quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Micro-Regiões–Questões ENEM–Exercícios Vestibulares I

Questão 01 - (UEPG PR)

A respeito da capital paranaense e da sua região metropolitana, assinale o que for correto.

01. A segunda maior cidade da região metropolitana de Curitiba é a cidade de São José dos Pinhais, onde se localiza o Aeroporto Internacional Afonso Pena, que serve a capital paranaense.

02. Curitiba está num importante entroncamento viário nacional, pois no sentido norte-sul é cortada pela BR-116, principal rota de ligação entre o sul e o sudeste, e no sentido leste-oeste é cortada pela BR-277, que liga Foz do Iguaçu ao Porto de Paranaguá, além de ser servida pela ferrovia que a liga ao Porto de Paranaguá através da Serra do Mar.

04. Cidades importantes e que estão entre as mais populosas do estado fazem parte da região metropolitana de Curitiba, a exemplo de São José dos Pinhais, Colombo, Almirante Tamandaré, Pinhais, Campo Largo e Araucária, onde está localizada a CIC – Cidade Industrial de Curitiba, o maior parque industrial do Paraná.

08. Pelo censo de 2010, a cidade de Curitiba é a terceira maior cidade da Região Sul do Brasil, estando atrás de Porto Alegre e Florianópolis em número de habitantes.

16. A cidade de São Mateus do Sul e a sua área de mineração do xisto, rocha da qual se extrai óleo mineral, gás (combustível) e enxofre, sob responsabilidade da Petrobras, está localizada na região metropolitana de Curitiba, assim como a refinaria Getúlio Vargas, em Araucária.

Gab: 07

Questão 02 - (UERJ)

Depois de aguardar por uma década, o Rio de Janeiro se tornou a primeira cidade do mundo a receber o título de Patrimônio Mundial como paisagem cultural concedido pela UNESCO. O conceito de paisagem cultural passou a ser utilizado a partir de 1992 e se aplica a locais onde a interação humana com o meio ambiente ocorre de forma harmônica. Até o momento, as regiões reconhecidas mundialmente nessa categoria relacionaram-se a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo.

Adaptado de O Globo 02/07/2012.

Os processos de patrimonialização acentuaram-se ao longo dos últimos trinta anos, incorporando inclusive novas categorias, como a de “paisagem cultural”.

Para o caso do Rio de Janeiro, a manutenção da harmonia entre ocupação humana e meio ambiente no espaço urbano deve ser garantida, principalmente, por meio de:

a) flexibilização da legislação das regiões sujeitas a proteção ambiental

b) desapropriação das áreas de encostas existentes na região metropolitana

c) preservação dos conjuntos de logradouros dotados de atrativos naturais

d) reordenamento das áreas litorâneas marcadas pela expansão imobiliária

Gab: C

Questão 03 - (UFG GO)

Leia o texto a seguir.

Bonfim é uma das cidades mais antiga de Goiás. Como suas irmãs mais velhas, Meia Ponte e Vila Boa de Goiás, guarda ainda, sob muitos aspectos, o cunho dos núcleos coloniais do século XVIII, com sua inconfundível arquitetura reinol, estilo barroco, de feição pesada, simplória e, ao mesmo tempo que bonachona, hospitaleira – aspecto esse que se vai aos poucos apagando dos burgos e vilórios progressistas mais próximos da linha férrea.

RAMOS, H. de C. Tropas e boiadas. Goiânia: Cultura Goiana, 1984. p. 168.

O autor se refere à atual cidade de Silvânia, cujos estilos coloniais assemelham-se às outras duas citadas – que ainda hoje preservam tais características arquitetônicas. Os nomes atuais dessas cidades e as microrregiões em que estão localizadas, são, respectivamente

a) Pirenópolis, na microrregião Entorno de Brasília; e Cidade de Goiás, na microrregião Rio Vermelho.

b) Alexânia, na microrregião Entorno de Brasília; e Cidade de Goiás, na microrregião Aragarças.

c) Vianópolis, na microrregião Pires do Rio; e Pirenópolis, na microrregião Anápolis.

d) Luziânia, na microrregião Entorno de Brasília; e Alexânia, na microrregião Anápolis.

e) Vianópolis, na microrregião Goiânia; e Luziânia, na microrregião Anápolis.

Gab: A

Questão 04 - (UEM PR)

Sobre a economia do Paraná, assinale o que for correto.

01. As atividades industriais respondem, atualmente, por 80% do Produto Interno Bruto do Estado. A agricultura e os serviços respondem, juntas, por 20% dele.

02. Duas das maiores cooperativas agroindustriais do País, a Cocamar e a Coamo, têm sede no Paraná.

04. Até os anos 1960, o café era o principal produto da agricultura paranaense, perdendo espaço para outros cultivos nos anos seguintes.

08. Toda a produção agrícola e industrial do Paraná e também do Mato Grosso do Sul e do Paraguai é exportada pelo Porto de Paranaguá.

16. A economia paranaense, sustentada em sua maior parte pelo setor industrial, cresceu em torno de 20% em 2011, ou seja, três vezes mais do que a economia brasileira, que cresceu em torno de 7%.

Gab: 06

Questão 05 - (UFPE)

Observe a figura a seguir, referente a alguns aspectos da Hidrografia de Pernambuco.

clip_image002

(Fonte: PERNAMBUCO, Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, 2012.)

Sobre o Sistema de Contenção de Enchentes dos Rios Una e Sirinhaém, analise as afirmações a seguir.

00. A construção desse Sistema envolve riscos, ao considerarem-se os patrimônios arqueológicos e naturais paisagísticos. Há expectativa de que exista uma convergência de riscos para as áreas de inundação, sobretudo a destruição de sítios arqueológicos, porém os riscos são de caráter reversível.

01. A Barragem de Igarapeba será implantada na Bacia Hidrográfica do rio Sirinhaém, no rio Pirangi, e será construída na Microrregião Geográfica de Garanhuns, de acordo com a Divisão Política e Administrativa do IBGE.

02. Na região da Barragem de Serro Azul há predominância de atividades agropecuárias, com destaque para a monocultura da cana-de-açúcar e seus derivados, a presença da agricultura familiar e as atividades pecuaristas

03. No conjunto de impactos sociais da construção do Sistema de Contenção de Enchentes dos Rios Una e Sirinhaém, a diminuição do tamanho de grandes propriedades fundiárias e a redução do deslocamento de população em áreas de assentamentos agrários figuram como possíveis impactos na estrutura fundiária local.

04. As cidades de Palmares, Belém de Maria, Catende, Água Preta e Barreiros foram as mais afetadas com as fortes chuvas que ocorreram no ano de 2010. As enchentes foram causadas por chuvas fora dos padrões da estação, decorrentes de Onda de Leste.

Gab: FFVVV

Questão 06 - (UFRN)

Natal apresentou, no Censo Demográfico de 2010, uma população absoluta de 785.722 habitantes, tendo crescido 10,7% em relação a 2000. O crescimento populacional tem contribuído para acelerar o processo de ocupação e as modificações na paisagem urbana.

a) Explique um impacto ambiental negativo decorrente de formas inadequadas de ocupação urbana em Natal, em área de dunas.

b) O Parque das Dunas é Zona de Proteção Ambiental importante para a dinâmica físico-ambiental da cidade do Natal. Apresente duas justificativas para essa afirmação.

Gab:

a) A ocupação urbana de Natal em áreas de dunas provoca impacto ambiental negativo porque se efetiva a partir do desmatamento. A retirada da vegetação provoca perda da biodiversidade, deixa as dunas expostas à ação dos ventos e das chuvas, provocando a sua desestabilização, e, por consequência, o carreamento de areia que agrava o assoreamento de rios, riachos e lagoas e obstrui as vias de circulação, dificultando o tráfego.

ou

A ocupação urbana de Natal em áreas de dunas provoca impacto ambiental negativo porque se efetiva a partir de processos de impermeabilização do solo urbano que ocorrem por meio da pavimentação das ruas, dificultando a infiltração das águas que alimentam o lençol freático (comprometimento da recarga das aguas subterrâneas), provocando o assoreamento e/ou aterramento de lagoas e/ou rios.

ou

A ocupação urbana de Natal em áreas de dunas provoca impacto ambiental negativo por causa da contaminação do lençol freático, através da infiltração de líquidos decorrente da deficiência de saneamento básico (lixo e esgoto).

ou

A ocupação urbana de Natal em áreas de dunas provoca impacto ambiental negativo por causa da contaminação de rios e/ou lagoas, através do escoamento superficial decorrente da falta de saneamento básico (lixo e esgoto).

ou

A ocupação urbana de Natal em áreas de dunas provoca impacto ambiental negativo porque dificulta a circulação do ar, principalmente nas áreas verticalizadas, ocasionando a formação de ilhas de calor e desconforto térmico.

ou

A ocupação urbana de Natal em áreas de dunas provoca impacto ambiental negativo porque gera desconforto térmico devido ao aumento da temperatura local e à diminuição da circulação de ar.

ou

A ocupação urbana de Natal em áreas de dunas provoca impacto ambiental negativo porque produz mudanças na paisagem natural ao se efetivar por meio do desmatamento para fins de edificações.

b)

O Parque das Dunas é importante porque

· possui uma cobertura vegetal densa que contribui para gerar um microclima no seu interior e nos arredores, amenizando a temperatura local e/ou reduzindo-a;

· é formado por solos arenosos (permeáveis) que favorecem a infiltração das águas e o abastecimento do lençol freático;

· possui uma cobertura vegetal densa que contribui para a estabilidade do solo e para a fixação das dunas;

· contribui para a manutenção de parte da fauna e da flora local;

· contribui para a preservação da biodiversidade do ecossistema local;

· contribui para a manutenção do processo de evapotranspiração;

· contribui para a preservação da área verde em Natal, resquícios da Mata Atlântica;

· contribui para a melhoria da qualidade do ar da área onde se localiza e de seu entorno, tornando-o mais limpo.

Questão 07 - (UEM PR)

Sobre as regiões naturais do Estado do Paraná, assinale o que for correto.

01. O litoral do Estado do Paraná teve seu processo de ocupação iniciado no século XVII, com a fundação das primeiras vilas. Essa ocupação ocorreu com o objetivo de explorar ouro e possibilitou a transposição da Serra do Mar pelos Bandeirantes vindos da Capitania de São Vicente.

02. A região litorânea do Paraná é caracterizada pelo seu formato irregular com inúmeras baías, frequentemente rodeadas de vegetação de mangrove representada pelas espécies mais comuns, como Rhizophora Mangle, Laguncularia Racemosa, Avicennia Tomentosa e Spártina.

04. O regime de chuvas e de temperaturas do litoral do Estado do Paraná é influenciado pela massa polar atlântica, que exerce influência nos meses de inverno e provoca chuvas frontais, e pela massa tropical atlântica, que é quente e úmida e atua durante quase todo o ano.

08. O Primeiro Planalto Paranaense, também denominado Campos Gerais, é a província geomorfológica representada, na maior parte, por rochas mais jovens, datadas do período Quaternário. O xisto pirobetuminoso é a principal riqueza mineral explorada.

16. O Rio Iguaçu nasce na vertente oriental da Serra do Mar, e no seu fluxo para oeste atravessa as escarpas da Serrinha e da Serra Geral, até desembocar no Rio Paranapanema.

Gab: 07

Questão 08 - (UDESC SC)

O porto catarinense administrado pelo Governo do Estado é o de:

a) Imbituba

b) Itajaí

c) Criciúma

d) São Francisco

e) Blumenau

Gab: D

Questão 09 - (UDESC SC)

Considerando as atividades do setor secundário das regiões geoeconômicas de Santa Catarina, relacione as colunas.

(1) Litoral Norte

(2) Florianópolis

(3) Vale do Itajaí

(4) Norte

(5) Planalto

( ) Predomina a indústria têxtil e o seu litoral concentra as maiores indústrias pesqueiras.

( ) Possui o maior parque industrial de Santa Catarina, com predomínio do setor metal-mecânico.

( ) O seu setor secundário vem crescendo modestamente desde 1975, apresentando, na sua maioria, indústrias de pequeno e médio porte.

( ) Encontram-se como atividades econômicas importantes a extrativa de madeira e a indústria moveleira.

( ) Situam-se as indústrias agroindustriais.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) 5 – 2 – 3 – 4 – 1

b) 3 – 1 – 4 – 5 – 2

c) 3 – 4 – 1 – 5 – 2

d) 3 – 1 – 2 – 4 – 5

e) 5 – 3 – 2 – 4 – 1

Gab: D

Questão 10 - (ESPM RJ)

Observe a matéria:

O prefeito comentou a situação dos bondes, que estão paralisados desde o acidente que deixou seis mortos e 56 feridos no último dia 27 de agosto. De acordo com Paes, um estudo da prefeitura analisa a possibilidade da diminuição do preço das passagens dos ônibus que circulam, enquanto os tradicionais bondinhos não voltam a circular.

(Jornal do Brasil, disponível em:

http://www.jb.com.br/rio/noticias/ - acesso: 20/09/11)

A notícia diz respeito ao uso do tradicional bondinho, num específico bairro do Rio de Janeiro, inserido na matéria que é:

a) Leblon.

b) Santa Teresa.

c) Campo Grande.

d) Vila Isabel.

e) Jardim Botânico.

Gab: B

Questão 11 - (UFSC)

Conhecida pelas baixas temperaturas que eventualmente cobrem de neve suas paisagens no inverno, a serra catarinense vem apostando na produção de vinhos finos de altitude. Desde 2000, mais de R$ 150 milhões foram investidos no plantio de vinhedos – com uvas de cepas europeias – e instalação das vinícolas. A maioria fica em São Joaquim, Campos Novos e Caçador, onde o clima de verão oferece dias de sol e noites frias em razão da altitude.

FOLHA DE S. PAULO. Caderno B6. 24 Jul. 2011. Disponível em: <http://www.santur.

sc.gov.br/ index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=80&dir=ASC&order

=name&Itemid=199&limit=20&limitstart=20>. Acesso em: 31 jul. 2011. [Adaptado].

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. No conjunto das serras catarinenses, a Serra Geral é formada pelas escarpas do Planalto de Campos Gerais e apresenta cotas altimétricas que podem superar os 1.000 metros.

02. A formação geológica de Santa Catarina é de diferentes tipos de rochas, o que confere uniformidade nos seus aspectos geomorfológicos.

04. As atividades agropastoris são predominantes sobretudo na Região do Planalto Norte e da Serra Catarinense, apesar do processo de expansão, em alguns municípios, da indústria e do ecoturismo.

08. Nos municípios citados no excerto acima, a altitude, aliada às baixas pressões atmosféricas, favorece a ocorrência de neve.

16. São Joaquim pertence à Mesorregião Serrana e os municípios de Campos Novos e Caçador à Mesorregião do Litoral Central.

Gab: 05

Questão 12 - (UFRN)

No Rio Grande do Norte, as características geológicas favorecem a ocorrência e diversidade de recursos naturais. Historicamente, a exploração de recursos naturais tem-se apresentado como uma atividade importante para a economia do Estado.

Observe o mapa abaixo.

Rio Grande do Norte: ocorrência de recursos naturais

clip_image004

IDEMA apud FELIPE, José Lacerda Alves. CARVALHO, Edilson Alves. Atlas

escolar Rio Grande do Norte. João Pessoa: GRAFSET, 2006, p. 20. [Adaptado]

a) Mencione as estruturas geológicas das áreas destacadas no mapa, que favorecem a ocorrência de petróleo na área A e de scheelita e tantalita na área B.

b) Explique o contexto econômico em que ocorreu a crise da exploração da scheelita no Rio Grande do Norte, na década de 1980.

Gab:

a) A estrutura geológica da área A é de rochas (ou terrenos ou bacias) sedimentares e a da área B é de rochas cristalinas(ou escudos cristalinos ou rochas metamórficas).

b) A crise da exploração de scheelita no Rio Grande do Norte, na década de 1980, ocorreu em um contexto de distensão política da Guerra Fria, em que o mercado mundial mostrou-se desfavorável à venda do produto potiguar, tendo em vista que os EUA, principal comprador, passaram a adquirir a scheelita produzida na China, a preços baixos, inviabilizando empresas tradicionais, como as existentes no estado, ou aquelas que não acompanharam os avanços tecnológicos (a modernização).

Questão 13 - (UFRN)

O turismo é uma importante atividade econômica no Rio Grande do Norte, principalmente no litoral, privilegiado em extensão e beleza, e, no interior, em que se sobressaem a paisagem e a cultura. Visando a divulgar o turismo interiorano, uma agência natalense organizou um roteiro com a seguinte sequência de pontos turísticos: Alto de Santa Rita, em Santa Cruz; Mina Brejuí, em Currais Novos, e Cachoeira do Pinga, em Portalegre.

Observe o mapa com a localização das microrregiões onde se localizam os municípios que integram o roteiro turístico apresentado.

Microrregiões Geográficas do Rio Grande do Norte

clip_image006

FELIPE, José Lacerda A. Edilson Alves de Carvalho.Atlas Escolar

do Rio Grande do Norte. João Pessoa: Grafset, 2006.p.14. [Adaptado]

Considerando como ponto de partida a Cidade do Natal e a localização dos municípios mencionados nas microrregiões geográficas do estado, o roteiro turístico a ser cumprido corresponde à seguinte sequência:

a) Borborema Potiguar, Serra de Santana e Umarizal.

b) Baixa Verde, Serra de Santana e Pau dos Ferros.

c) Borborema Potiguar, Seridó Oriental e Pau dos Ferros.

d) Baixa Verde, Seridó Oriental e Umarizal.

Gab: C

Questão 14 - (UEPG PR)

Com relação à organização do território brasileiro em regiões, assinale o que for correto.

01. Palmeira, Castro e Porto Amazonas fazem parte da Microrregião dos Campos Gerais e da Mesorregião do Sudeste Paranaense.

02. O estado do Paraná é dividido em dez mesorregiões geográficas sendo que o município de Ponta Grossa faz parte da Mesorregião do Centro Oriental Paranaense.

04. As mesorregiões das unidades da federação brasileira são divididas em microrregiões geográficas que permitem melhores cálculos de indicadores estatísticos, uma vez que as mesorregiões são muito vastas e os municípios componentes, às vezes, demasiadamente numerosos.

08. O IBGE dividiu o Brasil em cinco grandes regiões com base em sua homogeneidade física, humana e econômica a saber: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; mas o critério de homogeneidade adotado tem sido questionado uma vez que as características regionais não acompanham necessariamente o traçado dos limites dos estados que as compõem.

Gab: 14

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis