Questão 119)
O setor de transportes tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento econômico e de integração de um país. Com relação ao caso brasileiro, é INCORRETO afirmar que
a) o desenvolvimento do transporte ferroviário, orientado no sentido do interior para o litoral, esteve diretamente ligado à expansão da economia cafeeira agroexportadora.
b) os governos militares, a partir de 1964, optaram por novos meios de integração, como o setor de telecomunicação, abandonando os grandes projetos rodoviários.
c) a construção de Brasília deu maior impulso à integração nacional, através da construção de grandes rodovias ligando a nova capital ao restante do país.
d) o Plano de Metas, no governo de Juscelino Kubitschek, priorizou os setores de energia e houve grandes investimentos, principalmente na construção e pavimentação de rodovias.
Gab: B
Questão 120)
Desde a década de 1950, rodovias de grandes dimensões são construídas na Amazônia. Sobre o que significa e a justificativa da construção dessas rodovias é correto afirmar:
a) A rodovia Transamazônica foi construída na década de 1980 tendo em vista criar alternativas para o escoamento da soja da região Centro-Oeste, em especial do Estado do Mato Grosso.
b) A rodovia Cuiabá-Santarém foi construída no âmbito do Plano de Integração Nacional – PIN –, na década de 1970. Hoje representa um dos principais eixos de integração nacional em que se projetam alternativas para o escoamento de grãos do Centro-Oeste, em especial da soja.
c) A rodovia Belém-Brasília constituiu um dos principais corredores de exportação de produtos do Estado de Goiás. Essa rodovia foi construída no âmbito do Plano de Transportes do Governo Juscelino Kubitscheck.
d) A rodovia Cuiabá-Santarém foi construída para a consolidação da integração da Amazônia ao Centro-Sul. A política de planejamento regional do Estado brasileiro prioriza a recuperação das rodovias federais que possam servir de eixos de consolidação do povoamento.
e) A rodovia Madeira-Mamoré constituiu um eixo rodoviário estratégico. Constitui uma das principais alternativas para a implantação, em suas margens, de projetos de colonização no âmbito do Plano Nacional de Reforma Agrária.
Gab: B
Questão 121)
Analise a tabela.
A opção pelo transporte rodoviário da soja ocorre porque
a) o transporte hidroviário onera o preço final do produto, apesar de a região produtora possuir uma rede de rios navegáveis.
b) o preço desse sistema é mais baixo, quando comparado com o sistema ferroviário e o hidroviário.
c) a topografia da região produtora impede a instalação de ferrovias, por isso o uso do caminhão é mais adequado.
d) o Brasil adota uma política de transporte que prioriza o sistema rodoviário, apesar do alto custo desse sistema.
Gab: D
Questão 122)
O sistema de transportes de um país é um dado do território que proporciona maior ou menos fluidez, dependendo de sua qualidade e quantidade.
“As ferrovias brasileiras testemunharam o período pré–industrial do Brasil. Paradoxo histórico: o trem foi o maior símbolo da Revolução Industrial na Europa e nos Estados Unidos, enquanto aqui esteve a serviço da economia agrícola.”
OLIVA, J.; GIANSANTI, R. Temas da Geografia do Brasil. São Paulo: Atual, 1999. p. 134.
Quando a industrialização brasileira se consolidou, a ferrovia
a) involuiu, sendo substituída, em grande parte, pela rodovia.
b) expandiu–se por novas áreas do território nacional.
c) consolidou–se a exemplo da ferrovia norte-americana.
d) expandiu–se apesar da concorrência rodoviária.
e) passou a ligar as principais cidades brasileiras.
Gab: A
Questão 123)
Observe o gráfico para responder à questão.
A leitura do gráfico e seus conhecimentos sobre a economia brasileira permitem afirmar que
a) a diminuição do uso das rodovias está relacionada à onda de privatizações do setor que degradou a qualidade das estradas.
b) embora a malha ferrroviária seja pequena e antiquada, tem aumentado o volume de cargas transportado.
c) o aumento da participação do transporte aquaviário deve-se à crescente utilização dos rios Madeira e Tietê- Paraná.
d) atualmente, a maior parte dos investimentos estatais tem sido direcionada para a construção de hidrovias.
e) após um período de privatização, várias ferrovias voltaram a ser estatizadas, o que aumentará sua utilização.
Gab: C
Questão 124)
Sobre o sistema de transportes de Mato Grosso e do Brasil, julgue os itens.
00. Dos diferentes tipos de transporte de carga e de passageiros no Brasil, o rodoviário é hegemônico.
01. A maior parte das rodovias no Brasil já apresenta pavimentação.
02. O sistema de transportes de Mato Grosso, a despeito das hidrovias e da ferrovia, continua preponderantemente rodoviário.
03. A implantação das hidrovias em Mato Grosso tem ocorrido de forma acelerada e não tem gerado impacto ambiental e cultural.
Gab: CECE
Questão 125)
Somente a partir dos anos de 1940, quando os processo de urbanização e industrialização se tornam mais visíveis no Sudeste é que o território brasileiro começa a ser integrado, tendo essa região como centro polarizador. O sistema de transporte que começa a ser estruturado nessa época:
a) caracterizou-se como sistema intermodal, com integração de vários meios de transporte.
b) privilegiou o sistema ferroviário, em detrimento de todos os outros sistemas.
c) adotou a rodovia como sistema de circulação de pessoas e a ferrovia para o transporte de mercadorias.
d) privilegiou o modelo rodoviário, cuja agilidade facilitou a criação do mercado em nível nacional.
e) subutilizou as formas de integração terrestre em detrimento dos transportes hidroviários.
Gab: D
Questão 126)
A Ferropasta lançou em São Paulo sua nova marca, a Brasil Ferrovias, marcando o início da operação integrada da Ferronorte, Novoeste, Ferroban e Portofer, todas controladas pela holding.
A partir dos acordos operacionais entre as quatro ferrovias, dois grandes corredores de exportação foram formados: Corumbá-Santos e Rondonópolis-Santos.
(O Estado de S. Paulo, 05.03.02)
Os principais produtos transportados são:
a) soja e farelo levados para Santos e a ferrovia no sentido Santos-Mato Grosso transporta fertilizantes e combustíveis.
b) café, cana-de-açúcar e algodão, que são os principais commodities exportados por Santos.
c) os produtos industrializados na Grande São Paulo, que constituem o maior volume transportado por esses eixos ferroviários.
d) principalmente carne bovina, suína e frango, provenientes da área pantaneira e tendo como destino o abastecimento das áreas metropolitanas do Sudeste.
e) o gás natural da Bolívia e o manganês do Mato Grosso do Sul, destinados à indústria do Sudeste brasileiro.
Gab: A
Questão 127)
O estado de São Paulo apresenta uma tendência de expansão das áreas industriais pelo interior, e entre os principais fatores que influenciam essa situação destaca-se a dotação de infra-estruturas energéticas e de transportes. Em relação à infra-estrutura de transportes, quatro grandes eixos rodoviários, que interligam a capital estadual a importantes centros urbanos regionais, configuram-se como os mais importantes. Em relação a esses eixos industriais, relacione as colunas abaixo, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.
1. Sistema Anchieta-Imigrantes
2. Via Dutra
3. Via Washington Luís
4. Via Anhanguera
5. Via Castelo Branco
( ) estrutura o corredor industrial Campinas-Araraquara.
( ) estrutura o corredor industrial Jundiaí–Campinas-Ribeirão Preto.
( ) liga a capital paulista à aglomeração industrial da Baixada Santista.
( ) impulsiona a industrialização da região de Sorocaba.
( ) sustenta pólos industriais no Vale do Paraíba.
Marque, a seguir, a alternativa que contém a associação correta, quando lida de cima para baixo.
a) 2, 1, 5, 3 e 4.
b) 3, 4, 1, 5 e 2.
c) 4, 3, 2, 1 e 5.
d) 5, 4, 3, 2 e 1.
Gab: B
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