domingo, 11 de março de 2018

Questões União Europeia 3

Questão 21)

Anos sendo alvo de matérias sobre sua grave crise econômica, a Grécia iniciou o ano de 2015:

a) celebrando a vitória do partido de extrema direita Aurora Dourada que, tal qual em outros países europeus, apresentou vertiginoso crescimento popular.

b) lamentando a renúncia de seu presidente recentemente eleito.

c) saldando mais da metade da dívida contraída nos anos de crise e que fora imposta pela troika estabelecida pelos demais membros da União Europeia.

d) anunciando sua adesão à Zona do Euro, após cinco anos de afastamento, quando optou pela saída da comunidade por discordar da imposição da troika.

e) assistindo à vitória do partido de esquerda Syriza nas eleições legislativas e que tem uma agenda de rompimento com a austeridade fiscal adotada até então.

Gab: E

Questão 22)

O tratado de adesão da Crimeia foi assinado no Kremlin dois dias após o povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia. O referendo foi condenado por Kiev, pela União Europeia e pelos Estados Unidos, que o consideraram ilegítimo. Antes do anúncio do acordo, Putin fez um discurso ao Parlamento afirmando que o referendo foi feito de acordo com os procedimentos democráticos e com a lei internacional, e que a Crimeia “sempre foi e sempre será parte da Rússia”.

(http://g1.globo.com)

No início de 2014, a incorporação da Crimeia à Rússia reacendeu o debate sobre as lógicas de organização política do espaço geográfico na Nova Ordem Mundial. Durante a Velha Ordem Mundial qual era a relação política e territorial entre a Rússia e a Ucrânia? Explique por que a incorporação da Crimeia à Rússia difere da tendência de organização política do espaço geográfico mundial após o estabelecimento da Nova Ordem Mundial.

Gab:

Durante a Velha Ordem Mundial, também conhecida como período da Guerra Fria (1945/1989), Rússia e Ucrânia gozavam do mesmo status político e territorial, ou seja, ambas eram Repúblicas Socialistas da União Soviética, subordinadas ao poder Central do Partido Comunista sediado em Moscou.

Pode-se considerar que a tendência de organização política do espaço geográfico mundial na Nova Ordem, citada no enunciado, refere-se à diminuição da influência da Rússia (herdeira geopolítica da União Sovietica) no cenário internacional, o tratado de adesão de Crimeia, assinado pelo governo Putin, mostra a atual força política da Rússia e uma diferença nessa tendência.

Questão 23)

Leia:

“Um plebiscito destinado a transformar a Escócia em um país independente e acabar com o Reino Unido tal como o conhecemos fracassou, mas teria tido sucesso caso apenas 5% dos votos mudassem de lado.”

(In The New York times – International Weekly. 30/09/2014, p. 1)

Tendo em vista esse fato recente, pode ser dito que

a) a atual crise europeia está gerando em muitos países europeus o separatismo radical, que já vai bem avançado na França e na Alemanha.

b) o Reino Unido tem uma história marcada por conflitos e desavenças nessa união, situação que ainda gera muitas tensões e já levou a uma cisão importante.

c) a pretensão dos escoceses se deve ao seu desejo de ingressar na União Europeia, coisa que não podem pleitear pertencendo ao Reino Unido.

d) o separatismo se manifesta também na Irlanda do Norte e no País de Gales, pois os membros do Reino Unido praticam culturas e línguas diferentes.

e) o desmanche da União Europeia faz recuar os separatismos nacionais, como no caso do Reino Unido, pois a referência nacional volta a ter força.

Gab: B

Questão 24)

A figura a seguir retrata a capital da Irlanda do Norte, Belfast, que é cortada por um grande muro.

clip_image002

Fonte: https://catracalivre.com.br/

Essa muralha chamada de “linha de paz”, que em alguns trechos chega a ter 15 metros de altura, foi construída com o objetivo de:

a) impedir a entrada de estrangeiros ilegais na Irlanda do Norte.

b) marcar a divisão que ocorreu no mundo depois da Segunda Guerra Mundial.

c) impedir a pratica de atentados terroristas do grupo separatista ETA, que reivindicam a criação de um país independente na região do Eire.

d) conter o movimento pela independência do território, comandado pela Força de Voluntários Polisário.

e) dividir setores unionistas protestantes (pró- Inglaterra) e católicos irlandeses (próindependência).

Gab: E

Questão 25)

O continente europeu passou por uma série de mudanças territoriais a partir do final da década de 1980, com o surgimento, ressurgimento e desaparecimento de vários países.

Mapa político da europa central e oriental

1980

clip_image004

Adaptado de historiasdeleste.com.

2014

clip_image006

Adaptado de educacao.uol.com.br.

Com base na análise dos mapas, identifique duas mudanças nas fronteiras políticas ocorridas de forma pacífica entre 1980 e 2014. Em seguida, aponte dois exemplos de separatismo ocorridos nesse mesmo período, nos quais aconteceram conflitos armados.

Gab:

Duas das mudanças:

• reunificação da Alemanha

• independência da Macedônia

• independência de Montenegro

• independência das repúblicas da antiga U.R.S.S.

• fragmentação da Tchecoslováquia em dois países

Dois dos exemplos:

• conflito do Kosovo

• conflito da Bósnia

• independência da Croácia

• fragmentação da antiga Iugoslávia

Questão 26)

Com relação à Ucrânia, assinale o que for correto.

01. O país fez parte da antiga URSS e, após a queda do comunismo, integrou a CEI – Comunidade de Estados Independentes, tendo sido o seu impulsionador o presidente russo, Boris Ieltsin.

02. É a pátria de milhares de imigrantes eslavos que se deslocaram para o Brasil a partir do final do século XIX, fixando-se principalmente no estado do Paraná, a exemplo de Prudentópolis e Ponta Grossa, dentre outros locais.

04. A Ucrânia fazia parte da antiga Iugoslávia e, após a morte do Marechal Tito e final do comunismo na região, tornou-se independente, tendo por capital a cidade de Sarajevo.

08. Logo após a queda do comunismo, a Ucrânia passou a fazer parte da União Europeia e adotou o Euro como moeda nacional.

16. Tem por capital a cidade de Kiev e é nesse país que houve o grande acidente nuclear de Chernobyl.

Gab: 19

Questão 27)

Moscou dá ultimato à Ucrânia e UE ameaça Rússia com sanções

“Enquanto a Rússia expandia na segunda-feira, 3, seu controle sobre a Península da Crimeia, o governo da Ucrânia denunciou um ultimato do Kremlin para que as forças do país se rendam e evitem um ataque militar. Em Washington, o presidente dos EUA, Barack Obama, passou o dia tentando alinhar seus parceiros em busca de uma resposta a Moscou. "A Rússia está do lado errado da história", disse Obama(...)”.

clip_image008

http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,moscou-da-ultimato
-a-ucrania-e-ue-ameaca-russia-com-san­coes,1136991-
(texto e infográfico adaptados). Acesso em 23/9/2014 – 19h20’

A Rússia prossegue com firmeza, em sua estratégia revanchista, com o intuito de não ceder às imposições do Ocidente.

Assinale a alternativa que pode ser uma opção de Putim, indicada pelo número 1 dentro do mapa:

a) Manter a base naval na Crimeia, região considerada estratégica, na qual os russos formam a maioria da população.

b) Suprimir o fornecimento de gás para a Europa, já que grande parte dos gasodutos que levam o produto para a UE e para a Turquia passam pela Ucrânia.

c) Desistir da cooperação com o Ocidente para acabar com a guerra civil na Síria.

d) Fechar o acesso que os EUA utilizam para levar suprimentos e equipamentos para suas tropas no Afeganistão.

Gab: B

Questão 28)

Leia o excerto a seguir:

Apesar de ser o maior país do mundo, a Rússia tem dificuldade de encontrar uma saída permanente para o mar nas proximidades de suas principais cidades. Na parte norte do país, os rios ficam congelados, assim como em parte do Mar Báltico e do Oceano Glacial Ártico. No sul, o Rio Volga desemboca no Mar Cáspio, que é fechado. Para contornar esse problema, foram construídos inúmeros canais que interligam os principais rios aos litorais. O Canal Lênin, por exemplo, faz a ligação do Rio Volga com o Don, que desemboca no Mar de Azov, que dá acesso ao Mar Negro. Desse modo, a Rússia tem acesso (via Mar Negro) ao Mar Mediterrâneo, utilizando-se também do Estreito de Bósforo, do Mar de Mármara e do Estreito de Dardanelos.

Fonte: TAMDJIAN, James Onnig. Geografia: estudos para
compreensão do espaço. Vol. Único. 2. ed., São Paulo: FTD, 2013. p. 100.

Assinale a alternativa que indica a problemática abordada no texto.

a) Problema ambiental com desdobramento econômico.

b) Problema geopolítico com desdobramento econômico.

c) Problema hidroclimático com desdobramento geopolítico.

d) Problema econômico com desdobramento ambiental.

e) Problema geopolítico com desdobramento hidroclimático.

Gab: C

Questão 29)

Um referendo realizado no dia 17 de março na Crimeia, uma República Autônoma ucraniana de maioria russa, aprovou com 96,8% dos votos a adesão da região à Federação Russa. O referendo é o ápice de uma escalada de tensão que atinge a região há mais de um mês, com uma escalada militar russa e ucraniana na região gerada após a deposição do presidente ucraniano Viktor Yanukovich.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/entenda-o-que-muda-
na-crimeia-apos-referendo-aprovar-adesao-russia.html, acesso em 18/03/2014.

Sobre a questão da Crimeia, é correto afirmar:

a) A península da Crimeia foi conquistada pelos russos no século XVII, mas foi cedida pelo líder soviético Nikita Kruschev à Ucrânia em 1991, quando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi extinta.

b) O resultado do referendo de março foi prontamente reconhecido pelos representantes da União Europeia e pelos Estados Unidos, com base no princípio de autodeterminação dos povos.

c) Os líderes políticos tártaros, representantes da principal minoria étnica da Crimeia, figuraram entre os principais entusiastas da adesão da região à Federação Russa.

d) Após o referendo de março, a Federação Russa passou a considerar a Crimeia parte do seu próprio território, a despeito das reações dos países ocidentais.

e) A Ucrânia teme perder a sua importante Frota do Mar Negro, sediada na base naval de Sebastopol, caso a Crimeia se torne de fato parte integrante da Federação Russa.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis