não davam lucro.

3. no governo Collor, a privatização de empresas públicas também teve uma motivação ideológica.

4. durante o Governo de Luis Inácio, o processo de desestatização tem estado paralisado.

5. as privatizações mais importantes que ocorreram no mandato de Itamar Franco foram a CSN, a de empresas do setor de fertilizantes e da indústria petroquímica.


Estão corretas:

a) 1 e 2 apenas

b) 1, 2 e 5 apenas

c) 2, 3 e 4 apenas

d) 1, 3, 4 e 5 apenas

e) 1, 2, 3, 4 e 5.


Gab: D



 Questão 53) 

   

É INCORRETO afirmar que a atual política externa brasileira e o papel geopolítico do País, hoje, no mundo, representam:

a) uma aproximação do NAFTA, em razão da necessidade de se concretizarem os tratados  comerciais  entre  esse  bloco  e  o  Mercosul,  tendo-se  em  vista a implementação da ALCA.

b) um reforço em sua posição econômica e possivelmente,  um  novo papel geopolítico no mundo, graças à qualidade de potência regional do Brasil na América do Sul.

c) um repúdio à ocupação do Iraque e, por outro lado, um apoio à criação do Estado da Palestina, posições formalmente defendidas nos foros internacionais de que o Brasil participa.

d) uma defesa da idéia do perdão, tanto pelo Brasil quanto pelos países centrais, da dívida dos países mais pobres do mundo especialmente os africanos.


Gab: A



 Questão 54) 

   

Leia o texto abaixo.

A "Missão Centenário", que homenageia o primeiro vôo do 14-Bis, de Santos Dumont, pioneiro da aviação, é a 13ª missão da Estação Espacial Internacional, construída por um consórcio de dezenas de países europeus, americanos e asiáticos, inclusive com participação brasileira. Para comemorar o centenário do vôo do 14-Bis em Paris, Pontes leva uma réplica do chapéu panamá que Santos Dumont costumava usar.


Igualmente importante à comemoração do centenário do vôo do 14-Bis é o desenvolvimento de experimentos que permitem o avanço tecnológico do Brasil. Sobre os experimentos desenvolvidos na viagem em questão, analise as proposições abaixo e, em seguida, marque a afirmativa CORRETA.


I. A missão específica de Marcos Pontes foi mais curta que a dos colegas (o cosmonauta Pavel Vinogradov e o astronauta Jeffrey William). Ele conduziu experimentos para o programa de microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB). Para a AEB, a utilização de ambientes de microgravidade é uma das aplicações espaciais mais promissoras.

II. Ao todo, foram selecionados nove experimentos pela AEB, todos desenvolvidos por universidades e centros de pesquisa brasileiros. Em fevereiro, a agência russa vetou um dos projetos, por entender que ele não obedecia a todos os procedimentos de segurança da RosKosmos.

III. Experimentos em ambientes de microgravidade devem abrir novas possibilidades para a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas mais diversas áreas e especialidades, tais como biologia, biotecnologia, medicina, materiais, combustão e fármacos.


a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

b) Apenas a afirmativa II está correta.

c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

d) Todas as afirmativas estão corretas.


Gab: D



 Questão 55) 

   

A formação do território brasileiro foi efetuada de acordo com os interesses internacionais e tem suas raízes na expansão mercantil colonial européia. Leia atentamente as afirmações seguintes.


I. O pau-brasil, que era abundante na costa brasileira, foi o primeiro alvo do saque aos recursos naturais e da ocupação do espaço brasileiro pelos europeus.

II. A ocupação do litoral brasileiro foi feita para atender a demanda de produtos tropicais pelo mercado europeu.

III. A partir de 1530, com o início do processo de colonização, foram introduzidos enormes plantations de café e algodão, que caracterizaram de forma marcante o modo de apropriação de nossos recursos naturais e a formação territorial brasileira.

IV. A partir do século XVII, desenvolveu-se o chamado ciclo do ouro, desencadeado pelos desbravadores do sertão, com o objetivo não só de procurar minérios e pedras preciosas, mas também de ocupar o território brasileiro.

V. Apesar dos interesses europeus pelos recursos naturais brasileiros, a política de formação do território regeu-se por uma preocupação com a defesa dos interesses e das aspirações dos povos indígenas.


Estão corretas as afirmativas

a) III, IV e V.

b) II, IV e V.

c) I, IV e V.

d) I, II e IV.

e) I, II e III.


Gab: D



 Questão 56) 

   

Empresários brasileiros, principalmente do setor têxtil, vêm insistindo para o governo regulamentar o mecanismo de salvaguardas contra esse país. Criticam, também, a iniciativa do governo brasileiro de reconhecer o referido país como uma economia de mercado – reconhecimento que foi negado pela União Européia. Caso seja oficializado na OMC (Organização Mundial de Comércio), esse reconhecimento deixa o Brasil menos flexível para se defender do dumping de produtos

a) dos EUA.

b) da França.

c) da China.

d) da Rússia.

e) da Índia.


Gab: C



 Questão 57) 

   

Analise as assertivas sobre o comércio exterior brasileiro, assinalando, a seguir, a alternativa correta.


I. O petróleo tem participação significativa na pauta de importações.

II. Os produtos industrializados são, em valor, o principal item de exportação.

III. Em tonelagem, os minérios a granel são importantes itens de exportação.

IV. O Brasil, devido ao café e à soja, ainda é um país basicamente agroexportador.


a) Somente I, III e IV estão corretas.

b) Somente I, II e IV estão corretas.

c) Somente I, II e III estão corretas.

d) Somente II, III e IV estão corretas.

e) Somente II e III estão corretas.


Gab: D



 Questão 58) 

   

O Estado brasileiro teve uma participação significativa no processo de industrialização, uma vez que garantiu


01. a proteção da concorrência externa, por meio de elevados impostos de importação.

02. a proibição da política de substituição de importações, durante a Segunda Guerra Mundial.

03. a produção de combustíveis e matérias-primas para as indústrias químicas.

04. a criação de uma infra-estrutura no setor dos transportes.

05. a estatização generalizada dos meios de produção e a abertura do mercado nacional para as multinacionais.


São verdadeiros os itens

a) 1 e 3, apenas

b) 2 e 4, apenas

c) 1, 2 e 5, apenas

d) 1, 3 e 4, apenas

e) 2, 3, 4 e 5, apenas


Gab: D



 Questão 59) 

   

Apesar de promissora, a aproximação do Brasil ao mercado chinês tem sido criticada por alguns analistas econômicos. Para estes, nada assegura que as características atuais das trocas comerciais do Brasil com a China irão se alterar, a saber, respectivamente:

a) importação de tecnologia, nos setores de informática e eletrônica, e exportação de bens de capital, como máquinas industriais.

b) exportação de bens primários, como soja e minério de ferro, e importação de produtos manufaturados variados.

c) exportação de royalties e remessa de lucros, como resultado dos investimentos de empresas chinesas no país e importação de trigo.

d) importação de petróleo e carvão e exportação de produtos alimentícios, como carne, café e suco de laranja.

e) exportação de produtos de alto valor unitário, como aviões, e importação de produtos baratos, como máquinas e equipamentos.


Gab:  B



 Questão 60) 

    

As alternativas abaixo retratam temas da Geografia Brasileira.

Analise-as e assinale a resposta INCORRETA.

a) A competição por mercados tem contribuído para economias contemporâneas se internacionalizarem na formação de blocos econômicos. O Brasil se insere nesse contexto, através do MERCOSUL que tem como núcleo geo-econômico a Amazônia brasileira.

b) A modernização no campo desarticulou economias rurais de alcance local e regional. Seus agentes implantaram uma estrutura administrativa e um processo produtivo dos empreendimentos urbanos. Os meios de comunicação expandiram o universo dessas relações inserindo-o no mundo moderno e consumidor .

c) A questão de gênero vem ganhando espaço nas discussões geográficas. A expressão “boa aparência “ presente nos anúncios de oferta de emprego, na prática, significa discriminar mulheres negras, pobres, ou consideradas “ fora de padrão”.

d) Nas cidades “partidas” por redes geográficas , a circulação urbana recebe doses maciças de investimentos e tecnologia para garantir a eficiência dos fluxos, beneficiando segmentos privilegiados ligando bairros nobres a centros de consumo de elite .

e) As cidades constituem os principais pólos de poder, de decisões e de desenvolvimento, ao mesmo tempo, que concentram a maior gama de problemas sociais como: criminalidade, narcotráfico, poluição e exclusão social.


Gab: A



 Questão 61) 

   

Sobre o papel desempenhado pelo Brasil na economia global e as conseqüências desse processo na organização do espaço geográfico nacional, assinale o que for correto.

01. No início da década de 1990, a liberalização da economia brasileira e a abertura do mercado interno integraram, de maneira mais ampla, o Brasil na economia mundial. A abertura dos mercados financeiros e a privatização dos grandes conglomerados estatais abriram um vasto campo de investimentos transnacionais.

02. O Brasil viveu, após a Segunda Guerra Mundial, uma fase de industrialização acelerada que duraria até meados da década de 1970 e que significou a ruptura com o modelo agroexportador. A atividade industrial se afirmou como o setor de comando da economia brasileira.

04. Na última década, observou-se um aumento significativo das relações comerciais entre o Brasil e outros países da América Latina. Em grande parte, elas são o resultado das novas condições criadas pelo Mercosul.

08. Os principais pontos de saída de exportações e entrada de importações do Brasil estão concentrados no litoral das regiões Norte e Nordeste. A concentração espacial dos principais portos exportadores e importadores de mercadorias no Norte e no Nordeste do Brasil reflete o predomínio dos centros industriais e urbanos nessas regiões.

16. Os países do leste europeu (especialmente a Rússia e a Polônia), a África e a Austrália são os mais importantes mercados consumidores dos produtos brasileiros.

32. O Brasil encontra-se, atualmente, em uma situação de independência em relação ao capital financeiro internacional e aos países mais industrializados. É cada vez menos freqüente a interferência de organismos internacionais tais como o FMI, o Banco Mundial, a Organização Mundial do Comércio - OMC, na definição da economia brasileira.

64. Entre as exportações brasileiras de manufaturados, destacam-se certas indústrias de base tecnológica moderna, como a indústria metalúrgica, as indústrias mecânica e elétrica e a indústria de transportes.


Gab: 71



 Questão 62) 

    

Sobre  a  posição  do Brasil,  da  região Nordeste  e  do  estado  do Ceará  na  economia  internacional,  assinale a alternativa correta. 

a) O Brasil manteve-se excluído da economia internacionalizada até o final do século XX, quando então passou a participar de associações internacionais como a ALCA e o MERCOSUL. 

b) A  dívida  externa  do Brasil,  assim  como o  déficit  da balança  comercial, manteve-se  crescente nas últimas décadas, em virtude do elevado predomínio da importação de produtos primários. 

c) A  região  Nordeste  atrelou-se  à  economia  internacional,  na  condição  de  exportadora  e importadora, o que reduziu o desemprego e a economia informal nas suas principais cidades. 

d) Entre  as  regiões  brasileiras,  a Nordeste  destaca-se  na  economia  internacional  pela  produção industrial cujo escoamento é dificultado pela ausência de infra-estrutura de meios de transporte. 

e) A  inserção  do  Ceará  na  economia  globalizada  tornou  necessária  a  melhoria  dos  meios  de transporte, de comunicação e a ampliação das redes de informação. 


Gab: E



 Questão 63) 

   

Diante do processo de globalização da economia mundial e de formação dos blocos econômicos supranacionais, o Brasil, o Paraguai, o Uruguai e a Argentina formaram um tratado de cooperação econômica denominado:

a) Alalc

b) Mercosul

c) Aladi

d) MCCA

e) Nafta


Gab: B



 Questão 64) 

    

Sobre o processo de globalização no Brasil, analise as seguintes proposições:


I. Desde a década de 1990, o governo brasileiro passou a cuidar da globalização de forma receptiva, ampliando a abertura do mercado para o capital estrangeiro, aumentando as importações com prejuízo para a indústria nacional que deixou de exercer papel importante por falta de competitividade.

II. A política econômica e até mesmo a política social têm sido realizadas segundo às imposições dos países centrais que formam o G-7 (os mais industrializados do mundo). O Brasil vem mantendo as regras de organismos internacionais como: FMI, OMC e Banco Mundial.

III. O desemprego vem campeando no Brasil. Convivemos com o desemprego conjuntural decorrente do mau desempenho da economia local, como também com o desemprego estrutural decorrente das novas formas de gerenciamento de produção que minimizam custos e eliminam empregos.


Está(ão) correta(s)

a) apenas as proposições I e II.

b) apenas a proposição I.

c) apenas a proposição II.

d) apenas a proposição III.

e) as proposições I, II e III.


Gab: E



 Questão 65) 

    

“O Brasil é o rei do chiqueiro de JIANGSU e o galinheiro de ZHEJIANG”

Fonte: Revista Veja - junho de 2004


De acordo com o fragmento do texto que aborda o problema da soja brasileira no mercado chinês, analise as seguintes proposições:


I. O Brasil vende soja contaminada para alimentar porcos e galinhas dos chineses com cotação de dólar, imagine o que comemos aqui dentro, com pagamento em Real.

II. A soja brasileira rejeitada pelos chineses é tratada com fungicida para combater pragas da “ferrugem asiática”, curioso, originária da própria China.

III. A GREENPEACE informou que a soja brasileira rejeitada pelos chineses vai ser encaminhada para alimentar a população pobre de países africanos. Cidadãos pobres são diferenciados de porcos e galinhas chineses pelo seu poder aquisitivo e pela cor de seu passaporte. 


Está(ão) correta(s)

a) apenas a proposição III. 

b) apenas a proposição I. 

c) apenas a proposição II.

d) as proposições I, II e III.

e) apenas as proposições I e II.


Gab: D



Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis