Questão 11)
Sabe-se que o clima global é influenciado, entre outros fatores, pela composição química da atmosfera, especialmente pelo teor de gases de efeito estufa, entre eles o dióxido de carbono (CO2).
Considere as figuras abaixo, que se referem a dados sobre o Brasil, e analise, segundo elas, quanto à veracidade (V) ou falsidade (F), as proposições a seguir.
Fonte: MINISTÉRIO da Ciência e Tecnologia. Disponível em:
<http://www.mct.gov.br/clima>. Adaptado.
( ) Em 2007 a emissão de CO2 por combustíveis fósseis líquidos foi superior, em mais de 50 milhões de toneladas, à do ano de 1990.
( ) Em 2000 a participação de combustíveis fósseis líquidos na quantidade total de CO2 eliminada por combustíveis fósseis para a atmosfera foi inferior a essa participação em 2007.
( ) De 2000 a 2007, a quantidade de CO2 emitida para a atmosfera por combustíveis fósseis se manteve estável.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) V – V – F
b) V – F – F
c) F – F – V
d) V – F – V
e) F – V – F
Gab: B
Questão 12)
A 15.ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-15), que aconteceu no mês de dezembro em Copenhague – Dinamarca, foi considerada um fracasso em termos ambientais. “Com a grande expectativa e a presença de muitos chefes de Estado, a COP – 15 foi a perda de uma excelente oportunidade de se tomar decisões realmente incisivas para combater as mudanças climáticas”, afirmou Carlos Rittl – coordenador do Programa de Mudanças Climáticas e Energia da World Wildlife Fund – WWF no Brasil.
(O Estado de S.Paulo, 29.01.2010. Adaptado.)
A alternativa que melhor exprime a expectativa que se frustrou na realização da COP-15 é:
a) propor ações para minimizar as mudanças climáticas através do aumento do uso de fontes não renováveis.
b) buscar a contenção da produção de energias de fontes renováveis para preservação do meio ambiente.
c) abrir espaço para discutir o maior uso de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e energia nuclear).
d) incrementar os índices da emissão de gases de efeito estufa.
e) traçar metas para um novo tratado que substituiria o Protocolo de Quioto.
Gab: E
Questão 13)
Analise este fluxograma:
Queimadas na Floresta Amazônica
CAPOBIANCO, João Paulo Ribeiro (Coord.). Biodiversidade na
Amazônia Brasileira: Avaliação e ações prioritárias para conservação,
uso sustentável e repartição de benefícios. São Paulo: Estação
Liberdade, Instituto Socioambiental, 2001. p. 181.
A partir da análise desse fluxograma e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que
a) a inflamabilidade da floresta decorre de ações humanas associadas, direta ou indiretamente, a causas naturais.
b) a redução da cobertura florestal, ao comprometer a evapotranspiração, pode, a longo prazo, acarretar redução das chuvas.
c) o aumento do número e da intensidade das queimadas na Amazônia pode tornar-se, num ciclo vicioso, um processo de retroalimentação.
d) o fenômeno El Niño tem relação direta, mas favorável, com a redução das queimadas na Amazônia brasileira.
Gab: D
Questão 14)
A chuva ácida é um fenômeno causado, sobretudo, pelas emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, provenientes de diversos combustíveis fósseis e dos veículos motorizados, combinam-se com o hidrogênio na atmosfera e transformam-se em ácido sulfúrico e em ácido nítrico.
Considerando as informações, é correto afirmar que, no Brasil, o fenômeno das chuvas ácidas é
a) inexistente, pois a matriz energética brasileira é proveniente da energia hidráulica, considerada limpa por não causar danos ambientais.
b) irrelevante, pois a maior parte da frota automobilística brasileira é movida a álcool, combustível livre de gases que causam as chuvas ácidas.
c) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido à utilização maciça de carvão mineral.
d) inexistente, pois o carvão mineral utilizado para a geração de energia elétrica é pouco poluente por apresentar baixo teor de gases que provocam as chuvas ácidas.
e) intenso nos grandes centros urbanos, devido ao aumento expressivo da frota de carros bicombustíveis.
Gab: C
Questão 15)
O ano de 2007 viu o aquecimento global aparecer na grande mídia não mais impulsionada pelos ambientalistas que vinham pautando essa questão nos últimos quarenta anos. Hollywood se rendeu a essa “verdade inconveniente”, premiando com um Oscar o documentário do ex-vice-presidente dos EUA, o senhor Al Gore. Esse, entre outros fatores, ajuda a entender o que verdadeiramente está em curso: a apropriação de uma causa – o aquecimento global - por setores que até aqui procuraram desqualificá-la e, junto, desqualificar todos aqueles que a protagonizavam.
(PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Outra verdade inconveniente –
a nova geografia. In: Caros Amigos, ano XI, n. 34, set. 2007).
O texto faz referência aos apropriadores e novos protagonistas da causa do aquecimento global. Estão entre eles o (os)/ a (as):
a) pequenos produtores agrícolas brasileiros, que, estimulados pelos créditos do PRONAF, têm produzido a maior parte da cana-de açúcar necessária à produção do etanol.
b) latifundiários e os grandes complexos empresariais agrícola, petrolífero, automobilístico, entre outros, organizados em redes, que no contexto atual de discussão e de busca por novas fontes de energia, vêem no etanol um novo filão de lucro e uma nova estratégia de manutenção dos seus poderes
c) índios, os seringueiros e as populações ribeirinhas da Amazônia Brasileira, que, ao utilizarem os recursos da floresta equatorial sem depredá-la, conservam a cobertura vegetal necessária à absorção dos gases do efeito estufa que causam o aquecimento global.
d) países da OPEP, que, em virtude da escassez e da iminente exaustão das suas reservas de petróleo e gás natural, têm estimulado a expansão da produção do etanol em seus territórios, em detrimento da produção de combustíveis de origem fóssil.
e) sociedade civil estadunidense, que, estimulada pela mídia, tem adotado novos hábitos de consumo, abandonando o modelo de consumo individualizado, que fez do automóvel particular o seu principal símbolo.
Gab: B
Questão 16)
“Aquecimento Global”
“Entre as consequências decorrentes de mudanças climáticas drásticas provocadas pelo aquecimento global estão a escassez de água potável, a redução de áreas de cultivo, o desaparecimento de espécies vegetais e animais e o recrudescimento de doenças típicas de climas tropicais, atualmente controladas ou de incidência localizada.”
Considerando o texto acima e os seus conhecimentos a respeito dos efeitos do aquecimento global para o planeta, julgue as afirmações abaixo.
I. A aridificação do semiárido e a savanização do leste da Amazônia estão entre os prognósticos elencados para o Brasil.
II. Os cientistas reunidos pela ONU avaliam que a América Latina experimentará significativa redução de chuvas e encolhimento das terras agricultáveis.
III. Algumas culturas agrícolas, praticadas no Nordeste brasileiro, perceberão um impacto positivo. As estiagens prolongadas favorecem o cultivo da canade- açúcar e da mandioca, raiz considerada base alimentar da população regional.
IV. Em áreas do Sul do Brasil, o cultivo será beneficiado, já que ocorrerá uma diminuição no risco de geadas, garantindo uso prolongado do solo.
Estão corretas,
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
Gab: D
Questão 17)
A respeito das causas e conseqüências do aquecimento global, assinale o que for correto.
01. A liberação excessiva de dióxido de carbono na atmosfera terrestre, proveniente, principalmente, da queima de combustíveis fósseis, é uma das causas do aquecimento global.
02. O aquecimento global tem acarretado uma maior freqüência de atividades sísmicas e vulcânicas.
04. O derretimento e retração das geleiras das altas montanhas e o degelo em regiões árticas e antárticas onde ele antes não ocorria são conseqüências do aquecimento global.
08. O aumento do número de tsunamis nos Oceanos Índico e Pacífico é devido ao aquecimento global.
Gab: 05
Questão 18)
Nos locais com intenso processo de urbanização, o desmatamento, a impermeabilização dos solos e a concentração de grandes edificações provocam uma forte alteração nas condições naturais de absorção e irradiação do calor. Em consequência, temos aumento de temperatura formando __________. A intensidade de tal efeito depende da forma arquitetônica dos edifícios, da natureza dos materiais de construção, entre outros.
A expressão que completa adequadamente a lacuna é
a) as ilhas de calor.
b) a evapotranspiração.
c) o efeito estufa.
d) a inversão radiotérmica.
e) as isoietas.
Gab: A
Questão 19)
O gráfico abaixo apresenta dados obtidos em uma pesquisa realizada entre 1993 e 1997, quando foram registrados os números médios mensais de mortes (maiores de 64 anos) e internações por problemas respiratórios atribuíveis a poluentes atmosféricos (poeiras) no Município de São Paulo.
fonte: www.cve.saude.sp.gov.br/htm/doma/doma vig.htm
a) Indique o período do ano em que as mortes e internações se intensificaram, especificando os meses em que as médias de internações atingiram ou estiveram próximas dos valores máximos.
b) Explique de que maneira as condições climatológicas e ambientais influenciaram no aumento das mortes e internações.
Gab:
a) Os problemas de saúde se acentuaram no período que vai de março a novembro e, entre maio e agosto, foram registradas as maiores médias de internações.
b) Durante os meses de inverno, aumenta a freqüência das inversões térmicas, ou seja, quando o ar frio fica localizado nas camadas mais baixas da atmosfera. Além disso, as chuvas diminuem e facilitam a concentração dos poluentes em baixas altitudes, elevando o número médio de mortes e internações por doenças respiratórias.
Questão 20)
Leia este trecho:
“De um ano para cá, nenhum bicho foi tão mal falado quanto esse tal ‘aquecimento global’. Dia sim, dia não, aparece alguém dizendo que ele vai nos devorar.
........................................................................................................................
Ninguém sabe ao certo, mesmo porque, em fenômenos naturais, o conhecimento humano engatinha. Mas o fato é que, até agora, a paranóia em relação ao aquecimento global só fez bem ao Brasil. [...] Além disso, não dá para levar a sério a previsão de que o calor vai ‘savanizar’ a Amazônia e ‘desertificar’ o cerrado. Segundo o geógrafo Aziz Ab’Saber, ao contrário, o aquecimento será bom para a floresta, uma vez que o Brasil está sujeito às correntes marítimas.”
Em defesa do aquecimento global. ISTOÉ, 11 abr. 2007.
Opinião e Idéias, p. 48. (Adaptado)
A partir dessa leitura e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que, nesse trecho, o uso da frase
a) “a paranóia em relação ao aquecimento global só fez bem ao Brasil” pode se referir, por exemplo, ao uso do etanol, que, ao substituir o petróleo, reduz a emissão de gases-estufa.
b) “ele vai nos devorar” pode se referir à possibilidade de inundação de importantes cidades, na extensa zona costeira do Planeta, em conseqüência da elevação do nível dos oceanos.
c) “em fenômenos naturais, o conhecimento humano engatinha” associa a controvérsia atual sobre efeitos desse aquecimento à falta de pesquisas científicas mais aprofundadas.
d) “o aquecimento será bom para a floresta” se refere aos benefícios futuros da redução das precipitações na Amazônia, que tornará esse espaço mais favorável ao homem.
Gab: D
Nenhum comentário:
Postar um comentário