quinta-feira, 7 de maio de 2015

Montanhas

Nas grandes altitudes (acima de 3000 m) as montanhas não apresentam vegetação. A cobertura vegetal, que alcança de 2 500a 3 000 m, é composta de plantas orófilas*. que formam uma vegetação rasteira - os campos alpinos, com cerca de 200 espécies que se adaptaram às baixas temperaturas e à seca. Esse bioma aparece nas grandes cadeias montanhosas, como os Andes, as montanhas Rochosas, os Alpes e outras.

clip_image006

Quando subimos uma área montanhosa, passamos porvários biomas. Na parte mais baixa predomina o bioma da região onde a montanha está situada. Por exemplo, nas montanhas Rochosas começamos em um deserto. À medida que a altitude aumenta, vemos sucessivamente a floresta temperada, a floresta de coníferas* e os campos alpinos. Conforme a localização da montanha, podemos passar também por campos e estepes.

O fator climático que caracteriza esse bioma é a altitude, por isso encontramos neve em altas montanhas, em plena zona tropical, como na parte central da cordilheira dos Andes e no monte Kilimanjaro, na Tânzania (África). É também um clima muito frio, com temperaturas entre 10 e 15 °C no verão e abaixo de zero no inverno, do tipo alpino ou de montanha.

clip_image008

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis