Segundo o cientista russo Vladimir Vernadsky, a biosfera seria "a camada mais ou menos uniforme, ainda que bastante contínua, relativamente delgada para poder concentrar e envolver a energia solar, onde estão distribuídos os seres vivos".
No estudo da biosfera, a Geografia aproxima-se da Biologia através da Biogeografía, que estuda adistribuiçâo geográfica dos seres vivos. A Biogeografia divide-se em Fitogeografia (que trata da distribuição espacial dos vegetais) e Zoogeografia (que trata da distribuição espacial dos animais). Podemos, ainda, considerar a Biogeografia física, que procura explicar a influência dos fatores ecológicos na distribuição dos seres vivos, e a Biogeografia histórica, que estuda os processos históricos (vicariância* e dispersão*) na atual distribuição dos seres vivos nos ecossistemas da Terra.
A biosfera, conjunto formado por todos os ecossistemas do globo, é integrada por três biociclos*: o terrestre, o das águas doces e o marinho.
Ecossistema é uma unidade natural caracterizada pelas interações dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente.
No biociclo terrestre, existem grandes ecossistemas marcados pela presença de flora, fauna e clima próprios, denominados biomas, termo derivado do empregado pelo ecologista norte-americano Frederic E. Oements, em 1916, para designar "urna comunidade de plantas e animais, com formas de vida e condições ambientais semelhantes".
Cada bioma é representado por um tipo de vegetação que lhe confere uma característica visual; floresta tropical, floresta temperada, campos, savanas e outros.
· Grandes biomas do mundo
A distribuição dos biomas terrestres e seus tipos de vegetação e fauna estão estreitamente ligados ao clima, uma vez que são as diferentes condições de temperatura, chuva e incidência de luz solar nas várias regiões do planeta que facilitam ou impedem a existência de qualquer tipo de vida. Desse modo, praticamente, a cada tipo climático corresponde um bioma, marcado por uma determinada cobertura vegetal.
O relevo (altitude), as águas continentais e oceânicas e os solos também influenciam a distribuição dos biomas na superfície da Terra. Os biomas, portanto, não se distribuem aleatoriamente, mas conservam uma certa sequência, tanto no sentido horizontal (latitude) como no sentido vertical (altitude).
Em um mesmo bioma, podemos encontrar vários ecossistemas, como por exemplo a floresta Amazônica e a mata Atlântica, que são ecossistemas dentro do bioma das florestas tropicais e que, por sua vez, também possuem diferentes ecossistemas em seu interior.
Você vai conhecer a seguir algumas características dos principais biomas do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário