domingo, 11 de março de 2018

Questões União Europeia 4

Questão 30)

Ucrânia: manifestantes tomam casa de Yanukovich; presidente deixa Kiev.

(noticias.terra.com.br)

A grave crise política deflagrada no país teve como origem

a) o restabelecimento do diálogo entre os blocos capitalistas e comunistas por parte do presidente Yanukovich.

b) a recusa de um acordo de cooperação com a União Europeia e a aproximação com a Rússia.

c) a aceitação de medidas impostas pela China para abertura de um acordo comercial entre países da ex-URSS.

d) o encerramento da participação na Comunidade dos Estados Independentes e ingresso nos BRICS.

e) a retomada de movimentos nacionalistas e a anexação dos territórios da Crimeia pela Ucrânia.

Gab: B

Questão 31)

Ao final da Copa do Mundo de futebol disputada na África do Sul (2010), alguns dos jogadores da seleção da Espanha realizaram a volta olímpica como campeões desfraldando uma bandeira da Catalunha. A respeito da História dessa região, é correto afirmar:

a) O reino de Aragão uniu-se ao de Castela com o casamento dos reis católicos, Fernando e Isabel, mantendo-se a autonomia de Aragão e o funcionamento de cortes próprias.

b) A região da Catalunha promoveu uma revolução ao final do século XVIII, influenciada pelos acontecimentos transcorridos na França com a subida dos jacobinos ao poder.

c) Durante a II República, a partir de 1931, a região perdeu sua autonomia e tornou-se uma das bases das legiões falangistas que apoiaram Franco.

d) A autonomia e o direito ao ensino da língua catalã e seu emprego na administração pública foram garantidos à Catalunha com o regime franquista, a partir de 1936.

e) Com a democratização, em 1975, a região da Catalunha perdeu sua autonomia e isso desencadeou o aparecimento de movimentos armados que lutam pela sua independência.

Gab: A

Questão 32)

Sócrates foi julgado e condenado à morte pelo tribunal da cidade de Atenas por volta do ano de 399 a.C. O filósofo fez a sua defesa no tribunal ateniense, procurando refutar seus acusadores:

Cidadãos atenienses, eu vos respeito e vos amo, mas enquanto eu respirar e estiver na posse de minhas faculdades, não deixarei de filosofar e de vos exortar ou de instruir cada um, dizendo-lhe, como é meu costume: – Ótimo homem, tu que és cidadão de Atenas, da cidade maior e mais famosa pelo saber e pelo poder, não te envergonhas de fazer caso das riquezas, para guardares quanto mais puderes e da glória e das honrarias, e de não fazer caso da sabedoria, da verdade e da alma?

(Platão. Apologia de Sócrates, 1969. Adaptado.)

O sentido que Sócrates dava à razão pode ser relacionado, no aspecto político, com a implantação, em Atenas, da

a) Oligarquia.

b) Teocracia.

c) Tirania.

d) Democracia.

e) Talassocracia.

Gab: D

Questão 33)

É o mais importante do país, destacando-se a região situada entre a Renânia do Norte e a Vestfália, no curso inferior do rio Reno e o vale do Ruhr. Este aparece entre as grandes zonas industriais, com grandes reservas minerais. Ao longo de seu curso, foram instaladas muitas indústrias de base, especialmente siderúrgicas. Outro fator que atraiu indústrias para essa região foi a navegabilidade do rio Reno, do qual o Ruhr é afluente, o que facilita o acesso ao porto de Roterdã, um dos mais movimentados do mundo.

O texto se refere à região industrial localizada

a) no norte da Itália.

b) no norte da França.

c) no nordeste da Índia.

d) no oeste da Alemanha.

e) nos Estados Unidos, nos Grandes Lagos.

Gab: D

Questão 34)

Em 6 de junho de 2014 se completam 70 anos daquele que é considerado o maior desembarque da história. A maioria das pessoas o chama de Dia D, mas este não é seu verdadeiro nome. Para os militares que trabalharam em seu planejamento era Ope­ração Netuno e os desembarques de tropas nas semanas seguintes Operação Overlord.

O enunciado trata:

a) do desembarque aliado no sul da Itália, o primeiro desembarque de tropas aliadas em território de um dos países do Eixo;

b) do desembarque aliado na Normandia, França, enfrentando defesas, construídas pelos alemães, denominadas de Muralha do Atlântico;

c) do desembarque norte-americano em Iwojima, ataque que levou os combates da II Guerra Mundial para o próprio arquipé­lago japonês;

d) do monumental ataque praticado pelas forças do III Reich contra a União Sovié­tica, ataque que contava com tropas ale­mãs, italianas, croatas, húngaras, romenas;

e) do ataque de surpresa promovido pelos japoneses contra Pearl Harbor, base nor­te-americana no Havaí.

Gab: B

Questão 35)

Apesar de ter-se declarado independente da Sérvia em fevereiro de 2008, ainda não era oficialmente um país, pois a região não teve sua soberania reconhecida pela ONU e sua separação foi desconsiderada por outros tantos, como a Federação Russa e a Espanha. De fato, a situação no território é bastante complexa. A tensão na província havia chegado ao ápice em meados dos anos 1990, quando um grupo separatista atacou a minoria sérvia no território. Em represália, a Sérvia lançou um violento contra-ataque, massacrando albaneses da região.

(Texto adaptado de Geografia, Vestibular, 2009)

O texto está se referindo mais especificamente a:

a) Montenegro.

b) Albânia.

c) Moldávia.

d) Kosovo.

e) Macedônia.

Gab: D

Questão 36)

Na década de 1970, a União Soviética começou a apresentar baixo dinamismo econômico e defasagem tecnológica em relação aos países capitalistas. Neste cenário, em 1985, Mikhail Gorbatchev iniciou reformas com o intuito de recolocar o país no mesmo patamar dos concorrentes ocidentais, com medidas que promoveram

a) a criação da Comunidade dos Estados Independentes e a promoção da democracia.

b) a implantação da ditadura do proletariado e a condenação dos líderes da resistência.

c) a reestruturação da economia soviética e a abertura política da nação.

d) a estatização dos meios de produção e a elaboração de planos quinquenais.

e) a implantação do autoritarismo militar e o fechamento do Parlamento.

Gab: C

Questão 37)

No dia 18 de setembro de 2014, ocorreu um plebiscito na Escócia, para que o povo optasse sobre sua independência ou não do Reino Unido. Os resultados mostraram que os escoceses optaram por permanecer em seu atual estado político-administrativo.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa CORRETA sobre esse país.

a) São cidades importantes da Escócia: Edimburgh e Cardiff.

b) Somente a Escócia e a Inglaterra fazem parte da Ilha da Grã-Bretanha.

c) A Escócia pode ser dividida entre a parte alta (highlands) e a inundada (downlands).

d) O parlamento escocês é autônomo e independente da Grã-Bretanha, podendo decidir sobre questões como defesa e economia.

e) A Escócia é um dos países que formam o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.

Gab: E

Questão 38)

Desde novembro de 2013, quando o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych anunciou oficialmente que havia desistido de assinar um acordo de aproximação econômica com a União Europeia. Ele optou por priorizar as relações com a Rússia, assim, foram instauradas intensas manifestações populares em oposição à decisão do então presidente na Ucrânia. Frente às manifestações populares, em fevereiro de 2014, Viktor Yanukovych foi deposto do cargo de presidente da Ucrânia e, em maio do mesmo ano, novo governo interino assumiu o País. Nesse contexto de crise política e em consequência dos movimentos populares visando a uma aproximação com a União Europeia, instaurou-se forte crise na Crimeia, Península da Ucrânia. Sobre a crise na Crimeia, considere as afirmativas abaixo.

I. A Crimeia é atualmente um Estado independente.

II. No Referendo popular realizado no dia 16 de março de 2014, com 95% dos votos, a população da Crimeia decidiu pela separação da Ucrânia e anexação ao território russo.

III. O grupo étnico predominante na Crimeia é o russo.

IV. A crise insurgida na Crimeia levou a população a se posicionar a favor da Ucrânia com pedidos de aproximações econômicas com a União Europeia e contra a Rússia.

V. Estados Unidos e União Europeia ainda não reconhecem o Referendo popular realizado na Crimeia, o qual decidiu pela separação da Ucrânia e anexação ao território russo.

Assim, de acordo com o texto acima, assinale a alternativa CORRETA.

a) As alternativas I, II e IV estão corretas.

b) As alternativas II e III estão corretas.

c) As alternativas I, III e V estão corretas.

d) As alternativas II, III e V estão corretas.

e) As alternativas I e II estão corretas.

Gab: D

Questão 39)

[...] “a Alemanha Ocidental investiu pesadamente na modernização das infraestruturas da Alemanha Oriental, e a Comunidade Europeia fez o mesmo em relação a países como Espanha e Portugal”.

Fonte: SANTOS, M. e SILVEIRA, M. L. O BRASIL:

território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: ABDR, 2001.

O texto remete-se a:

a) adaptações internas para os países atenderem metas de avanço no processo de uma Europa unificada.

b) recuperação da economia de países europeus para a implantação da ditadura soviética.

c) investimentos nos setores de saúde e educação dos países mais atingidos pela crise socialista.

d) restauração de importantes obras de engenharia de transporte destruídas pelo maior terremoto europeu em 2000.

Gab: A

Questão 40)

Durante quase 50 anos, a União Soviética foi o único país a fazer frente ao poder econômico e militar dos Estados Unidos. Mesmo com o seu esfacelamento territorial e político, no início da década de 1990, a Rússia ainda preserva parte do seu antigo poder.

Considerando o texto e os principais desafios enfrentados pela Rússia e a região onde ela está localizada, é correto afirmar que

a) o intenso processo migratório entre a Rússia e as repúblicas autônomas é considerado de grande importância para a economia local e tem promovido a unificação regional.

b) grande parte das indústrias da Rússia continua voltada à produção de armamentos e veículos militares, o que a torna a maior fornecedora de material bélico no mundo.

c) a Rússia mantém a unidade territorial devido às melhorias nas condições socioeconômicas da população e ao aumento da renda per capita nas repúblicas autônomas.

d) a Rússia, na atualidade, pode ser considerada um dos países com maior diversidade de etnias convivendo em seu território e é o principal centro de poder político e militar na região.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis