domingo, 11 de março de 2018

Questões União Europeia 1

Questão 01)

Observe o mapa abaixo:

clip_image002

Em novembro de 2014 está previsto um referendo na região assinalada que irá encaminhar:

a) a possibilidade de independência da Catalunha, antigo sonho dos habitantes dessa região espanhola.

b) a autonomia do povo basco que se sente alijado da participação política no país.

c) a deposição das armas do IRA que anunciou recentemente a renúncia à luta armada depois de mais de um século de resistência.

d) a retirada da Espanha da União Européia após uma década de grave crise econômica que elevou sobremaneira a taxa de desemprego no país.

e) a nacionalização do estreito de Gibraltar, antiga rixa entre espanhóis e britânicos pelo controle da estratégica passagem entre o Atlântico e o Mediterrâneo.

Gab: A

Questão 02)

“Uma maioria de 96,8% dos votos do referendo realizado neste domingo (16) na Crimeia apontou que é a favor da união da República Autônoma da Crimeia à Rússia, informou nesta segunda-feira (17) Mikhail Malishev, chefe da comissão eleitoral local, após a apuração total dos votos, de acordo com a agência de notícias Associated Press. Isso representa 1,2 milhão de eleitores. O parlamento crimeano aprovou os resultados do referendo e pediu oficialmente a Moscou para que aceite a república separatista ucraniana dentro da Federação Russa.”

“Resultado final aponta 96,8% dos crimeios a favor da união à Rússia”,

17.03.2014. http://g1.globo.com/mundo/

A vitória da proposta de união à Rússia, no plebiscito crimeio de março de 2014, resultou, entre outros fatores,

a) do reconhecimento, pela Ucrânia, de sua incapacidade de manter o controle sobre a região da Crimeia.

b) da decisão norte-americana, endossada pela Organização das Nações Unidas, de apoiar a anexação da Crimeia pela Rússia.

c) das fraudes no processo eleitoral, que levaram a um resultado contrário à vontade da maioria da população crimeia.

d) do apoio da Rússia e da União Europeia ao fim da autonomia crimeia e à anexação de seu território pela Ucrânia.

e) da presença majoritária de cidadãos de origem russa na Crimeia e do boicote ao plebiscito por setores contrários à união.

Gab: E

Questão 03)

Escócia rejeita independência e continua no Reino Unido

Com o resultado, o Reino Unido, que corria o risco de perder 32% do seu território, 8% da sua população e 9% do seu PIB, permanece em sua forma atual – o que não quer dizer que as coisas serão iguais daqui em diante. Na tentativa de convencer os escoceses a não optarem pela secessão, o premiê David Cameron e o Parlamento britânico acenaram com uma série de benefícios para o país.

(Veja, 19 set.14. Disponível em: <http://goo.gl/oettHu> Adaptado.)

Entre os benefícios prometidos, está

a) a maior autonomia política.

b) a transferência da capital do Reino Unido para Edimburgo.

c) a redução de impostos.

d) o fim das contribuições à rainha.

e) o aumento dos subsídios aos agricultores escoceses.

Gab: A

Questão 04)

Assinale a alternativa que expressa a relação histórica existente entre o conceito de Guerra Fria e o contexto atualmente vivido na Ucrânia.

a) Mais uma vez a Ucrânia se coloca numa condição de oposição à Rússia, da mesma maneira que fez durante a Guerra Fria, quando manifestou apoio aos Estados Unidos da América, principalmente no episódio da “Crise dos Mísseis” em Cuba.

b) Embora militarmente inferior e ameaçada, tanto pela Rússia quanto pelos Estados Unidos, a Ucrânia mostra uma posição de independência em relação às duas grandes potências, relembrando sua conduta durante a Guerra Fria, quando ajudou a formar o conhecido Bloco dos Não-Alinhados que veio a dar origem à expressão Terceiro Mundo.

c) A Ucrânia vem mostrando, atualmente, uma postura de gradual e constante alinhamento com a política da Rússia nos assuntos internacionais, de igual maneira como ocorreu durante a década de 1960, quando abandonou o bloco capitalista para integrar a União Soviética, que era liderada pela Rússia.

d) Rússia e China colocam-se atualmente em posições divergentes, sendo que a última conta com o apoio explícito da Ucrânia e dos EUA, situação semelhante a do rompimento do bloco socialista, quando o líder chinês Mao Tsé Tung condenou os rumos adotados pelo socialismo russo de Nikita Kruschev durante a Guerra Fria travada pelos dois países socialistas.

e) O fato de a Rússia estar diretamente envolvida em uma disputa política, na qual os Estados Unidos se colocam como opositores, faz lembrar a época em que Rússia e Ucrânia integravam a União Soviética, período marcado pelo enfretamento de duas superpotências e que durou até o início da década de 1990. No entanto, no contexto atual, a Ucrânia se coloca em posição antagônica aos russos.

Gab: E

Questão 05)

O tratamento midiático dos acontecimentos recentes na Ucrânia veio confirmar que, para uma parte da diplomacia ocidental, as crises não trazem mais uma assimetria entre os interesses e as percepções de atores dotados de razão, mas se constituem como a batalha final em que o Bem e o Mal disputam o sentido da história. A Rússia se presta maravilhosamente a essa encenação, que tem o mérito da simplicidade.

ZAJEC, O. A obsessão antirrussa.

Le Monde Diplomatique Brasil, ano 7, n. 81, abr. 2014. p. 18.

No recente episódio em que a região da Crimeia é anexada pela Rússia, uma assimetria de interesses confronta a decisão desse País à ação geoestratégica

a) da União Europeia, direcionada à Ucrânia.

b) da China, dirigida aos investimentos diretos na África.

c) do governo indiano, voltada para o sul da Ásia.

d) dos países do BRICS, pensada para a Eurásia.

e) dos Estados Unidos, apontada para a América Latina.

Gab: A

Questão 06)

Analise os mapas a seguir.

clip_image004

(Disponível em: <http://www.esquerda.net/artigo/mapas-e-gr%C3%

A1ficos-para-compreender-crise-da-ucr%C3%A2nia/31800>. Acesso em: 2 jun. 2014.)

clip_image006

(Disponível em: <http://www.aldeiaglobal.net.br/2014/02/russia-e-ucrania-

iniciam-conflito-pela.html>. Acesso em: 2 jun. 2014.)

Com base nos mapas e nos conhecimentos sobre as relações entre Ucrânia e Rússia no pós-URSS, explique a geopolítica do conflito entre os dois países atualmente, tendo como foco os aspectos étnicos, econômicos, políticos e militares.

Gab:

Questão étnica: Aproximadamente 50% da população ucraniana é de origem russa e, especificamente, na península da Crimeia é de 58,5% russos (os demais: 24,4% ucranianos; 12% tártaros). Esses dados são relevantes porque a presença de uma significativa população de origem russa em território ucraniano tem provocado uma desestabilização, visto que esta população reivindica um território autônomo, o que leva a região a se constituir como um “barril de pólvora”, em uma instabilidade que poderá gerar uma possível guerra civil.

Esfera econômica: 30% do gás russo é exportado para a Europa pelos dutos localizados em território ucraniano, como pode ser observado no primeiro mapa, o que justifica o interesse da Rússia no território ucraniano.

Econômico e político: 70% do petróleo e 90% do gás natural consumidos na Ucrânia são fornecidos pela Rússia, que utiliza sua condição de credora como trunfo nas negociações que envolvem outras disputas com o país.

Política e militar: A Ucrânia vive em constante ameaça de corte de fornecimento de energia pela Rússia, por isso lança mão do único recurso que possui nesse âmbito: sua localização geográfica (o que pode ser visualizado nos dois mapas). A Rússia mantém uma base da sua frota no Mar Negro, na cidade mais importante da Crimeia (Sebastopol); por isso a posição geográfica da Crimeia é estratégica, (a saída para o Mar Negro, onde a Rússia tem sua frota) e lhe dá relevância política, econômica e militar.

Questão 07)

A criacao do Euro, em 1999, abre uma nova fase nas relacoes entre os Estados Nacionais na Europa e apresenta a rediscussao das fronteiras e do protecionismo economico e cultural no mundo. Sobre o Euro, assinale a alternativa correta.

a) O Euro e a moeda utilizada por todos os paises membros da Uniao Europeia.

b) Alguns paises fora da Europa, como o Canada e a Nova Zelandia, pediram o direito de utilizar o Euro em substituicao de suas moedas nacionais.

c) Apenas a Dinamarca e a Inglaterra, membros da UE, nao utilizam o Euro.

d) As sucessivas crises dos anos 2000 enfraqueceram o Euro e alguns paises, como Alemanha, Espanha e Franca que estao pensando em retornar as suas moedas nacionais.

e) O Euro tornou-se a moeda mais estavel do mundo, suplantando o dolar e a libra esterlina.

Gab: C

Questão 08)

Leia o trecho a seguir, da canção Meu País, de Valete.

“Tou” a arrumar as malas. Levo quase tudo, até o meu kimono de judô (quase tudo). Já não sei se volto. Quem emigra quer voltar. Mas muitos poucos voltam à base. Farto disto tudo. Farto de estar desempregado, de nada servem estes canudos. Quando há trabalhos são sempre temporários. Humilhantes, precários, os salários hilários. União Europeia a colapsar, Portugal a mergulhar nestes dias funerários. Vou-me embora, vou. Vou para Luanda. Já não há nada aqui pra mim, isto já não anda nem desanda.

Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/valete/meu-pais.html>.

Acesso em: 22 set. 2014.

A canção “Meu País”, do rapper português Valete, relata uma das faces dos problemas gerados pela crise financeira ocorrida na Europa, que

a) atingiu principalmente os países chamados “PIIGS”, sigla em inglês para Portugal, Inglaterra, Irlanda, Grécia e Suíça.

b) está diretamente relacionada com a crise e os conflitos recentes na Ucrânia, em função do boicote realizado pela Rússia na oferta de gás natural à União Europeia.

c) tem sua raiz na questão fiscal, isto é, na enorme dívida pública dos Estados nacionais europeus, nas quais as despesas públicas são maiores do que as receitas.

d) ocorreu em função da desvalorização progressiva do euro no mercado mundial, gerando uma onda de inflação entre os países-membros da União Europeia.

Gab: C

Questão 09)

Um país da Europa Ocidental encontra-se envolvido em discussões internas sobre separatismo entre as suas duas principais regiões: Flandres, ao norte, e Valônia, ao Sul. Qual é esse país?

a) Ucrânia.

b) Suíça.

c) Bélgica.

d) Espanha.

Gab: C

Questão 10)

clip_image008

Disponível em: <http://brasilsoberanoelivre.blogspot.com.br/2014/06/

russia-ucrania-e-uniao-europeia-voltam. html> [Adaptado]

Acesso em: 20 ago. 2014.

Sobre a recente crise no leste europeu, é CORRETO afirmar que:

01. parte da Europa ocidental está preocupada com a resolução do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, pois é grande o volume de importação de gás russo que passa por território ucraniano.

02. após a "Guerra Fria", com a queda da URSS e a reunificação alemã, o mundo não tem mais uma nação hegemônica, mas blocos de poder multipolares.

04. a crise entre a Ucrânia e a Rússia abre novas possibilidades de exportação de gás natural pelo Brasil e pela Bolívia, grandes produtores desta matéria-prima.

08. a Rússia tenta manter sua hegemonia no leste europeu, mesmo com a forte presença dos Estados Unidos na Europa ocidental.

16. a dissolução do Tratado do Atlântico Norte trouxe tranquilidade aos países do leste europeu, pois não existia mais o perigo de uma guerra entre os Estados Unidos e a URSS, havendo apenas conflitos regionalizados.

Gab: 11

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis