quinta-feira, 7 de maio de 2015

Classificação climática de Strähler

Classificação climática de Strähler

O norte-americano Arthur Strähler usa os conhecimentos sobre a circulação geral da atmosfera para classificar os climas. Ele reconhece a importância do mecanismo das massas de ar e das frentes na caracterização dos tipos de clima. Por isso, sua classificação é denominada dinâmica.

Para ele, os principais tipos de clima são:

Climas das /atitudes baixas: influenciados por massas de ar quente.

Climas das latitudes médias: influenciados por massas de ar tropicais e polares.

Climas das latitudes altas: influenciados por massas de ar polares.

Conheça os vários subtipos em que se divide cada um desses tipos climáticos, observando o mapa a seguir.

clip_image066

Um comentário:

Anônimo disse...

Há lugares no mundo que parecem falar mais que outros ainda que não ostentam imagens robustas. O Sahel pode nos parecer fraco e desprezível, mas é imperativo e forte no seu recado. Revela ao mundo um passado menos árido e denuncia talvez uma marcha inexorável de uma natureza que o homem não é o senhor...:)
Ademais, parece que é para lugares remotos e flagelados que certos biótipos humanos são expulsos por conta de um script classificatório de inferioridade estabelecido pelos homens. A história é longa e por demais complexa e vaga no tempo desde os primórdios. Se aquela marcha é inexorável e os humanos humilhados pelos seus pecados humilham, a humildade poderosíssima da escatologia tem o alento e o fechamento, o fechamento escatológico e justo nos fins dos tempos com a implantação definitiva da justiça. Até lá a alegria e a esperança nos viajam glamourosos em meio às turbulências...:)

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis