domingo, 11 de março de 2018

Questões União Europeia 11

Questão 132)

Em seu 20º aniversário, a queda do Muro de Berlim se destaca como o acontecimento mais importante da história, após a Segunda Guerra Mundial. Assinale a alternativa verdadeira em relação a fatos relevantes ocorridos após a queda do Muro de Berlim.

a) A democracia como um valor essencial para o regime capitalista vem sendo implantada irrestritamente em todos os países, notadamente naqueles que apresentam as maiores taxas de crescimento econômico nos últimos anos.

b) Na nova ordem mundial, a supremacia do poder militar cede espaço à hegemonia do poder econômico, no relacionamento entre os principais grupos de poder.

c) Os países não se distinguem mais por diferenças ideológicas, religiosas ou culturais. Neste sentido, tornou-se mais complicado estabelecer uma nova regionalização.

d) Considerando que o Capitalismo entrou em profunda crise, desde o ano de 2008, e o Socialismo já demonstrou ser um regime que não atendeu às demandas históricas do seu período de vigência, notadamente, até 1989, os líderes mundiais, deduzem que o Ambientalismo será o novo paradigma que norteará a relação entre os diferentes povos.

e) Os recentes acontecimentos da geopolítica mundial mostram que o papel do Estado no apoio às políticas econômicas, bem como na realização de acordos de cooperação e alianças bi e multilaterais tende a ser cada vez menor.

Gab: B

Questão 133)

Leia atentamente os fragmentos a seguir e assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre Guerra Fria:

“A Rússia reconheceu a independência da Ossétia do Sul e da Abkházia, territórios separatistas da Geórgia, desencadeando duras críticas da Europa e dos EUA.”

“O presidente russo, Dmitri Medvedev, disse não ter medo de nova Guerra Fria e justificou o reconhecimento dos territórios como ‘única saída’ para salvar vidas...”

(Folha de São Paulo, 27 de agosto de 2008, p. 1).

01. O termo Guerra Fria foi muito utilizado durante a invasão da Geórgia pelas tropas russas, considerando as baixas temperaturas predominantes nas zonas de conflito.

02. Foi adotado para caracterizar, no pós-guerra, o período de conflitos políticos e militares entre as superpotências mundiais União Soviética e Estados Unidos.

04. O fim da União Soviética e a conseqüente desagregação política e territorial do “Império Vermelho” contribuíram para o fim da Guerra Fria no início dos anos 1990.

08. O Muro de Berlim, construído em 1949 e derrubado em 1989, que dividiu Berlim em duas partes – a Oriental dominada pela União Soviética e a Ocidental dominada pelos Estados Unidos, Inglaterra e França –, foi um dos principais símbolos da Guerra Fria.

16. A Guerra Fria caracterizou o período de intensos conflitos separatistas desencadeados após o fim da União Soviética, em que as antigas colônias do “Império Vermelho” passaram a lutar pela sua independência política.

Gab: 06

Questão 134)

A geopolítica é uma disciplina que estuda os conflitos dos Estados-nações e procura compreender, no mundo contemporâneo, a diversidade que se reflete em situações complexas e geradoras de guerras. Uma dessas situações é o interesse estratégico da Rússia em relação ao território da Geórgia, que tem criado tensões no Cáucaso com o objetivo de

a) controlar um antigo Estado-membro da Comunidade de Estados Independentes (CEI), que possui grande potencial militar e nuclear.

b) facilitar o deslocamento de suas exportações em direção ao Irã, que é um país aliado na produção de tecnologia nuclear.

c) obter o controle de Nagorno Karabach, região autônoma da Geórgia, que luta por sua independência.

d) garantir o escoamento seguro de óleo e gás, que atravessam o território georgiano por meio de oleoduto e gasoduto, até o Mar Negro.

e) manter sob domínio russo um território favorável à importação de petróleo pela via do Mar Cáspio.

Gab: D

Questão 135)

Observe as figuras a seguir.

clip_image002

clip_image004

Disponível em: <pt.wikipedia.org>. Acesso em:

22 set. 2008. (Adaptado).

A figura 1, obra pintada há 71 anos, retrata o horror do massacre de um povo bombardeado por aviões nazistas.

O autor dessa obra, as características artísticas da pintura e a localização no mapa do continente europeu (figura 2), da cidade atingida, são, respectivamente,

a) Van Gogh, pós-impressionismo, localizada na área 1.

b) Pablo Picasso, cubismo sintético, localizada na área 2.

c) Marc Chagall, surrealismo, localizada na área 3.

d) Pablo Picasso, cubismo sintético, localizada na área 4.

e) Van Gogh, pós-impressionismo, localizada na área 5.

Gab: B

Questão 136)

A Revolução Francesa pode não ter sido um fenômeno isolado, mas foi muito mais fundamental do que os outros fenômenos contemporâneos e suas conseqüências foram portanto mais profundas.

(HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções:

1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.)

Uma das conseqüências mais profundas, segundo Hobsbawm, foi a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Sobre ela, analise as afirmativas.

I. Representou as exigências da maioria dos liberais burgueses contra os privilégios da nobreza e do clero, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária.

II. Significou uma tentativa da monarquia absoluta de permanecer no poder, fazendo concessões à nobreza descontente e aos burgueses jacobinos que lutavam pela igualdade.

III. Foi um manifesto revolucionário a favor de uma sociedade efetivamente democrática e igualitária, do fim da monarquia e da nobreza, do desligamento da Igreja do Estado e da ascensão do povo ao centro da república democrática.

IV. Expressou a vontade de parte da burguesia de governar a partir de uma monarquia regulada por uma Constituição e apoiada numa oligarquia possuidora de terras.

Estão corretas as afirmativas

a) III e IV, apenas.

b) II, III e IV, apenas.

c) I e IV, apenas.

d) I, II e III, apenas.

e) I, II, III e IV.

Gab: C

Questão 137)

A produção do espaço geográfico, no regime socialista, ocorreu de modo distinto do capitalista, pois o socialismo combatia as principais estruturas econômicas e sociais do capitalismo, como a sociedade de classe, a propriedade privada e o lucro, que incidiam na formação socioespacial. Qual(is) característica(s) geográfica(s) diz(em) respeito ao território russo?

01. A planificação centralizada, característica dos países socialistas, gerou problemas de ordem econômica quanto à competitividade da economia russa no mercado globalizado.

02. Na região do Cáucaso, principalmente na Chechênia, encontram-se os principais focos de tensão entre grupos separatistas da Federação Russa, cujo motivo é aliar-se a outras repúblicas independentes para conter o avanço russo em direção às reservas petrolíferas do mar Báltico.

04. A passagem do comunismo para o capitalismo deu-se num período de grande euforia econômica com elevados rendimentos para a população que viu sua renda per capita aumentar com a abertura econômica (perestroika).

08. A indústria russa, no regime socialista, era caracterizada por um fraco desenvolvimento da produção de bens de consumo e forte desenvolvimento da produção de equipamentos e itens básicos.

16. A distribuição equilibrada dos meios de produção e das infra-estruturas produtivas pelo território nacional, em função do sistema centralizador do governo, era acompanhada de uma melhor distribuição da população.

Gab: 09

Questão 138)

Observe a figura a seguir para responder à questão.

clip_image006

(caglepost.com/cartoon/Deng+Coy+Miel/54840)

Assinale a alternativa que interpreta corretamente o sentido da charge.

a) Os anos de crise econômica da Rússia pós-Guerra Fria reduziram a capacidade militar desse país, que agora é uma potência econômica regional que busca resolver seus problemas com os países vizinhos através da diplomacia.

b) Os conflitos da Rússia com seus vizinhos, como no caso recente da Geórgia, revela a intenção de recuperar sua influência política e militar, perdida com o fim da União Soviética em 1990 e com anos de depressão econômica.

c) A formação da Comunidade de Estados Independentes, após a dissolução da União Soviética em 1990, serviu como blindagem para a economia da Rússia, que conseguiu fazer a transição para o capitalismo sem grandes dificuldades.

d) A expansão da OTAN para o leste europeu choca-se com a intenção da Rússia em criar uma barreira de proteção formada pelos ex-países socialistas da Europa Oriental, cujos governos são ainda majoritariamente pró-Rússia.

e) A Rússia disputa com a União Européia a influência sobre a Europa central, oferecendo proteção aos países que não querem participar do bloco econômico para que não sejam ameaçados por sanções militares e econômicas.

Gab: B

Questão 139)

O conflito envolvendo Geórgia e Rússia, aprofundado em 2008, foi marcado por ampla repercussão internacional. Outros conflitos, envolvendo países da ex-União Soviética, também ocorreram.

clip_image008

Fonte: Simielli, Geoatlas, 2007. Adaptado.

a) Explique a relação entre o fim da União Soviética e a proliferação de movimentos separatistas na região.

b) Explique como a Rússia reagiu ao movimento pela independência da Ossétia do Sul e aponte as razões que motivaram essa reação.

c) Cite outro exemplo de movimento separatista recente nessa região.

Gab:

a) O colapso político e econômico soviético favoreceu a emergência de movimentos nacionais separatistas em repúblicas até então dominadas pela Rússia. Contribuiu também para esse fato a diversidade étnica, religiosa e cultural já existentes associada à política stalinista de russificação. O sucesso de muitos desses movimentos incitou outros povos a também lutarem por independência após a dissolução da URSS, o que tem sido acompanhado por forte repressão russa, pois estes ameaçam a soberania desses novos países.

b) A Rússia reconheceu a independência da Ossétia do Sul face ao governo georgiano. Deu apoio tático, bélico e a concessão de cidadania a separatistas da Ossétia do Sul, tendo os ataques da Geórgia como resposta a essas atitudes. A Rússia atacou posições georgianas, alegando defesa humanitária da Ossétia do Sul frente a agressão georgiana. A Rússia reagiu desse modo ao alinhamento da Geórgia aos interesses dos EUA e da União Europeia numa região considerada estratégica (Cáucaso). Outro fator importante foi a resposta russa ao apoio ocidental na independência de Kosovo, contrário aos interesses russos e de seus tradicionais aliados sérvios.

c) Os movimentos separatistas na Chechênia, no Daguestão e na Abkhásia são outros exemplos de movimentos autonomistas na região do Cáucaso.

Questão 140)

Observe a charge.

clip_image010

(www.caglecartoons.com <acesso em 28.02.2008)

A charge faz alusão à independência de Kosovo, em fevereiro de 2008, e sobre a qual são feitas as seguintes afirmações:

I. entre os países membros da União Européia, não houve unanimidade sobre o reconhecimento imediato do novo país, pois sua independência cria grave precedente para todos aqueles que têm minorias étnicas, como é o caso da Espanha e da Grécia;

II. a maioria albanesa que habita Kosovo comemorou a independência, pois foi perseguida pelos sérvios durante o longo período da Guerra dos Bálcãs;

III. os Estados Unidos com forte influência sobre a OTAN, que administrava a região de Kosovo desde 2000, opuseram-se à independência;

IV. a Sérvia e a Rússia declararam-se contrárias à independência, pois segundo esses países, a região kosovar deveria permanecer como região sérvia.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) I, III e IV

d) II e IV.

e) III e IV.

Gab: B

Questão 141)

Nos últimos anos, o mapa do mundo sofreu grandes alterações em relação ao número de nações que o compõem, devido à dissolução de importantes países e à conseqüente criação de novos. Pode-se afirmar que Timor Leste, Ucrânia e Montenegro ganharam sua independência, respectivamente, a partir dos países:

a) Malásia, União Soviética, Sérvia.

b) Indonésia, Rússia, Croácia.

c) Malásia, Rússia, Iugoslávia.

d) Indonésia, União Soviética, Sérvia.

e) Indonésia, União Soviética, Croácia.

Gab: D

Questão 142)

A possibilidade real de uma guerra nuclear na atualidade ainda pode ser remota, mas notícias que apontam o envolvimento do uso de armas nucleares em questões mundiais estão cada vez mais freqüentes. A área hachurada no mapa exemplifica um fato recente a essas questões e envolve

clip_image012

a) o Ministério Russo dos Negócios Estrangeiros, que acredita que o sistema de defesa antimíssil a ser instalado pelos EUA na Polônia poderá estar apontado contra a Rússia.

b) o acordo entre o Iraque e a Turquia que pôs fim às ameaças de um ataque nuclear na região, o que ameaçaria também terras do Irã, da Síria, da Armênia e do Azerbaijão.

c) a nova rodada de testes de mísseis anunciada pelo governo do Afeganistão que fez crescer a reação internacional à ampliação do poderio bélico desse país no Mar Negro.

d) a visita da secretária de Estado Condoleezza Rice à ex–república soviética da Armênia, quando afirmou que os testes nucleares naquele país não representam uma ameaça a Israel.

e) o Estado da Palestina que, após acordo na área de pesquisa nuclear com o Irã, mostra que está pronto para defender seus interesses e o de seus aliados no Oriente Médio.

Gab: A

Questão 143)

No mês de agosto deste ano de 2008, enquanto ocorriam as Olimpíadas de Pequim, eclodiu um conflito bélico envolvendo as ex-repúblicas soviéticas da Rússia e da Geórgia. Sobre esse conflito, assinale a alternativa correta.

a) O estopim da crise foi a disputa pelo território da Criméia, que faz parte da Geórgia e abriga uma base marinha russa na cidade portuária de Sebastopol.

b) Trata-se de um conflito cujo posicionamento internacional está polarizado em dois blocos bem definidos: por um lado a Rússia vem recebendo apoio dos países que formam a União Européia, e por outro, a Geórgia conta com os Estados Unidos como aliados.

c) O conflito foi motivado pelo recrudescimento do combate pelas forças armadas georgianas contra os separatistas da Ossétia do Sul, região que declarou independência da Geórgia e desde então contou com apoio dos russos.

d) A ação militar desencadeada pela Rússia contra a Geórgia teve o objetivo de dissuadir este país de integrar a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o que resultaria no fortalecimento da presença norte-americana na fronteira russa.

e) A invasão do território georgiano pela Rússia foi uma retaliação em resposta ao apoio da Geórgia (aliada dos Estados Unidos) à independência do Kosovo, ex-província da Sérvia.

Gab: C

Questão 144)

A dissolução da União Soviética em 1991 permitiu a criação de vários países originários das antigas repúblicas soviéticas. Assinale a alternativa abaixo que corresponda a alguns desses países.

a) República Tcheca, Suazilândia, Kosovo, Ucrânia e Tchetchênia.

b) Lituânia, Bielorússia, Letônia, Uzbequistão e Cazaquistão.

c) Tadjiquistão, Afeganistão, Estônia, Croácia e Geórgia.

d) Romênia, Ucrânia, Quirquistão, Turcomenistão e Bósnia-Herzegóvina.

e) Mongólia, Paquistão, Macedônia, Azerbaijão e Moldávia.

Gab: B

Questão 145)

Observe o mapa, leia o trecho que segue e responda às questões:

clip_image014

Adapatado de http://www.libreria.com.br/imagens/mapas/OceanoArtico.jpg

Um século depois das expedições dos americanos Frederick Cook (1865-1940) e Robert Perry (1856-1920) que visavam a conquistar o Pólo Norte, uma nova corrida está sendo disputada, desta vez no Oceano Glacial Ártico.

Os seus protagonistas são os cinco países que fazem fronteira com essa “terra de ninguém” congelada.

(Adaptado de Pierre Le Hir, “A corrida em busca

dos recursos do Ártico se intensifica”. Le Monde.

www.noticias.uol.com.br/midiaglobal/

lemonde/2008/08/22.ult.580u.3272.jhtm)

a) O território identificado com o número 4 corresponde à Groenlândia, pertencente à Dinamarca. Identifique os demais países assinalados, respectivamente, com os números 1, 2, 3 e 5.

b) Mesmo divergindo sobre as causas, a comunidade científica é unânime: o Oceano Ártico está derretendo.

Em caso de derretimento de sua superfície, é esperado que os países banhados por esse oceano tenham maior interesse nesta área do globo. Aponte duas razões que justifiquem esse maior interesse.

Gab:

a) Os países assinalados são: 1, Rússia; 2, E.U.A.; 3, Canadá; 5, Noruega.

b) Os países banhados pelo Ártico têm ampliado seu interesse por esse oceano sobretudo pela possibilidade do acesso a recursos naturais (especialmente energéticos), do controle de novas rotas marítimas, da pesquisa científica e de exercícios militares.

Questão 146)

Considere o mapa e a afirmação apresentada a seguir para responder à questão.

clip_image016

(www.uol.com.br/folha/mundo/images/russia2.gif)

No seu crescimento, o Estado esforça-se pela delimitação de posições politicamente valiosas.

(Ratzel. As leis do crescimento espacial dos Estados. 1990)

Considerando a área em destaque no mapa (Tchetchênia), pode-se concluir que a afirmação de Ratzel é

a) verdadeira, mas não está relacionada à área, que não possui nenhum valor estratégico, somente histórico, pois é considerada como berço da população eslava e foi palco de muitas batalhas contra invasores árabes.

b) falsa, já que as áreas de importância estratégica para a Rússia encontram-se no norte, onde se localizam os mares Báltico e de Barents, que dão acesso ao Atlântico norte e às reservas minerais e de petróleo do Pólo Norte.

c) verdadeira, e explica as ações da Rússia para manter o controle da Tchetchênia, já que esta localiza-se estrategicamente entre dois acessos: para o mar Cáspio, onde estão concentradas grandes reservas de petróleo, e para o mar Negro.

d) falsa, tendo em vista que a Rússia abriu mão de áreas importantes, como as repúblicas bálticas da Lituânia e Letônia, ricas em recursos minerais, embora não dê o mesmo tratamento às comunidades da Tchetchênia, região economicamente deprimida.

e) verdadeira e explica o apoio dos Estados Unidos à pretensão da Tchechênia em se tornar um Estado independente da Rússia, abrindo caminho para a construção de um grande oleoduto entre o Golfo Pérsico e o Oceano Pacífico.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis