quinta-feira, 7 de maio de 2015

Tempo e clima

Tempo e clima

Com frequência se confunde tempo e clima de um lugar. O tempo atmosférico é determinado pela temperatura, pressão atmosférica, direção dos ventos, nebulosidade, umidade, etc., registrados em uma determinada hora. O tempo muda rapidamente, conforme as variações das condições atmosféricas. Cidades com climas diferentes podem apresentar tempo semelhante num dado momento.

Desse modo, tempo traduz algo momentâneo, mutável e que é quase impossível de se repetir exatamente com as mesmas características. O clima refere-se aos mesmos fenômenos, traduzindo-os com uma dimensão mais duradoura e estável.

(Adaptado de: Maria Isabel Fonseca Galvão. <www.thales.cica es>. Acesso em jun 2002.)

Diferencie clima de tempo com exemplos concretos.

A cada bioma terrestre corresponde um tipo de clima.

Os principais tipos de clima dependem do comportamento dos diferentes elementos climáticos (precipitações, temperaturas, massas de ar) e de fatores como a latitude, a altitude e a maior ou menor proximidade do mar (continentalidade e maritimidade) e são representados por gráficos denominados climogramas.

Os climogramas representam a quantidade de chuvas (precipitação) e a temperatura de uma localidade, medidas por uma estação atmosférica durante os doze meses do ano. Para construí-los usamos o sistema das coordenadas cartesianas (ordenadas e abscissas). No eixo das abscissas são representados os meses do ano. As temperaturas estão representadas por uma linha vermelha e as precipitações, por barras azuis. Através desses gráficos é possível reconhecer as características do clima de uma região e até mesmo classificá-lo.

Como os elementos climáticos apresentam-se das mais variadas maneiras na superfície da Terra, provávelmente não encontraremos dois lugares no mundo que tenham o clima exatamente igual. Podemos considerar zonas climáticas com algumas características comuns, sem levar em conta diferenças causadas por fatores locais, como a altitude e a dinâmica das massas de ar.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis