domingo, 11 de março de 2018

Questões União Europeia 6

Questão 64)


Analise a capa do livro.

clip_image002

(www.companhiadasletras.com.br)

Como uma espécie de autobiografia adaptada para a literatura infantil, a obra trata da vida do autor em um determinado período da história contemporânea. Ao analisar os elementos imagéticos contidos nesta capa de livro, é correto determinar que essas histórias se passaram no período

a) do Eurocentrismo, com destaque para o Reino Unido enquanto maior potência bélica à época.

b) da Guerra Fria, marcado pela disputa político-ideológica entre o sistema capitalista e o sistema socialista.

c) da Ordem Bipolar, sendo este um conflito entre as potências do hemisfério norte do planeta contra as do sul.

d) da Velha Ordem Mundial, resultado do declínio do império soviético em razão do colapso do regime socialista.

e) da Nova Ordem Mundial, tendo os Estados Unidos da América emergido enquanto a maior potência mundial.

Gab: B

Questão 65)


No dia 13 de agosto de 2011, completou-se 50 anos do início da construção do Muro de Berlim, que separou a Alemanha Oriental da Alemanha Ocidental. O contexto histórico que explica a construção do muro foi

a) o do Pacto de Varsóvia, que levou os países socialistas a erigirem uma verdadeira “cortina de ferro” para impedir uma possível invasão ocidental.

b) o do Plano Marshall, que provocou a recuperação econômica da Alemanha Ocidental, atraindo pessoas do lado comunista.

c) o da Segunda Guerra, que levou o exército alemão a construir uma barreira para impedir o avanço dos Aliados no desembarque da Normandia.

d) o do Tratado da OTAN, que motivou os países capitalistas a tentarem estancar a expansão do socialismo para a Europa Ocidental.

Gab: B

Questão 66)


A Questão Basca: grupo separatista ETA anuncia trégua permanente.

Silvana Aline Soares Simon (Divulgação Científica em Relações Internacionais) - 10/01/2011

A imprensa internacional, nas últimas décadas, tem dado destaque às atividades do grupo basco ETA que, por meio de seus atentados, se chocava com o Estado espanhol. No último dia 10 de janeiro, 51 anos após o início de suas atividades, o grupo anunciou, no jornal independente basco Gara, uma trégua geral e permanente.

A respeito do tema, é correto afirmar que

a) os bascos são um povo de origem desconhecida e estão divididos entre a Espanha e o norte de Portugal. Mesmo passando por longos períodos de dominação, lutam pelo reconhecimento internacional do seu país, por meio de um território definido.

b) em 1959 surgiu, no nordeste da Espanha e no sudoeste da França, o movimento ETA, um grupo de tendência socialista e com ideais separatistas. A ação do grupo centrou-se nas táticas de guerrilha urbana, praticando atentados contra autoridades governamentais ligadas ao ditador Francisco Franco.

c) o ETA usa de práticas terroristas na França desde o final do século XIX, buscando garantir a liberdade religiosa, já que a maioria professa a religião muçulmana.

d) o povo Basco teria chegado à península ibérica há mais de 4000 anos. Devido às intensas perseguições, teve a sua cultura e a sua língua dizimadas ao longo do tempo, restando, hoje, pouco de sua cultura original.

e) na década de 1990, a ação terrorista basca matou militares, políticos, juízes, entre outras autoridades locais, trazendo, para a população, a sensação de possíveis conquistas por sua liberdade. O ETA recebe apoio irrestrito da população, porém não consegue atingir seus objetivos.

Gab: B

Questão 67)


Rússia: Moscou bate recorde de natalidade

Segundo informação da vice-prefeita e responsável pela política social da capital, Liudmila Shvetsova, em agosto deste ano foram registrados em Moscou 12 mil nascimentos – um evento a ser comemorado no momento em que a Rússia, preocupada com o decréscimo de sua população, faz campanhas de natalidade.

Ainda de acordo com Shvetsova, em Moscou a natalidade está crescendo e a mortalidade diminuindo, resultado que tranquiliza a viceprefeita, ela mesma incentivadora e participante de campanhas pelo aumento da população nacional.

http://www.diariodarussia.com.br

Relacionadas à notícia dada, considere as afirmações I, II e III.

I. O envolvimento do país em conflitos na região do Cáucaso, como na Chechência, Daguestão, Iguchétia e Estônia, foi responsável por um expressivo aumento nos índices de mortalidade do país, equivalente ao que ocorreu na Segunda Guerra Mundial.

II. A baixa natalidade, comum a diversos países europeus, é um fator que preocupa as autoridades do país em relação à sustentabilidade do sistema previdenciário e à reposição de mão de obra.

III. Além da questão socioeconômica, há questões étnico-religiosas, pois muitos russos se preocupam com o maior ritmo de crescimento demográfico entre minorias com religião islâmica, o que poderia acentuar conflitos e tensões já existentes no país.

Dessa forma,

a) apenas I e II estão corretas.

b) apenas II e III estão corretas.

c) apenas I e III estão corretas.

d) I, II e III estão corretas.

e) apenas I está correta.

Gab: B

Questão 68)


Logo após a entrada de milhares de imigrantes norte-africanos na Itália, em abril deste ano, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiroministro da Itália, Silvio Berlusconi, fizeram as seguintes declarações a respeito de um consenso entre países da União Europeia (UE) e associados.

Queremos mantê-lo vivo, mas para isso é preciso reformá-lo.

Nicolas Sarkozy.

Não queremos colocá-lo em causa, mas em situações excepcionais acreditamos que é preciso fazer alterações, sobre as quais decidimos trabalhar em conjunto.

Silvio Berlusconi.

http://pt.euronews.net. Acesso em julho/2011. Adaptado.

Sarkozy e Berlusconi encaminharam pedido à UE, solicitando a revisão do

a) Tratado de Maastricht, o qual concede anistia aos imigrantes ilegais radicados em países europeus há mais de 5 anos.

b) Acordo de Schengen, segundo o qual Itália e França devem formular políticas sociais de natureza bilateral.

c) Tratado de Maastricht, que implementou a União Econômica Monetária e a moeda única em todos os países da UE.

d) Tratado de Roma, que criou a Comunidade Econômica Europeia (CEE) e suprimiu os controles alfandegários nas fronteiras internas.

e) Acordo de Schengen, pelo qual se assegura a livre circulação de pessoas pelos países signatários desse acordo.

Gab: E

Questão 69)


O tabloide dominical britânico News of the World, o mais vendido do país, foi fechado no dia 10 de julho por seu controlador, o grupo News International. [...] Publicado pela primeira vez há 168 anos, o jornal, cuja tiragem chegava a 2,8 milhões de exemplares a cada domingo, gerou um debate nacional sobre ética jornalística.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110714_entenda_news_of_the_world_atualiza.shtml

O escândalo que levou ao fechamento do tabloide britânico e atingiu um dos maiores conglomerados midiáticos do mundo, foi desencadeado

a) pela divulgação de reportagens falsas envolvendo assuntos privados da família real.

b) pela denúncia de contratos ilícitos envolvendo executivos do jornal e membros do parlamento.

c) pelo uso sistemático de métodos de espionagens ilegais, especialmente escutas telefônicas.

d) pelo descumprimento sistemático da lei de imprensa vigente naquele país, que exige direito de resposta.

e) pela agressão sofrida pelo executivo Rupert Murdoch durante seção no parlamento.

Gab: C

Questão 70)


Uma antiga técnica defensiva para conter um fenômeno global do século 21

Como se fosse um castelo medieval cercado por hordas de bárbaros, a Grécia acaba de completar o primeiro trecho (14,5 km) de um fosso que blindará sua fronteira terrestre com a Turquia, na região da Trácia. [...] Quando estiver terminado, terá 120 km de comprimento - quase em paralelo ao rio Evros, que serpenteia entre os dois países - por 30 de largura e 7 de profundidade. O buraco será semeado de arame farpado, câmeras térmicas e sensores de movimento.

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2011/08/06/grecia-constroi-uma-trincheira-para-frear-a-imigracao-da-turquia.jhtm

Sobre o “fosso” mencionado na reportagem, assinale a alternativa correta:

a) Trata-se de uma iniciativa conjunta dos governos de Atenas e de Ancara, com vistas a minimizar os fluxos migratórios controlados por grupos organizados.

b) Foi idealizado pela Frontex, a agência que gerencia o controle das fronteiras externas da União Europeia.

c) Tem como objetivo estender para as fronteiras terrestres gregas o rígido sistema de segurança que esvaziou os campos de refugiados situados nas ilhas do Mar Egeu.

d) É parte de um amplo programa de legalização da entrada de imigrantes, que já tornou a Grécia o país europeu que mais concede o estatuto de refugiado.

e) Visa estancar o crescente fluxo de imigrantes ilegais que entram na União Europeia pela fronteira turco-grega.

Gab: E

Questão 71)


O desenvolvimento de uma crise financeira na “zona do euro” se justifica, fundamentalmente, por problemas fiscais. Alguns países, como a Grécia, gastaram mais dinheiro do que conseguiram arrecadar por meio de impostos nos últimos anos. Passaram a acumular dívidas para se financiar. Essa instabilidade financeira na “zona do euro” fez com que parte dos investidores vendesse ações e títulos europeus, passando a investir em ativos seguros, como os títulos do Tesouro norte-americano. Diante disso, houve uma desvalorização da moeda europeia.

clip_image004

Fonte: SILVA, Luiz Afonso Simoens da.

A crise da Zona do Euro e o sistema financeiro europeu.

Com base no Gráfico 1, é INCORRETO afirmar que

a) após 2010, houve uma nova valorização do euro, com o índice máximo (pico) em abril de 2011, antes da efetivação da crise atual na “zona do euro”.

b) com a crise grega, houve uma nova desvalorização do euro, com o índice mínimo (o vale) de valorização sendo atingido em junho de 2010.

c) os mercados resolveram valorizar o euro ao longo de 2009 e, assim, essa moeda atingiu o índice máximo (o pico) de valorização em novembro deste ano.

d) diante da situação de desvalorização do euro, os mercados resolveram valorizá-lo ao longo de 2009, quando essa moeda atingiu o índice máximo (o pico) de valorização em setembro deste ano.

e) entre novembro de 2008 e outubro de 2011, o euro apresentou grande volatilidade e essa situação permite afirmar que a atual crise na “zona do euro” precisa ser entendida como um processo que já estava em curso.

Gab: D

Questão 72)


Rua Preciados, seis da tarde. Ao longe, a massa humana que abarrota a Praça Puertal Del Sol, em Madri, se levanta. Um grupo de garotas, ao ver a cena, corre em direção à multidão. Milhares de pessoas fazem ressoar o Slogan: “Que não, que não, que não nos representem”. Um garoto fala pelo magefone: “Demandamos submeter a referendo o resgate bancário”.

Rodriguez. O. Puerta Del Sol, o grande alto-falante. Brasil de Fato.

São Paulo, 26 maio-1 jun. 2011 (adaptado).

Em 2011, o acampamento dos Indignados espanhóis expressou todo o descontentamento político da juventude europeia. Que proposta sintetiza o conjunto de reivindicações políticas destes jovens?

a) Voto universal.

b) Democracia direta.

c) Pluralidade partidária.

d) Autonomia legislativa.

e) Imunidade parlamentar.

Gab: B

Questão 73)


O acordo para o resgate do Chipre foi recebido nesta segunda-feira [25/03] com indignação pelo governo russo e com aplausos da União Europeia (UE), capitaneados sobretudo pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel. A líder alemã disse que o resultado é correto ao responsabilizar os reais responsáveis pelo problema e ao distribuir o peso do programa de ajuda.

http://www.dw.de/resgate-do-chipre-%C3%A9-bem-recebido-na-ue-mas-indigna-russos/a-16698427

Sobre a crise no Chipre e o acordo mencionado na reportagem, é correto afirmar:

a) O Chipre foi o primeiro país da Zona do Euro a solicitar ajuda da União Europeia para evitar uma situação de crise econômica e financeira.

b) O acordo mencionado na reportagem foi firmado entre o Chipre e os Estados Unidos, que se comprometeram a disponibilizar cerca de 10 bilhões de euros ao país.

c) Nos termos do acordo firmado com os seus financiadores, o Chipre se comprometeu a ampliar o sistema bancário nacional, tornando-o compatível com as necessidades financeiras do país.

d) O acordo de resgate mencionado na reportagem incluiu uma taxa sobre os depósitos bancários, afetando os grandes correntistas.

e) Devido ao acordo de resgate mencionado na reportagem, o Chipre se tornou um dos principais paraísos fiscais da Europa.

Gab: D

Questão 74)


Sobre a crise do regime monárquico no Brasil, é correto afirmar:

a) Deveu-se sobretudo às pressões inglesas devido à insistência do governo brasileiro em adiar a abolição da escravidão.

b) Ocorreu devido a intensas movimentações nas cidades lideradas pelos trabalhadores livres e, no campo, comandadas pelos libertos.

c) Foi o resultado de uma série de desgastes com a Igreja, o Exército e proprietários de terras e escravos.

d) Foi estimulada pelas insatisfações dos cafeicultores paulistas com relação ao “voto de cabresto” e o poder das oligarquias regionais.

e) Foi fruto do desenvolvimento industrial que exigia uma nova organização política que alavancasse a economia do país.

Gab: C

Questão 75)


Assinale a alternativa incorreta sobre o continente europeu.

a) Este continente fica totalmente no Hemisfério Norte.

b) As terras deste continente estão situadas entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer, em zona temperada.

c) Este continente é cortado pelo Meridiano de Greenwich e a maior parte do seu território fica a leste desse meridiano.

d) A Europa e a Ásia formam um único e imenso bloco continental chamado Eurásia.

e) Atuam neste continente as massas de ar polar marítima, polar continental, tropical marítima e tropical continental.

Gab: B

Questão 76)


Observe as imagens a seguir e responda ao que se pede:

1. Muro de Berlim, Alemanha (1961-1989)

clip_image006

http://historiaespetacular.blogspot.com.br/2011/12/o-muro-de-berlim.html

2. Muro na fronteira entre os EUA e o Mexico (atualmente)

clip_image008

http://www.carlosromero.com.br/2011/12/fronteira-mexico-estados-unidos.html.

Acessos em 04 de junho de 2013.

a) Explique a logica de construcao dos muros selecionados aos respectivos periodos geopoliticos correspondentes.

b) Diferencie a natureza dos fluxos demograficos Leste-Oeste da imagem 1 dos do Sul-Norte da imagem 2.

Gab:

a) O muro de Berlim foi construído pela República Democrática da Alemanha (RDA), em 1961, em um dos momentos mais críticos da Guerra Fria – a luta ideológica entre o Oeste capitalista, capitaneado pelos EUA, e o Leste socialista, dominado pela URSS; o muro de Berlim era a materialização da ‘Cortina de Ferro’ (fronteira ideológica) na Europa do pós-2ª Guerra Mundial, e impedia que a população de Berlim Oriental e de outros países socialistas (satélites socialistas) em órbita da superpotência URSS fugissem para Berlim Ocidental e o Ocidente em geral. Já o muro entre os Estados Unidos e o México, cuja construção se iniciou em 1994 durante o programa federal Operação Guardião (em 2006, o muro possuía mais de 3 mil quilômetros) é uma ação dos EUA no período da chamada Nova ordem Mundial em que blocos econômicos são formados entre diferentes países, facilitando a criação de áreas de livre comércio; todavia, áreas de livre comércio como o NAFTA (México, EUA e Canadá) não permitem a livre circulação de pessoas, mas sim de produtos, mercadorias e capitais, o que mostra que esses migrantes são controlados intensamente pela potência do Norte.

b) Enquanto os fluxos demográficos Leste-Oeste eram formados por população que vivia nos países socialistas do lado leste da ‘Cortina de Ferro’ (alemães orientais, poloneses, tchecos e eslovacos, romenos, búlgaros...) que buscava, nos países capitalistas do Oeste, o padrão de consumo que não possuía no lado socialista, os fluxos Sul-Norte estão associados à migração de população de países pobres (Sul) para os países ricos (Norte), além de se tentar coibir o tráfico internacional de drogas que, nessa fronteira, tem o maior fluxo do mundo. Enquanto o muro de Berlim foi construído para impedir a emigração (saída de população), o muro EUA-México tenta impedir a imigração (chegada de população).

Questão 77)


O mapa político da Europa passou por mudanças de fronteiras e surgimento de novos países, a partir da reunificação da Alemanha, da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e da fragmentação da Iugoslávia e Tchecoslováquia. Essas alterações nas fronteiras desses países ocorreram

a) no período de encerramento da II Guerra Mundial.

b) na fase entre a I e a II Guerras Mundiais.

c) na fase da bipolarização entre EUA e URSS.

d) no período de encerramento da Guerra Fria.

Gab: D

TEXTO: 2 - Comum à questão: 78


Em 1989, foi derrubado o Muro de Berlim após quase três décadas de existência. Nesse momento, ocorreram comemorações em diversas partes do Planeta por se acreditar que uma Era de Paz Mundial estava se iniciando. Entretanto, verifica-se que, atualmente, situações de conflitos persistem e muros continuam a existir, por exemplo, o muro na fronteira entre EUA e México. Observe as imagens a seguir.

Muro de Berlim (derrubado em 1989)

clip_image010

Disponível em: < http://www.planetaeducacao.com.br

/portal/artigo.asp?artigo=186>.Acesso em 20 jun. 2011.

Muro entre EUA e México

clip_image012

Disponível em: < http://www.midiaindependente.org/pt

/blue/2009/12/461822.shtml>.Acesso em 20 jun. 2011.

Questão 78)


O Muro de Berlim foi construído durante o período da Guerra Fria. Mencione e explique uma característica desse período da geopolítica mundial.

Gab:

· Bipolarização do poder mundial – significou a divisão de poder, em escala mundial, entre as duas superpotências, EUA e URSS, a partir da qual o mundo foi dividido em dois blocos econômicos – capitalista e socialista – os quais buscavam ampliar suas respectivas zonas de influência.

· Conflito leste-oeste – conflito expresso pelo antagonismo geopolítico-militar e ideológico-propagandístico entre os blocos (ou sistemas econômicos) capitalista e socialista, liderados, respectivamente, pelas duas superpotências: EUA e URSS.

· Rivalidade geopolítica entre EUA e URSS – significou uma confrontação entre o ideal de uma sociedade baseada na economia de mercado e o de uma sociedade baseada na planificação econômica estatal.

· Bipartição da Europa em dois blocos econômicos – a Europa foi dividida em duas áreas de influência: a Europa Ocidental capitalista, sob a influência dos EUA, e a Europa Oriental socialista, sob a influência da URSS.

· Divisão da Alemanha – divisão do território alemão entre os países vencedores da II Guerra, de modo que a porção ocidental ficou sob a influência do capitalismo, liderado pelos EUA, e a porção oriental sob a influência do socialismo, liderado pela URSS.

· Construção do Muro de Berlim – dividiu a Cidade de Berlim em duas partes, efetivando a separação física entre Berlim Ocidental capitalista e Berlim Oriental socialista, sendo considerado um símbolo da bipolarização mundial.

· Corrida armamentista – significou a busca pelo desenvolvimento de armas nucleares que foi empreendida pelos EUA e URSS visando, cada uma dessas superpotências, a conquista da supremacia bélica, gerando o que se chamou de “equilíbrio do terror”.

· “Equilíbrio do terror” – significou o equilíbrio entre as superpotências que se expressava pela capacidade de aniquilação global de ambas em razão do arsenal nuclear que possuíam, o que dissuadiu a deflagração de uma guerra geral; isso justificou a expressão “Guerra Fria, paz impossível, guerra improvável”.

· “Cordão sanitário” – refere-se à estratégia adotada pelos EUA para estabelecer um cinturão de isolamento em torno da superpotência rival, a URSS, a partir da criação de alianças militares na Europa Ocidental (OTAN), no Sudeste Asiático (Otase – Organização do Tratado do sudeste da Ásia) e no Oriente Médio (Pacto de Bagdá), além de acordos bilaterais com alguns países como Japão e a Coreia do Sul.

· Corrida espacial – foi deflagrada em um contexto em que o domínio tecnológico e científico espacial poderia definir a supremacia de uma ou de outra superpotência, levando a conquistas como a criação de satélites artificiais, naves tripuladas, sondas de exploração que possibilitaram à humanidade conhecimentos sobre a Lua, o Sistema Solar e o Universo.

· Conflitos locais ou regionais – ocorreram em diferentes regiões do planeta, envolvendo países como Coreia, Vietnã, Cuba, Hungria, entre outros, e foram deflagrados em função das disputas econômicas e ideológicas entre as duas superpotências, EUA e URSS, as quais se envolveram direta ou indiretamente nesses conflitos.

· Cortina de ferro – designação usada durante a Guerra Fria para evidenciar a separação entre a Europa Ocidental capitalista e a Europa Oriental socialista, remetendo-se ao regime extremamente fechado adotado pelos soviéticos.

· Formação das alianças ou organizações militares OTAN e Pacto de Varsóvia – foram organizações militares que tinham como objetivo impedir ou conter o avanço do capitalismo e do socialismo, respectivamente. A OTAN reuniu aliados dos EUA, e o Pacto de Varsóvia envolveu aliados da URSS.

· Contribuição dos EUA à recuperação econômica da Europa Ocidental (ou adoção do Plano Marshall) – essa contribuição ocorreu por meio do Plano Marshall, que se constituiu um plano de financiamento e de investimentos formulados pelos EUA para reconstrução da Europa no pós-guerra.

· Formulação da Doutrina Trumam – doutrina formulada pelos EUA para conter o avanço do socialismo na Europa Ocidental mediante o compromisso de proteger os seus aliados.

Questão 79)


A ordem mundial baseada na bipolaridade foi desmontada durante os anos 1990. Com o término da Guerra Fria, compôs-se um novo cenário político, econômico e social, no qual

a) as zonas de tensão foram controladas pelas políticas monetárias da União Europeia.

b) as chamadas forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) realizaram, junto ao exército russo, operações militares nos países aliados ao regime soviético.

c) os conflitos étnico-culturais e religiosos deram lugar ao enfrentamento entre Estados nacionais.

d) a nova ordem mundial restabeleceu um período de paz e solidariedade entre os povos.

e) os conflitos deixaram de ter a conotação ideológica capitalismo versus socialismo.

Gab: E

Questão 80)


A Grécia vem enfrentando, notadamente a partir de 2008, uma forte crise econômica, a qual, em 2011, ganhou um novo impulso, afetando não apenas a economia local, mas a economia europeia como um todo e, em especial, os países integrantes da chamada “zona do euro”. Sobre tal assunto, assinale a alternativa correta.

a) O previsto déficit das contas públicas na Grécia em 2011 decorre do fato de que o governo desse país terá receitas superiores a suas despesas ao longo desse ano.

b) A Grécia deixou de utilizar sua antiga moeda nacional, denominada dracma, passando a utilizar somente o euro como sua moeda, a partir de 1º de janeiro de 2001.

c) Os governos dos principais países europeus, tais como França e Alemanha, têm evitado maior envolvimento na busca por uma solução para a crise econômica grega.

d) A “zona do euro” (também conhecida como eurozona ou ainda Eurolândia) refere-se à união monetária dentro da União Europeia, na qual todos os estados-membros adotaram oficialmente o euro como moeda comum.

e) A população grega tem realizado várias demonstrações de apoio às medidas econômicas voltadas para a superação da crise, implementadas pelo governo de seu país.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis