domingo, 11 de março de 2018

Questões União Europeia 7

Questão 81)


Em 1961, a construção do muro de Berlim, epicentro de nova crise internacional, estabilizou o status quo, reafirmando truculentamente a divisão do país e da antiga capital.

(Demétrio Magnoli. O Mundo Contemporâneo)

Sobre a construção do muro de Berlim é correto afirmar que:

a) brecou o fluxo de mão-de-obra qualificada para o lado ocidental, mas mesmo depois da construção do muro as tentativas de fuga eram constantes;

b) originou o início da Guerra Fria com a bipolarização das relações internacionais;

c) foi a partir da sua construção que surgiu no vocabulário geopolítico a expressão conflito leste-oeste;

d) sua construção determinou a divisão da Alemanha em dois países: a RFA (capitalista) e a RDA (socialista);

e) foi determinada pela Conferência de Potsdam e tinha por objetivo preservar a coexistência pacífica.

Gab: A

Questão 82)


Observe o mapa:

clip_image002

(Adaptado de Jayme Brener, 1993.)

O fim da Iugoslávia e a transformação das ex-repúblicas em Estados independentes não extermiram as tensões regionais que ainda se manifestam pela:

a) herança deixada pela hegemonia política croata, à época da existência da Iugoslávia e que hoje prossegue na Eslovênia.

b) difícil convivência entre sérvios muçulmanos e bósnios cristãos na atual Bósnia-Herzegóvina.

c) difícil convivência entre bósnios-croatas e bósnios-muçulmanos no novo país erigido após a dissolução iugoslava e hoje formado por duas entidades na Bósnia Herzegóvina.

d) realidade na atual Sérvia-Montenegro, formada por dois povos rivais, os cristãos ortodoxos e os bósnios muçulmanos.

e) nova realidade vivida no Kossovo, o mais jovem país do mundo, onde convivem duas nações distintas e inimigas, os croatas cristãos e os albaneses muçulmanos.

Gab: C

Questão 83)


Leia o texto a seguir.

A queda do muro de Berlim, um daqueles raros eventos da história que separam duas eras, tirou muito da névoa ideológica que tanto conturbou o debate intelectual no Brasil e no mundo. A derrubada física dos tijolos trouxe abaixo também um esquema mental que via o mundo partido em três, no qual capitalistas e socialistas buscavam capturar aliados no que então se chamava Terceiro Mundo.

(Revista Exame, Ed. 1000, 21/09/2011. p. 62)

A era a que o texto se refere e que teve fim com a queda do muro de Berlim era caracterizada

a) por uma divisão territorial do trabalho bastante nítida: de um lado, os países industrializados e de outro, os países produtores de matérias-primas.

b) pela multipolarização, com diversas potências lutando entre si por áreas de influência comercial, conformando blocos comerciais.

c) pela organização dos países produtores de matérias-primas em um bloco político denominado “terceiro mundo”, que se opunha aos países ricos.

d) pela divisão do mundo em três grandes regiões culturais: o mundo desenvolvido ocidental, o socialista oriental e o subdesenvolvido do Sul.

e) pela divisão do mundo em dois grandes blocos: capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e socialista, liderado pela ex-União Soviética.

Gab: E

Questão 84)


A União Europeia vem enfrentando uma grave deterioração econômica, desde 2007, sendo um dos principais problemas representado pela crise da dívida na chamada Zona do Euro. Analise as afirmativas a seguir, relacionadas a esses temas:

I. A crise da dívida começou com a difusão de rumores sobre o nível da dívida pública da Grécia e o risco de suspensão de pagamentos pelo governo grego.

II. A Inglaterra é a segunda maior economia Zona do Euro, o que torna seu desempenho um elemento-chave para a resolução da crise da dívida;

III. A crise econômica na Europa tem sido um fator determinante nas eleições que vem ocorrendo no Continente, contribuindo para derrubar governos independentemente de sua orientação política;

IV. Os primeiros cinco países europeus que se revelaram mais afetados pela crise econômica foram Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, originando o grupo denominado pejorativamente de PIIGS;

V. No papel de maior economia da União Europeia, a Alemanha vem impondo suas ideias para o combate à crise, basicamente fundamentadas na expansão dos gastos públicos como forma de acelerar o crescimento e reduzir o desemprego.

Marque a opção correspondente às afirmativas FALSAS:

a) I e II

b) IV e V

c) I, II e IV

d) III, IV e V

e) II e V

Gab: E

Questão 85)


Leia o texto.

A economia nacional espanhola – a oitava maior do mundo e a quinta da Europa, com um PIB de 1,05 trilhão de dólares americanos –, passou por uma drástica queda a partir da segunda metade de 2008, que aprofundou-se ainda mais depois. Em 2009, o PIB foi negativo (menos 3,6%), e a demanda interna teve uma baixa de 6,4%. Isso teve consideráveis efeitos sobre o mercado de trabalho: o desemprego, que em 2006 havia estado em 8,3% (em 1994, foi de 24,2%), subiu no primeiro trimestre de 2010 novamente a mais de 20%, atingindo 4,6 milhões de trabalhadores.

(publicado em 31.10.2010 em http://www.vermelho.org.br/noticia.php? -id_noticia=140556&id_secao=2)

O texto remete à crise econômica que, recentemente, assolou a Espanha e que teve sérias consequências para a sociedade. Dentre os fatores que contribuíram para o agravamento da crise neste país, está(ão)

a) o endividamento de empresas e de indivíduos, além da falta de qualificação profissional e os baixos investimentos em pesquisas.

b) a falta de investimento em infraestrutura no setor de turismo e de transporte, que consistem nas principais fontes de renda do país.

c) a elevada taxa de juros cobrados por parte dos bancos, que inviabilizou o financiamento de imóveis.

d) os investimentos concentrados nos setores têxteis e automobilísticos que fizeram com que a economia sofresse perdas em razão da concorrência com as empresas asiáticas, especialmente as chinesas.

e) o endividamento do país com bancos externos provenientes, principalmente, dos Estados Unidos e da China.

Gab: A

Questão 86)


Pensávamos ter esgotado os recursos de “resposta” à crise financeira privada, sob a forma de planos de austeridade pública sem precedentes. Mas o prolongamento do “pacto de competitividade” está nos levando para outra aventura da qual não sabemos o fim. Até onde irá o paradoxo do aprofundamento das políticas neoliberais em resposta à crise neoliberal? É difícil imaginar como as políticas econômicas europeias poderiam deixar de produzir o exato efeito contrário do resultado que elas dizem querer alcançar. (LORDON, 2011, p. 26).

LORDON, Fréderic. Pacto para a zona do euro. Le Monde Diplomatique Brasil.

São Paulo: Instituto Polis, ano 4, n. 45, abr. 2011.

A análise do texto e os conhecimentos sobre o neoliberalismo e o panorama econômico mundial permitem afirmar:

01. A zona do euro agrega países com o mesmo IDH, mas que apresentam potencialidades naturais e dívidas públicas diferenciadas.

02. Os planos de austeridade pública, adotados pela Irlanda, Grécia e Espanha, impediram o desenvolvimento desses países e, consequentemente, provocaram a crise econômica mundial de 2008.

03. Os países que adotaram políticas neoliberais são os menos atingidos pela crise econômica, porque essas políticas consolidaram planos de estabilidade e de ajuda mútua.

04. A redução dos déficits públicos deverá ser rápida, porque o mercado consumidor é grande e a organização política impede que a crise se acentue.

05. As dificuldades que os países da zona do euro têm atravessado ameaçam a capacidade de preservação do modelo social adotado na Europa Ocidental.

Gab: 05

Questão 87)


Num mundo pós Guerra Fria, cujo período inicia-se com a queda do Muro de Berlim, instala-se uma Nova Ordem Mundial com características antagônicas ao período que o antecedeu, a Guerra Fria. Sobre a reordenação ocorrida na economia-mundo no citado período, afirma-se que:

a) a doutrina Truman e o Plano Marshall foram criados no início da Guerra Fria e tinham como objetivos sustentar governos próorientais no combate ao capitalismo.

b) no mundo multipolar, o poder militar é substituído pelo poder econômico. Isto, por sua vez, se traduziu na disponibilidade de capitais, no avanço tecnológico nos níveis de produtividade e competitividade entre os países.

c) com a queda do muro de Berlim, foi extinto o acordo que criou a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) em substituição ao império vermelho, que fez frente ao capitalismo do mundo inteiro.

d) a reconstrução do Japão, no pós guerra, e sua pujança econômica até os anos de 1980, aliada à consolidação da União Europeia, com base na economia de Portugal e França, dão origem ao mundo multipolar.

e) na nova ordem mundial, a China desponta como um dos países economicamente mais poderosos, fazendo frente à hegemonia americana, que se fortaleceu política e economicamente após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Gab: B

Questão 88)


clip_image004

Em relação às diferentes divisões territoriais da região da Europa selecionada, identifique e marque a única opção que apresenta a sequência corretamente nomeada:

Reino Unido – Inglaterra – Ilhas Britânicas – Grã Bretanha

a) D – C – A – B.

b) A – B – D – C.

c) D – B – A – C.

d) A – C – D – B.

e) B – A – C – D.

Gab: A

Questão 89)


A crise na Zona do Euro pode afetar severamente a economia mundial e colocar em risco o futuro da moeda e da própria União Europeia. Até agora, as principais medidas de contenção da crise levam à contração fiscal e à redução do crescimento. Dentre as medidas que conduzem a esta situação encontra(m)-se:

a) o corte acentuado dos déficits orçamentários, aumento de impostos e corte de gastos.

b) a exclusão da União Europeia dos países que possuem economia sem liquidez.

c) a atuação coletiva dos países da Zona do Euro e as medidas financeiras para conter a crise.

d) a troca de uma política de cortes orçamentários por outra que objetiva o crescimento econômico.

Gab: A

Questão 90)


A Grécia teve uma queda do PIB de 8,1% no primeiro trimestre e 7,3% no segundo (2011), e a previsão oficial é de queda de 5,3% no ano. O desemprego subiu de 11,6%, em junho de 2010, para 16% um ano depois. E o déficit público cresceu 22% nos primeiros oito meses de 2011.

a) Por que a Grécia está nessa situação?

Observe o cartograma abaixo:

clip_image006

Fonte: Disponível em: <http://barecon.files.wordpress.com/2010/05/piigsmap.png>. Acesso em: 25 set. 2011.

b) No mapa, são destacados, além da Grécia, outros países europeus que também apresentam sérios problemas decorrentes da crise econômica mundial.

Esses países são denominados de PIIGS. Esses países são:

Gab:

a) A Grécia gastou bem mais do que podia na última década, pedindo empréstimos pesados e deixando sua economia refém da crescente dívida.

Nesse período, os gastos públicos foram às alturas, e os salários do funcionalismo praticamente dobraram.

Enquanto os cofres públicos eram esvaziados pelos gastos, a receita era afetada pela evasão de impostos - deixando o país totalmente vulnerável quando o mundo foi afetado pela crise de crédito de 2008.

O montante da dívida deixou investidores relutantes em emprestar mais dinheiro ao país. Hoje, eles exigem juros bem mais altos para novos empréstimos que refinanciem sua dívida.

b) Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha ou Spain.

Questão 91)


Observe o mapa e analise as afirmações.

União Europeia

clip_image008

(Adaptado: http://europa.eu/index_pt.htm)

00. A base para a formação da União Europeia foi a Comunidade Econômica do Carvão e do Aço (CECA), criada após o final da Segunda Guerra com o objetivo de integrar as economias dos países-membros através da indústria de base.

01. O Tratado de Roma, na década de 1950, foi um passo maior para a integração econômica europeia, ao criar a Comunidade Econômica Europeia com o objetivo de formar um mercado comum, favorecendo os países-membros e criando uma tarifa externa comum.

02. A União Europeia completou o processo de integração ao transformar-se em um organismo supranacional, com moeda comum (o euro), com parlamentares eleitos e políticas comuns em várias áreas, com destaque para a agricultura.

03. Nem todos os países europeus aderiram à União Europeia. A Suíça e a Noruega são exemplos dessa opção. Por outro lado, vários países do leste da Europa desejam participar deste organismo, como no caso da Turquia.

04. Um dos principais conflitos internos da União Europeia refere-se à autonomia econômica de cada país-membro. Os países-membros não são obrigados a seguir as diretrizes do Banco Central Europeu e são livres para administrarem a moeda nacional.

Gab: VVVVF

Questão 92)


Considere o mapa da Europa e as informações.

clip_image010

Representando um terço do PIB mundial e um mercado interno de meio bilhão de habitantes, a União Europeia faz parte do mundo contemporâneo com uma estrutura de poder fundamental para definir as relações internacionais.

Os países identificados com os números 1, 2 e 3 apresentam características diferentes dentro ou fora da União Europeia.

Sobre eles, afirma-se:

I. O país indicado pelo número 1 não pertence à União Europeia e é considerado neutro dentro da Europa, pois não se envolve em questões políticas e militares intercontinentais.

II. O país indicado pelo número 2 fez parte das primeiras integrações europeias, porém não pertence à zona de abrangência do Euro.

III. O país representado pelo número 3, apesar de ter sofrido no último ano problemas econômicos e sociais, faz parte da zona de abrangência do Euro.

IV. A numeração 1, 2 e 3 corresponde à ordem temporal de tentativas desses países para ingressar na União Europeia.

As afirmativas corretas são, apenas,

a) I e III.

b) II e IV.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) I, II e IV.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis