domingo, 11 de março de 2018

Questões União Europeia 12

Questão 147)

clip_image002

A charge apresentada acima:

I. caracteriza os problemas de ordem étnico-territorial na Europa dos Bálcãs, que refletem as seculares disputas numa região dominada pelos sérvios, no último século;

II. representa o conflito entre as identidades nacionais na Europa, reforçado pelo desmonte dos Estados socialistas no Leste europeu, na última década do século XX;

III. exemplifica a causa típica dos conflitos que assolaram os Bálcãs, principalmente após a Guerra Fria, quando os sérvios espalhados por outros territórios da antiga Iugoslávia lutavam pela manutenção da sua hegemonia na região.

Das afirmações acima, está(ão) correta(s):

a) apenas a I.

b) apenas a II.

c) apenas a III.

d) apenas a I e II.

e) todas.

Gab: E

Questão 148)

O presidente russo, Vladimir Putin, acusa os Estados Unidos de criar uma nova corrida armamentista. Segundo Putin, o uso quase incontido da força, nas relações internacionais promovidas pelos Estados Unidos, tem provocado altos investimentos no desenvolvimento de armas nucleares por parte de países de pequeno porte.

Assinale o fator geopolítico no qual se baseia a crítica feita pelo presidente russo.

a) A invasão e o domínio estadunidense do território iraquiano.

b) A estratégia estadunidense de criar um cerco militar no Oriente Médio, visando ao Irã.

c) A imparcialidade estadunidense em apoiar financeira e belicamente o Estado de Israel.

d) O projeto estadunidense de construir um sistema de defesa de mísseis na Europa Oriental.

e) As constantes ameaças estadunidenses de uma ação militar contra a Coréia do Norte.

Gab: D

Questão 149)

O Massacre da Floresta de Katyn foi notificado pela primeira vez pelos alemães em abril de 1943. Numa colina na Rússia, soldados nazistas encontraram aproximadamente doze mil cadáveres. Empilhando em valas estava um terço da oficialidade do exército polonês, entre os quais, vários engenheiros, técnicos e cientistas. Os nazistas aproveitaram-se ao máximo do episódio em sua propaganda antissoviética. Em menos de dois anos, porém, a Alemanha foi derrotada e a Polônia caiu na órbita da União Soviética – a qual reescreveu a história, atribuindo o massacre de Katyn aos nazistas. A Polônia inteira sabia tratar-se de uma mentira; mas quem o dissesse enfrentaria tortura, exílio ou morte.

Disponível em: http://veja.abril.com.br Acesso em: 19 maio 2009 (adaptado).

Disponível em: http://dn.sapo.pt. Acesso em: 19 maio 2009 (adaptado).

Como o Massacre de Katyn e a farsa montada em torno desse episódio se relacionam com a construção da chamada Cortina de Ferro?

a) A aniquilação foi planejada pelas elites dirigentes polonesas como parte do processo de integração de seu país ao bloco soviético.

b) A construção de uma outra memória sobre o Massacre de Katyn teve o sentido de tornar menos odiosa e ilegítima, aos poloneses, a subordinação de seu país ao regime stalinista.

c) O exercício polonês havia aderido ao regime nazista, o que levou Stalin a encará–lo como um possível foco de restauração do Reich após a derrota alemã.

d) A Polônia era a última fronteira capitalista do Leste europeu e a dominação desse país garantiria acesso ao mar Adriático.

e) A aniquilação do exército polonês e a expropriação da burguesia daquele país eram parte da estratégia de revolução permanente e mundial defendia por Stalin.

Gab: B

Questão 150)

A figura apresenta diferentes limites para a Europa, o que significa que existem divergências com relação ao que se considera como território europeu.

clip_image004

BOURGEAT, S.; BRÁS, C. (Coord.) Histoire et Géographie. Travaux dirigés. Paris: Hatier, 2008 (adaptado)

De acordo com a figura,

a) a visão geográfica recente é a mais restritiva, com um número diminuto de países integrando a União Europeia.

b) a delimitação da Europa na visão clássica, separando–a da Ásia, tem como referência critérios naturais, ou seja, os Montes Urais.

c) a visão geopolítica dos tempos da Guerra Fria sobre os limites territoriais da Europa supõe o limite entre civilizações desenvolvidas e subdesenvolvidas.

d) a visão geopolítica recente incorpora elementos da religião dos países indicados.

e) a representação mais ampla a respeito das fronteiras da Europa, que engloba a Rússia chegando ao oceano Pacífico, descaracteriza a uniformidade cultural, econômica encontrada na visão clássica.

Gab: B

Questão 151)

Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.

Essa divisão europeia ficou conhecida como

a) Cortina de Ferro.

b) Muro de Berlim.

c) União Europeia.

d) Convenção de Ramsar.

e) Conferência de Estocolmo.

Gab: A

Questão 152)

Observe a figura para responder à questão.

clip_image006

(img377.imageshack.us/img377/4950/fdoqw1.jpg)

Assinale a alternativa que está diretamente relacionada ao conteúdo expresso na charge.

a) Guerra ao Terror, eixo do mal, onze de setembro.

b) África, Ruanda e Burundi, conflitos étnicos.

c) Guerra Fria, equilíbrio de poder, bipolaridade.

d) Conflito Norte-Sul, G 20, países emergentes.

e) Balcãs, desintegração, multipolaridade.

Gab: C

Questão 153)

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), também denominada União Soviética, retrata o passado de uma grande potência européia, em especial a Rússia. Rica é a história política e econômica da URSS. Sobre suas transformações políticas e econômicas é correto o que se afirma, EXCETO.

a) Os Planos Quinquenais, elaborados pelo Gosplan — Órgão de Planejamento Central —, definiam metas a serem alcançadas pelos vários setores econômicos, priorizando quantidade e qualidade.

b) Durante a Segunda Guerra Mundial, a URSS representou a segunda economia do planeta. Essa posição rendeu divergências mundiais, principalmente frente aos Estados Unidos, culminando com a conhecida Guerra Fria.

c) Mikhail Gorbatchev implementou a reestruturação econômica da União Soviética, buscando superar as contradições vivenciadas no pós-guerra, em especial no momento em que a palavra-chave solidificava-se no integracionismo. A perestroika, assim denominada tal reestruturação, foi o marco da reforma econômica e para a paz com os Estados Unidos, o que lhe rendeu o prêmio Nobel da Paz, em 1990.

d) Na história da União Soviética, a glasnost pode ser interpretada como o ápice da Guerra Fria, pois reflete o pleno exercício da ditadura, marcando sua implementação com total autoritarismo, fechamento político e econômico.

Gab: D

Questão 154)

Considere o texto abaixo para responder à questão.

Portugal, historicamente, é uma nação muito diferente. O sentido de unidade nacional sempre foi uma constante, não existem aqui, ao contrário do que sucede em outros países europeus, como a Bélgica ou a própria Espanha, diversas “nações” dentro de uma mesma realidade territorial nem tampouco foi Portugal um país virado para a Europa nas suas realidades econômicas históricas.

(batalhafinal.blogspot.com; acessado em 24/10/2008)

Embora pareça uma unidade, a Europa e, principalmente, a União Européia apresenta, em seu interior, movimentos que caminham no sentido da fragmentação. Sobre isso, analise as afirmações.

00. A unidade da Bélgica, assim como a Suíça, foi construída sob um forte federalismo, em que as unidades que formam o Estado belga possuem grande autonomia administrativa.

01. Na Espanha, tanto os bascos como os catalães contestam a unidade do país, sendo que, no caso basco, existe um movimento político que luta pela independência do País Basco.

02. Recentemente, a Tchecoslováquia foi dividida em dois novos Estados, República Tcheca e Eslováquia, porém sem conflitos entre as partes.

03. Na Itália, nos estados do sul, grupos políticos propõem a formação de um Estado independente e justificam esta aspiração pela discriminação que a região sofre pelos estados mais ricos do norte.

04. A luta pela independência da Irlanda do Norte teve um fim em 1998, com a aceitação, pela Inglaterra, da unificação com a Irlanda do Sul, formando um único país.

Gab: VVVFF

Questão 155)

Os últimos anos da década de 1780 tinham sido, por uma complexidade de razões, um período de grandes dificuldades praticamente para todos os ramos da economia francesa. Uma má safra em 1788 e 1789 e um inverno muito difícil tornaram aguda a crise. As más safras faziam sofrer o campesinato, pois significavam que, enquanto os grandes produtores podiam vender cereais a preços de fome, a maioria dos homens em suas insuficientes propriedades tinha provavelmente que se alimentar do trigo reservado para o plantio ou comprar alimentos àqueles preços, especialmente nos meses imediatamente anteriores à nova safra (maio-julho). Obviamente as más safras faziam sofrer também os pobres das cidades, cujo custo de vida — o pão era o principal alimento — podia duplicar.

(Eric J Hobsbawm. A Era das revoluções. Tradução)

O texto refere-se a fatores de uma conjuntura econômica francesa que contribuíram para

a) unir camponeses e “camadas urbanas” contra uma ordem política e social imposta pela nobreza e pelo clero.

b) promover uma aliança entre camponeses e grandes proprietários de terra contra o poder político da alta burguesia.

c) a ascensão de um governo absolutista que assumiu o poder político visando abolir as principais obrigações feudais.

d) o surgimento de grupos que pregavam o ideal anarquista de construção de uma sociedade sem Estado.

e) a eleição de um governo imperial que adotou uma política de “pão e circo” para agradar a população mais pobre.

Gab: A

Questão 156)

“Tropas da República da Geórgia e da Rússia iniciaram nesta sexta (08/08/2008) um conflito armado, numa disputa pela Ossétia do Sul. A região vive em conflito desde o fim da antiga União Soviética, em 1991. A Ossétia do Sul pertence à Geórgia, mas tem um governo autônomo e luta pela independência com o apoio da Rússia”.

Disponível in: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL717429-10406,00-

EORGIA+E+RUSSIA+INICIAM+CONFLITO+ ARMADO.html Acesso em 08/08/2008.

O conflito que inquieta as grandes potências e atraiu a atenção mundial em pleno período das Olimpíadas 2008 explica-se a partir:

a) da emergência das tensões étnico-nacionalistas que se mantiveram submersas diante do conflito Leste-Oeste, mas que proliferaram em todo o mundo com o fim da guerra fria e da bipolaridade.

b) da emergência do novo terrorismo global, que se mune de todo arsenal financeiro e tecnológico além de contar com a ajuda de Estados- Nacionais que dão apoio militar a grupos terroristas.

c) da internacionalização das guerrilhas que se beneficiam do desenvolvimento dos meios de comunicação e têm no narcotráfico a principal fonte de financiamento para combater Estados-Nacionais constituídos.

d) do ranço da guerra fria, no qual Estados Unidos e Rússia tomam partidos opostos e não só apóiam, mas até estimulam alguns conflitos com a finalidade de desenvolverem suas indústrias bélicas com a venda de armamentos.

e) do surgimento do mais novo tipo de tensão mundial, que é tipicamente cultural, no qual algumas etnias se opõem ao avanço da globalização e lutam para preservar sua identidade, religião e costumes.

Gab: A

Questão 157)

A região a seguir esteve em evidência neste segundo semestre de 2008. Sobre ela, é correto afirmar:

clip_image008

a) Trata-se do Cáucaso, onde a Rússia apóia a Geórgia contra as independência da Ossétia do Norte e da Abkhásia.

b) Trata-se dos Bálcãs, onde a república rebelde do Kossovo declarou independência da Sérvia.

c) Trata-se do Báltico, onde as repúblicas separatistas da Lituânia, Letônia e Estônia, declararam unilateralmente suas independências.

d) Trata-se do Cáucaso, onde a Rússia apóia as independências de duas regiões separatistas da Geórgia.

e) Trata-se dos Bálcãs, onde a Ossétia do Sul e Abkhásia declararam independência da Geórgia.

Gab: D

Questão 158)

Em fevereiro de 2008, mais um fato movimentou a geopolítica européia, quando Kosovo declarou-se independente da Sérvia. Mas esse candidato a mais nova nação daquele continente não tem muito o que comemorar no seu primeiro aniversário, pois enfrenta sérios problemas de diversas naturezas. Assinale a alternativa INCORRETA quanto a um desses problemas.

a) Crise econômica, como decorrência da guerra e da desativação das atividades mineradoras, caracterizada por altas taxas de desemprego, déficit de moradias e alto custo da energia.

b) Apesar de seu recente ingresso na UE (União Européia), Kosovo ainda enfrenta forte oposição de seus pares europeus e pressão sérvia para destituir o poder kosovar.

c) Kosovo ainda enfrenta o não reconhecimento de muitas nações, entre elas, o Brasil.

d) Apesar da maioria albanesa, Kosovo enfrenta conflitos étnico-religiosos, dada a presença de minorias, como os ciganos (romas).

e) Fragilidade territorial enquanto Estado-Nação, já que seu território se delimita como fronteira internacional (ao sul, com Macedônia e Albânia e, a oeste, com Montenegro), mas, ao norte, limita-se com a Sérvia, para a qual Kosovo ainda é uma de suas províncias.

Gab: B

Questão 159)

Recentemente a Geórgia lançou uma ofensiva militar contra a Província separatista da Ossétia do Sul, localizada na divisa com a Rússia.

Com base na figura a baixo e nos conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa CORRETA:

clip_image010

a) A região da Geórgia constitui importante rota de transporte de petróleo e gás natural da bacia do Cáspio para o Oriente Médio.

b) O governo de Moscou não aceitou a emancipação da Ossétia do Sul para evitar um conflito com a Geórgia.

c) A Rússia permaneceu neutra, pois historicamente sempre respeitou o direito da Geórgia sobre a região.

d) A Rússia reagiu e apoiou a Ossétia do Sul contrariando os interesses da Geórgia e de seus aliados europeus.

Gab: D

Questão 160)

Sobre a natureza e a dinâmica dos conflitos no continente europeu, considere as afirmativas a seguir.

I Na Europa Ocidental, os conflitos étniconacionais, como a disputa na Irlanda do Norte e também na região basca da Espanha, não geraram reconfigurações territoriais, uma vez que a prosperidade econômica e a melhoria do padrão de vida têm diminuído o apoio da sociedade aos movimentos de contestação, o que possibilitou acordos de paz como o que se firmou na República do Eire.

II Na Espanha, a diversidade étnica foi historicamente contestada por governos ditatoriais, entretanto, a partir dos anos 1980, a concessão de autonomia pelo poder central aos governos das províncias, tal como o que acontece na região Basca e na Catalunha, vem possibilitando uma convivência relativamente pacífica entre as principais etnias do país.

III Na Península Balcânica, a derrocada dos regimes socialistas fez emergir antigas rivalidades étnicas, pois algumas repúblicas, como a Sérvia, sob a justificativa de proteger suas minorias, invadiram repúblicas vizinhas, como a Croácia e a Bósnia- Herzegovina; nesta última houve uma grande limpeza étnica, com a morte de milhares de pessoas, e a fragmentação territorial.

IV Na antiga Tchecoslováquia, a derrubada do governo socialista possibilitou a fragmentação violenta do país, pois as duas maiores etnias, Tchecos e Eslovacos, mergulharam o país numa terrível guerra civil, como a que aconteceu na antiga Iugoslávia.

V A Rússia herdou da ex-URSS uma frágil unidade político-territorial, uma vez que várias minorias étnicas, como os Chechenos, reivindicam a independência de regiões, como a do Cáucaso. Esses movimentos são fortemente reprimidos pelo governo russo porque, além de encorajarem outros movimentos separatistas no país, podem levar à perda de recursos naturais estratégicos (reservas de petróleo).

Estão corretas as afirmativas

a) I e II

b) I, II e III

c) I, III e IV

d) II, III e V

e) III, IV e V

Gab: D

Questão 161)

GEÓRGIA: AUMENTA A AMEAÇA DE GUERRA FRIA

O fantasma de uma nova Guerra Fria paira sobre a Europa, após o reconhecimento formal pela Rússia da Independência das províncias georgianas da Osétia do Sul e Abjasia. Embora sem a visão ideológica da Guerra Fria, que parecia relegada ao esquecimento há uns poucos anos, devido à queda do Muro de Berlim, o decreto assinado pelo presidente russo tem um potencial explosivo, pois a Geórgia é uma aliada-chave do ocidente, na região do Cáucaso.

clip_image012

Revista Digital Envolverde – 28/08/2008

Com base nas informações obtidas acima e em seus conhecimentos sobre a região do Cáucaso, assinale, a seguir, a alternativa que traz o comentário INCORRETO:

a) A região produz petróleo e possui grandes reservas deste produto.

b) A região ocupa posição estratégica na geopolítica econômica, pois está próxima do Oriente Médio.

c) A Chechênia sempre evitou os conflitos separatistas, por ser uma grande aliada da Federação Russa.

d) A principal ligação da Rússia com o Mar Cáspio ocorre através da área do Daguestão.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis