quinta-feira, 17 de março de 2022

Exercícios Indústria 9

 Questão 117) 

  

Sobre o processo de globalização econômica e a industrialização brasileira, são feitas as seguintes afirmações:


I. No território brasileiro, a integração econômica, pautada em modelo de desenvolvimento urbano-industrial, consolidou, sob a hegemonia da região Nordeste, o processo de industrialização.

II. Pautada em um “tripé”, a industrialização brasileira materializou-se com investimentos de capitais nacionais pelas empresas estatais e a contribuição de multinacionais.

III. A industrialização brasileira, conjuntamente com a modernização agrícola, fomentou acelerada urbanização que, dentre outros fatores, agravou a condição de moradia e mesmo de trabalho nas denominadas “grandes cidades” que abrigam considerável número de favelas.

IV. O território brasileiro apresenta características de certos países europeus e norte-americanos, com o transporte sendo efetuado, prioritariamente, por meio de ferrovias, visto a grande extensão brasileira.


Está correto o que se afirma


a) em I e IV, apenas.

b) em II e III, apenas.

c) em II e IV, apenas.

d) em I e III, apenas.


Gab: B


Questão 118) 

  

Lula defende biocombustíveis das críticas crescentes


BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a produção de biocombustíveis pelo Brasil rejeitando as críticas de que ela acelera o aumento dos preços dos alimentos em todo o mundo e prejudica o meio ambiente.

As crescentes críticas são um desafio à diplomacia brasileira e ao auge das exportações agrícolas, que transformaram o Brasil no maior exportador mundial de etanol derivado da cana-de-açúcar. 

Competidores e críticos tentaram relacionar várias das exportações agrícolas do país, da carne à soja, com a destruição do meio ambiente e com más condições de trabalho.

RAYMOND COLITT, em 16/04/2008

Adaptado de www.estadao.com.br


O debate a respeito do uso de biocombustíveis não envolve apenas questões ambientais, mas também diferentes interesses econômicos. Neste último caso, encontram-se países e empresas que lucram com a utilização em larga escala dos combustíveis fósseis e produtores de biocombustíveis. Nesse campo de lutas, o Brasil emerge como um potencial ator de primeira grandeza, posicionando-se no centro dessa polêmica.

Um alegado risco ambiental decorrente da maior produção de biocombustíveis no Brasil e uma vantagem territorial que fundamenta a defesa desta política de Estado, respectivamente, são:


a) desertificação – abundância de recursos hídricos

b) degradação dos solos – predomínio de solos férteis

c) desmatamento – disponibilidade de terras não cultivadas

d) disseminação de pragas – ocorrência de climas temperados


Gab: C


Questão 119) 

  

Brasil: participação do setor privado, estatais e governo na taxa de investimento na economia

EUSTÁQUIO DE SENE e JOÃO C. MOREIRA

Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e 

globalização. São Paulo: Scipione, 2007.


A importância do Estado na economia de um país varia ao longo do tempo de acordo, dentre outros aspectos, com o papel que desempenha na produção de riqueza.

No gráfico acima, é possível identificar o período de maior relevância do Estado como agente direto do crescimento econômico no Brasil.

Esse período e a correspondente doutrina econômica que fundamentava os seus investimentos são identificados como:


a) Estado Novo – monetarismo

b) governo JK – protecionismo

c) Nova República – liberalismo

d) regime militar – keynesianismo


Gab: D


Questão 120) 

  

Com base nos conhecimentos sobre a industrialização brasileira, pode-se afirmar:


01. A internacionalização da indústria brasileira durante a década de 30 do século passado está relacionada à prática do tripé: capital estatal, capital privado nacional e capital estrangeiro e à política de abertura econômica.

02. A segunda etapa do processo de industrialização brasileira, iniciada com a implantação do Plano de Metas, privilegiou obras, objetivando ampliar o transporte ferroviário no país.

03. O momento da Segunda Guerra Mundial favoreceu o aumento da produção interna do país, em decorrência da dificuldade de comercializar com os países europeus, o que levou o governo brasileiro a intensificar a política de substituição das importações.

04. Os governos militares neoliberais foram responsáveis pela criação, infraestrutura e privatização das indústrias de base no país, a exemplo da Companhia Vale do Rio Doce.

05. A década de 80 do século XX foi marcada pela globalização da economia mundial, pela política neoliberal, fatores que contribuíram para que a economia brasileira vivesse seu apogeu e conquistasse novos mercados.


Gab: 03


Questão 121) 

  

O Estado de São Paulo detinha 57% do valor da produção industrial do Brasil em 1970. Em 2005, essa percentagem tinha caído para cerca de 49%. Isso é o que se chama desconcentração industrial.

a) Mencione um fator próprio de São Paulo, que explique essa desconcentração.

b) Mencione dois fatores próprios de outros Estados, que expliquem a ida de indústrias para essas áreas.


Gab: 

a) Dentre os fatores, podemos destacar a busca de várias empresas por vantagens comparativas (custo de produção e de mão-de-obra) em outros estados da federação e o intenso processo de terciarização da economia paulista desde o início da década de 1980.

b) Entre os fatores, destacam-se: redução e/ou isenção fiscal, mão-de-obra mais barata e sindicatos menos organizados e atuantes.


Questão 122) 

  

Nas últimas décadas do século XX, os novos padrões locacionais das indústrias apontam para a desconcentração espacial e para a emergência de novos pólos produtivos, afastados das grandes aglomerações urbanas.

Explique dois fatores responsáveis, na atualidade, pela desconcentração espacial da atividade industrial.


Gab

– guerra fiscal, alto custo da produção, desenvolvimento dos meios de comunicação.


Questão 123) 

  

Até o início do século XX, o processo de industrialização no Rio Grande do Sul teve mais força na região sul do estado. Primeiro com as charqueadas e depois com os frigoríficos. Já a partir de 1890 começou a se desenvolver a indústria também no nordeste, e o estado passou a ter dois focos de industrialização bem distintos: o do sul e o do nordeste.

Observe as características da indústria do Rio Grande do Sul no período enfocado no texto.

I. Produção para o mercado externo.

II. Capital gerado pelo comércio.

III. Capital de imigrantes.

IV. Capital gerado pela pecuária.

V. Capital bancário e internacional.


É correto afirmar que, no contexto da questão, as características da indústria do sul do Rio Grande do Sul são

a) I, II e III.

b) I, IV e V.

c) II e IV.

d) I, III e V.

e) II, IV e V.

f) I.R.


Gab: B


Questão 124) 

  

A industrialização brasileira, em sua primeira fase (1930-1950), possuía características próprias que a distinguem da fase atual. Quais são as características da industrialização brasileira nessa primeira fase?

01. Grande participação do empresariado nacional no conjunto da produção industrial.

02. Produção industrial estimulada pela demanda do mercado externo.

04. Início da industrialização brasileira por substituição de importações.

08. Investimento estatal na indústria de base.

16. Predomínio das empresas de capitais estrangeiros.


Gab: 13


Questão 125) 

  

Na era da globalização, o comércio internacional brasileiro evoluiu vertiginosamente. Contudo, em se tratando das exportações, são apontados vários gargalos que impedem um amplo desenvolvimento do setor. Entre eles, pode ser citada a insuficiência da frota mercante brasileira de longo curso. 

Qual(is) o(s) fator(es) relacionado(s) a essa insuficiência?

01. Escassez de matéria-prima para a expansão da indústria naval.

02. Maior participação de empresas estrangeiras no comércio de cabotagem.

04. Diminuição dos preços dos fretes para os navios com bandeira nacional.

08. Diminuição da frota com a diminuição do investimento governamental.

16. Predomínio de empresas estrangeiras no segmento.


Gab: 24


Questão 126) 

  

O NOVO POLÍGONO INDUSTRIAL BRASILEIRO


Na atual reconfiguração do espaço industrial brasileiro, merece destaque o polígono delimitado por Belo Horizonte – Uberlândia – Londrina/Maringá – Porto Alegre – Florianópolis – São José dos Campos – Belo Horizonte (ver mapa). Estima-se que os estados de Minas Gerais, São Paulo (excluída sua área metropolitana), Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tenham aumentado sua participação industrial de 32 para 51% entre 1970 e 1990. No interior do polígono referido, sobretudo nas capitais de estado e cidades de porte médio, registram-se taxas de crescimento do emprego industrial bastante superiores às do restante do País, além de outros indicadores de dinamismo industrial.

Adaptado de DINIZ, Clélio Campolina. A Dinâmica Regional Recente da 

Economia Brasileira e suas Perspectivas. IPEA. 1995.


BRASIL: Polígono de Aglomeração Industrial

www.horizontecientífico.propp.ufu.br/include/getdocphp?id=289&article+100&mode=pdf


Levando em conta as características do espaço geográfico correspondente a esse polígono, identifique e explique dois fatores responsáveis pelo seu destaque industrial.


Gab:

Podem ser citados os seguintes fatores:

· a importância da malha urbana, não apenas pela sua dimensão populacional, mas, principalmente, pela presença de serviços modernos complementares à atividade industrial(em 1991, dos 180 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, 119 estavam na faixa que se estende de MG ao RS);

· o dinamismo da atividade agropecuária, com destaque para a expansão do cultivo de grãos e seu efeito multiplicador sobre a agroindústria processadora de produtos e insumos agrícolas (o chamado “complexo agroindustrial”, fortemente presente nas áreas rurais de SP, PR e RS, sobretudo);

· o papel da infra-estrutura, destacando-se a coesão espacial proporcionada pela malha rodoviária (pavimentada e em alguns trechos duplicada), bem como pela ampliação e modernização do sistema de telecomunicações;

· o impacto da abertura externa, expressando-se tanto pela alocação de projetos industriais estrangeiros (como a indústria automobilística e de componentes eletrônicos no PR), quanto pelo fortalecimento de especializações regionais com melhores condições de competitividade no mercado internacional (como calçados em SP e no RS, carne frigorificada em SC, sucos em SP etc.);

· impacto do Mercosul; beneficiando as indústrias localizadas nos estados do Sul e em São Paulo, próximas geograficamente dos parceiros do Brasil no bloco econômico (importadores de bens industrializados e insumos básicos);

· capacitação tecnológica de certos centros industriais localizados junto a centros de ensino e pesquisa e mão–de–obra qualificada (tecnopólos), como os de São José dos Campos, Campinas e São Carlos (SP), Santa Rita do Sapucaí (MG), Florianópolis.(SC) e Porto Alegre (RS);

· peso da tradição industrial preexistente (representada por setores como têxtil e alimentício em SC e bens intermediários em MG), com efeitos positivos sobre o mercado de trabalho (a base educacional e cultural da mão-de-obra converte-se em fator de localização industrial);

· o Polígono envolve áreas relativamente menos congestionadas do que as duas maiores regiões metropolitanas que contêm (São Paulo e Rio de Janeiro), as quais apresentam valor médio do solo mais elevado, maiores problemas de (in) segurança pública, violência etc.


Questão 127) 

  

Observe a tabela.

Produto Interno Bruto – Estado do Rio de Janeiro – 2000


A economia brasileira, ao longo da década de 1990, passou por profundas transformações com sucessivas privatizações e maior abertura comercial e financeira para o capital internacional. O Estado do Rio de Janeiro, nesse período, reestruturou sua economia com o surgimento de novas áreas especializadas, sobretudo nas regiões de governo Norte Fluminense e Médio Paraíba, apesar da manutenção da forte concentração do PIB na Região Metropolitana.

Aponte o setor industrial que mais se desenvolveu no Norte Fluminense e o mais importante do Médio Paraíba, na última década. Identifique, também, dois fatores que explicam a forte concentração do PIB na Região Metropolitana.


Gab

Norte Fluminense: extração de petróleo.

Médio Paraíba: pólo metal-mecânico.

Dois dos fatores:

concentração de boa parte da infra-estrutura do Estado

convergência das vias de transporte

concentração das principais indústrias, dos serviços especializados e dos órgãos da administração pública federal

concentração de grande parte do mercado consumidor do Estado

convergência de investimentos públicos e privados na região, tendo em vista o fato de ter sido capital do país durante muito tempo

pouca expressividade das atividades agropecuárias no interior do antigo Estado do Rio de Janeiro, desde a marcha do café, acentuando o contraste econômico entre capital e interior


Questão 128) 

  

A respeito da indústria no Brasil, é correto afirmar que

a) está voltada basicamente ao mercado interno, exportando apenas excedentes do que é produzido.

b) alcançou grande impulso durante os anos 1980 com a chegada das empresas multinacionais, motivadas pelo baixo custo da mão-de-obra local.

c) tem seu crescimento sustentado pela disponibilidade de mão-de-obra qualificada, pela eficiência dos meios de transporte e pelos subsídios governamentais à energia elétrica.

d) tem suas origens na renda gerada pelas lavouras de café, no início do século XX.

e) começou sustentada pelas lavouras mecanizadas de soja, trigo e milho, a partir dos anos 1960.


Gab: D


Questão 129) 

  

A intensidade energética (I) é a razão entre o consumo de energia (E), referenciada em tonelagem equivalente de petróleo (TEP), e o Produto Interno Bruto (PIB) de uma região, estado ou país dado em dólares americanos (US $), ou seja , para um determinado período.

Observe a tabela seguinte.


De acordo com a evolução de intensidade energética do Brasil e com base nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas.

I. No período de 1984 a 1994 observa-se o crescimento de E e do PIB, mas decréscimo da I, devido ao baixo investimento no setor energético.

II. O aumento da I no período 1984 a 2004 foi constante, ao longo deste tempo, devido aos planos econômicos.

III. No período de 1994 a 2004 observa-se o crescimento de E, do PIB e da I, devido à retomada de investimentos no setor energético.

IV. Toda vez que houve crescimento do PIB e de E, ocorreu o crescimento da I, o que confirma a estabilidade dos investimentos econômicos do setor.


Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.


Gab: B


Questão 130) 

  

O Brasil enfrentou vários obstáculos para a sua plena inserção na atual Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica, que teve início a partir da Segunda Guerra Mundial e que se prolonga até os dias atuais.

A respeito do assunto, considere as afirmações abaixo.

I. O constante e crescente mau uso do dinheiro público, a corrupção e o superfaturamento de obras públicas comprometeram a fixação das prioridades nacionais, entre elas a educação, a ciência e a tecnologia.

II. A situação do Brasil, quanto às suas dívidas interna e externa, compromete a canalização de recursos para investimentos em educação e pesquisas científicas ou tecnológicas, agravando nossa dependência em relação ao exterior.

III. Se houvesse uma maior prática política do clientelismo, resultaria em garantia de financiamentos de projetos de interesse nacional, entre eles o desenvolvimento científico e tecnológico, pondo fim à concessão de privilégios apenas à classe agroexportadora.


Dessa forma,

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas III está correta.

d) apenas I e II estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.


Gab: D


Questão 131) 

  

O Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, pode ser caracterizado pela predomínio das seguintes atividades econômicas:


Gab: A


Questão 132) 

  

No contexto industrial brasileiro, a região Nordeste do Brasil ocupa a terceira posição. Sobre a atividade industrial da Região afirma-se:

I. Recentemente, a participação do Estado foi decisiva para a instalação de uma grande siderúrgica em Pernambuco.

II. O processo de industrialização é antigo e data da segunda metade do século XIX.

III. Dois estados são responsáveis pela produção industrial na região: Bahia e Pernambuco.

IV. No estado da Bahia destacam-se as indústrias petroquímicas que utilizam o petróleo extraído do Recôncavo Baiano.


Está correto o que se afirma SOMENTE em

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV.


Gab: E


Questão 133) 

  

No que se refere à industrialização brasileira, assinale o INCORRETO.

a) Após a Segunda Guerra Mundial, a queda na capacidade de importação, em virtude da dificuldade cambial e das crises no comércio internacional, leva a industrialização brasileira a inaugurar o processo de substituição de importações.

b) Além da crise econômica mundial, um dos fatores que contribuíram para o impulso da atividade industrial foi a subordinação ao capital açucareiro paulista que, no início do século XX, dominava a pauta das exportações.

c) A crescente diferenciação intra-regional, sobretudo entre o Nordeste e as demais regiões brasileiras, ensejou um projeto de industrialização de base autônoma proposto pelo GTDN/SUDENE.

d) O capital industrial, originado ainda no final do século XIX, foi uma conseqüência da acumulação do capital no setor cafeeiro.


Gab: B


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis