quinta-feira, 24 de março de 2022

Exercícios Turismo 12

 Questão 140) 

   

A respeito dos meios de transportes e comunicação no Brasil, conclui-se que:

a)    valorizam, na atualidade, o transporte aéreo, na medida em que se aceleram os fluxos comerciais e as relações interempresariais a longa distância;

b)    estão, hoje, pautados numa política de valorização do sistema ferroviário cujo objetivo é corrigir as distorções criadas pela exclusividade dada às rodovias;

c)    pouco evoluíram para além de uma tentativa de interligação das vias fluviais nos últimos anos, visando a concentrar o transporte brasileiro nos rios;

d)    vêm priorizando as conexões intermodais regionais, em vista da importância que os mercados adquirem com a globalização;

e)    têm assumido, nas últimas décadas, um papel fundamental na integração regional, através de rodovias como a Belém-Brasília, a Cuiabá-Santarém e a Transamazônica.


Gab: E


Questão 141) 

   

Assinale a alternativa que contém duas causas que prejudicam a navegação fluvial no Brasil.

a)    A maior parte dos rios é de planalto e os rios de planície situam-se longe das áreas mais desenvolvidas.

b)    Os rios não tem volume de água suficientes e as embarcações são muito deficitárias.

c)    A rede de drenagem é endorrêica e os rios de planície encontram-se fora das áreas mais desenvolvidas.

d)    O custo do transporte rodoviário é baixo e a expansão da rede ferroviária é rápida.

e)    A maioria dos rios é intermitente e as embarcações possuem pequeno calado.


Gab: A


Questão 142) 

   

Assinale a alternativa que indica, corretamente, a opção feita para o transporte do minério explorado em Carajás até o porto de Itaqui, no Maranhão.

a)    Ferroviário, devido aos obstáculos do relevo regional.

b)    Rodoviário, por ser mais rápido e mais barato.

c)    Ferroviário, por ser mais apropriado para cargas pesadas.

d)    Hidroviário, pela abundância da rede hidrográfica.

e)    Rodoviário, pela facilidade de implantação e manutenção.


Gab: C


Questão 143) 

   

Os corredores de exportação são áreas dotadas de uma infra-estrutura que envolve o transporte, a armazenagem e a comercialização de produtos de exportação. 

São exemplos de corredores de exportação no Brasil:

a)    Santos, Paranaguá, Recife e Belém

b)    Rio Grande, Vitória, Tubarão e Fortaleza

c)    Santos, Curituba, Vitória e São Paulo

d)    Americana, Distrito Federal, Cuiabá e Fortaleza

e)    Manaus, Recife, Terezina e Natal


Gab: A


Questão 144) 

   

A rede hidrográfica da região metropolitana do Rio de Janeiro apresenta graves problemas ambientais que repercutem, diretamente, na já agonizante Baía de Guanabara. Esses problemas dos “ rios cariocas” resultam, principalmente:

a)    os processos naturais de erosão e sedimentação acelerada em uma rede de drenagem dominada por relevo montanhoso;

b)    da ausência de obras de engenharia sanitária que impeçam o encontro dos rios poluídos das vertentes com os rios não poluídos da baixada;

c)    da elevada concentração demográfica nas áreas ribeirinhas, o que impede a realização de programas de despoluição dos rios;

d)    da localização industrial que acompanhou, especialmente, as margens dos rios, em função das necessidades de abastecimento de água;

e)    do lançamento de lixo, detritos e esgoto nas bacias de drenagem, profundamente alteradas por obras de canalização artificial.


Gab: E


Questão 145) 

   

Assinale a única expressão que completa corretamente o texto: Em Santa Catarina, abatedouros e frigoríficos para comercialização de carne suína e de aves concentram-se:

a)    no vale do Itajaí.

b)    no oeste do Estado.

c)    em torno de Joinville.

d)    na ilha de Santa Catarina.

e)    entre Tubarão e Criciúma.


Gab: B


Questão 146) 

   

A figura abaixo apresenta uma tendência à expansão do sistema de transportes:



a)    intermodal.

b)    rodoviário.

c)    ferroviário.

d)    hidroviário.

e)    infoviário. 


Gab: A


Questão 147) 

    

A Hidrovia Paraguai–Paraná, cuja extensão atingirá 3.442 km, ligando as cidades de Cáceres, em Mato Grosso, a Nueva Palmira, no estuário do rio do Prata, no Uruguai, faz parte do projeto de integração econômica dos países integrantes do MERCOSUL. Várias questões de natureza técnica, política e ambiental estão sendo levantadas a respeito desse projeto, entre as quais se incluem:

01.    o Brasil e a Bolívia pouco se beneficiarão com a hidrovia, pois não dependem dessa via de transporte para a transação comercial de produtos regionais.

02.    o ambiente pantaneiro seria altamente prejudicado, pois a hidrovia interferirá na vazão do rio Paraguai, reduzindo a quantidade de água armazenada no Pantanal brasileiro.

04.     o Paraguai seria um dos países mais beneficiados, pois os rios Paraguai e Paraná servem de artéria viária para a integração nacional, reduzindo a dependência dos serviços portuários oferecidos pelos portos brasileiros e argentinos para o escoamento da produção.

08.    a hegemonia regional da Argentina se estenderia para a região Centro–Oeste do Brasil e Leste da Bolívia, tornando Buenos Aires o portal de entrada de uma vasta região do continente sul–americano.

16.    a profundidade e a largura dos rios Paraguai e Paraná não permitem o tráfego de embarcações de maior calado e de maior comprimento, como os comboios de chatas, justificando a realização de retificações nos canais dos rios, aprofundamento dos leitos e alargamento dos vãos.


Gab: 30


Questão 148) 

   

Em relação ao sistema de transporte no Brasil, é correto afirmar que:

01.    todas as estradas de ferro existentes no país foram anexadas à Rede Ferroviária Federal (RFFSA).

02.    todos os rios brasileiros são navegáveis em toda a sua extensão, o que está faltando são incentivos à navegação fluvial.

04.    como a população brasileira está bem distribuída por todo o território nacional, o transporte aéreo teve rápido desenvolvimento.

08.    os portos brasileiros são considerados uns dos melhores do mundo, operando com baixas taxas, o que incentiva a sua utilização.

16.    dentre as desvantagens da rede rodoviária brasileira, destaca-se o encarecimento do preço de custo dos produtos transportados.

32.    o alto custo do transporte aéreo impede o seu uso pela maior parte da população brasileira.


Gab: 48


Questão 149) 

   

Em relação ao transporte ferroviário brasileiro, é correto afirmar que:

01.    a malha viária evoluiu de maneira significativa nos últimos 40 anos.

02.    o transporte de mercadorias a longo percurso é o que tem justificado a permanência desse meio de transporte no território nacional.

04.    as maiores receitas operacionais com o transporte de mercadorias provêm do transporte de minérios.

08.    o transporte de passageiros é significativo nas áreas metropolitanas.

16.    a indústria de material ferroviário no Brasil está em franco crescimento, considerando o elevado investimento público no setor e a grande demanda por vagões e locomotivas.


Gab: 14


Questão 150) 

   

Considere os dados da tabela abaixo, compare-os e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

CARGA DESLOCADA DE ACORDO COM O TIPO DE TRANSPORTE (Percentual)

FONTE:  COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral. 1992. p. 184. (adaptado)

01.    No Brasil, o domínio do transporte rodoviário é devido à grande extensão territorial do país.

02.    O domínio do transporte rodoviário no Brasil, e ferroviário nos EUA e França, resulta das características  físico-naturais desses países.

04.    O predomínio do uso do transporte rodoviário no Brasil, é responsável pelo alto custo do transporte de cargas.

08.    Há uma grande disparidade no uso dos tipos de transportes para o deslocamento de cargas no Brasil.

16.    O uso do trem no transporte de cargas é bastante pronunciado nos Estados Unidos da América.

32.    As diferenças de percentual, percebidas entre os países da tabela acima, pouco afetam os custos com transporte de cargas.


Gab: 28


Questão 151) 

   

"Pedro pedreiro cresceu esperando o trem... 

Esperança viva bendita infinita do apito de um trem. 

Que já vem que já vem que já vem" 

(Pedro pedreiro - Chico Buarque)

Nesta música de Chico Buarque de Holanda, fica estampada a realidade do trabalhador brasileiro que depende do transporte ferroviário suburbano como meio de locomoção da casa para o trabalho e vice-versa. Embora o transporte ferroviário seja o mais usado nos países desenvolvidos para carga e passageiros, ele sofreu uma paralisação desde o final da década de 50 no Brasil. Para o assunto supracitado responda:

a)    uma vantagem do transporte ferroviário;

b)    por que o Brasil paralisou com este tipo de transporte?


Gab:

a)    Capacidade maior de transportar mercadorias e passageiros/mais econômico do que o transporte rodoviário/maior segurança/vantagens energéticas/maiores velocidades das locomotivas modernas 

b)    A partir da metade da década de 50, no governo JK, a instalação das indústrias automobilísticas multinacionais direcionaram a política de transportes no Brasil para expansão das rodovias em detrimento das ferrovias.


Questão 152) 

   

O  BNDES  planeja  ressuscitar  o  transporte  ferroviário  de passageiros  no  Brasil.  Inicialmente,  nove  regiões  deverão  ser beneficiadas  com  a  implantação  de  trens  em  trechos  com extensão entre 60 km e 200 km, ligando ao menos duas cidades de no mínimo 100 mil habitantes. A idéia é aproveitar os trilhos ferroviários que aqui vêm sendo abandonados( ....) (Folha de São Paulo - 07/08/2000)

Associando  o  texto  aos  conhecimentos  que  se  têm  das  redes ferroviária e urbana do Brasil, é INCORRETO afirmar que:

a)    a implantação deverá privilegiar a fachada litorânea do país.

b)    o sistema poderá integrar o litoral ao interior do país.

c)    a região Sudeste oferece boas condições para a implantação.

d)    a Zona da Mata Nordestina atende às exigências necessárias para a implantação.

e)    o sistema poderá integrar as regiões Sudeste e Sul.


Gab: B


Questão 153) 

   

INSTRUÇÃO: Considere as afirmativas abaixo, referentes aos transportes no Brasil.


I.    Na década de 90, no MERCOSUL, começam a ser postos em prática projetos de nave-gação nas bacias dos rios Tietê e Paraná.

II.    O transporte ferroviário teve um grande desenvolvimento com o auge da cafeicultura, pois as ferrovias ligaram as áreas produtoras aos portos exportadores.

III.    O principal meio de transporte no Brasil é o rodoviário, apesar de o país depender da tecnologia de transnacionais para a produção de automóveis e caminhões.

IV.    A qualidade do transporte hidroviário prati-cado nos rios Amazonas e São Francisco tem dispensado gastos destinados à construção de estradas de rodagem próximas a esses rios.


Pela análise das afirmativas, conclui-se que está correta a alternativa

a)    I, II e III

b)    I, III e IV

c)    II e III

d)    II, III e IV

e)    III e IV


Gab: A


Questão 154) 

   

Com a industrialização, começa a ocorrer uma integração do território brasileiro, por meio de uma intensa expansão das redes de transporte. E, para facilitar o escoamento da produção, foram criados os corredores de exportação.

De acordo com as declarações acima, marque com (V) as assertivas verdadeiras e com (F) as falsas.

01.    Interior Paulista – Santos, por onde são exportados os produtos manufaturados e agrícolas;

02.    Planalto Meridional Gaúcho – Rio Grande, por onde são exportados os produtos agrícolas e o minério de ferro;

03.    Carajás – Itaqui, por onde são exportados o minério de ferro e os produtos manufaturados;

04.    Norte do Paraná – Paranaguá, por onde são exportados os produtos agrícolas, especialmente os cereais.

05.    Quadrilátero Ferrífero – Vitória, por onde é exportado o minério de ferro.


Gab: VFFVV


Questão 155) 

   

Assinale a alternativa que indica, corretamente, a opção feita para o transporte do minério explorado em Carajás até o porto de Itaqui, no Maranhão.

a)    Ferroviário, devido aos obstáculos do relevo regional.

b)    Rodoviário, por ser mais rápido e mais barato.

c)    Ferroviário, por ser mais apropriado para cargas pesadas.

d)    Hidroviário, pela abundância da rede hidrográfica. 

e)    Rodoviário, pela facilidade de implantação e manutenção.


Gab: C


Questão 156) 

   

Sobre os transportes no Brasil, a alternativa FALSA é: 

a)    Até os dias de hoje a ferrovia se destaca no transporte de passageiros, principalmente nas áreas urbanas.

b)    A partir da  metade  desse  século, a expansão do cultivo do café ocasionou o aparecimento das primeiras ferrovias.

c)    O processo  de industrialização, que  iniciou no final  do  século  XlX, criou a necessidade do transporte de gêneros alimentícios, matérias-primas e mão-de-obra  para  as  fábricas  situadas  nas  grandes cidades,  determinando  a construção de novas estradas.

d)    A implantação da indústria automobilística paulista, em 1956, não só concretizou a opção, como também decidiu a concorrência a favor do transporte rodoviário.

e)    No setor de transportes,o problema mais complexo é o deslocamento da população que vive nos maiores centros urbanos e que depende basicamente dos chamados transportes coletivos (ônibus, trem, metrô).


Gab: A


Questão 157) 

   

a)    Explique por que, no Brasil, os transportes mais baratos são o hidroviário e o ferroviário.

b)    Por que, apesar dos custos, a maior parte dos transportes de carga no Brasil é feita por rodovias?


Gab: 

a)    – menores custos para maiores distâncias (fretes mais baratos)

– economia com combustível (maior volume de carga transportada)

– manutenção mais barata.

b)    – meio de transporte mais rápido

– menor custo de implantação

– estímulo governamental - política rodoviarista

– grande desenvolvimento da indústria automobilística e o sucateamento da rede ferroviária.

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