domingo, 11 de março de 2018

Questões União Europeia 10

Questão 121)

A bandeira da Europa não é apenas o símbolo da União Europeia, mas também da unidade e da identidade da Europa em sentido mais lato. O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa.

Disponível em: http://europa.eu/index_pt.htm.

Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).

A que se pode atribuir a contradição intrínseca entre o que propõe a bandeira da Europa e o cotidiano vivenciado pelas nações integrantes da União Europeia?

a) Ao contexto da década de 1930, no qual a bandeira foi forjada e em que se pretendia a fraternidade entre os povos traumatizados pela Primeira Guerra Mundial.

b) Ao fato de que o ideal de equilíbrio implícito na bandeira nem sempre se coaduna com os conflitos e rivalidades regionais tradicionais.

c) Ao fato de que Alemanha e Itália ainda são vistas com desconfiança por Inglaterra e França mesmo após décadas do final da Segunda Guerra Mundial.

d) Ao fato de que a bandeira foi concebida por portugueses e espanhóis, que possuem uma convivência mais harmônica do que as demais nações européias.

e) Ao fato de que a bandeira representa as aspirações religiosas dos países de vocação católica, contrapondo-se ao cotidiano das nações protestantes.

Gab: B

Questão 122)

“(...) Com o colapso da URSS, a experiência do socialismo realmente existente chegou ao fim (...) mesmo onde os regimes comunistas sobreviveram e tiveram êxito, abandonaram a ideia de uma economia única, centralmente controlada e estatalmente planejada, baseada num Estado completamente coletivizado, ou uma economia de propriedade coletiva praticamente operando sem mercado (...)”

HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve século XX.

São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.481.

“(...) A queda do comunismo representou a fragmentação de alguns países da Cortina de Ferro. No final dos anos 80, com a economia em crise e os Estados satélites querendo abandonar o comunismo, as repúblicas que faziam parte da União Soviética começaram a caminhar para a separação. O colapso da URSS deu origem à Rússia e mais 14 nações (...)

Jornal O Globo – edição nº 27.856, ano LXXXV, de 12 de nov.

de 2009, seção O Mundo, p.35.

Com a queda do socialismo real, o entusiasmo inicial, em países da antiga Cortina de Ferro, no sentido de recuperar sua posição no cenário internacional, cedeu espaço às crises, aos problemas como criminalidade e desemprego e à desconfiança constante na Rússia. A inserção da Rússia no novo cenário geopolítico internacional chama a atenção

a) pela manutenção do estado autoritário e repressor, apesar das transformações econômicas e sociais que incluíram a Rússia no Grupo dos Oito.

b) pela sua volta ao mercado capitalista que, após um processo de privatização de todas as empresas estatais concentrou nas mãos de grupos organizados importantes conglomerados econômicos, estabilizando o quadro político-econômico atual.

c) pela sua rápida modernização econômica para atrair o novo mercado, tornando-se um país tecnopolo, através da exportação de tecnologia de ponta e de mão de obra especializada obtidas através do ingresso de capitais sulcoreanos.

d) pelo retorno aos padrões religiosos, com a abertura de templos ortodoxos e a expansão do islamismo, o que garantirá sua aproximação com a OPEP.

e) pelo recrudescimento de questões étnicas e territoriais que, sob a bandeira do nacionalismo, muitas vezes levaram a conflitos internos ou à guerra.

Gab: E

Questão 123)

“Cenas de agonia se passavam, nas salas de clientes dos vários corretores. Ali, os que poucos dias antes haviam-se regalado em ilusões de riqueza, viam todas as suas esperanças esmagadas num colapso tão devastador, tão além de seus mais desenfreados temores, que tudo parecia irreal. Buscando salvar um pouco da ruína, mandavam vender suas ações “no mercado”, quando descobriam que não apenas haviam perdido tudo, mas ainda estavam em débito com o corretor. E então, reviravolta irônica: a sacudida seguinte do louco mercado elevava os preços para onde eles poderiam haver vendido e conseguido um substancial equilíbrio de caixa restante. Toda jogada era errada naqueles dias. O mercado parecia uma coisa insensata, se vingava louca e impiedosamente dos que julgavam dominá-lo.”

24/out/1929 – BELL, Elliot V. New York Times. In LEWIS, John –

O Grande Livro do Jornalismo.

Rio de Janeiro: José Olympio, 2008, p 107.

O texto acima relata uma crise que

a) provocou transformações estruturais na economia europeia que, com deficit de produção, buscou matéria-prima em outros continentes, dando início ao moderno imperialismo.

b) provocou uma reestruturação das instituições financeiras americanas com o objetivo de evitar a ampliação da crise e a consequente contaminação da economia mundial.

c) não afetou a economia latino-americana, tradicionalmente agrária, tendo em vista que a crise foi motivada fundamentalmente pela superprodução industrial.

d) demonstrou a fragilidade do capitalismo liberal e conduziu à adoção de medidas saneadoras que ampliaram a participação do Estado na economia.

e) levou a Europa a adotar medidas livre-cambistas, como estratégia para conter o avanço da crise financeira em seu território.

Gab: D

Questão 124)

O colapso do socialismo real soviético, em 1991, resultou em uma mudança de estratégia nos países hegemônicos. Na verdade, foi implementada uma nova forma de exercer a liderança mundial. (TAMDJIAN; MENDES, 2004, p. 230).

O texto e os conhecimentos sobre a nova ordem mundial e suas implicações possibilitam afirmar:

a) O fim da Guerra Fria consolidou a importância do Pacto de Varsóvia, formado pelos países do Leste Europeu.

b) A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi criada para assumir a coordenação e a regulamentação das políticas de comércio e serviços, em substituição ao G ATT.

c) A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), cujo objetivo era impedir o avanço do socialismo soviético, se extinguiu logo após o colapso da URSS.

d) O mundo multipolar possibilitou a formação de blocos econômicos nos países periféricos, capazes de competir com os dos países centrais no comércio internacional, impondo suas regras e seus produtos.

e) A acirrada concorrência no mundo globalizado favoreceu os países periféricos, porque só eles produzem produtos primários e matéria-prima abundante.

Gab: B

Questão 125)

O fim da Guerra Fria encerrou um período caracterizado pela bipolarização entre o bloco capitalista e o socialista.

Explicite as modificações ocorridas, após o fim da Guerra Fria, em quatro países da Europa as quais alteraram o mapa político desse continente.

Gab:

O mapa político da Europa foi alterado com:

· Reunificação da Alemanha – os territórios da Alemanha Ocidental e Oriental foram reunificados, dando origem a um único país, denominado Alemanha.

· Fragmentação da Iugoslávia – o território iugoslavo foi dividido, dando origem a novos países como Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina e Macedônia

· Divisão da Tchecoslováquia – o território do referido país foi dividido, propiciando a emergência de dois países: República Tcheca e República Eslovaca.

· Fragmentação da URSS – o território soviético foi dividido, fazendo surgir 15 novas repúblicas, entre elas, Ucrânia, Bielo-Russia e Moldávia.

Questão 126)

Observe atentamente os mapas a seguir.

clip_image002

clip_image004

Fonte: www.zerohora.com. Acesso em 09/11/2009

Os mapas contém informações sobre a Alemanha. Analise as seguintes assertivas.

I. A capital da Alemanha Oriental era Bonn e Berlim situava-se na Alemanha Ocidental.

II. O Muro de Berlim não constituía o chamado Muro Alemão.

III. Frankfurt e Munique estavam no lado comunista da Cortina de Ferro.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

a) Apenas a I e a II.

b) Apenas a I.

c) Apenas a III.

d) Apenas a II e a III.

e) Apenas a II.

Gab: E

Questão 127)

Observe o mapa para responder à questão.

clip_image006

(www.g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,MUL718332-5602,00.html)

Com relação ao mapa, pode-se afirmar que

a) a Ossétia do Sul não tem afinidades ético-religiosas com a Rússia e sua separação vem sendo incentivada pela Geórgia após o colapso na antiga URSS.

b) a Ossétia do Sul vem querendo se separar da Ossétia do Norte, fato que é incentivado pela Rússia, mas que encontra resistência da Geórgia, potência econômica na região.

c) se trata de uma região em que foram intensos os combates entre tropas georgianas e russas em território da Ossétia do Sul.

d) a Ossétia do Sul, apesar da afinidade linguística e étnico- cultural com a Geórgia, vem querendo se separar desse país e tornar-se uma república autônoma.

e) se trata de uma região de conflito em decorrência de sua posição estratégica, pois a Rússia almeja uma saída para o Mar Negro por meio da anexação da Ossétia do Sul.

Gab: C

Questão 128)

“Em vídeo divulgado na internet, o líder separatista checheno Doku Umarov ameaçou novos ataques contra a Rússia e assumiu a autoria dos dois atentados suicidas que deixaram 39 pessoas mortas no metrô de Moscou, na Rússia, na última segunda-feira [25/03/2010]. Umarov, que se autoproclama líder do 'Emirado do Cáucaso' - um Estado islâmico separatista que inclui diversas repúblicas russas da região -, afirmou ter dado ordens pessoais para a realização dos atentados. Segundo ele, os ataques seriam uma retaliação às mortes de 'pobres moradores da Chechênia', supostamente cometidas por militares russos em fevereiro.”

Fonte: Agência Terra, 01/04/2010.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4352750-EI15475,00-

Checheno+ameaca+novos+ataques+a+Russia+em+video+na+web.html

Sobre as tensões e conflitos que atravessam as repúblicas situadas na região do Cáucaso, considere as afirmativas abaixo:

I. A Geórgia, a Armênia e o Azerbaijão conquistaram a independência em 1991, quando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) deixou de existir.

II. Em agosto de 2008, a Geórgia declarou guerra à Federação Russa, acusando o país de incitar o separatismo da Abecásia e da Ossétia do Sul.

III. A Ossétia do Norte conquistou sua independência em 2008, como parte das negociações que encerraram a guerra entre a Rússia e a Geórgia.

IV. A Chechênia e o Daguestão, integrantes da Federação Russa, abrigam movimentos separatistas que são duramente reprimidos pelo exército russo.

V. A Armênia e o Azerbaijão são as únicas repúblicas caucasianas de maioria cristã.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, II e IV, apenas.

b) I, II e III, apenas.

c) II, IV e V, apenas.

d) II, III e IV, apenas.

e) I, II, III, IV e V.

Gab: A

Questão 129)

Em 23 de agosto de 1939, foi assinado em Moscou o chamado Pacto Molotov-Ribbentrop, também conhecido como Pacto Germano-Soviético. A respeito desse pacto é correto afirmar:

a) Tratou-se de um armistício duradouro entre a União Soviética e a Alemanha, em razão da entrada da Polônia nos conflitos que levariam à Segunda Guerra Mundial.

b) Tratou-se de um acordo entre a União Soviética e o Reino Unido contra a Alemanha nazista, que ameaçava anexar a Polônia, invadir o território francês, e que prejudicava os interesses soviéticos no mar Báltico.

c) Tratou-se de um acordo entre a União Soviética e a resistência eslava dos territórios da Tchecoslováquia anexados pelos nazistas, que levaria à montagem de um forte grupo de resistência apoiado pelos soviéticos.

d) Tratou-se de um acordo entre a União Soviética e a Alemanha, que permitia, entre outros aspectos, a tomada da Polônia pelos nazistas e a invasão da Finlândia pelos soviéticos.

e) Tratou-se do ato de deflagração da Segunda Guerra Mundial assinado pela União Soviética, Reino Unido, França e Estados Unidos contra as forças da Alemanha e Itália.

Gab: D

Questão 130)

A Revolução Russa é o acontecimento mais importante da Guerra Mundial.

(Rosa Luxemburgo. A revolução russa. Lisboa: Ulmeiro, 1975.)

A frase de Rosa Luxemburgo, polonesa então radicada na Alemanha, associa diretamente a ocorrência da Revolução Russa com a Primeira Guerra Mundial.

Indique e analise possíveis vínculos entre os dois processos, destacando os efeitos da Guerra na vida interna da Rússia.

Gab:

Antes de 1914, o regime czarista russo já apresentava graves contradições internas: o atraso econômico, devido à preponderância da agricultura, praticada aliás de forma arcaica; a enorme desigualdade social, com o predomínio da aristocracia fundiária, uma burguesia ainda pouco desenvolvida e a miséria do proletariado e sobretudo do campesinato; e a autocracia do czar, apesar da recente existência de uma assembleia (Duma) com poderes limitados. Essas contradições agravaram-se com as derrotas do exército russo na Primeira Guerra Mundial, que levaram à queda do czar Nicolau II e a tomada do poder pelos bolcheviques, que implantariam o primeiro Estado socialista da História.

Questão 131)

Dentre os povos que se espalham por um ou mais territórios e que desejam ter um país próprio destaca-se o povo basco. Assinale o que for correto, a respeito do assunto.

01. Os bascos estão distribuídos em solo espanhol, francês, português e alemão e o país reivindicado abrangeria territórios desses quatro países.

02. Os nacionalistas bascos optaram por duas vias de reivindicações: a democrática, majoritariamente representada pelo Partido Nacionalista Basco, e a terrorista, encarnada pelo grupo armado ETA.

04. A Espanha garantiu em 1978 a democracia e um alto grau de autonomia ao País Basco, fazendo com que o ETA encerrasse suas ações terroristas e não mais cometesse atentados em solo espanhol a partir daquela data.

08. A totalidade da população basca deseja a separação da Espanha e a criação de um país onde os idiomas adotados seriam o basco, o espanhol, o francês e o alemão.

16. O País Basco é uma comunidade autônoma situada ao norte da Espanha e cujas reivindicações territoriais dos partidários do movimento pela independência incluem a vizinha Navarra e o País Basco francês.

Gab: 18

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis