quinta-feira, 17 de março de 2022

Exercícios Indústria 3

 Questão 25) 

  


Com base na análise do gráfico e nos conhecimentos sobre o espaço da produção industrial no Brasil, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.


(   ) O aumento percentual dos estabelecimentos produtivos na Região Nordeste foi proporcionado, principalmente, pelo crescimento do consumo interno.

(   ) A posição ocupada pela Região Sul está relacionada, entre outros motivos, à sua proximidade com os países-membros do Mercosul.

(   ) O processo de descentralização industrial ocorre do Sudeste para as demais regiões, e das capitais para o interior dos estados.

(   ) No período retratado no gráfico, não se verificou aumento do número de estabelecimentos industriais no país, mas, sim, uma expressiva redução dos existentes nas metrópoles nacionais.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a


a) F F V V

b) F V V F

c) V F F F

d) V F F V

e) F V V V


Gab: B


Questão 26) 

  

Sobre a evolução da estrutura industrial brasileira, considere as afirmações a seguir.


I. A indústria química teve seu período de maior expansão na década de 1970, com a criação dos polos petroquímicos de São Paulo e de Camaçari, vislumbrando-se o prosseguimento dessa expansão na presente década com a instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro - Comperj -, em Itaboraí.

II. A indústria mecânica recebe, desde a década de 1980, estímulos fi scais para a importação de equipamentos, com destaque para o setor automobilístico que acelerou sua modernização, especialmente a partir da década de 1990, em estados da região sudeste.

III. A indústria siderúrgica expandiu-se na década de 1940, a partir da criação da Cia. Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, e foi comandada pelo Estado até a década de 1990, quando tiveram início várias privatizações de porte, provocando a reestruturação industrial da Zona Franca de Manaus, a partir deste último período.


Explica a evolução da estrutura industrial brasileira APENAS o que se afirma em


a) I

b) II

c) I e II

d) I e III

e) II e III


Gab: C


Questão 27) 

  

As proposições abaixo tratam da dinâmica espacial da indústria brasileira. Analise-as e escreva F ou V conforme sejam Falsas ou Verdadeiras.


(   ) Inicialmente o crescimento industrial e os investimentos em infraestrutura concentraram-se no Sudeste do país. Esse fenômeno reforçou a tendência de concentração espacial da indústria e acentuou as desigualdades regionais.

(   ) Até a década de 1960 o Sul e o Nordeste eram regiões industriais periféricas e no Norte e no Centro-Oeste havia apenas núcleos locais isolados, os chamados enclaves industriais.

(   ) A partir da década de 1940, a fim de impulsionar o crescimento econômico regional, o governo federal iniciou a implantação de medidas para descentralizar os investimentos públicos e privados, entre os quais, com destaque, os investimentos fiscais.

(   ) A partir de 1990, intensificou-se o processo de desconcentração industrial. Muitas indústrias deixaram áreas tradicionais e instalaram unidades fabris em novos espaços geográficos, na busca de vantagens econômicas, incentivos fiscais, menores custos de produção, mão-de-obra barata, mercado consumidor significativo e atuação sindical pouco expressiva.


A alternativa que apresenta a sequência correta é:


a) V V F F

b) V V V F

c) F F F V

d) V V F V

e) F F V V


Gab: D


Questão 28) 

  

O patrono


Um estudo recente encomendado pelo banco BNP Paribas, francês e insuspeito, mostrou que nos últimos cinco anos a classe C brasileira cresceu e aumentou sua renda mais do que as classes A/B, enquanto as classes D/E diminuíram de tamanho. O que deve interessar a todo o mundo é que está se criando uma coisa que até agora não existia no Brasil. E o patrono desta transformação não é Karl Marx, é Henry Ford.

Henry Ford ficou na história porque criou o fordismo, um método revolucionário de produção de carros em série que mudou para sempre os costumes e a paisagem da América.

LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO
Adaptado de O Globo, 15/04/2010


De acordo com o texto, há um elemento do fordismo verificado no Brasil apenas recentemente. Aponte esse elemento. Nomeie ainda o atual modelo produtivo capitalista, sucessor do fordismo, e apresente duas de suas características.


Gab

Mercado consumidor de massa

Pós-fordismo, toyotismo ou modelo sistêmico-flexível e duas das características:

enfraquecimento dos sindicatos

produção fragmentada globalmente

maior preocupação com o meio ambiente

maior rapidez no ciclo de renovação do produto

maior parcela da produção feita por empresas terceirizadas

linha de montagem flexível, com diversificação da produção

necessidade de mão de obra com maior nível de qualificação

importância crescente da tecnologia de produto e de produção


Questão 29) 

  

Os setores produtivos de um país são formados por um conjunto de atividades econômicas. Um exemplo de setor produtivo é o Secundário, constituído pelas seguintes atividades:


a) agricultura, construção civil, extrativismo.

b) construção civil, indústria de transformação, indústria extrativa vegetal e mineral, serviço industrial de utilidade pública.

c) serviços, comércio, transportes, silvicultura.

d) geração de energia, indústria de transformação, silvicultura, criatório.

e) agroindústria, pecuária, caça e pesca, serviço industrial de utilidade pública.


Gab: B


Questão 30) 

  

O processo de industrialização ocorrido no Brasil a partir de 1930 trouxe grandes transformações na organização do território nacional, pois constituiu uma economia cujo crescimento depende principalmente do dinamismo do mercado interno. Com base no enunciado e nos conhecimentos de geografia do Brasil, assinale a afirmativa correta.


a) A alta concentração industrial nas regiões metropolitanas e cidades médias próximas dessas áreas cria uma estrutura produtiva pouco integrada.

b) Como o mercado consumidor de bens industriais se concentra nas cidades localizadas até 150 km do litoral, a interiorização do desenvolvimento econômico continua a depender da agropecuária.

c) A industrialização forjou uma rede urbana constituída por duas metrópoles globais, algumas metrópoles nacionais e centros urbanos com áreas de influência regional ou local.

d) A agricultura de exportação vigente até 1930 criou uma economia estruturada em centro e periferia, sendo o primeiro a então capital federal, Rio de Janeiro, e a segunda, as áreas de produção agropecuária.

e) A concentração industrial cada vez mais alta no Sul e Sudeste reduz os níveis de integração econômica do território brasileiro, que vai ficando cada vez mais desigual.


Gab: C


Questão 31) 

  

Dentre as alternativas abaixo, que dizem respeito à indústria brasileira no Século XXI, uma está incorreta. Assinale-a


a) O Brasil detentor de um grande mercado interno, de abundantes recursos naturais, possui um parque industrial altamente diversificado e conta com um desenvolvido setor de alta tecnologia.

b) Apesar de ser um país industrializado, apresenta indicadores sociais de países subdesenvolvidos, dependência tecnológica e necessidade de aporte de investimentos internacionais.

c) No pais, foram criados vários polos tecnológicos que concentram as atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de ponta.

d) As atividades desenvolvidas nos polos tecnológicos independem de outros setores da economia.

e) Para a criação de polos tecnológicos que deram origem a instituições de ensino e pesquisa nacionais, foi fundamental o apoio governamental, colocando o país na vanguarda da tecnologia de ponta.


Gab: D


Questão 32) 

  

Comparando-se dois momentos do processo de industrialização brasileira, a década de 1930 e a década de 1950, responda:


a) Quais são as diferenças, com relação ao mercado externo, entre esses dois momentos?

b) Quais transformações a industrialização trouxe para a organização espacial brasileira?


Gab

a) O processo de industrialização brasileira de 1930 desenvolveu-se apoiado em medidas protecionistas, que visavam à expansão de cunho nacionalista da produção fabril no país, voltada para a substituição das importações.

O processo de industrialização brasileira de 1950 desenvolveu-se no contexto de uma política industrial liberal, portanto marcada por menor protecionismo industrial e, também, pela entrada maciça de capital estrangeiro no setor produtivo.

b) Entre as transformações geradas pela industrialização no contexto da organização espacial brasileira, podem-se citar: a intensificação do processo de urbanização e a solidificação do centro-sul como a principal área geoeconômica do país, por nela se concentrarem os principais polos de desenvolvimento industrial, dentre os quais se destacaram os do eixo industrial São Paulo-Rio-Belo Horizonte.


Questão 33) 

  

O novo polígono de aglomeração industrial do Brasil e principais polos tecnológicos

Adaptado de: DINIZ, C.C. Desenvolvimento poligonal no Brasil:
nem desconcentração, nem contínua polarização. In: ARAUJO,
Regina; MAGNOLI, Demétrio. Geografia: a construção do mundo
– Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005. p. 296.


Com o auxílio do mapa acima e sobre o tema “indústria brasileira”, é CORRETO afirmar que:


01. os principais polos tecnológicos de Santa Catarina estão concentrados na zona fisiográfica do planalto serrano.

02. apesar de apresentar diversos polos tecnológicos, as aglomerações industriais no Paraná estão circunscritas às áreas de fronteira.

04. na região sul estendem-se concentrações industriais cada vez mais integradas às estruturas produtivas e financeiras do Sudeste.

08. as principais aglomerações de polos tecnológicos no estado de São Paulo concentram-se próximas à porção centro ocidental do estado.

16. há nítidos sinais da dispersão industrial, principalmente no estado de São Paulo. Em parte, essa dispersão industrial foi proporcionada pela guerra fiscal travada pelos estados e municípios de outras regiões brasileiras.


Gab: 20


Questão 34) 

  

A atividade industrial e a industrialização brasileira estão desigualmente distribuídas pelas regiões do país.

Construídas predominantemente no século XX, elas são componentes da modernização urbana que reinventa nossa sociedade e dinâmica espacial. Sobre a indústria e industrialização brasileira, é correto afirmar:


a) A industrialização tem suas raízes fincadas na economia da cana-de-açúcar e do café, que possibilitou a acumulação de capital necessária para a diversificação em investimentos no setor industrial, e esse fato permitiu a produção de bens de consumo duráveis, sobretudo automóveis e eletrodomésticos.

b) A indústria nasce dos capitais restantes do declínio da economia da cana-de-açúcar e do café. Esses capitais impulsionaram uma diversidade de pequenas indústrias de produção de bens de consumo não duráveis, tais como perfumaria, cosméticos, bebidas, cigarros, que apoiadas pelo Estado se difundiram pelo país.

c) A ação do Estado foi fundamental para desencadear o processo de industrialização brasileira, por exemplo, criando empresas estatais, como a antiga Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional, para investir na indústria de base. Sem elas não seria possível a implantação de indústria de bens de consumo duráveis.

d) A industrialização brasileira é fruto da capacidade inovadora do Estado e do empresariado nacional. Este último não mediu esforços para construir em todo o território nacional sistemas de transporte, comunicação, energia e portos, necessários à circulação de bens, serviços e pessoas por todas as regiões.

e) A industrialização brasileira se tornou possível a partir de investimentos do capital internacional, que não mediu esforços para construir em todo o território nacional sistemas de transporte, comunicação, energia e portos, necessários à circulação de bens, serviços e pessoas por todas as regiões.


Gab: C


Questão 35) 

  

Leia o quadro apresentado a seguir.


ARBIX, Glauco. Guerra Fiscal, espaço público e indústria automobilística no Brasil. In.: CARDOSO, Adalberto; COVARRUBIAS, Alex (Orgs.). A indústria automobilística nas
Américas: a reconfiguração estratégica e social dos atores produtivos.
Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006. [Adaptado].


As indústrias automobilísticas ligadas às grandes marcas fazem parte do processo de industrialização brasileiro. O quadro apresentado demonstra períodos de implantações de unidades industriais no território brasileiro.

Com base na análise do quadro e nos conhecimentos sobre o processo de industrialização brasileiro, conclui-se que


a) os anos 1957 e 1959 apresentam instalações em vários territórios, demonstrando os efeitos da política estatal denominada ”plano de metas“.

b) os anos 1976 e 1979, considerando o número de instalações, revelam o auge da transformação do sistema fordista e da industrialização brasileira.

c) a década de 1990 foi marcada pela diversidade de indústrias instaladas, pela flexibilidade de localização das grandes empresas e pela guerra fiscal.

d) os primeiros anos do novo milênio mostram interesses por territórios sob a influência do Mercosul e as disputas entre estados por novos investimentos.

e) o período com maior diversidade de empresas instaladas reflete a transnacionalização da economia e o combate e o desenvolvimentismo econômico brasileiro.


Gab: C


Questão 36) 

  

O Modelo de Industrialização Brasileiro, que teve seu auge nos anos 1950 com o Plano de Metas, caracterizou-se pela intervenção estatal e endividamento externo. No início dos anos 1980, este Modelo entrou em crise. Nos anos 1990, foram efetivadas profundas reformas de caráter neoliberal no modelo econômico. São propostas neoliberais:


a) Diminuição da intervenção direta do Estado na economia e diminuição das barreiras alfandegárias.

b) Estatização do sistema bancário e diminuição das barreiras alfandegárias.

c) Privatização das empresas estatais e nacionalização das multinacionais.

d) Corte do gasto público e aumento das barreiras alfandegárias.

e) Aumento do gasto público e controle da oferta de moeda.


Gab: A


Questão 37) 

  

http://www.base7.com.br/tarsila/


O país vai ficando mais cosmopolita, graças à presença crescente de imigrantes − italianos, espanhóis, portugueses, japoneses, eslavos, judeus − que vão se juntar nas fábricas e escritórios aos operários, técnicos e profissionais liberais brasileiros. Ilustrativa dessa nova estrutura social é a tela Operários, 1933, de Tarsila do Amaral, construída, não por acaso, à maneira de um outdoor.

MORAIS, Frederico. O Brasil na visão do artista: o país e sua gente.
São Paulo: Prêmio Ed., 2002. (Projeto Cultural Sudameris) p. 88.


O texto e a imagem fazem referências a processos que ocorreram em determinadas regiões do Brasil. Assinale a alternativa que indica os processos e a região de ocorrência.


a) Concentração fundiária e emigração na Região sul.

b) Extrativismo e urbanização na região Norte.

c) Industrialização e urbanização na região Sudeste.

d) Expansão da fronteira agrícola na região Centro-oeste.


Gab: C


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis