quinta-feira, 24 de março de 2022

Exercícios Gabarito - América Latina 3

 Questão 20) 

  

A histórica disputa pelo controle geopolítico da Bacia do Prata colocou em guerra, no período de 1864 a 1870, Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.


O conflito envolveu distintos interesses, entre os quais:


I.    As questões de livre navegação nos rios Paraguai e Paraná, caminhos naturais de acesso ao estuário do Prata.

II.    A constituição de uma confederação nos moldes bolivarianos, capaz de unir diferentes etnias indígenas daqueles países.

III.    A política expansionista do Paraguai, efetivada, na época, pela conquista de áreas do Mato Grosso.

IV.    A presença britânica na região, que defendeu as suas iniciativas socioeconômicas opondo-se aos interesses da Argentina.


Assinale a alternativa correta.


a)    Somente as afirmativas I e II são corretas.

b)    Somente as afirmativas I e III são corretas.

c)    Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d)    Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

e)    Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


Gab: B


Questão 21) 

  

A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi estabelecida em Washington, em 4 de abril de 1949. Sua criação está relacionada:


a)    Ao contexto de aproximação das potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.

b)    Ao processo de liberalização da economia mundial que lançaria as bases da globalização.

c)    Ao processo de descolonização nos continentes africano e asiático.

d)    Ao contexto de polarização político-militar entre os países capitalistas e socialistas.

e)    Ao contexto de endividamento dos países europeus com as instituições financeiras internacionais.


Gab: D


TEXTO: 6 - Comum à questão: 22

  

Discutem-se os componentes biogeográfico e econômico das doenças tropicais. Doenças tropicais surgem graças a um conjunto de fatores biológicos, ecológicos e evolutivos que condicionam a sua ocorrência exclusivamente às proximidades do Equador, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Nesse sentido, reconhece-se que há, de fato, uma “fatalidade tropical”. Porém, a perpetuação das doenças tropicais em países aí situados depende fundamentalmente da precária situação econômica vigente e é consequência direta do subdesenvolvimento. A rigor, os países tropicais são muito heterogêneos e geograficamente têm pouco em comum. Estendem-se das alturas andinas às planícies da África, de pantanais a desertos, de florestas equatoriais e do mundo aquático da Oceania ao semiárido, às caatingas e savanas do Brasil e da África. No que se refere ao aspecto social, os trópicos são heterogêneos: etnias e religiões as mais variadas, autóctones ou importadas. Nada peculiar ou privativo dos trópicos. Comum de fato aos trópicos é a overall poverty. Não estranha que nos países tropicais a desigualdade na distribuição de renda seja das maiores do mundo, Não possuindo recursos, e os poucos havidos sendo mal utilizados, os países tropicais pobres investem parcimoniosamente em saúde. Os indicadores de saúde tabulados pela OMS mostram que os piores índices de mortalidade infantil, de médicos, enfermeiras e leitos hospitalares por habitantes encontram-se entre os países tropicais. (CAMARGO, 2012).


Questão 22) 

  

A importância da aplicação de políticas públicas contra a miséria, no que diz respeito às doenças tropicais, deve-se ao fato de que essas contribuem para a pobreza, pois retiram do indivíduo sua força e tempo de trabalho, conferindo-lhe incapacidades físicas e de aprendizado, e tirando-lhe a possibilidade de desenvolvimento.

Entre as políticas públicas adotadas, na América Latina, por governos locais ou potências estrangeiras, visando à melhoria da qualidade de vida da população e a diminuição da pobreza, ao longo da história das sociedades dos trópicos latino-americanos, encontra-se


01.    a Doutrina Truman, criada pelo governo norte-americano com o objetivo de assegurar sua hegemonia econômica no continente americano, através de programas de combate à miséria e aumento do índice de empregos, com o apoio dos governos locais.

02.    a Aliança para o Progresso, desenvolvida pelos Estados Unidos na década de 70 do século XX e direcionada para os países latino-americanos que mantinham governos democráticos, visando combater a expansão comunista no continente, através de programas sociais e de saúde, que deram origem ao SUS.

03.    o Plano de Recuperação Urbanística, adotado por vários governos provinciais da República Velha brasileira, com o objetivo de levar o saneamento básico e o atendimento médico gratuito à população de baixa renda, o que provocou uma forte oposição popular, culminada na Revolta da Vacina.

04.    o Programa de Reformas de Base, articulado pelos governos populistas brasileiros, que, através de uma ampla reforma na educação básica, erradicou o analfabetismo e, através de uma reforma agrária, fixou o homem ao campo, elevando o nível de renda do brasileiro.

05.    o Brasil sem Miséria, adotado pelo atual governo federal, seguindo estratégias de transferência de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços públicos, com o objetivo de alcançar pessoas extremamente pobres em todo o País.


Gab: 05


Questão 23) 

  

Em 2012, segundo o então presidente da Venezuela Hugo Chávez, uma estratégia para diminuir a dependência do setor petrolífero e impulsionar o desenvolvimento agrícola e industrial em seu país seria


a)    intensificar as negociações com a União Europeia (UE).

b)    aderir como membro pleno ao Mercado do Cone Sul (MERCOSUL).

c)    tornar-se membro oficial da Organização dos Estados Americanos (OEA).

d)    passar a ser membro integrante da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).

e)    associar-se como membro oficial do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA).


Gab: B


Questão 24) 

  

O texto a seguir aborda a morte de Hugo Chávez, ex-presidente venezuelano


A morte do presidente Hugo Chávez, na Venezuela, será chorada por muitos e comemorada por poucos. Neste momento em que grande parte da mídia internacional dedica seu tempo a falar mal do líder morto e torce para que ele permaneça a sete palmos debaixo do chão, seria bem melhor tentar entender Chávez enquanto figura política.

Fonte: Carta Maior. Disponível em http://www.cartamaior.
com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_
id=21694. Acesso: 29/03/2013


Para “melhor tentar entender Chávez enquanto figura política”, como propõem o texto é preciso considerar que:


a)    Hugo Chávez chegou ao poder na Venezuela em 1999 por meio de um golpe militar.

b)    O ex-presidente venceu consecutivas eleições no período em que esteve no poder, atestando um forte teor de popularidade no país andino.

c)    Hugo Chávez foi considerado um presidente extremamente audacioso ao romper relações diplomáticas e comerciais com os Estados Unidos.

d)    Chegou ao poder por meio de eleições diretas, porém, uma vez no poder, sustou os demais pleitos com a clara intenção em se perpetuar no poder.

e)    Chávez teve sérios problemas com Lula enquanto este esteve na presidência do Brasil e somente retomou as relações bilaterais com as eleições de Dilma Roussef.


Gab: B


Questão 25) 

  

A coisa esta feita. A América espanhola é livre; e se nós não desgovernarmos tristemente nossos assuntos, é inglesa.

(George Canning, Secretário de Negócios Estrangeiros,
da Inglaterra, em Eduardo Galeano. As veias abertas da América Latina)


Sobre a independência da República Oriental do Uruguai aconteceu o que eu havia predito: -Trata-se nada menos do que o estabelecimento de um governo independente e neutro na Banda Oriental, sob a garantia da Grã-Bretanha, quer dizer, trata-se apenas de criar uma colônia britânica disfarçada.

(John Murray Forbes, Diplomata norte-americano em
Buenos Aires; em Leon Pomer. Os conflitos da Bacia do Prata)


Os dois textos apresentados referem-se à independência dos países da América Espanhola e apontam o que ocorreu imediatamente após a concretização da independência, qual seja:


a)    a continuação da região como área de dominação econômica da Espanha;

b)    a transformação da região em área de dominação dos Estados Unidos;

c)    a abertura da América Latina para a entrada dos interesses recolonizadores da Santa Aliança;

d)    a consolidação da proeminência inglesa na região, tornando-a dependente do capitalismo inglês;

e)    a concretização da independência dos países da região que, libertados politicamente, consolidaram sua completa emancipação econômica.


Gab: D


Questão 26) 

  

A partir da década de 1980, a América Latina passou a incorporar o neoliberalismo.


Leia, a seguir, as afirmativas que são feitas sobre este tema:


I.    contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e mais igualitária, ao reduzir o desemprego;

II.    atenuou a dependência em relação ao capital internacional, ao mesmo tempo em que reduzia as diferenças sociais;

III.    defendeu um conjunto de ideias políticas e práticas econômicas capitalistas, tendo por base a redução da ingerência do Estado nas questões econômicas.


Assinale:


a)    se apenas a afirmativa I for correta;

b)    se apenas a afirmativa II for correta;

c)    se apenas a afirmativa III for correta;

d)    se as afirmativas I e II forem corretas;

e)    se as afirmativas II e III forem corretas.


Gab: C


Questão 27) 

  

“O tipo de colonização mercantilista e exploradora deixou marcas profundas nas sociedades latino-americanas. Algumas dessas marcas permanecem até hoje. Como exemplo, podemos mencionar a utilização dos melhores solos agrícolas para o cultivo de gêneros de exportação, ficando os piores para a produção dos alimentos consumidos pelos próprios habitantes. Ou ainda a concentração da população predominantemente perto do litoral e dos portos que davam acesso às metrópoles e que, hoje, dão acesso aos mercados estrangeiros.”

(VESENTINI, José W. & VLACH, Vânia. Geografia crítica,
7ª série. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 76. Adaptado.)


Outra dessas marcas sociais características da colonização de exploração nos países latino-americanos é


a)    a independência tecnológica dos países latino-americanos.

b)    a enorme concentração de terras em territórios e em reservas indígenas.

c)    as elevadas taxas de natalidade causadas pela seca nas regiões desérticas.

d)    a grande desigualdade social e econômica entre as várias regiões nacionais.

e)    o imperialismo norte-americano exercido sobre suas colônias latino-americanas.


Gab: D


Questão 28) 

  

O recém eleito presidente francês tem pela frente a difícil tarefa de conduzir o país num cenário geopolítico cada vez mais complexo. Sobre o processo eleitoral na França e as propostas de Sarkozy e Hollande, analise as seguintes afirmações.


I.    Sarkozy usou um discurso mais nacionalista sobre temas polêmicos como imigração, para conquistar o voto da extrema direita.

II.    Hollande prometeu facilitar e acelerar a entrada da Turquia na UE como forma de fortalecimento do bloco, contradizendo Sarkozy.

III.    Em seu discurso, tido como demagógico pela direita, Hollande prometeu taxar os mais ricos e reequilibrar economicamente a França até 2017.


É correto o que se afirma apenas em


a)    I e II.

b)    II.

c)    I e III.

d)    III.


Gab: C 


Questão 29) 

  

Considere as afirmativas referentes ao istmo que liga a América do Norte à América do Sul.


Sobre o istmo e seu contexto, afirma-se:


I.    Banhado pelo Mar do Caribe e pelo oceano Pacífico, apresenta o Canal do Panamá, o qual facilita a comunicação entre a Europa e o Oeste norte-americano. 

II.    Seu território, por estar localizado na área de contato entre as placas do Caribe e do Pacífico e a placa de Cocos, sofre com constantes terremotos e erupções vulcânicas. 

III.    Os países que o constituem, alinhados ao capital estadunidense desde os tempos da Doutrina Monroe (1823), passaram a associar-se recentemente à política expansionista chinesa, rompendo com os Estados Unidos. 

IV.    A população, predominantemente branca, tem origem europeia, com exceção da Costa Rica, onde predominam negros, descendentes de escravos empregados na lavoura açucareira.


Estão corretas apenas as alternativas


a)    I e II. 

b)    I e III. 

c)    II e III. 

d)    II e IV. 

e)    III e IV.


Gab: A

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