terça-feira, 13 de junho de 2023

Exercícios Sub-regiões 9

 Questão 140 - (MACK SP) 

   

Desde o período colonial, até nossos dias, a pecuária bovina sempre se desenvolveu satisfatoriamente no Nordeste brasileiro, favorecida por fatores naturais e econômicos.


Sobre o assunto, considere as afirmações.


I. A região apresenta, naturalmente, depósitos de sal-gema, importantes para a alimentação do gado.

II. Implantou-se uma pecuária intensiva, em virtude das vastas chapadas da região; portanto diante do modelo adotado, não houve necessidade de grandes investimentos de capitais.

III. A região apresenta-se com relevo sem barreiras, fato que não dificultou o deslocamento dos rebanhos em direção ao interior do país.

IV. Existe um grande mercado consumidor regional para o couro e a carne produzidos.


Estão corretas:

a) somente I e II.

b) somente II e III.

c) somente III e IV.

d) somente I, III e IV.

e) todas as afirmações.


Gab: D


Questão 141 - (UFPR) 

   

Dentre as muitas visões estereotipadas sobre a diversidade regional brasileira, duas são bastante comuns: a de que o conjunto da Amazônia constitui um “vazio demográfico” e a que associa toda a região Nordeste ao clima seco. Com base nessa afirmação e nos conhecimentos de geografia brasileira, assinale a alternativa correta.

a) A noção de “vazio demográfico” serviu para justificar políticas de “integração nacional” que objetivavam direcionar os imigrantes nordestinos para a Amazônia, as quais resultaram em fracasso.

b) A idéia de que o problema da seca afeta o conjunto do Nordeste advém do fato de que a maior parte da população nordestina habita o sertão, que possui clima árido.

c) A Sudene foi instituída no período militar com o objetivo de implementar obras contra a seca, o que generalizou a idéia de que a região é árida em seu conjunto.

d) A noção de “vazio demográfico” é válida apenas para as áreas da Amazônia ocupadas por populações indígenas, devido ao caráter nômade desses povos.

e) A Sudam, com obras de saneamento e combate a epidemias, visa promover a ocupação da Amazônia Legal, devido a ser essa a área específica que, por ser insalubre, apresenta-se “vazia”.


Gab: A


Questão 142 - (UECE) 

   

Considere a seguinte tabela:


Quantidade de lixo coletado, por tipo de destino final, segundo os Estados da Região Nordeste, 2000.

Fonte: Pesquisa nacional de saneamento básico 2000. RJ:.IBGE,  2002


A respeito dos dados da tabela, examine os itens abaixo:


I. Observa-se que, na Região Nordeste predomina o destino final inadequado do lixo coletado, ou seja, a maior parte do lixo é lançado em vazadouros a céu aberto, vazadouros em áreas alagadas, locais não fixos e outros destinos, como a queima a céu aberto. 

II. O acesso ao serviço de coleta de lixo é fundamental para a proteção das condições de saúde da população. Pode-se concluir, então, que no Brasil, o destino final inadequado da maior parte do lixo coletado é vetor de transmissão de muitas doenças. 

III. Os Estados de Sergipe, Paraíba e Piauí apresentam os três menores percentuais da Região Nordeste, no que tange a quantidade de lixo coletado com destino inadequado. 

IV. Há cinco Estados da Região Nordeste cujo percentual de lixo coletado com destino inadequado supera os    90%. 


Assinale a alternativa verdadeira.

a) I, II, III são certas e IV é errada

b) I e II são certas e III e IV são erradas

c) I e IV são certas e II e III são erradas

d) I, II e IV são certas e III é errada


Gab: D


Questão 143 - (PUC RS) 

   

Responda à questão com base nos gráficos, que demonstram a participação do produto interno nos setores da economia em duas diferentes regiões brasileiras, e nas afirmativas.


I. O gráfico A refere-se à Região Sudeste e o gráfico B à Região Nordeste, as quais concentram grande parte do produto interno no setor primário da economia.

II. O gráfico B representa a Região Centro-Oeste, com a menor concentração do produto interno no setor terciário da economia.

III. O gráfico A refere-se à Região Sudeste e o gráfico B à Região Centro-Oeste, com a maior participação do produto interno no setor terciário da economia.

IV. Na legenda, os setores da economia indicados pelas letras Y e Z são, respectivamente, o secundário e o terciário.


Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas:

a) I, II e III

b) I, II e IV

c) I e IV

d) II e III

e) III e IV


Gab: E


Questão 144 - (FUVEST SP) 

   

a) Identifique as duas maiores áreas urbanas da região Norte do país.

b) Apresente e explique uma característica física e uma característica econômica de cada área citada.


Gab: 

a) As duas maiores áreas urbanas da região Norte do país são: Belém (PA) e Manaus (AM).

b) A região de Manaus está localizada em uma área cercada pela floresta equatorial latifoliada, de clima quente e úmido, na planície amazônica. Sua importância econômica deve-se à implantação da Zona Franca, que acabou atraindo uma série de indústrias e serviços que colaboraram para a rápida urbanização, transformando essa área em uma metrópole regional. Assim como Manaus, Belém está em uma região onde predomina a floresta amazônica, o clima equatorial e um relevo baixo, junto ao litoral do Atlântico. Na economia, destaca-se como um corredor de exportação para os produtos agroextrativistas, além de contar com elevada produção industrial de alumínio.


Questão 145 - (UEM PR) 

   

Assinale o que for correto sobre as atividades agrícola, pecuária e extrativa vegetal na região Centro-Oeste do Brasil.

01. No Pantanal Mato-Grossense, o gado bovino é criado de modo extensivo. Durante as cheias, o gado é conduzido a lugares mais altos.

02. O principal mercado consumidor do gado criado no Centro-Oeste abrange os estados da região Norte, que fazem divisa com o Mato Grosso. Isso ocorre devido à impossibilidade de desenvolvimento da pecuária de corte no ecossistema amazônico.

04. Tradicionalmente, o Centro-Oeste destacou-se na produção de arroz. Porém foi a partir da década de 90 do século XX que a região se consolidou como importante produtora de grãos, com destaque para a soja e o milho, entre outros cultivos.

08. Assim como ocorreu no Paraná, a modernização da agricultura esteve associada aos cultivos comerciais, a exemplo da soja, introduzindo um maquinário moderno, com utilização de tratores, semeadeiras e colheitadeiras.

16. No Mato Grosso do Sul, a região de Dourados foi uma das primeiras a passar pelo processo de modernização da agricultura. Contou com as vantagens do solo fértil e da proximidade dos grandes centros consumidores do Sudeste.

32. As áreas de cerrado da região de Campo Grande foram ocupadas, principalmente, por migrantes nordestinos, acostumados com as condições semi-áridas. Já no Pantanal, os paulistas e os gaúchos foram os principais colonizadores.

64. A erva-mate ainda é um produto extrativo explorado no Mato Grosso do Sul. O quebracho, do qual se extrai o tanino, é extraído na região pantaneira, drenada pelo rio Paraguai.


Gab: 93


Questão 146 - (UEM PR) 

   

Sobre a industrialização do Sudeste do Brasil, é correto afirmar que:

01. Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Cubatão destacam-se, respectivamente, pela indústria eletrônica, de cimento, aeronáutica e petroquímica.

02. o Espírito Santo concentra a maior parte da produção regional de carvão mineral, minério de ferro e de aço, exportados pelo porto de Tubarão, em Vitória.

04. as cidades de Uberaba e de Uberlândia, no Sul de Minas, são importantes centros de pecuária leiteira e de produção de derivados do leite.

08. as indústrias química e farmacêutica, na Grande Rio, bem como a siderurgia, em Volta Redonda, são importantes atividades do setor secundário, no estado do Rio de Janeiro.

16. a Fiat instalou-se na região Metropolitana de Belo Horizonte.

32. a região Metropolitana de São Paulo passa por um processo de crescente concentração industrial. A falta de mão-de-obra qualificada nas cidades do interior paulista bem como a ausência de mercado consumidor impedem a desconcentração industrial.

64. a "guerra fiscal" travada por estados e por municípios brasileiros, nos últimos anos, visa atrair as indústrias. Utiliza-se de estratégias como a concessão de terrenos e a isenção parcial ou temporária de impostos.


Gab: 89


Questão 147 - (UEPG PR) 

   

A respeito das regiões geográficas do Brasil, assinale o que for correto.

01. Devido à grande extensão da Bacia Amazônica, a Região Norte é a maior produtora de energia hidrelétrica do país.

02. A pesca, como atividade comercial de porte, é praticada em todas as regiões brasileiras, devido à extensão da rede fluvial e do litoral do país, colocando o Brasil entre os maiores produtores mundiais.

04. A Região Norte é a mais extensa territorialmente e a Região Nordeste é composta pelo maior número de Estados.

08. As reservas de carvão mineral estão localizadas na Região Sul.

16. As Regiões Sudeste e Nordeste concentram a maior produção de petróleo do país, com destaque para os Estados do Rio de Janeiro, Bahia e Sergipe.


Gab: 28


Questão 148 - (UFMG) 

   

Todas as alternativas apresentam aspectos da evolução da economia da Região Sul do Brasil nos últimos anos, EXCETO:

a) A atração do capital internacional ligado ao setor automotivo por esse espaço regional, privilegiado pela facilidade de acesso ao consumo de um mercado comum.

b) As conseqüências favoráveis advindas da centralidade geográfica dessa Região no bloco de integração econômica do Cone Sul.

c) A dinamização e a verticalização da agroindústria, estimuladas pela ampliação das perspectivas de acesso ao mercado externo.

d) A relação entre oferta e demanda de trabalho restabeleceu os fluxos migratórios tradicionais em direção à região, ampliando o mercado consumidor interno.


Gab: D


Questão 149 - (UNIFOR CE) 

   

Analise o texto abaixo.

O mosaico nordestino revela uma dinâmica muito grande: urbanização crescente, transformações em larga escala no semi-árido − devidas sobretudo a projetos de irrigação, assentamentos e modernização pecuária expansão da ocupação agrícola mecanizada nos cerrados e expressivo desenvolvimento da infra-estrutura − estradas e redes elétricas, por exemplo. Há, também, uma constante: as marcas da destruição de ecossistemas, principalmente, ao longo do litoral da Bahia à Paraíba, pela expansão das atividades de hotelaria e de especulação imobiliária.

(Evaristo E. Miranda. Cicatrizes da ocupação. In Pesquisa Fapesp. n. 76. junho/2002)

Pode-se afirmar corretamente que:

a) o Agreste é a sub-região nordestina mais conservada.

b) o Sertão permanece com suas características originais.

c) a Zona da Mata nordestina tem sofrido poucas transformações.

d) o Meio-Norte está sofrendo rápidas mudanças socioeconômicas.

e) as paisagens nordestinas têm passado por rápidas transformações.


Gab: E


Questão 150 - (UFTM MG) 

   

O Sertão dos Confins tem predomínio de relevo de baixa altitude e vegetação típica de cerrado. A atividade que caracterizou de forma marcante a região foi a criação de gado zebu, pela qual se tornou conhecida em todo território nacional.


Foi descrita pelo escritor Mário Palmério nos romances Vila dos Confins e Chapadão do Bugre.


Essa área corresponde:


a) ao Sertão do Cariri e à Zona da Mata.

b) ao Recôncavo Baiano e à Zona do Cacau.

c) ao Sertão de Goiás e ao Distrito Federal.

d) à Campanha Gaúcha e à região metropolitana de Porto Alegre.

e) ao Triângulo Mineiro, ao entorno de Paracatu e, ainda, a parte do sudeste de Goiás.


Gab: E


Questão 151 - (UPE) 

   

“Compreende grande parte do Maranhão e quase todo o Piauí e o noroeste do Ceará, e é coberta por dois tipos de associações vegetais: a floresta de cocais e o cerrado. Os cocais dominam as várzeas e os vales fluviais, assim como os baixos interflúvios dos cursos inferiores dos principais rios da sub-região. Esses cocais, nas áreas de clima menos úmido, são formados, sobretudo, por babaçuais. Esta sub-região destacou-se no passado, ora por sua produção de arroz, ora de açúcar, ora de algodão, atividades agrícolas que, em certos períodos, contribuíram largamente para o povoamento desse espaço.”

ANDRADE, M.C. de. Geografia Econômica do Nordeste. São Paulo: Ed. Atlas, 1976.

Assinale a sub-região a que se refere o autor do texto acima.

a) Sub-região do Tocantins.

b) Sub-região Oriental do Parnaíba e do São Francisco.

c) Sertões do Ceará, do Piauí e do Maranhão.

d) Sub-região do Vale do Alto Parnaíba.

e) Meio Norte.


Gab: E


Questão 152 - (UNICAP PE) 

   

Sobre a região Sudeste do Brasil, pode-se dizer que:

00. a população da região encontra-se regularmente distribuída, ocupando-se preponderantemente em atividades econômicas do setor Primário;

01. diversos núcleos urbanos cresceram expressivamente na fase cafeeira e muitos desses beneficiaram-se com o processo de industrialização;

02. a cafeeicultura foi a atividade econômica responsável pelo povoamento de grande parte das regiões paulistas;

03. os regimes de chuvas da região são influenciados pelas instabilidades tropicais e pelos avanços de frentes frias;

04. o relevo da região, particularmente as “serras” do Mar e da Mantiqueira, é o principal responsável pela instalação de um clima temperado continental, sobretudo em São Paulo.


Gab: FVVVF


Questão 153 - (UFSC) 

   

Observe atentamente o mapa abaixo e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Fonte: VESENTINI, J. William; VLACH, Vânia. Geografia crítica: o espaço social e o espaço brasileiro. 14. ed. 

São Paulo: Ática, 1998. (adaptado)


01. A área delimitada pelas hachuras corresponde à região Norte, rica em minerais e com significativa população indígena. Ela é dominada pela maior bacia hidrográfica do mundo e por uma cobertura vegetal densa, higrófila e heterogênea. 

02. As fronteiras com a Venezuela e a Colômbia, respectivamente números 3 e 4, são permanentemente vigiadas pelas Forças Armadas devido ao contrabando de armas químicas que provocam o desmatamento indiscriminado de extensas áreas florestais. 

04. A cidade de Manaus, assinalada no mapa pelo número 1, tornou-se um pólo de desenvolvimento industrial, incentivado pela criação da Zona Franca. Esta, sendo uma área beneficiada com a isenção de alguns impostos, estimulou a instalação de empresas, sobretudo do setor eletro-eletrônico. 

08. No período da ditadura militar, foi implementado um plano estratégico de ocupação da região Norte, em que se destacaram a construção da rodovia Transamazônica, o Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), o Projeto Calha Norte e o estímulo ao ecoturismo. 

16. Na porção oriental da região Norte existem importantes reservas minerais de uso industrial, com destaque para as jazidas de minério de ferro da serra dos Carajás. Esse minério de ferro é escoado por ferrovia até o porto de Itaqui, no Maranhão, indicado no mapa pelo número 2. 


Gab: 21


Questão 154 - (UESPI) 

   

A extensão latitudinal do Piauí, faz com que o mesmo apresente características diferentes, desde seu quadro natural a diversas formas de ocupação e exploração econômica.

Das proposições indique a(s) que apresenta(m) corretamente estas características


I. Zona costeira com pequena extensão, apresentando entretanto, uma diversidade de ecossistemas que a diferença das demais áreas litorâneas do Nordeste.

II. Potencial turístico estende-se da expressividade dos recursos naturais às tradições histórico-culturais.

III. Grande potencialidade de minerais distribuídos por todo o estado, sendo a maior jazida de mármore no município de Parnaíba.

IV. Solos com comportamento diferente da maioria dos estados nordestinos, que, embora eventualmente pedregosos, facilitam o desenvolvimento agrícola.


a) Todas estão corretas;

b) I e III estão corretas;

c) Apenas IV está correta;

d) I, II e IV estão corretas;

e) II, III e IV estão corretas.


Gab: D


Questão 155 - (UESPI) 

   

O Nordeste brasileiro apresenta características que configuram diferentes “Nordestes”, áreas onde as economias foram marcadas desde o processo de ocupação, sendo que as diversidades naturais também devem ser levadas em consideração.

Sobre estas diversidades assinale a alternativa que apresenta características da unidade do complexo regional nordestino em que o Piauí está inserido:

a) Transição entre sertão e zona da mata, vegetação pré-amazônica, policultura;

b) Tropical úmido, zona cacaueira, pólo petroquímico;

c) Área de transição entre o sertão e o agreste, agricultura tradicional, indústria moderna;

d) Tropical úmido, zona açucareira, expansão industrial têxtil;

e) Área de transição entre Nordeste e Amazônia, zona de cocais, agricultura tradicional.


Gab: E


Questão 156 - (UEM PR) 

   

A região Norte do Brasil vem sofrendo um intenso processo de devastação florestal. Muito se fala sobre as matas equatoriais, mas existem, também, muitos mitos sobre a floresta Amazônica. Identifique o que for verdadeiro sobre a região Norte e a floresta.

01. A floresta Amazônica não é o pulmão do mundo, pois ela tanto consome o gás carbônico, no processo de fotossíntese, como libera esse gás, no processo de decomposição da matéria vegetal que fornece.

02. Devido à elevada umidade regional, as queimadas não constituem um problema na região. Embora essa prática ocorra em algumas áreas de cultivo, o interesse maior é extrair as madeiras, que têm alto valor no mercado.

04. A derrubada da mata pela técnica do correntão é altamente predatória, pois destrói todas as árvores existentes no trajeto da corrente, que é puxada por dois tratores.

08. Muitas das madeireiras que atuavam no Paraná hoje operam no Pará, em Rondônia e no Mato Grosso, em uma atividade ainda de caráter nômade. O replantio das espécies retiradas, dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável, não é, na maior parte dos casos, a forma utilizada na exploração de madeiras na Amazônia brasileira.

16. A castanha-do-pará e a castanha-de-caju são dois produtos extrativos florestais amazônicos muito procurados devido ao alto valor que alcançam no mercado nacional. A exportação desses produtos, porém, depende da criação de canais de comercialização.

32. A borracha natural é produzida a partir do látex encontrado na seringueira, árvore comum na mata de várzea dos estados do Acre e do Amazonas.

64. Madeireiros, extrativistas e pecuaristas são três personagens presentes na ocupação da Amazônia. Essas três categorias se unem na luta contra os grupos indígenas, que representam um obstáculo às atividades da economia formal dos setores madeireiro e agrário.


Gab: 45


Questão 157 - (UEM PR) 

   

Assinale o que for correto sobre o Agreste e o Meio-Norte, sub-regiões do Nordeste do Brasil.

01. O agreste corresponde a uma faixa de terras que se localiza entre o sertão semi-árido e o Meio-Norte.

02. O agreste é a zona de menor densidade demográfica da região Nordeste, devido à sua localização, distante das principais cidades litorâneas.

04. O agreste apresenta, além de cultivos de subsistência, lavouras comerciais de algodão, que abastecem a indústria têxtil.

08. No Meio-Norte, as chuvas são variáveis, apresentando-se mais abundantes na porção sul, no contato com a Amazônia, e decrescendo para o norte, na direção do litoral semi-árido.

16. As salinas constituem a principal atividade produtiva do litoral maranhense, concentrando grande parte da produção brasileira de sal marinho.

32. O extrativismo vegetal ligado ao babaçu e à carnaúba constitui uma importante atividade econômica do Meio-Norte.


Gab: 36


Questão 158 - (UECE) 

   

A partir da tabela abaixo, marque a alternativa verdadeira.



a) A Região Nordeste não se destaca como a que tem os piores indicadores sociais. 

b) A desigualdade regional não é um traço estrutural da sociedade brasileira. 

c) As regiões apresentam indicadores sociais adequados ao bem estar social.   

d) É no quesito pobreza absoluta que o Nordeste mais destoa das demais regiões. 


Gab: D


Questão 159 - (PUC PR) 

   

Consiste em uma rede integrada de telecomunicações baseada no sensoriamento remoto que processará imagens conseguidas através de satélites, sensores em aviões e radares fixos.

Esse conjunto destinado a produzir informações no Brasil se acha instalado:

a) nas fronteiras da Região Sul

b) na Amazônia Brasileira

c) ao longo do litoral

d) nas chamadas regiões de alto risco do Rio de Janeiro

e) na região metropolitana de São Paulo


Gab: B


Questão 160 - (UESPI) 

   

Sobre a Região Nordeste do Brasil, analise as afirmativas a seguir.

1. As grandes unidades de relevo regionais estão bastante relacionadas com os terrenos do complexo cristalino pré-cambriano e com as coberturas sedimentares.

2. No processo de integração produtiva à economia nacional, transferiu-se uma grande massa de capitais para o Nordeste, com a implantação de vários centros industriais.

3. A maioria dos problemas ambientais do Nordeste deriva exclusivamente de fenômenos naturais, que não sofrem a interferência antrópica.

4. A questão agrária no Nordeste vem sendo agravada, nas últimas décadas, pelo modo como têm se expandido as relações capitalistas de produção no campo.

5. A semi-aridez verificada no Sertão nordestino é uma decorrência exclusiva do relevo movimentado existente na porção oriental da Região, que interfere na circulação atmosférica regional.

Estão corretas:

a) 1, 2, 3, 4 e 5

b) 1, 2 e 4 apenas

c) 3, 4 e 5 apenas

d) 2 e 4 apenas

e) 1 e 4 apenas.


Gab: B


Questão 161 - (UESPI) 

   

Em dezembro de 1959, foi criada a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Dentre os principais objetivos estabelecidos para aquele importante órgão, podem ser mencionados os seguintes, exceto:

a) supervisionar a assistência técnica e financeira concedida à Região Nordeste.

b) elaborar políticas de planejamento, visando diminuir as disparidades regionais entre o Nordeste e o Centro-Sul.

c) diminuir os efeitos negativos provocados pelas adversidades climáticas sobre a economia agrícola regional.

d) coordenar os investimentos públicos a serem aplicados na Região.

e) priorizar as atividades do setor agropecuário em detrimento das atividades do setor secundário da economia regional.


Gab: E


Questão 162 - (UFRJ) 

   

O mapa mostra a contribuição da Administração Pública na formação do Produto Interno Bruto (PIB) das regiões brasileiras.



a) Explique a menor participação da Administração Pública no conjunto formado pelas regiões Sudeste/Sul.

b) Explique por que há um papel mais expressivo da Administração Pública na formação do PIB da região Centro-Oeste.


Gab: 

a) No conjunto formado pelas Regiões Sul e Sudeste, o processo urbano-industrial e de modernização do campo criou condições favoráveis para a ampliação da economia de mercado e maior participação do investimento privado na formação do PIB regional. 

b) Porque na Região Centro-Oeste se localiza o Distrito Federal, que abriga as instituições governamentais e onde se concentra uma parte significativa dos gastos públicos, que respondem por um terço do PIB regional. 


Questão 163 - (UFRJ) 

   

O RETIRANTE CHEGA À ZONA DA MATA, QUE O FAZ PENSAR, OUTRA VEZ, EM INTERROMPER A VIAGEM


Bem me diziam que a terra

se faz mais branda e macia

quanto mais do litoral

a viagem se aproxima.

Agora afinal cheguei

nessa terra que diziam.

Como ela é uma terra doce

para os pés e para a vista.

Os rios que correm aqui

têm a água vitalícia.

Cacimbas por todo lado;

cavando o chão, água mina.

Vejo agora que é verdade

o que pensei ser mentira

Quem sabe se nesta terra

não plantarei minha sina?

Não tenho medo de terra

(cavei pedra toda a vida),

e para quem lutou a braço

contra a piçarra da Caatinga

será fácil amansar

esta aqui, tão feminina.

(João Cabral de Mello Neto, Morte e Vida Severina, 1966)


A distribuição da renda no Brasil é uma das mais concentradas do mundo. Dados do IBGE mostram que 10% da população controlam cerca de 50% da renda nacional. Essa situação é ainda mais grave na zona rural da Região Nordeste do país.


Explique como a estrutura agrária do Nordeste é responsável pela concentração de renda no Semi-Árido Nordestino.


Gab: 

A estrutura fundiária baseada no binômio latifúndio-minifúndio é responsável pela persistência de relações de trabalho fundadas na parceria e no morador de condição. Essa estrutura dificulta tanto a difusão de relações mercantis e assalariadas, como também limita a introdução de novas tecnologias na área rural. A renda do semi-árido provém, em grande parte, de transferências do governo e é apropriada principalmente pelos grandes comerciantes e grandes proprietários. 


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis