Questão 146)
Segundo o IBGE (2008), as áreas de influência dos centros foram delineadas a partir da intensidade das ligações entre as cidades, com base em dados secundários e com os obtidos no questionário específico. Foram identificadas 12 redes urbanas comandadas por metrópoles. No topo da hierarquia urbana, 12 metrópoles comandam redes urbanas. As redes são diferenciadas em termos de tamanho, organização e complexidade e apresentam interpenetrações, pela ocorrência de vinculação a mais de um centro, resultando em dupla ou tripla inserção na rede. Um bom exemplo é Florianópolis, que integra as áreas de Curitiba e de Porto Alegre, e o de Natal, nas redes comandadas por Recife e Fortaleza.
Assinale a alternativa que contém uma das 12 metrópoles descritas.
a) Rio Branco
b) Goiânia
c) Vitória
d) Maceió
e) Palmas
Gab: B
Questão 147)
O modelo de ocupação do espaço urbano reproduz o modelo excludente de desenvolvimento socioeconômico global; a infraestrutura urbana privilegia os bairros mais abastados em detrimento dos mais carentes. Isso ocorre porque elementos básicos para sobrevivência, como água potável, escola, moradia, hospitais e transportes, são concebidos como fonte de lucro.
TAMDJIAN, James Onnig. Geografia geral e do Brasil:
Estudos para compreensão do espaço. São Paulo: FTD. 2004. p.167.
A análise do texto permite inferir o seguinte:
a) o crescimento das metrópoles tem sido inversamente proporcional à sua capacidade de propiciar condições de vida dignas a todos habitantes.
b) a busca incessante do lucro direciona as empresas de serviços públicos à ampliação de redes de telefonia e energia, água e esgoto aos bairros mais carentes.
c) com a criação das chamadas “áreas metropolitanas” que correspondem a um conjunto de municípios contíguos, os graves problemas de moradia, saúde e educação foram sanados.
d) o processo de intensa urbanização que ocorreu no Brasil nas últimas décadas alterou sensivelmente a qualidade de vida das populações urbanas favorecidas por água tratada, esgoto, saúde e moradia.,
Gab: A
Questão 148)
A Inauguração de Brasília Completa 50 anos
A idéia da transferência da capital do país para a região central do Brasil é antiga. Desde a Inconfidência Mineira, esse sonho já era acalentado por seus participantes, porém, coube ao presidente Juscelino Kubitschek a iniciativa de mudá-la do Rio de Janeiro para o Centro-Oeste brasileiro. Com projetos, urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, a nova capital foi inaugurada em 21 de abril de 1960, data escolhida em homenagem a Tiradentes.
A respeito de Brasília, julgue os itens abaixo.
I. Uma das justificativas para a sua construção foi a de que a interiorização da capital traria desenvolvimento para áreas despovoadas e inexploradas do território brasileiro, além de ser menos vulnerável a ataques externos.
II. Após a sua construção, municípios periféricos (cidades satélites) foram criados pelo governo, visando atender às necessidades sóciourbanas da população trabalhadora que, via de regra, se empregava em Brasília.
III. A capital passou a ser polo de atração para migrantes. Atualmente, a região Centro-Oeste abriga mais de 13 milhões de habitantes.
Estão corretas
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, apenas.
Gab: C
Questão 149)
Em relação à população, a maior cidade brasileira é:
a) Brasília
b) Rio de Janeiro
c) São Paulo
d) Salvador
e) Fortaleza
Gab: C
Questão 150)
Comumente os jornais trazem notícias de conflitos armados entre traficantes e policiais ocorridos nas favelas do Rio de Janeiro, ou de vítimas de sequestro escondidas nas de São Paulo, ou ainda de desastres ambientais ocorridos em tantas outras existentes nas grandes ou médias cidades do país; de uma forma ou de outra, dão visibilidade à problemática socioambiental nas denominadas áreas subnormais.
BERNARDES, Genilda D.; TAVARES, Giovana G. Espaços ilegais: um estudo da qualidade
de vida dos moradores residentes nas áreas subnormais em Anápolis-GO. In:BERNARDES,
G. D.; MORAIS, R. P. Políticas públicas: meio ambiente e tecnologia. Goiânia:
Editora Vieira, 2010. p. 36.
O enunciado acima trata as favelas como uma problemática urbana. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:
a) a desigualdade social, o desemprego estrutural e conjuntural, a falta de políticas públicas habitacionais são algumas das causas do surgimento e da ampliação das áreas de favelas no Brasil.
b) o Programa de Aceleração do Crescimento foi criado pelo governo federal para erradicar as favelas no país, especialmente as da região metropolitana do Rio de Janeiro.
c) a presença de equipamentos socioculturais, precariedade de moradias, assistência médico-hospitalar são as características mais recorrentes nas áreas de favelas do país.
d) o estado do Rio de Janeiro concentra o maior número de moradores residentes em áreas subnormais, totalizando um terço de sua população.
Gab: A
Questão 151)
UM LUGAR COMUM, O EUFEMISMO E A FAVELA
Uma valorização do eufemismo parece importante na dinâmica das relações sociais. Seu emprego permitiria, em parte, contornar o valor negativo que certas expressões espelham. O eufemismo, no entanto, não afronta o estigma. Seu uso indica uma relação de cortesia, necessária, no curso das trocas sociais que se passam com aqueles que não podem se desfazer de suas 5marcas.
Observamos que este uso é generalizado entre diferentes grupos sociais – a mesma preocupação pode levar a substituir o termo comunidade por outro equivalente, como morro ou bairro. Sabemos todos que nas trocas sociais o mais importante é o sentido que se elabora no interior das suas dinâmicas. O esforço continuado para não ferir as pessoas que acompanham as 10trocas sociais correntes motiva o uso do termo comunidade em muitos momentos, inclusive por aqueles diretamente concernidos – as pessoas que moram em favelas –, quando se referem a seus locais de moradia. Empregado pela mídia, pelo governo, pelas associações locais, pelas ONGs, o termo comunidade muitas vezes explicita a dificuldade dessa operação de levar em conta o que pensam os que se veem nomeados de uma forma negativa.
15Se este uso eufemístico é recorrente, vale observar que, em muitas circunstâncias, do ponto de vista dos moradores, o que é mais reivindicado é a não identificação, ou seja, preferencialmente, a anulação de qualquer referência à identidade territorial em trocas sociais diversas.
O termo “comunidade” em seus usos eufemísticos não é capaz de impedir a associação 20da pessoa com os traços negativos provenientes dessa identificação; somente indica a suspensão destes pelo uso momentâneo de aspas que podem ser retiradas quando for preciso.
BIRMAN, Patrícia. Favela é comunidade? In SILVA, L.A.(org) Vida sob cerco.
Violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 2008, p.106-7. Adaptação.
Do texto, destaca-se o seguinte trecho:
“Observamos que este uso (do eufemismo) é generalizado entre diferentes grupos sociais – a mesma preocupação pode levar a substituir o termo comunidade por outro equivalente, como morro ou bairro”. (ref. 5)
A substituição apontada no trecho acima pode ser encontrada em letras de algumas canções, como no
exemplo abaixo.
Endereço dos Bailes
“(...)
Ê ê ê ê! Se liga que eu quero ver
O endereço dos bailes eu vou falar pra você
É que de sexta a domingo na Rocinha o morro
enche de gatinha
Que vem pro baile curtir
Ouvindo charme, rap, melody ou montagem,
É funk em cima, é funk embaixo,
Que eu não sei pra onde ir
(...)
Tem outro baile que a galera toda treme
É lá no baile do Leme lá no Morro do Chapéu
Tem na Tijuca um baile que é sem bagunça
A galera fica maluca lá no Morro do Borel
(...)”
MC Júnior e MC Leonardo
Essa associação entre favela e morro pode ser explicada pela combinação dos seguintes aspectos:
a) auto-segregação / interferência do planejamento estatal.
b) segregação social / especificidade do sítio urbano.
c) periferização / espaço urbano como mercadoria.
d) metropolização / busca pela legalização da posse.
e) verticalização / política demográfica natalista.
Gab: B
Questão 152)
Na estrutura espacial de um país, a rede urbana contribui para demonstrar o nível de integração entre os diversos espaços e lugares. Em se tratando das funções das metrópoles brasileiras atuais na organização da rede, as suas características são:
a) crescimento urbano descontrolado e prevalência dos centros históricos para as funções administrativas.
b) conurbação com municípios próximos e integração da gestão com as metrópoles nacionais.
c) aumento de frotas de veículos e limitação da expansão urbana.
d) formação de novas centralidades e crescimento de funções terciárias.
e) intercâmbio com o comércio internacional e criação de centros de inovações tecnológicas.
Gab: D
Questão 153)
Segundo análise realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea, 2009), verifica-se, no período de 2000 a 2008, crescimento na venda de motocicletas bem superior ao de automóveis. Esses dados ajudam a compreender uma das razões do caos urbano por causa do aumento da circulação interna nas cidades gerado pela distância entre os bairros, da necessidade de maior rapidez nos serviços e da precariedade do transporte público. Essa situação é causada pela
a) opção de trabalhadores em morar nas periferias para fugir dos transtornos dos centros urbanos.
b) necessidade de locomoção e de atendimento às demandas criadas por sistema de redes e fluxos.
c) ausência de interligação do sistema de transporte coletivo entre os bairros.
d) dificuldade de acesso aos centros comerciais tradicionais e históricos das cidades.
e) busca de status que esse tipo de veículo representa na cultura urbana.
Gab: B
Questão 154)
Ananindeua é o segundo município mais populoso do Pará e o terceiro de toda a Amazônia, localiza-se a 17 km da grande Belém. A cidade teve um crescimento populacional vertiginoso, decorrendo da falta de espaço para a construção de novas moradias em Belém. Teve seu maior incremento populacional a partir da construção da rodovia Belém-Brasilia na década de 1960, na qual as indústrias localizadas em Belém começaram a se estabelecer ao longo desta rodovia. O status de cidade-dormitório deu lugar também a uma cidade industrial, de forte comércio e com presença de conjuntos habitacionais (INPUR/UFRJ, 2002). Em relação ao fenômeno urbano que apresenta o município em questão e sua proximidade com a capital do Pará, é CORRETO afirmar que estão ocorrendo os seguintes processos:
a) desenvolvimento urbano e crescimento populacional.
b) urbanização desordenada e periferização de cidades.
c) planejamento populacional e verticalidades urbanas.
d) expansão urbana e metropolização regional.
e) horizontalidades urbanas e favelização de cidades.
Gab: D
Questão 155)
O Pacto Oeste é composto por 11 municípios do eixo Cascavel-Guaíra: Assis Chateaubriand, Cascavel, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Palotina, Quatro Pontes, Terra Roxa e Toledo. Foi criado em 2008 e, desde então, os municípios vêm debatendo projetos prioritários, que incluem transporte e logística. “Criamos um Plano Diretor Integrado com suporte técnico para mapear essas demandas, integrando pequenos e grandes projetos que vão trazer qualidade de vida, geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico e social”, afirmou a coordenadora da Microrregião de Cascavel, Inês de Paula.
(www.aen.pr.gov.br/modules/noticias. Adaptado.)
O conteúdo do texto expressa as novas bases do processo de regionalização no mundo atual, em que ganham expressão elementos como
a) intensidade dos fluxos de capitais e mercadorias e integração de processos produtivos na escala regional.
b) legislação ambiental pouco restritiva e existência de bolsões de mão de obra barata, pouco organizada e especializada.
c) existência de recursos naturais abundantes e vias de circulação, em especial a existência de hidrovias e portos de exportação.
d) abertura econômica ao comércio internacional e livre circulação de pessoas, capitais e mercadorias.
e) meio natural favorável e sua relativa homogeneidade, ou seja, o espaço regional deve possuir o mesmo clima, relevo e vegetação.
Gab: A
Questão 156)
Os fatores geo-históricos responsáveis pelo povoamento do território tocantinense, geralmente coincide com os mesmos fatores que deram origem as suas cidades. Porem, às vezes sobrepõe-se de maneiras muito complexas, constituindo-se em ambíguas representações espaço-territoriais, que dificultam sobretudo os estudos de fatos que determinaram suas verdadeiras origens. Por outro lado há um número substancial de cidades do Tocantins que possuem características bem definidas sobre atividades geo-econômicas que proporcionaram seu surgimento. Dessa forma é CORRETO afimar que as atividades relacionadas às minas de ouro, de cristal; agropastoril e aos aldeamentos, deram origem às seguintes cidades:
a) Gurupi, Porto Nacional, Almas e Dianópolis.
b) Natividade, Lizarda, Miracema e Pedro Afonso.
c) Carmo, Ponte alta, Brejinho e Tocantínia.
d) Santa Rosa, Mateiros, Guaraí e Tocantinópolis.
e) Conceição do Tocantins, Pium, Lizarda e Dianópolis.
Gab: E
Questão 157)
Localizada no Agreste Alagoano, a sua economia baseia-se, principalmente, na plantação de fumo. É a 2.ª maior microrregião do estado de Alagoas. Sua cidade polo sofre um grande boom imobiliário, com a construção de edifícios e empresas. Essa microrregião econômica de Alagoas é conhecida como
a) Arapiraca.
b) Maceió.
c) Penedo.
d) Palmeira dos Índios.
e) Santana do Ipanema.
Gab: A
Questão 158)
Leia com atenção as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Em relação ao processo de urbanização do espaço geográfico brasileiro, pode-se dizer que, até o século XIX, o país não apresentava um processo de urbanização, mas, basicamente, a criação de cidades subordinadas à dinâmica econômica colonial da agricultura comercial e da exploração mineral, com fracas relações espaciais entre os lugares.
II. A partir da década de 1920, com o crescimento industrial e a modernização da agricultura, tem-se uma urbanização crescente no conjunto do território.
III. No presente, a rede urbana brasileira apresenta a cidade de São Paulo como principal metrópole nacional. Esta, além de manter a primazia de sua função industrial, assume, também, a função de metrópole informacional.
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Gab: C
Questão 159)
Todo dia o sol da manhã
Vem e lhes desafia
Traz do sonho pro mundo
Quem já não o queria
Palafitas, trapiches, farrapos
Filhos da mesma agonia
E a cidade que tem braços abertos
Num cartão postal
Com os punhos fechados na vida real
Lhe nega oportunidades
Mostra a face dura do mal
Alagados, Trenchtown, Favela da Maré
A esperança não vem do mar
Nem das antenas de TV
A arte de viver da fé
Só não se sabe fé em quê
A arte de viver da fé
Só não se sabe fé em quê
(Alagados, Os Paralamas do Sucesso - Composição: Herbert Viana/ Bi Ribeiro)
A letra da música acima aborda as condições de espaço no Brasil. Sobre o tema, marque a opção INCORRETA:
a) Apesar do intenso crescimento populacional, verifica-se que o problema de moradia continua maior na zona urbana das grandes capitais.
b) Além da infindável busca por espaço, o Brasil vive uma grave crise de falta de planejamento espacial, o que tem agravado ainda mais o problema.
c) Desigualdade social, ausência de planejamento familiar e falta de oportunidades de trabalho são alguns dos contribuintes da segregação espacial.
d) Se compararmos a situação de vida atual do povo brasileiro, em termos de crescimento populacional e falta de espaço, notaremos um aumento da problemática.
e) Os programas do governo federal, a exemplo do “Minha casa, minha vida”, erradicou de vez a situação caótica de moradia em que viviam milhões de brasileiros.
Gab: E
Questão 160)
Observe a figura.
Fonte: IBGE, Atlas geográfico escolar, p.155-160
Na figura, as áreas em destaque constituem as 22 regiões metropolitanas conforme o IBGE.
Assinale a alternativa INCORRETA, considerando a formação de uma região metropolitana.
a) A região metropolitana é definida por legislação estadual.
b) A constituição de uma região metropolitana é resultante de agrupamento de municípios limítrofes.
c) O objetivo da criação de região metropolitana é integrar a execução de funções públicas de interesse comum.
d) A organização e o planejamento de uma região metropolitana consideram apenas os interesses da metrópole.
Gab: D
Questão 161)
Nos grandes centros urbanos, a atividade industrial e o uso de automóveis, embora sejam fundamentais ao modo de vida contemporâneo, têm causado efeitos danosos ao homem das grandes cidades. Dentre os efeitos, pode-se destacar
a) o aumento de raios ultravioleta.
b) a morte de animais e vegetais.
c) a poluição das águas.
d) o derretimento das calotas polares.
e) a formação de ilhas de calor.
Gab: E
Nenhum comentário:
Postar um comentário