Questão 37)
O transporte aéreo foi o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo, ao percorrer rapidamente longas distâncias. Rápido, cômodo e seguro, o avião suplantou outros meios de transporte de passageiros a média e longa distância.
Esse meio de transporte implica a construção de estruturas muito especiais. Os aeroportos requerem enormes espaços, complicadas instalações de saídas e entradas dos vôos. Além disso, os custos de manutenção de cada avião são bastante elevados. Tudo isso contribui para encarecer esse meio de transporte. Sobre o transporte aéreo no Brasil, é correto afirmar:
01. Nos últimos anos tem atraído cada vez mais passageiros em função da diminuição dos custos do transporte, decorrentes de um processo de reestruturação das empresas aéreas, como a redução dos gastos a bordo, a utilização de aeronaves modernas e a maior utilização da capacidade de carga das aeronaves.
02. As linhas aéreas nacionais têm, como pontos de convergência e de distribuição do tráfego, os aeroportos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, o que, devido ao forte aumento da demanda, estimulada pelo desenvolvimento do turismo e pelo maior intercâmbio comercial entre regiões brasileiras, desencadeou uma crise nos serviços dos aeroportos, eclodida em 2006, que exigiu medidas do Governo Federal para a reestruturação dos serviços aéreos no país.
04. Entre as desvantagens do transporte aéreo estão: a reduzida capacidade para o transporte de carga, a dependência de condições atmosféricas, os altos custos operacionais e de manutenção, a necessidade de grande espaço para infraestrutura em áreas urbanas.
08. Entre as instituições envolvidas com o serviço de transporte aéreo estão: a Embraer, uma empresa pública-privada que controla as companhias aéreas brasileiras; a Anac, uma empresa pública federal responsável pela administração dos aeroportos brasileiros; e a Infraero, uma agência reguladora da aviação civil, ligada ao Ministério da Defesa, que outorga concessão dos serviços aéreos.
16. Importante meio de transporte de carga, sendo recomendado para o transporte de mercadorias leves de alto valor e de mercadorias perecíveis, concorre diretamente com o transporte ferroviário, em trajetos de longa distância, e com o transporte rodoviário, em trajetos de curta distância. Para o transporte de passageiros, é competitivo em longa distância com o transporte rodoviário e em curta distância com o transporte ferroviário e os metrôs.
Gab: 07
Questão 38)
Considerando-se as redes que compõem as diferentes modalidades de transporte no Brasil, é INCORRETO afirmar que
a) as ferrovias são, em sua grande extensão, utilizadas sobretudo para o escoamento da produção mineral e subutilizadas no transporte interurbano e interregional de passageiros.
b) as hidrovias tornariam o preço do produto agrícola brasileiro mais competitivo no mercado internacional, mas têm sua implementação dificultada pelo custo e pelos impactos ambientais decorrentes de seus projetos.
c) as rodovias, principal modalidade de transporte do País, assumem, com alto custo, elevada tonelagem no deslocamento de mercadorias diversas e maior percentual de tráfego de passageiros.
d) o transporte aéreo registra um uso mais intenso nas regiões do País onde há grandes distâncias entre os principais centros urbanos e fraca densidade das redes rodoviária e ferroviária.
Gab: D
Questão 39)
Analise o mapa abaixo sobre o Sistema Ferroviário no Brasil. Com base em suas observações e considerando os conhecimentos sobre o assunto, analise as proposições seguintes.
00. A Ferrovia Norte-Sul objetiva consolidar o crescimento da ocupação econômica e social do cerrado, incentivar o agronegócio e possibilitar a interligação entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
01. O Brasil é um país de grandes dimensões territoriais, e o seu transporte de produtos sobre trilhos está concentrado em algumas ferrovias, a exemplo das estradas de ferro do Amapá, de Carajás, de Vitória-Minas, de Tereza Cristina e de alguns ramais da FEPASA, que se destacam como corredores de exportação de produtos e de combustíveis.
02. As ferrovias, quase sempre direcionadas no sentido litoral/interior, serviram, inicialmente, para transportar o gado que se dirigia do litoral para o Sertão nordestino.
03. Seus traçados confusos ou sinuosos resultam em grande morosidade no transporte de pessoas e mercadorias.
04. A Ferronorte é uma artéria logística das regiões Norte e Centro-Oeste do país, ligando-se aos portos de exportação do Sul e do Sudeste, através de ramais da FEPASA, em Santa Fé do Sul.
Gab: VVFVV
Questão 40)
Sobre o Porto de Paranaguá, no Paraná, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01. O Porto se localiza no litoral oeste do Paraná, fazendo conexão com eixos rodoviários e ferroviários que partem de todas as regiões produtoras do Estado.
02. Pelo Porto de Paranaguá, são exportados produtos da agricultura e da indústria do Paraná, de outros estados do Sul e do Sudeste e de outros países da América do Sul, caso do Paraguai.
04. O Porto está estruturado para a exportação, apenas, de produtos agrícolas a granel, caso de soja, trigo e milho.
08. O litoral paranaense tem a menor extensão territorial, comparada à área costeira dos demais estados da região Sul, e Paranaguá é o seu único porto.
16. Pelo volume de movimento de mercadorias e pela estrutura instalada, Paranaguá é considerado um dos maiores portos da região Sul do País.
Gab: 18
Questão 41)
Os problemas com a infraestrutura de transportes são apontados como um dos principais responsáveis pelo elevado custo das mercadorias fabricadas no Brasil, com participação diferenciada de acordo com o meio de transporte utilizado (quadro abaixo).
Ministério dos Transportes, 2008.
Para a Agência Nacional de Transporte Terrestre, a utilização do transporte multimodal de cargas (duas ou mais modalidades de transporte, do recebimento da carga na origem até seu destino final) é uma solução para esses problemas.
a) Com base na composição da matriz de transportes no Brasil, explique uma razão política para a elevada participação dos transportes no custo final dos produtos.
b) Apresente uma vantagem do transporte rodoviário sobre o ferroviário que justificaria a opção pela multimodalidade.
Gab:
a) No Brasil, a elevada participação dos transportes na composição final do custo dos produtos pode ser relacionada, dentre outros fatores, à prioridade dada ao modal rodoviário que, com custos mais elevados, responde por mais da metade do transporte de cargas no Brasil.
b) O transporte multimodal, articulando rodovias, ferrovias, hidrovias e portos, se apresenta, atualmente, como a melhor opção para o transporte de mercadorias, pois conjuga as vantagens dos diferentes modais e agiliza o transporte de mercadorias no país. Apesar de comportar um volume menor de carga a um custo mais elevado, o transporte rodoviário é mais vantajoso para as distâncias menores, pois permite levar uma mercadoria ao local exato de origem e destino de cargas com mais rapidez e mais eficácia. Já o transporte ferroviário alcança longas distâncias a custos mais baixos, mas é muito menos flexível do que o rodoviário no que se refere ao acesso aos pontos de origem e destino das cargas.
Questão 42)
A utilização dos meios de transporte de carga no Brasil reflete as decisões políticas e administrativas tomadas durante o processo histórico de modernização da economia brasileira. Considerando o tamanho do país e as distâncias percorridas no deslocamento de cargas, é CORRETO afirmar que a opção pelo transporte rodoviário acarretou:
a) uma velocidade maior no deslocamento de cargas, tornando o mercado nacional mais racional e eficiente.
b) uma aceleração na integração do território nacional, porque obrigou a construção de um sistema viário eficiente em todas as regiões do país.
c) um grande desenvolvimento econômico no país, pois obrigou a instalação de indústrias de bens de consumo voltadas para a produção de veículos.
d) uma dependência excessiva de combustível fóssil, o que torna o transporte de cargas no Brasil, além de oneroso, prejudicial ao meio ambiente.
Gab: D
Questão 43)
“Gargalos institucionais (como leis defasadas e sobrecarga tributária) e de infraestrutura (logística e tecnologia) ainda travam a competitividade brasileira no cenário internacional. A 8ª economia do mundo ocupa apenas o 38º lugar num ranking [de competitividade] de 58 países feito pela faculdade suíça Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Administração em parceria no Brasil com a Fundação Dom Cabral (FDC).”
GARGALOS travam competitividade brasileira. Folha de S. Paulo, São Paulo, 20 mai. 2010, p. B1
Considerando as falhas infraestruturais que atrapalham a competitividade econômica do Brasil pode ser dito que
a) elas se concentram no Nordeste e Norte brasileiros, pois as infra-estruturas de transportes e de comunicações do restante do país encontram-se no nível dos países mais avançados.
b) o sistema de transportes, que inclui além das vias (rodoviárias, férreas etc.) também aeroportos e portos, encontra-se em nível precário, e está longe de atender adequadamente uma economia que se interioriza no território.
c) as infraestruturas de logística (armazenamento, gestão de informações e comunicações etc.) possuem um padrão tecnológico muito avançado no país e um custo barato; o problema é a pequena quantidade de equipamentos.
d) os padrões tecnológicos da logística econômica do território brasileiro estão comprometidos pelos preços baratos cobrados pelo uso dos equipamentos, o que compromete futuros investimentos.
e) as falhas infraestruturais são bem mais graves no Sudeste e no Sul do Brasil onde se concentra a maior produção econômica para o exterior, pois, nas outras áreas do Brasil, o processo econômico é praticamente regional.
Gab: B
Questão 44)
A Rede Rodoviária Catarinense é a principal via de comunicação do Estado, integrando as diferentes regiões, ligando-as aos demais estados da federação e aos países vizinhos. Analise as proposições sobre as rodovias federais que cortam o Estado.
I. A BR 101 cruza o Estado de Norte a Sul, passando próximo ao litoral.
II. A BR 280 passa pelo Norte do Estado (de São Francisco do Sul a Porto União).
III. A BR 116 cruza o Estado de Norte a Sul, passando pelo interior.
IV. A BR 470 passa no Vale do Itajaí, ligando Itajaí a Campos Novos, indo até o Rio Grande do Sul.
V. A BR 282 vai de Leste a Oeste do Estado.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Gab: E
Questão 45)
Sobre comunicação e informação no Brasil, assinale o que for correto.
01. Na Amazônia a difusão por satélite tem a vantagem de cobrir vastas áreas com um mínimo de implantações no solo, o que seria dificultoso devido à presença de rios e florestas.
02. As redes de fibra óptica, por mais modernas que sejam, ainda interligam os estados do sul, sudeste e nordeste, principalmente acompanhando a costa brasileira, adentrando pouco o território, como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Tocantins.
04. As redes de informação a longas distâncias possuem papel cada vez mais importante na estruturação do território brasileiro, pois são vitais ao funcionamento da economia como transmissão de dados por microondas, redes de fibra óptica, internet e redes de transmissão por satélite.
08. A Rede Globo de Televisão atinge quase 100% dos municípios brasileiros e é a rede de televisão de maior cobertura do território nacional.
16. As principais redes de televisão do país, como Globo, SBT, Record e Educativa/Cultura, ainda não dão cobertura a todo território nacional ficando muitos estados fora da recepção de seus sinais.
Gab: 15
Questão 46)
Observe os dois mapas acima. Ambos representam diferentes regionalizações do espaço brasileiro. O de nº 1 apóia-se nos conceitos de “pólo” e “hierarquia urbana” e o de nº 2, no de “eixo de integração e desenvolvimento”.
Fonte: IBGE, 2008. Adaptado.
Fonte: IBGE. Mapa da Série Brasil Geográfico, 1996. Adaptado.
a) Apresente, ao menos, dois critérios para a consideração da área destacada no Mapa 1 como uma região.
b) Justifique a delimitação da área de influência de número 3 do Mapa 2, destacando as principais infra-estruturas de transporte aí presentes.
Gab:
a) Devido à grande variedade físico-natural da área destacada, os critérios que deverão ser considerados para a concepção dessa região deverão ser geoeconômicos. Trata-se de uma região polarizada pela Metrópole Paulistana, que em face do seu dinamismo industrial, comercial e financeiro foi dotada de uma melhor infraestrutura de transporte, energia e armazenamento. Assim, podemos destacar como principais critérios o da polarização urbana exercida por São Paulo e a complexa infraestrutura de transporte intermodal que faz com que a região funcione como um grande corredor de exportação. Temos em destaque, o agronegócio do gado, soja, cana e algodão, entre outros e a produção industrial ao longo dos eixos rodoferroviários até o Porto de Santos.
b) A área 3 abrange porções do território entre os estados de Goiás, Tocantins, Pará e Distrito Federal. Até o advento da criação de Brasília, a região sofria de considerável isolamento em relação à economia nacional. Após o surgimento da Capital Federal, o governo passa a desenvolver uma infraestrutura de transportes que tem início com a criação da rodovia Belém-Brasília. Essa rodovia permitiu o acesso a uma futura área onde se descobriu as reservas minerais de Carajás (PA).
Nessa região um novo sistema de transportes foi desenvolvido, com a criação da ferrovia E. F. dos Carajás que, com 980 km, chega ao porto de Itaqui no Maranhão, exportando ferro e cobre. Outras rodovias se desenvolveram ligando Mato Grosso e Pará e, mais tarde, tiveram início as obras da ferrovia Ferronorte entre o Distrito Federal e Maranhão, com o propósito de escoar a produção regional.
Questão 47)
Uma das características atuais do processo de globalização é a exigência, cada vez maior, de fluidez de informações e mercadorias, ou, em essência, do próprio capital. Tal exigência tem conduzido os países à reestruturação de seus sistemas de circulação. Nesse sentido, no Estado brasileiro, nos últimos anos,
a) priorizou-se o transporte público urbano, com a ampliação do número de linhas do Metropolitano em todas as capitais dos Estados.
b) houve uma ampla recuperação da malha ferroviária, com a construção de novos trechos, a exemplo da Transnordestina.
c) privilegiou-se o sistema de cabotagem, valorizando-se o transporte de passageiros pelo território nacional e interligando as áreas costeiras do país.
d) priorizou-se o transporte hidroviário, voltado à exportação de grãos, conforme atestam as hidrovias Tietê-Paraná e do Rio São Francisco.
e) intensificou-se a modernização do sistema portuário, incluindo a construção de portos como os de Sepetiba (RJ) e Pecém (CE).
Gab: E
Questão 48)
A finalidade dos transportes é o deslocamento e a circulação de mercadorias e de pessoas, de um lugar para outro.
Sobre sua função social, nos países subdesenvolvidos, é correto afirmar:
a) A organização dos transportes é resultante do planejamento e do desenvolvimento econômico interno.
b) Os transportes permitem um elevado grau de integração territorial inter-regional.
c) Os transportes são produtos da vanguarda da pesquisa e da inovação tecnológica.
d) O deslocamento de mercadorias é feito, predominantemente, por ferrovias e hidrovias.
e) O sistema viário brasileiro é formado por redes que, quase sempre, são periféricas, precárias e convergentes para os portos de exportação.
Gab: E
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