quinta-feira, 24 de março de 2022

Exercícios Turismo 10

 Questão 119) 

   

O setor de transportes tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento econômico e de integração de um país. Com relação ao caso brasileiro, é INCORRETO afirmar que

a)    o desenvolvimento do transporte ferroviário, orientado no sentido do interior para o litoral, esteve diretamente ligado à expansão da economia cafeeira agroexportadora.

b)    os governos militares, a partir de 1964, optaram por novos meios de integração, como o setor de telecomunicação, abandonando os grandes projetos rodoviários.

c)    a construção de Brasília deu maior impulso à integração nacional, através da construção de grandes rodovias ligando a nova capital ao restante do país.

d)    o Plano de Metas, no governo de Juscelino Kubitschek, priorizou os setores de energia e houve grandes investimentos, principalmente na construção e pavimentação de rodovias.


Gab: B


Questão 120) 

   

Desde a década de 1950, rodovias de grandes dimensões são construídas na Amazônia. Sobre o que significa e a justificativa da construção dessas rodovias é correto afirmar:

a)    A rodovia Transamazônica foi construída na década de 1980 tendo em vista criar alternativas para o escoamento da soja da região Centro-Oeste, em especial do Estado do Mato Grosso.

b)    A rodovia Cuiabá-Santarém foi construída no âmbito do Plano de Integração Nacional – PIN –, na década de 1970. Hoje representa um dos principais eixos de integração nacional em que se projetam alternativas para o escoamento de grãos do Centro-Oeste, em especial da soja.

c)    A rodovia Belém-Brasília constituiu um dos principais corredores de exportação de produtos do Estado de Goiás. Essa rodovia foi construída no âmbito do Plano de Transportes do Governo Juscelino Kubitscheck.

d)    A rodovia Cuiabá-Santarém foi construída para a consolidação da integração da Amazônia ao Centro-Sul. A política de planejamento regional do Estado brasileiro prioriza a recuperação das rodovias federais que possam servir de eixos de consolidação do povoamento.

e)    A rodovia Madeira-Mamoré constituiu um eixo rodoviário estratégico. Constitui uma das principais alternativas para a implantação, em suas margens, de projetos de colonização no âmbito do Plano Nacional de Reforma Agrária.


Gab: B


Questão 121) 

    

Analise a tabela.



A opção pelo transporte rodoviário da soja ocorre porque

a)    o transporte hidroviário onera o preço final do produto, apesar de a região produtora possuir uma rede de rios navegáveis.

b)    o preço desse sistema é mais baixo, quando comparado com o sistema ferroviário e o hidroviário.

c)    a topografia da região produtora impede a instalação de ferrovias, por isso o uso do caminhão é mais adequado.

d)    o Brasil adota uma política de transporte que prioriza o sistema rodoviário, apesar do alto custo desse sistema.


Gab: D


Questão 122) 

    

O sistema de transportes de um país é um dado do território que proporciona maior ou menos fluidez, dependendo de sua qualidade e quantidade.


“As ferrovias brasileiras testemunharam o período pré–industrial do Brasil. Paradoxo histórico: o trem foi o maior símbolo da Revolução Industrial na Europa e nos Estados Unidos, enquanto aqui esteve a serviço da economia agrícola.”

OLIVA, J.; GIANSANTI, R. Temas da Geografia do Brasil. São Paulo: Atual, 1999. p. 134. 


Quando a industrialização brasileira se consolidou, a ferrovia

a)    involuiu, sendo substituída, em grande parte, pela rodovia.

b)    expandiu–se por novas áreas do território nacional.

c)    consolidou–se a exemplo da ferrovia norte-americana.

d)    expandiu–se apesar da concorrência rodoviária.

e)    passou a ligar as principais cidades brasileiras.


Gab: A


Questão 123) 

    

Observe o gráfico para responder à questão.



A leitura do gráfico e seus conhecimentos sobre a economia brasileira permitem afirmar que

a)    a diminuição do uso das rodovias está relacionada à onda de privatizações do setor que degradou a qualidade das estradas.

b)    embora a malha ferrroviária seja pequena e antiquada, tem aumentado o volume de cargas transportado.

c)    o aumento da participação do transporte aquaviário deve-se à crescente utilização dos rios Madeira e Tietê- Paraná.

d)    atualmente, a maior parte dos investimentos estatais tem sido direcionada para a construção de hidrovias.

e)    após um período de privatização, várias ferrovias voltaram a ser estatizadas, o que aumentará sua utilização.


Gab: C


Questão 124) 

   

Sobre o sistema de transportes de Mato Grosso e do Brasil, julgue os itens.

00.    Dos diferentes tipos de transporte de carga e de passageiros no Brasil, o rodoviário é hegemônico.

01.    A maior parte das rodovias no Brasil já apresenta pavimentação.

02.    O sistema de transportes de Mato Grosso, a despeito das hidrovias e da ferrovia, continua preponderantemente rodoviário.

03.    A implantação das hidrovias em Mato Grosso tem ocorrido de forma acelerada e não tem gerado impacto ambiental e cultural.


Gab: CECE


Questão 125) 

   

Somente a partir dos anos de 1940, quando os processo de urbanização e industrialização se tornam mais visíveis no Sudeste é que o território brasileiro começa a ser integrado, tendo essa região como centro polarizador. O sistema de transporte que começa a ser estruturado nessa época:

a)    caracterizou-se como sistema intermodal, com integração de vários meios de transporte.

b)    privilegiou o sistema ferroviário, em detrimento de todos os outros sistemas.

c)    adotou a rodovia como sistema de circulação de pessoas e a ferrovia para o transporte de mercadorias.

d)    privilegiou o modelo rodoviário, cuja agilidade facilitou a criação do mercado em nível nacional.

e)    subutilizou as formas de integração terrestre em detrimento dos transportes hidroviários.


Gab: D


Questão 126) 

    

A Ferropasta lançou em São Paulo sua nova marca, a Brasil Ferrovias, marcando o início da operação integrada da Ferronorte, Novoeste, Ferroban e Portofer, todas controladas pela holding.

A partir dos acordos operacionais entre as quatro ferrovias, dois grandes corredores de exportação foram formados: Corumbá-Santos e Rondonópolis-Santos.

(O Estado de S. Paulo, 05.03.02)

Os principais produtos transportados são:

a)    soja e farelo levados para Santos e a ferrovia no sentido Santos-Mato Grosso transporta fertilizantes e combustíveis.

b)    café, cana-de-açúcar e algodão, que são os principais commodities exportados por Santos.

c)    os produtos industrializados na Grande São Paulo, que constituem o maior volume transportado por esses eixos ferroviários.

d)    principalmente carne bovina, suína e frango, provenientes da área pantaneira e tendo como destino o abastecimento das áreas metropolitanas do Sudeste.

e)    o gás natural da Bolívia e o manganês do Mato Grosso do Sul, destinados à indústria do Sudeste brasileiro.


Gab: A


Questão 127) 

   

O estado de São Paulo apresenta uma tendência de expansão das áreas industriais pelo interior, e entre os principais fatores que influenciam essa situação destaca-se a dotação de infra-estruturas energéticas e de transportes. Em relação à infra-estrutura de transportes, quatro grandes eixos rodoviários, que interligam a capital estadual a importantes centros urbanos regionais, configuram-se como os mais importantes. Em relação a esses eixos industriais, relacione as colunas abaixo, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.

1.    Sistema Anchieta-Imigrantes

2.    Via Dutra

3.    Via Washington Luís

4.    Via Anhanguera

5.    Via Castelo Branco

(  )    estrutura o corredor industrial Campinas-Araraquara.

(  )    estrutura o corredor industrial Jundiaí–Campinas-Ribeirão Preto.

(  )    liga a capital paulista à aglomeração industrial da Baixada Santista.

(  )    impulsiona a industrialização da região de Sorocaba.

(  )    sustenta pólos industriais no Vale do Paraíba.

Marque, a seguir, a alternativa que contém a associação correta, quando lida de cima para baixo.

a)    2, 1, 5, 3 e 4.

b)    3, 4, 1, 5 e 2.

c)    4, 3, 2, 1 e 5.

d)    5, 4, 3, 2 e 1.


Gab: B


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis