Questão 11)
Leia o texto seguinte:
Comunidade Tutunichapa, El Salvador.
A América Latina passou, no século XX, por uma série de transformações conduzidas sob um modelo econômico dominante, que produziu grandes mudanças demográficas e sociais. A riqueza gerada e os modestos avanços alcançados na luta contra a pobreza desde 1990 não têm significado uma redução relevante da enorme desigualdade. Amplos setores da população urbana vivem submetidos a círculos viciosos de pobreza com cidades divididas social e espacialmente, mesmo com as múltiplas oportunidades de desenvolvimento econômico e social que oferece a urbanização. ONU, 2012.
Fonte: www.onuhabitat.org. (Adaptado)
Com base no texto e no conhecimento sobre a América Latina, considere as afirmativas a seguir:
1. O êxodo migratório do campo para a cidade tem perdido força na maioria dos países da América Latina. As migrações são agora mais complexas e se produzem fundamentalmente, entre cidades. Também são relevantes os movimentos entre os centros das cidades e suas periferias.
2. Atualmente, a evolução demográfica das cidades da América Latina é oriunda do aumento considerável da taxa de natalidade. Os altos índices de fecundidade, em muitos países dessa região, aumentam consideravelmente o crescimento natural e, consequentemente, a segregação social e espacial, mecanismos que tendem a reforçar-se mutuamente.
3. A América Latina é uma região pobre em fontes renováveis de água doce. Por essa razão, algumas áreas, especialmente zonas áridas e semiáridas da Venezuela, América Central e Região Platina, sofrem uma escassez estacional que é acentuada com baixas precipitações de chuva, fato que agrava, nesses lugares, os círculos viciosos de pobreza.
4. Em períodos mais recentes, a expansão física das cidades da América Latina e o seu desenvolvimento econômico têm propiciado o aparecimento de novas expressões urbanas sobre o território e consolidado fenômenos, como as conurbações, as áreas metropolitanas, as megarregiões e os corredores urbanos. Essa concentração de população significa, também, concentração de pobreza.
Estão CORRETAS
a) 1 e 3.
b) 1 e 4.
c) 2 e 4.
d) 1, 2 e 3.
e) 2, 3 e 4.
Gab: B
Questão 12)
Adaptado de opinioesdodaminelli.blogspot.com.br.
Na crítica feita na charge, os países latino-americanos são representados como um conjunto homogêneo. Contudo, há grandes diferenças entre eles, acentuadas, nas últimas décadas, pelas diretrizes do poder público em cada Estado-nacional.
Um país latino-americano cuja história recente vem sendo marcada pela ampla aplicação dos princípios econômicos do liberalismo e o governante, a partir do qual foi adotada essa orientação, estão indicados em:
a) Bolívia – Evo Morales
b) Equador – Rafael Correa
c) Chile – Augusto Pinochet
d) Argentina – Néstor Kirchner
Gab: C
TEXTO: 3 - Comum à questão: 13
Ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), antigas potências haviam perdido a posição de liderança que há muito ostentavam e novos atores disputavam a hegemonia em contexto de bipolaridade. Para o Brasil, único país latino-americano a participar diretamente dessa guerra, houve ganhos econômicos, sintetizados no início do processo de modernização estrutural do país, processo que, em certa medida, também envolveu outros países da região. O salto de um país essencialmente agrário e socialmente ruralizado em direção a uma sociedade industrial e urbana não se deu sem crises, sobretudo políticas, que acompanharam o regime liberal, nascido com a Constituição de 1946 e interrompido pelo golpe de 1964.
Questão 13)
Considerando o contexto histórico brasileiro e latino-americano durante e após a Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
a) Diferentemente do ocorrido em muitos países latinoamericanos, como o México e a Argentina, a industrialização e a urbanização do Brasil no pós-Segunda Guerra se fizeram sob o signo do planejamento, cujo símbolo maior é a construção de Brasília.
b) O regime militar implantado em 1964, que interrompeu a experiência democrática vivida pelo Brasil desde 1946 e que sempre se ressentiu do apoio popular, manteve-se por duas décadas, graças ao monopólio da força e à inexistência de oposição formalizada.
c) Marco da decolagem da moderna industrialização brasileira, a criação da Companhia Siderúrgica Nacional é evidência dos ganhos econômicos obtidos pelo Brasil por sua participação na Segunda Guerra.
d) Após a Segunda Guerra, o modelo de substituição das importações foi adotado por vários países latino-americanos que, assim, se afastaram celeremente da condição de subdesenvolvidos e ampliaram os mecanismos de inserção social da maioria da população.
e) Entre as crises políticas que marcaram a trajetória do regime liberal brasileiro que substituiu a ditadura do Estado Novo, a mais dramática foi a do suicídio de Vargas, que possibilitou a presença, por longo tempo, da UDN na presidência da República.
Gab: C
TEXTO: 4 - Comum à questão: 14
As transformações do capitalismo contemporâneo afetaram de modo expressivo as sociedades latino-americanas. Ditaduras militares envolveram grande parte da região, em meio ao contexto da Guerra Fria tardia. Se o golpe de Estado, no Brasil, fez sucumbir o regime liberal de 1946, no Chile, afetou brutalmente a experiência conduzida por Salvador Allende. Nos anos 1980, em outro contexto histórico regional e mundial, o Brasil retornou ao Estado Democrático de Direito, mas a América Latina viu-se asfixiada pela monumental dívida externa que contraíra. Por fim, entre 1989 e 1991, o Muro de Berlim caiu, o modelo de socialismo real no Leste europeu esgotou-se e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) desintegrou-se.
Questão 14)
Relativamente ao cenário brasileiro e latino-americano contemporâneo, assinale a opção correta.
a) A queda do presidente civil João Goulart, em 1964, é de difícil compreensão, dado que seu governo colhia excelentes resultados na economia, estando a inflação sob total controle.
b) Livre dos golpes militares, a Argentina viu renascer a liderança carismática de Perón, que governou o país nas décadas de 1970 e 1980, sempre reeleito pelo voto popular.
c) Salvador Allende foi o primeiro caso, na América Latina, de um presidente socialista que chegou ao poder por meio de eleições diretas, o que não foi suficiente para garantir-lhe o cumprimento do mandato.
d) A invasão inglesa das Ilhas Malvinas foi o pretexto utilizado pelos militares argentinos para promoverem o golpe de Estado que os reconduziu ao poder no início do século XXI.
e) A desintegração da URSS pouco afetou Cuba, cuja economia, centrada na produção, em larga escala, de açúcar e petróleo assentava-se em bases bastante sólidas.
Gab: C
Questão 15)
"A Casa Branca congratulou nesta segunda-feira, 8, o povo da Venezuela pela reeleição do presidente Hugo Chávez, de 58 anos, enquanto admitiu no mesmo comunicado que os Estados Unidos têm 'diferenças' com o bolivariano. 'Nós temos nossas diferenças com o presidente Chávez' disse o porta-voz da Casa Branca Jay Carney. 'Mas congratulamos o povo venezuelano', acrescentou, ao dizer que o processo eleitoral foi 'pacífico' na Venezuela. Já o presidente cubano, Raúl Castro, congratulou Chávez no final da noite de ontem pela vitória na eleição presidencial da Venezuela. 'Tua vitória decisiva garante a continuidade da luta para uma integração verdadeira da nossa América', afirmou em comunicado. Entre os cubanos comuns, a sensação obtida com a vitória de Chávez era de alívio."
"Casa Branca felicita Venezuela pela reeleição de Chávez".
Estadao.com.br, 8/10/2012.
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,casa-branca-felicitavenezuela-
pela-reeleicao-de-chavez,942558,0.htm (Acesso em 9/10/2012).
As declarações oficiais dos governos dos Estados Unidos e de Cuba diante da reeleição do presidente venezuelano Hugo Chávez, em outubro de 2012, indicam
a) a acusação norte-americana de que o processo eleitoral na Venezuela foi fraudado e que, devido a isso, o novo governo de Chávez não tem legitimidade política.
b) o reconhecimento cubano de que Chávez exerce liderança incontestável sobre toda a América Latina e, devido a isso, conseguirá promover, em seu novo governo, a unidade continental.
c) a profunda diferença ideológica que os governos de Estados Unidos e Cuba têm com o regime de Chávez, embora os três países mantenham boas relações comerciais e diplomáticas entre si.
d) o amplo apoio político que Chávez conseguiu obter dentro e fora de seu país e que assegurou o reconhecimento, por Estados Unidos e Cuba, da correção e necessidade de suas propostas políticas.
e) a proximidade política entre o governo de Chávez e o regime cubano e o distanciamento diplomático e as diferenças ideológicas entre a Venezuela e os Estados Unidos.
Gab: E
Questão 16)
Chile, Colômbia, Peru e México assinam a Aliança do Pacífico
Os presidentes do Chile, Colômbia, México e Peru subscreveram uma aliança para acelerar a integração entre os países de maior abertura comercial da América Latina. O bloco, que pretende avançar para uma livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas, espera que a
Costa Rica se una a eles em curto prazo.
Os membros da Aliança do Pacífico, com exceção da Colômbia, fazem parte do Foro de Cooperação Econômica Ásia- Pacífico, que reúne 21 países, entre eles a gigante China.
Adaptado de elguialatino.com.br, 18/06/2012.
democraciapolitica.blogspot.com.br
Apresente dois argumentos favoráveis à decisão dos países integrantes da Aliança do Pacífico de formarem um bloco regional de comércio.
Em seguida, justifique a situação vantajosa resultante da posição geográfica do litoral desses países para a melhoria do seu desempenho no comércio internacional.
Gab:
Dois dos argumentos:
• ampliação do mercado consumidor
• ampliação dos fluxos de turistas entre os participantes
• aumento dos fluxos de capital entre os países-membros
• crescimento do intercâmbio de serviços dentro do bloco
• perspectiva de aumento dos investimentos diretos externos
• possibilidade de geração de emprego e renda pela ampliação do comércio externo
Uma das vantagens da posição geográfica do litoral:
• Como todos os países têm litoral no Oceano Pacífico, isso facilita o intercâmbio com os países asiáticos com quem eles já possuem acordos comerciais.
• O litoral no Oceano Pacífico favorece o comércio com a Costa Oeste dos Estados Unidos.
• Alguns países possuem litoral no Pacífico e no Atlântico, o que facilita o comércio com um número muito grande de territórios na Ásia, Oceania, América do Norte e Europa Ocidental.
Questão 17)
O momento não poderia ser mais favorável para a América Latina. Com as crises que frequentemente afetam os mercados internacionais (principalmente em relação aos Estados Unidos e à Europa), o caminho vai ficando aos poucos livre para que nós e nossos vizinhos mais próximos, possamos aperfeiçoar nossas economias e nos tornarmos o equivalente às nossas contrapartes mais tradicionais. (TURBIAN, s/d, p.52).
TURBIAN, A. A celebração da América Latina. Geografia.
São Paulo: Escala Educacional, n. 44. Ensaio.
Em relação à América Latina, marque um V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) A violência urbana que se verifica na América Latina constitui-se uma herança do colonialismo.
( ) Os países insulares estão concentrados na América Central, região de instabilidade tectônica.
( ) Os projetos de integração da América Latina, na década de 90 do século passado, estavam em consonância com o modelo neoliberal adotado pelos países.
( ) O conceito da América “latina” se consolidou no século XIX, quando os Estados Unidos se tornaram a primeira potência mundial e adotaram uma política imperialista nessa região.
( ) O subdesenvolvimento da América Latina deverá acabar quando a ALCA se consolidar, integrando todos os mercados do continente americano.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
01. F V V F V
02. V F F F V
03. F V V F F
04. F F V V V
05. F V F V F
Gab: 03
Questão 18)
O ano de 2011 poderá ser marcado na história da América Latina como o ano do começo de um novo bloco econômico, o MILA (Mercado Integrado Latino-Americano). Os países representantes deste grupo são:
a) Uruguai, Paraguai e Argentina.
b) Bolívia, Equador e Brasil.
c) Nicarágua, Cuba e México.
d) República Dominicana, Guatemala e Venezuela.
e) Colômbia, Peru e Chile.
Gab: E
Questão 19)
Analise os mapas apresentados a seguir.
BID-INTAL-IIRSA. 10 años después: sus logros e desafios. Buenos Aires, 2011. [Adaptado].
Num esforço de promover a integração dos países da América Latina, foi criada no ano 2000 a Iniciativa para Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Este acordo envolve doze países signatários – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. A estratégia principal do acordo é desenvolver um esforço de organização territorial que permita integrar a América do Sul ao espaço mundial. Visa também ao desenvolvimento integral da infraestrutura em seus aspectos físicos e institucionais, por meio da articulação de dez eixos de integração e desenvolvimento.
Assim, considerando-se os mapas e as características do acordo estabelecido,
a) cite um dos três eixos e determine em qual dos mapas esse eixo está representado;
b) apresente duas das características do eixo de integração representado no Mapa 3.
Gab:
a) O candidato deverá citar um dos eixos representados indicando o mapa pertinente: mapa 1 – Eixo do Amazonas; mapa 2 – Eixo do Mercosul-Chile; mapa 3 – Eixo Peru-Brasil-Bolívia.
b) O candidato deverá citar duas das seguintes características do Eixo Peru-Brasil-Bolívia – Mapa 3:
– Implantação de rodovia interoceânica.
– Existência de um mercado de mais de 10,2 milhões de pessoas e área de influência de 1,1 milhões de km2.
– Implantação de nova alternativa para escoamento da soja e de outros grãos produzidos na Região Centro-Oeste do Brasil.
– Articulação da tríplice fronteira: Bolívia, Peru e Brasil.
– Ampliação das exportações: petróleo, ferro, soja, cobre e ouro.
TEXTO: 5 - Comum à questão: 20
América do Sul com a localização do Lago de Itaipu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário