quinta-feira, 7 de maio de 2015

Florestas tropicais

A área de ocorrência desse bioma é delimitada pelos dois trópicos (zona tropical) e atravessada pelo Equador. Portanto, é o domínio de elevadas temperaturas e de grande quantidade de chuva (climas tropicais).

Apesar de podermos distinguir subtipos de florestas tropicais, elas têm algumas características comuns: são heterogêneas*, perenes, higrófilas* e latifoliadas*. No bioma das florestas tropicais encontramos a maior biodiversidade, ou seja, a variedade de espécies de plantas, animais e microrganismos encontrada em todos os biomas da Terra Nas áreas próximas ao Equador, as florestas são mais fechadas, apresentam-se estratificadas em camadas, com árvores de várias alturas e tipos, com muitos cipós em seus troncos e galhos. Os principais exemplos são a floresta Amazônica, a floresta do Congo (África) e a da Indonésia (Ásia). Mais afastadas do Equador, as florestas tropicais recebem menor quantidade de calor e chuva, por isso são menos exuberantes que as equatoriais e já foram quase destruídas pelo homem. Ocupavam grande parte da faixa tropical da América do Sul (Brasil), da América Central, do norte da Austrália e do Sudeste Asiático, onde aparecem hoje em pequenas manchas que foram conservadas.

clip_image018

clip_image020

Contexto e aplicação

Os especialistas do Instituto de Recursos Mundiais (em inglês, WRI -World Resources Institute) assinalam a importância do que chamam fronteira florestal, florestas primárias ainda não fragmentadas em pequenos pedaços, capazes de abrigar populações de todas as espécies desses tipos de florestas [...] O problema das florestas primárias é que quando voltam a crescer já não são as mesmas. Os bosques secundários e o reflorestamento que substituem a cobertura original são muito diferentes, menos complexos e mais suscetíveis ao fogo, entre outras coisas.

(Adaptado de: El País. 10 abr. 2002.)

1. Procure dtar as principais fronteiras florestais ainda existentes no mundo.

2. Explique as principais diferenças entre as florestas primárias e os bosques secundários.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis