quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Micro-Regiões–Questões ENEM–Exercícios Vestibulares III

Questão 31 - (UFSC)

Santa Catarina pode ser considerado um estado modelo de crescimento equilibrado, de qualidade de vida e de sustentabilidade, uma pequena porção do Brasil capaz de exibir índices de desenvolvimento humano comparáveis aos das nações avançadas.

Sobre o quadro humano e econômico de Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A estrutura viária conta com importantes ferrovias, hidrovias e rodovias federais, garantindo as exportações dos produtos catarinenses.

02. Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages, municípios localizados no litoral catarinense, apresentam os maiores índices de desenvolvimento humano do Estado.

04. As populações pré-colombianas não alteraram de modo sensível as características dos domínios do meio natural catarinense.

08. Na Região Sul, Santa Catarina foi o estado que não participou do programa de liberalização econômica implementado na década de 1990.

16. A participação catarinense nos processos vinculados à globalização é geralmente mais intensa nas regiões em que o setor secundário da economia se destaca, como ocorre no nordeste do estado e no Vale do Itajaí.

Gab: 20

Questão 32 - (UFSC)

O vento sul se tornara mais rijo e mais longo; as vagas, túmidas e altas, rebentavam por cima das dunas, enfeitando-as de espumas rechichantes e de algas molhadas e verdes.

Não era possível a viagem até a Laguna: tínhamos, assim, que ficar ali, naquele rancho agasalhador e que rescendia a farinha nova e a peixe salgado.

d’EÇA, Othon. Homens e algas. 4. ed. Florianópolis: Insular, Edufsc, 2003. p. 37.

A partir da leitura do excerto acima e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Atualmente, os municípios catarinenses de Laguna e Navegantes destacam-se pela exportação de pescados e crustáceos para a América Latina.

02. A pressão atmosférica é maior em lugares situados próximos ao nível do mar, devido ao maior volume de ar sobre a superfície da Terra.

04. O vento sul que predomina no litoral catarinense é devido à forte atuação da massa tropical continental.

08. Formação típica do Domínio das Araucárias, a vegetação de dunas foi a que mais sofreu descaracterização pela ação antrópica.

16. O século XVII em Santa Catarina foi marcado pela fundação das vilas de São Francisco, Desterro e Laguna.

32. Devido à colonização pelos açorianos das áreas do Planalto Catarinense, verifica-se entre os seus habitantes o expressivo consumo de farinha de mandioca e de pescados.

Gab: 18

Questão 33 - (UEPG PR)

Sobre o Cânion do Guartelá, na região dos Campos Gerais do Paraná, assinale o que for correto.

01. Formado pelo Rio Iapó, que banha a cidade de Castro, localiza-se no Segundo Planalto Paranaense, entre os municípios de Castro e Tibagi.

02. Nele se localiza o Parque Estadual do Guartelá, onde, além de trecho do cânion, encontram-se atrativos como a Cachoeira da Ponte de Pedra, a Gruta da Pedra Ume e pinturas rupestres.

04. Com uma extensão de aproximadamente 32 quilômetros, é o sexto maior cânion do mundo em extensão.

08. A vegetação predominante na região dos Campos Gerais, onde se localiza o Cânion do Guartelá, é de campos limpos. Ocorrem também trechos de matas de Araucária na forma de capões isolados ou de matas ciliares.

16. Está situado numa região onde predominam rochas vulcânicas, que podem ser vistas nas margens ao longo do cânion. Os derrames de lavas nessa região ocorreram na Era Mesozóica.

Gab: 15

Questão 34 - (UFCG PB)

Observe as imagens abaixo, leias as suas descrições e assinale as corretas:

Figura 01 - Pedra da Boca

clip_image002

Figura 02 – Fabricação de Redes na Paraíba

clip_image004

Figura 03 – Lajedo do Pai Mateus

clip_image006

Figura 04 – Expansão urbana na Paraíba

clip_image008

I. A figura 01 corresponde ao Parque Estadual da Pedra da Boca (PEPB) localizado na cidade de Araruna na microrregião do Curimataú Oriental - Mesorregião do Agreste Paraibano. A região transformou-se em ponto habitual de encontro de artistas, alpinistas e adeptos dos mais diversos esportes radicais.

II. A figura 02 corresponde à fabricação de redes no município de São Bento/PB. Esse teve sua fundação às margens do Rio Piranhas e situa-se na microrregião de Catolé do Rocha – Mesorregião do Sertão Paraibano. O município é conhecido como produtor nacional de redes, colchas, mantas e toalhas.

III. A figura 03 corresponde ao Lajedo do Pai Mateus, localizado na cidade de Cabaceiras, na Microrregião do Cariri Oriental – Mesorregião da Borborema. O município tem-se tornado cenário natural para produções de época, foi palco para o premiado filme São Jerônimo, de Júlio Bressane e a mini-série Auto da Compadecida.

IV. A figura 04 corresponde à expansão urbana na Grande João Pessoa, situada na Mesorregião da Mata Paraibana. A cidade é conhecida como a segunda mais verde do mundo por seus testemunhos da Mata Atlântica (Eco 92 - Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente) e é uma referência histórica para o Estado da Paraíba, devido a sua origem e construções arquitetônicas, atividades pesqueiras e aldeias de índios Potiguaras.

Estão corretas as seguintes descrições:

a) I, II, III e IV.

b) II e IV.

c) I e III.

d) II, III e IV.

e) I, III e IV.

Gab: A

Questão 35 - (UFMA)

A unidade de conservacao de uso indireto do Parque Nacional dos Lencois Maranhenses (PNLM), criada pelo Decreto no 8.606 de 1981, esta inserida na mesorregiao geografica do:

a) Centro Maranhense.

b) Oeste Maranhense.

c) Leste Maranhense.

d) Norte Maranhense.

e) Sul Maranhense.

Gab: D

Questão 36 - (UFCG PB)

No final da década de 1980, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tomando como base as seguintes dimensões: o processo social como determinante, o quadro natural como condicionante e a rede de comunicação e de lugares como elemento da articulação espacial, dividiu oficialmente o Estado da Paraíba em quatro mesorregiões: Mata Paraibana, Agreste, Borborema e Sertão paraibano.

O quadro a seguir resume algumas das características atribuídas pelo IBGE às mesorregiões da Paraíba.

clip_image010

Identifique a opção que nomeia de maneira correta as mesorregiões paraibana 1, 2, 3 e 4, respectivamente.

a) Borborema, Sertão Paraibano, Mata Paraibana e Agreste.

b) Agreste, Mata Paraibana, Borborema e Sertão Paraibano.

c) Sertão Paraibano, Borborema, Agreste e Mata Paraibana.

d) Mata Paraibana, Agreste, Borborema e Sertão Paraibano.

e) Agreste, Mata Paraibana, Sertão Paraibano e Borborema.

Gab: D

Questão 37 - (UERGS)

O território do Rio Grande do Sul é dividido em onze zonas fisiográficas.

clip_image012

A que zonas correspondem às áreas numeradas do mapa acima?

a) 1 – Litoral, 2 – Missões, 3 – Campanha, 4 – Alto Uruguai, 5 – Planalto Médio.

b) 1 – Litoral, 2 – Encosta do nordeste, 3 – Encosta do sudeste, 4 – Campanha, 5 – Missões.

c) 1 – Encosta do Nordeste, 2 – Planalto Médio, 3 – Missões, 4 – Serra do Nordeste, 5 – Depressão Central.

d) 1 – Encosta do Nordeste, 2 – Campos de Cima da Serra, 3 – Encosta do sudeste, 4 – Campanha, 5 – Depressão Central.

e) 1 – Litoral, 2 – Encosta do nordeste, 3 – Serra do sudeste, 4 – Campanha, 5 – Planalto Médio.

Gab: A

Questão 38 - (IBMEC SP)

No mapa abaixo está sugerida uma divisão regional segundo a perspectiva ambiental.

clip_image014

Considere as afirmações a seguir:

I. A maior parte dos problemas ambientais na região I está relacionada à agroindústria canavieira, ao desmatamento e ao assoreamento de lagoas.

II. A cafeicultura, que entrou em declínio ainda no século XIX, foi importante agente do desmatamento nas regiões II e III. A pecuária leiteira, atividade que sucedeu o café, também não teve manejo ecologicamente correto.

III. Na região IV, há uma diversidade de fatores causadores dos problemas ambientais, tais como a especulação imobiliária, despejo de esgoto industrial e doméstico em rios, lagoas e baías e a ocupação acelerada das encostas.

IV. A expansão da atividade petroquímica e a instalação de um novo pólo gás-químico na região V têm favorecido a baixa qualidade do ar e a poluição do rio Paraíba do Sul.

V. A ocupação especulativa provocada pela abertura da BR-101, nos anos 70, determinou a ocupação irregular dos costões rochosos por empreendimentos de luxo na região VI, onde também é verificada alteração térmica no mar junto às usinas nucleares.

Estão corretas as afirmações:

a) I, II e III, somente.

b) II, III e IV, somente.

c) I, III e V, somente.

d) II, IV e V, somente.

e) I, II, III, IV e V.

Gab: C

Questão 39 - (UFPE)

O Estado de Pernambuco corresponde a apenas 1,16% do espaço territorial nacional, apesar de ser um dos mais povoados. Sobre as características geográficas desse Estado, e´correto afirmar que:

00. as diferenciações climáticas no território resultam, sobretudo, da quantidade e da distribuição das chuvas, uma vez que as variações térmicas são pouco significantes.

01. durante muito tempo, o Planalto da Borborema constituiu-se em uma barreira que separava o núcleo canavieiro da parte oriental do núcleo pastoril e produtor de algodão da porção ocidental.

02. a parte oriental do Estado possui um regime pluviométrico que é determinado pelas invasões de sistemas atmosféricos tropicais e extratropicais.

03. nas “áreas de exceção” do Agreste se instalou um sistema agrícola policultor, representado sobretudo por culturas de frutas , mandioca e de tomate; nessas áreas há grande difusão da pequena propriedade.

04. a maior parte do Estado desenvolve-se sobre uma estrutura geológica do tipo bacia sedimentar, que foi arrasada por prolongadas fases de pediplanação.

Gab: VVVVF

Questão 40 - (UFPE)

Os analistas de mercado projetam que a economia de Pernambuco deverá crescer em seu Produto Interno Bruto (PIB), a uma taxa de 3,9%, em 2007. Diante do enunciado, quais os fatores determinantes para esta expectativa de crescimento do Produto estadual, em 2007?

00. a agropecuária de Pernambuco vem apresentando crescimento, face ao comportamento favorável da avicultura e das lavouras temporárias e permanentes, a exemplo da cultura da cana de açúcar e da fruticultura.

01. a indústria de transformação no Estado tem apresentado resultados favoráveis, tendo como destaque, o crescimento na construção civil e na produção das indústrias de alimentos e bebidas, de produtos químicos e de minerais não metálicos.

02. a aceleração no crescimento da formação bruta de capital fixo (máquinas e equipamentos) e a evolução do consumo das famílias indicam expectativas mais favoráveis à expansão da economia pernambucana.

03. dos segmentos que integram o setor Terciário, a performance do comércio é destaque na contribuição do crescimento desse setor.

04. a elevação do consumo das famílias em decorrência da evolução positiva na massa de rendimento dos ocupados no mercado de trabalho e da expansão nominal do crédito para pessoas física.

Gab: VVVVV

Questão 41 - (UFF RJ)

Região Metropolitana do Rio de Janeiro: Esquema da Estrutura Espacial Interna

clip_image016clip_image018

Fonte: SOUZA, Marcelo Lopes (2003). ABC do desenvolvimento urbano.

Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, p. 77.

Texto

Como toda aglomeração urbana de grande porte, a metrópole carioca apresenta, em torno do seu núcleo, espaços diferenciados quanto ao uso do solo e à composição social. A especulação imobiliária atua sobre todos esses espaços, assumindo, porém, formas distintas, devido às diferenças de densidade de ocupação, grau de infra-estrutura e perfil social dos ocupantes de cada área assinalada.

Com base no mapa e no texto, responda ao que se pede.

a) Comente o processo de ocupação do solo na área 3, levando em conta a ação do poder público e do capital imobiliário.

b) Identifique dois aspectos sociais ou econômicos característicos da ocupação da área 4.

Gab:

a) Identificada no mapa como “espaço de atração da auto-segregação”, a área 3 corresponde à Barra da Tijuca, onde se instalaram diversos condomínios exclusivos de classe média-alta e de classe alta. O termo “auto-segregação” deve-se ao fato de a camada da população atraída para essa área buscar, conscientemente, o afastamento dos bairros mais centrais da cidade, vistos como congestionados, degradados e inseguros. O capital imobiliário atua na construção de unidades habitacionais que viabilizam a ocupação da área, bem como na comercialização das mesmas. Essa dupla natureza faz com que, além de moradias, ele tenha que vender também todo um “estilo de vida” afinado com as expectativas da camada social referida. Daí a proliferação dos “condomínios fechados” dotados de áreas de lazer e serviços variados, símbolos máximos do processo de auto-segregação. Todo esse movimento não seria possível sem a atuação do poder público, que dota a área de infra-estrutura, valorizando-a ainda mais e define legalmente os termos da ocupação (licenciamento ambiental, gabarito das construções etc.).

b) - presença residual de atividades agropecuárias, em acelerada substituição por atividades que obedecem a uma lógica urbana;

- espaço de especulação imobiliária (muitas vezes mascarado pelo aspecto rural da paisagem), no qual o valor do solo é conferido pela localização do terreno e por seu papel como suporte para atividades “urbanas”;

- presença de residências de fim-de-semana ou mesmo principais de famílias de classe média e classe média-alta, cujos membros exercem atividade de trabalho e estudo nas áreas 1 e 2;

- áreas de passagem que concentram atividades comerciais relacionadas ao fenômeno da segunda residência, como o comércio de plantas ornamentais, móveis, objetos de cerâmica etc.;

- existência de atividades de lazer tais como hotéis-fazenda, restaurantes etc.

Questão 42 - (UEM PR)

O IBGE dividiu o Paraná em dez mesorregiões, considerando as características naturais e sociais de cada área. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os municípios, segundo a mesorregião a que pertencem.

a) Mesorregião do Noroeste Paranaense: Cascavel, Guaíra e Umuarama.

b) Mesorregião do Norte Pioneiro: Paranavaí, Assaí e Jaguariaíva.

c) Mesorregião do Norte Central Paranaense: Maringá, Campo Mourão e Goioerê.

d) Mesorregião do Oeste Paranaense: Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo.

e) Mesorregião do Centro Sul Paranaense: Ponta Grossa, Prudentópolis e São Mateus do Sul.

Gab: D

Questão 43 - (UESPI)

Ainda sobre algumas características espaciais do Estado do Piauí, é correto afirmar o que segue.

1) O Piauí é uma das unidades político–administrativas brasileiras que teve as suas fronteiras alteradas ao longo do seu processo histórico de formação.

2) Apesar de possuir algumas questões fronteiriças já resolvidas, outras existem que são consideradas como áreas de litígio, a exemplo daquela com o Ceará, na serra de Dois Irmãos.

3) A configuração apresentada pelo Estado se prende ao próprio processo de colonização e ocupação do espaço que nele se efetivou.

4) De acordo com a divisão regional feita pelo IBGE, em mesorregiões e microrregiões geográficas, o município de Teresina faz parte da mesorregião Centro-Norte piauiense e da microrregião de Teresina.

5) A preação de índios e a evangelização pelos jesuítas das tribos existentes nas terras do atual Estado foram as atividades responsáveis pelo povoamento do espaço piauiense.

Estão corretas:

a) 1 e 5 apenas

b) 2, 3 e 4 apenas

c) 1, 2 e 3 apenas

d) 1, 3 e 4 apenas

e) 1, 2, 3, 4 e 5

Gab: D

Questão 44 - (UESPI)

Observe o mapa abaixo, correlacionando-o com as proposições apresentadas em seguida.

clip_image020

1) Face a sua configuração, o Piauí faz limites na sua porção oriental com o Ceará e Pernambuco, enquanto, na sua porção meridional, se limita com a Bahia.

2) As unidades político-administrativas que se limitam com o Piauí representam 50% dos Estados da Região Nordeste.

3) Observa-se que o Estado possui uma forma longitudinal, alongada no sentido Norte-Sul.

4) O Piauí, juntamente com o Maranhão, ocupa a porção ocidental do espaço nordestino.

5) Na região Nordeste, o Piauí, o Maranhão e a Bahia fazem parte da sub-região do Meio Norte.

Estão corretas apenas:

a) 1, 2 e 3

b) 1, 2 e 4

c) 1 e 4

d) 2, 3 e 4

e) 3, 4 e 5

Gab: B

Questão 45 - (UERGS)

O gráfico termopluviométrico abaixo representa a variação de temperatura e a quantidade de chuvas na região de Uaupés, no Amazonas.

Assinale a alternativa que classifica e caracteriza corretamente o clima representado no gráfico:

clip_image022

a) tropical úmido, com chuvas concentradas no inverno e temperaturas médias baixas ao longo do ano.

b) equatorial úmido, com chuvas constantes e abundantes ao longo do ano e temperaturas médias anuais elevadas.

c) semi-árido, com chuvas escassas ao longo do ano e temperaturas elevadas durante todo o ano.

d) tropical de altitude, com chuvas concentradas no verão e temperaturas médias anuais baixas.

e) subtropical, com chuvas bem distribuídas durante o ano e temperaturas médias anuais baixas, apresentando invernos rigorosos.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis