quinta-feira, 17 de março de 2022

Exercícios Indústria 17

 Questão 260) 

   

Com relação à industrialização brasileira, a alternativa incorreta é:

a) O modelo econômico, introduzido  pelos  militares a partir de 64, abriu espaço para o capitalismo de Estado e para o setor manufatureiro exportador, desencadeando o aumento da dependência financeira internacional.

b) O “coração econômico” do Brasil  é formado  pelas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, que abrigam um complexo industrial onde encontram-se indústrias  de bens  de consumo  duráveis  e não-duráveis, assim como as de bens de produção.

c) O sistema  rodoviário Bandeirantes-Anhangüera-Washington Luís  tem contribuído  fortemente para  a  desconcentração  industrial paulista, com destaque para a cidade  de Campinas  e municípios vizinhos, onde  as parcerias deram origem aos “tecnopólos”, verdadeiros centros de pesquisas científicas.

d) A modernização do  parque  industrial brasileiro, prioridade dos governos Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, ambos na década de 90, foi atingida graças a medidas protecionistas, como a criação de tarifas alfandegárias e o fechamento às importações de produtos industrializados.

e) O Sul, a segunda região  mais industrializada  do país, teve a contribuição de dois fatores muito  importantes  para o processo de industrialização: a imigração estrangeira  e a organização de  uma economia voltada para abastecer o  mercado regional.


Gab: D


Questão 261) 

   

Assinale a alternativa correta sobre o parque industrial brasileiro, na atualidade.

a) A modernização do parque industrial brasileiro contribuiu para a preservação ambiental e para a melhoria do padrão de vida da classe trabalhadora de todo o país, apesar da flexibilização da legislação trabalhista.

b) A concorrência com indústrias estrangeiras e com produtos importados não abalou o desempenho das indústrias brasileiras, que aumentaram sua produção.

c) A abundância e o baixo custo da energia elétrica, proveniente do potencial hidráulico são responsáveis pela ampliação da produção das indústrias nacionais.

d) Os baixos salários e as altas taxas de desemprego, decorrentes da qualificação do operariado, não se reflete na produção industrial devido ao elevado poder aquisitivo da maioria da população.

e) As regiões Sul e Sudeste são as mais industrializadas do país, com destaque para São Paulo, onde se concentra o maior parque industrial do território nacional.


Gab: E


Questão 262) 

   

Sobre a industrialização brasileira, é correto afirmar que:

a) difundiu-se de modo homogêneo no território brasileiro.

b) caracteriza-se por ausentar-se do eixo centro-sul.

c) é resultado de uma política nacionalista de desenvolvimento econômico.

d) constitui base da política de desenvolvimento econômico implementada no país.

e) gera o maior número de empregos nos principais centros urbanos do país.


Gab: D


Questão 263) 

   

Entre as transformações observadas na industrialização brasileira na última década, está correto afirmar que os novos investimentos:

a) visaram concluir o processo de substituição de importações, iniciado na década de 1930, por meio da abertura econômica ao capital internacional.

b) concentraram-se em áreas de oferta de recursos naturais, como minério de ferro e bauxita, e de mão-de-obra, como na Baixada Fluminense (RJ).

c) alteraram a produção industrial do país, distribuindo recursos em unidades da federação do Nordeste e Centro-Oeste do país.

d) resultaram na autonomia da economia do país e no crescimento da participação do Brasil no comércio mundial.

e) dificultaram a integração regional com países do Mercosul, pois concentraram-se na faixa litorânea do país.


Gab: C


Questão 264) 

    

A meta de desconcentração da atividade industrial tem sido preocupação crescente dos governos e entidades ligadas ao setor. Observe o mapa.

Fonte: FSEADE. Pesquisa da Atividade

Econômica Paulista, 1996.

No estado de São Paulo, os resultados relativos ao percentual de pessoal ocupado nos estabelecimentos industriais indicam que:

a) as regiões mais distantes da região metropolitana são as que apresentam maior concentração.

b) a região metropolitana ainda concentra o maior percentual de pessoal ocupado no setor.

c) as regiões de Bauru, Sorocaba e Campinas destacam-se por possuir os maiores percentuais de pessoal ocupado do estado.

d) juntas, as regiões de Marília, Bauru e Sorocaba apresentam percentual de pessoal ocupado na indústria superior àquele verificado na região metropolitana.

e) as maiores concentrações ocorrem no centro-norte, noroeste e oeste do Estado, nas regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente.


Gab: B


Questão 265) 

   

O processo de industrialização verificado no Brasil acarretou muitas conseqüências geográficas e econômicas.

Dentre essas conseqüências, podemos citar:

00. aumento considerável da população operária;

01. acentuada tendência à urbanização;

02. crescimento do afluxo de capitais estrangeiros;

03. descréscimo das importações de bens de consumo;

04. decréscimo no êxodo rural, em face da considerável mecanização da agricultura, particularmente no Centro-Sul do País.


Gab: VVVFF


Questão 266) 

   

Considere o gráfico apresentado abaixo.

Brasil: valor da produção industrial

(José William Vesentini. Brasil: Sociedade e Espaço, 2001)

A partir da leitura do gráfico e de seus conhecimentos sobre a evolução da indústria no Brasil, pode-se afirmar que:

a) a ocorrência de secas prolongadas afetou diretamente a indústria nordestina, evidenciada no declínio do valor da produção industrial em Pernambuco.

b) o valor da produção industrial permaneceu o mesmo no estado de Minas Gerais, que mantém sua economia em bases agrárias.

c) no estado de São Paulo, o valor da produção industrial voltou a crescer a partir da década de 1970, fase do "milagre econômico" brasileiro.

d) o estado do Rio de Janeiro apresentou o maior declínio relativo no valor de sua produção industrial ao longo das décadas, como conseqüência da saída das indústrias.

e) o declínio do valor da produção industrial em todos os estados destacados no gráfico é conseqüência direta da globalização econômica atual.


Gab: D


Questão 267) 

   

Sobre o processo de urbanização brasileira, é correto afirmar:


I. Este processo transformou a cidade de São Paulo na área mais industrializada do país, perdendo apenas para o Rio de Janeiro.

II. O governo JK representou uma fase importante para o crescimento da indústria brasileira, pela instalação do grande capital transnacional, fato que acelerou a urbanização.

III. Passou por um momento de decadência durante o período militar instalado em 1964, marcado por uma nova legislação do trabalho no campo, prejudicando o trabalhador.

IV. Nas décadas de 80 e 90 continuou a crescer, porém a um ritmo menor, devido as transformações sociais e econômicas que caracterizaram a maior parte da história recente do país.


Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I, II, III e IV.

b) I, III e IV.

c) I, II e III.

d) II e IV.

e) I e II.


Gab: D


Questão 268) 

   

No período da globalização, a velocidade com que os pedaços do território são valorizados e desvalorizados, determinando mudanças de usos, é temerária. E as novas políticas das montadoras, no Brasil, parecem ser um exemplo paradigmático. Para produzir modernamente, essas indústrias convocam outros atores a participar de suas ações hegemônicas, levados, desse modo, a agir segundo uma lógica subordinada à da firma global.

SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI

São Paulo: Record, 2001. p.112.

Considerando-se o processo de distribuição espacial da indústria no Brasil, pode-se afirmar que: 

01. a distribuição espacial da indústria no Brasil apresentou-se de forma concentrada na Região Sudeste até a década de 1980, quando se iniciou um processo de descentralização em direção a outras regiões e estados da federação.

02. a instalação de montadoras na Região Centro-Oeste é um exemplo das novas políticas territoriais, que, a partir da década de 1990, têm se caracterizado pela descentralização industrial.

03. a Zona Franca, na Região Norte, teve no comércio de mercadorias importadas sua principal função até a década de 1980, quando houve o crescimento induzido de quatro pólos produtivos: o relojoeiro, o óptico, o de veículo de duas rodas e o de indústrias eletroeletrônicas, este último, atualmente, o mais representativo.

04. o processo de industrialização na Região Sul, a terceira mais industrializada do Brasil, esteve inicialmente voltado ao mercado nacional, restringindo-se regionalmente a partir das décadas de 1980 e 1990.


Gab: CCCE


Questão 269) 

    

Considere as seguintes características industriais:


I. No final do século XX, a indústria já não era mais a maior empregadora de mão-de-obra, em razão do alto custo de vida, da defasada infra-estrutura de transportes, da valorização da mão-de-obra, da saturação demográfica da região.

II. De 1995 a 1998, apenas um de seus Estados recebeu 250 (duzentos e cinqüenta. novas empresas industriais, exemplificando a aplicação de capitais estrangeiro e nacional privado nessa região, em decorrência de incentivos fiscais oferecidos.


As explicações contidas em I e II referem-se, respectivamente,

a) à Área Metropolitana de Brasília e ao Estado do Ceará, na Região NE.

b) ao ABC, na Região SE, e à Zona Franca de Manaus.

c) ao ABC, na Região SE, e ao Estado do Ceará, na Região NE.

d) à Região Metropolitana de São Paulo e à zona urbana de Boa Vista (RR), na Amazônia.

e) à Região Metropolitana de São Paulo e à Zona Franca de Manaus.


Gab: C


Questão 270) 

   

Considere as afirmações abaixo sobre os pólos tecnológicos no Brasil.


I. Os pólos tecnológicos concentram as atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de ponta.

II. Os pólos tecnológicos concentram atividades industriais que independem de outros setores da economia.

III. O principal pólo tecnológico do país é a Zona Franca de Manaus, devido à presença de várias incubadoras tecnológicas.

IV. Os principais pólos tecnológicos do Estado de São Paulo se localizam na Capital, em São José dos Campos, Campinas e São Carlos.


Está correto o que se afirma em:

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.


Gab: C


Questão 271) 

   

Observe o gráfico.

Variação das atividades econômico-industriais da Região Sudeste

Com base no gráfico e em seus conhecimentos sobre as características econômico-industriais do Sudeste brasileiro, é incorreto afirmar:

a) O Estado de Minas Gerais foi o que mais se beneficiou com a desconcentração econômica, verificada a partir da década de 80.

b) O Estado do Rio de Janeiro é o que apresenta menor participação na economia regional.

c) Nos últimos anos, observa-se diminuição da participação relativa da Grande São Paulo na produção industrial do Estado e aumento da participação das cidades do interior.

d) Com uma participação menor na economia regional, o Estado do Espírito Santo desenvolve atividades industriais significativas voltadas para o mercado internacional.


Gab: B


Questão 272) 

   

Leia o texto abaixo:

Fala-se hoje muito em guerra fiscal, na medida em que a disputa de Estados e municípios pela presença de empresas e a busca pelas empre-sas de lugares para se instalar lucrativamente é vista sobretudo nos seus aspectos fiscais. A realidade é que, do ponto de vista das empresas, o mais importante mesmo é a guerra que elas empreendem para fazer com que os lugares, isto é, os pontos onde desejam instalar-se ou permanecer, apresentem um conjunto de circunstâncias vantajosas do seu ponto de vista. 

SANTOS, Milton ; SILVEIRA, Mª Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 296.

Considerando o tema abordado no texto acima, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).

01. As  empresas,  quando escolhem o lugar para a sua instalação, levam em conta apenas as facilidades de acesso ao mercado consumidor regional.

02. No atual período de globalização, as exigências de produtividade fazem com que todos os lugares reúnam as mesmas condições para a instalação das grandes empresas.

04. A política industrial, traçada pelo governo brasi-leiro, é a única responsável pela localização das indústrias nos diferentes Estados do território nacional.

08. A infra-estrutura, os recursos humanos e os incentivos fiscais são algumas das circunstâncias vantajosas que atraem atividades empresariais.

16. A guerra fiscal entre Estados e municípios brasi-leiros, que é vantajosa para as empresas, traz consigo tensões políticas, que nem sempre se revertem em benefícios sociais.


Gab: 24


Questão 273) 

    

Sobre o processo de industrialização no Brasil, assinale a alternativa correta.

a) A industrialização do Sudeste provocou a formação de um mercado consumidor, passando esta região a ser o principal pólo distribuidor de mercadorias industriais para todo o país.

b) A crise mundial de 1929 provocou o aumento da demanda de café nos mercados internacionais  e a diversificação da produção agrícola brasileira.

c) O crescimento da economia urbano-industrial no Sudeste possibilitou a integração do mercado interno brasileiro e a extinção das desigualdades regionais.

d) A modernização do Brasil através da industrialização determinou maior autonomia regional à Amazônia e ao Nordeste.

e) O crescimento da economia industrial produz uma divisão territorial do trabalho que torna a indústria cada vez mais dependente da agricultura.


Gab: A


Questão 274) 

   

Com relação aos aspectos econômicos brasileiros, apenas uma alternativa está incorreta. Assinale-a.

a) Atualmente, montadoras de automóveis dispersam-se pelo  território brasileiro, onde  o ABC paulista  foi o  pólo pioneiro  da indústria  automobilística do país.

b) O avanço  tecnológico, cada vez mais  acelerado, combinado  com a globalização da economia tem como um de seus efeitos mais perversos o aumento dos índices de desemprego.

c) O Programa Nacional do Álcool (Pro-álcool), criado em 1975  para incentivar a produção e o consumo do álcool combustível, foi desativado por representar uma alternativa energética poluente e não-renovável.

d) O sistema de  telecomunicações  no Brasil  deixou de  ser monopólio estatal, ou seja, o Estado brasileiro perdeu o controle  do sistema  de telefonia fixa e telefonia móvel.

e) No Brasil, as usinas hidrelétricas constituem a principal fonte  de energia e a  grande maioria delas foi construída por iniciativa do Estado, visando  favorecer o desenvolvimento industrial.


Gab: C


Questão 275) 

   

Leia as proposições abaixo a respeito da industrialização brasileira.


I. O Brasil, juntamente com a Argentina e  o México, é exemplo  de país caracterizado como subdesenvolvido industrializado.

II. A industrialização  da Região Sul, no  Brasil, ocorreu graças  a fatores regionais, conseqüência da iniciativa de descendentes de imigrantes ali instalados.

III. A industrialização atingida pelo Brasil é decorrente basicamente da expansão do setor de bens de consumo duráveis e não-duráveis.

IV. Em tempos  de globalização, a  industrialização  brasileira  decolou graças à política de substituição das exportações.

V. As empresas privadas nacionais detém  o controle total  do setor energético, das telecomunicações e da extração de minérios.

Todas as afirmações acima, que estão corretas, se encontram na alternativa:

a) II  -  III  -  V

b) I  -  IV  -  V

c) III  -  IV  -  V

d) I  -  II  -  III

e) II  -  IV  -  V


Gab: D


Questão 276) 

   

A desconcentração industrial verificada no Brasil, na última década, decorre, entre outros fatores, da:

a) ação do Estado, por meio de políticas de desenvolvimento regional, a exemplo da Zona Franca de Manaus.

b) elevação da escolaridade dos trabalhadores, o que torna todo o território nacional atraente para novos investimentos industriais. 

c) presença de sindicatos fortes nos estados das Regiões Sul e Sudeste, o que impede novos investimentos nessas regiões.

d) isenção fiscal oferecida por vários Estados, associada à baixa remuneração da mão-de-obra local. 

e) globalização da economia que, por meio das privatizações, induz o desenvolvimento da atividade industrial em todo o território.


Gab: D


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis