Questão 140)
A respeito dos meios de transportes e comunicação no Brasil, conclui-se que:
a) valorizam, na atualidade, o transporte aéreo, na medida em que se aceleram os fluxos comerciais e as relações interempresariais a longa distância;
b) estão, hoje, pautados numa política de valorização do sistema ferroviário cujo objetivo é corrigir as distorções criadas pela exclusividade dada às rodovias;
c) pouco evoluíram para além de uma tentativa de interligação das vias fluviais nos últimos anos, visando a concentrar o transporte brasileiro nos rios;
d) vêm priorizando as conexões intermodais regionais, em vista da importância que os mercados adquirem com a globalização;
e) têm assumido, nas últimas décadas, um papel fundamental na integração regional, através de rodovias como a Belém-Brasília, a Cuiabá-Santarém e a Transamazônica.
Gab: E
Questão 141)
Assinale a alternativa que contém duas causas que prejudicam a navegação fluvial no Brasil.
a) A maior parte dos rios é de planalto e os rios de planície situam-se longe das áreas mais desenvolvidas.
b) Os rios não tem volume de água suficientes e as embarcações são muito deficitárias.
c) A rede de drenagem é endorrêica e os rios de planície encontram-se fora das áreas mais desenvolvidas.
d) O custo do transporte rodoviário é baixo e a expansão da rede ferroviária é rápida.
e) A maioria dos rios é intermitente e as embarcações possuem pequeno calado.
Gab: A
Questão 142)
Assinale a alternativa que indica, corretamente, a opção feita para o transporte do minério explorado em Carajás até o porto de Itaqui, no Maranhão.
a) Ferroviário, devido aos obstáculos do relevo regional.
b) Rodoviário, por ser mais rápido e mais barato.
c) Ferroviário, por ser mais apropriado para cargas pesadas.
d) Hidroviário, pela abundância da rede hidrográfica.
e) Rodoviário, pela facilidade de implantação e manutenção.
Gab: C
Questão 143)
Os corredores de exportação são áreas dotadas de uma infra-estrutura que envolve o transporte, a armazenagem e a comercialização de produtos de exportação.
São exemplos de corredores de exportação no Brasil:
a) Santos, Paranaguá, Recife e Belém
b) Rio Grande, Vitória, Tubarão e Fortaleza
c) Santos, Curituba, Vitória e São Paulo
d) Americana, Distrito Federal, Cuiabá e Fortaleza
e) Manaus, Recife, Terezina e Natal
Gab: A
Questão 144)
A rede hidrográfica da região metropolitana do Rio de Janeiro apresenta graves problemas ambientais que repercutem, diretamente, na já agonizante Baía de Guanabara. Esses problemas dos “ rios cariocas” resultam, principalmente:
a) os processos naturais de erosão e sedimentação acelerada em uma rede de drenagem dominada por relevo montanhoso;
b) da ausência de obras de engenharia sanitária que impeçam o encontro dos rios poluídos das vertentes com os rios não poluídos da baixada;
c) da elevada concentração demográfica nas áreas ribeirinhas, o que impede a realização de programas de despoluição dos rios;
d) da localização industrial que acompanhou, especialmente, as margens dos rios, em função das necessidades de abastecimento de água;
e) do lançamento de lixo, detritos e esgoto nas bacias de drenagem, profundamente alteradas por obras de canalização artificial.
Gab: E
Questão 145)
Assinale a única expressão que completa corretamente o texto: Em Santa Catarina, abatedouros e frigoríficos para comercialização de carne suína e de aves concentram-se:
a) no vale do Itajaí.
b) no oeste do Estado.
c) em torno de Joinville.
d) na ilha de Santa Catarina.
e) entre Tubarão e Criciúma.
Gab: B
Questão 146)
A figura abaixo apresenta uma tendência à expansão do sistema de transportes:
a) intermodal.
b) rodoviário.
c) ferroviário.
d) hidroviário.
e) infoviário.
Gab: A
Questão 147)
A Hidrovia Paraguai–Paraná, cuja extensão atingirá 3.442 km, ligando as cidades de Cáceres, em Mato Grosso, a Nueva Palmira, no estuário do rio do Prata, no Uruguai, faz parte do projeto de integração econômica dos países integrantes do MERCOSUL. Várias questões de natureza técnica, política e ambiental estão sendo levantadas a respeito desse projeto, entre as quais se incluem:
01. o Brasil e a Bolívia pouco se beneficiarão com a hidrovia, pois não dependem dessa via de transporte para a transação comercial de produtos regionais.
02. o ambiente pantaneiro seria altamente prejudicado, pois a hidrovia interferirá na vazão do rio Paraguai, reduzindo a quantidade de água armazenada no Pantanal brasileiro.
04. o Paraguai seria um dos países mais beneficiados, pois os rios Paraguai e Paraná servem de artéria viária para a integração nacional, reduzindo a dependência dos serviços portuários oferecidos pelos portos brasileiros e argentinos para o escoamento da produção.
08. a hegemonia regional da Argentina se estenderia para a região Centro–Oeste do Brasil e Leste da Bolívia, tornando Buenos Aires o portal de entrada de uma vasta região do continente sul–americano.
16. a profundidade e a largura dos rios Paraguai e Paraná não permitem o tráfego de embarcações de maior calado e de maior comprimento, como os comboios de chatas, justificando a realização de retificações nos canais dos rios, aprofundamento dos leitos e alargamento dos vãos.
Gab: 30
Questão 148)
Em relação ao sistema de transporte no Brasil, é correto afirmar que:
01. todas as estradas de ferro existentes no país foram anexadas à Rede Ferroviária Federal (RFFSA).
02. todos os rios brasileiros são navegáveis em toda a sua extensão, o que está faltando são incentivos à navegação fluvial.
04. como a população brasileira está bem distribuída por todo o território nacional, o transporte aéreo teve rápido desenvolvimento.
08. os portos brasileiros são considerados uns dos melhores do mundo, operando com baixas taxas, o que incentiva a sua utilização.
16. dentre as desvantagens da rede rodoviária brasileira, destaca-se o encarecimento do preço de custo dos produtos transportados.
32. o alto custo do transporte aéreo impede o seu uso pela maior parte da população brasileira.
Gab: 48
Questão 149)
Em relação ao transporte ferroviário brasileiro, é correto afirmar que:
01. a malha viária evoluiu de maneira significativa nos últimos 40 anos.
02. o transporte de mercadorias a longo percurso é o que tem justificado a permanência desse meio de transporte no território nacional.
04. as maiores receitas operacionais com o transporte de mercadorias provêm do transporte de minérios.
08. o transporte de passageiros é significativo nas áreas metropolitanas.
16. a indústria de material ferroviário no Brasil está em franco crescimento, considerando o elevado investimento público no setor e a grande demanda por vagões e locomotivas.
Gab: 14
Questão 150)
Considere os dados da tabela abaixo, compare-os e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
CARGA DESLOCADA DE ACORDO COM O TIPO DE TRANSPORTE (Percentual)
FONTE: COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral. 1992. p. 184. (adaptado)
01. No Brasil, o domínio do transporte rodoviário é devido à grande extensão territorial do país.
02. O domínio do transporte rodoviário no Brasil, e ferroviário nos EUA e França, resulta das características físico-naturais desses países.
04. O predomínio do uso do transporte rodoviário no Brasil, é responsável pelo alto custo do transporte de cargas.
08. Há uma grande disparidade no uso dos tipos de transportes para o deslocamento de cargas no Brasil.
16. O uso do trem no transporte de cargas é bastante pronunciado nos Estados Unidos da América.
32. As diferenças de percentual, percebidas entre os países da tabela acima, pouco afetam os custos com transporte de cargas.
Gab: 28
Questão 151)
"Pedro pedreiro cresceu esperando o trem...
Esperança viva bendita infinita do apito de um trem.
Que já vem que já vem que já vem"
(Pedro pedreiro - Chico Buarque)
Nesta música de Chico Buarque de Holanda, fica estampada a realidade do trabalhador brasileiro que depende do transporte ferroviário suburbano como meio de locomoção da casa para o trabalho e vice-versa. Embora o transporte ferroviário seja o mais usado nos países desenvolvidos para carga e passageiros, ele sofreu uma paralisação desde o final da década de 50 no Brasil. Para o assunto supracitado responda:
a) uma vantagem do transporte ferroviário;
b) por que o Brasil paralisou com este tipo de transporte?
Gab:
a) Capacidade maior de transportar mercadorias e passageiros/mais econômico do que o transporte rodoviário/maior segurança/vantagens energéticas/maiores velocidades das locomotivas modernas
b) A partir da metade da década de 50, no governo JK, a instalação das indústrias automobilísticas multinacionais direcionaram a política de transportes no Brasil para expansão das rodovias em detrimento das ferrovias.
Questão 152)
O BNDES planeja ressuscitar o transporte ferroviário de passageiros no Brasil. Inicialmente, nove regiões deverão ser beneficiadas com a implantação de trens em trechos com extensão entre 60 km e 200 km, ligando ao menos duas cidades de no mínimo 100 mil habitantes. A idéia é aproveitar os trilhos ferroviários que aqui vêm sendo abandonados( ....) (Folha de São Paulo - 07/08/2000)
Associando o texto aos conhecimentos que se têm das redes ferroviária e urbana do Brasil, é INCORRETO afirmar que:
a) a implantação deverá privilegiar a fachada litorânea do país.
b) o sistema poderá integrar o litoral ao interior do país.
c) a região Sudeste oferece boas condições para a implantação.
d) a Zona da Mata Nordestina atende às exigências necessárias para a implantação.
e) o sistema poderá integrar as regiões Sudeste e Sul.
Gab: B
Questão 153)
INSTRUÇÃO: Considere as afirmativas abaixo, referentes aos transportes no Brasil.
I. Na década de 90, no MERCOSUL, começam a ser postos em prática projetos de nave-gação nas bacias dos rios Tietê e Paraná.
II. O transporte ferroviário teve um grande desenvolvimento com o auge da cafeicultura, pois as ferrovias ligaram as áreas produtoras aos portos exportadores.
III. O principal meio de transporte no Brasil é o rodoviário, apesar de o país depender da tecnologia de transnacionais para a produção de automóveis e caminhões.
IV. A qualidade do transporte hidroviário prati-cado nos rios Amazonas e São Francisco tem dispensado gastos destinados à construção de estradas de rodagem próximas a esses rios.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que está correta a alternativa
a) I, II e III
b) I, III e IV
c) II e III
d) II, III e IV
e) III e IV
Gab: A
Questão 154)
Com a industrialização, começa a ocorrer uma integração do território brasileiro, por meio de uma intensa expansão das redes de transporte. E, para facilitar o escoamento da produção, foram criados os corredores de exportação.
De acordo com as declarações acima, marque com (V) as assertivas verdadeiras e com (F) as falsas.
01. Interior Paulista – Santos, por onde são exportados os produtos manufaturados e agrícolas;
02. Planalto Meridional Gaúcho – Rio Grande, por onde são exportados os produtos agrícolas e o minério de ferro;
03. Carajás – Itaqui, por onde são exportados o minério de ferro e os produtos manufaturados;
04. Norte do Paraná – Paranaguá, por onde são exportados os produtos agrícolas, especialmente os cereais.
05. Quadrilátero Ferrífero – Vitória, por onde é exportado o minério de ferro.
Gab: VFFVV
Questão 155)
Assinale a alternativa que indica, corretamente, a opção feita para o transporte do minério explorado em Carajás até o porto de Itaqui, no Maranhão.
a) Ferroviário, devido aos obstáculos do relevo regional.
b) Rodoviário, por ser mais rápido e mais barato.
c) Ferroviário, por ser mais apropriado para cargas pesadas.
d) Hidroviário, pela abundância da rede hidrográfica.
e) Rodoviário, pela facilidade de implantação e manutenção.
Gab: C
Questão 156)
Sobre os transportes no Brasil, a alternativa FALSA é:
a) Até os dias de hoje a ferrovia se destaca no transporte de passageiros, principalmente nas áreas urbanas.
b) A partir da metade desse século, a expansão do cultivo do café ocasionou o aparecimento das primeiras ferrovias.
c) O processo de industrialização, que iniciou no final do século XlX, criou a necessidade do transporte de gêneros alimentícios, matérias-primas e mão-de-obra para as fábricas situadas nas grandes cidades, determinando a construção de novas estradas.
d) A implantação da indústria automobilística paulista, em 1956, não só concretizou a opção, como também decidiu a concorrência a favor do transporte rodoviário.
e) No setor de transportes,o problema mais complexo é o deslocamento da população que vive nos maiores centros urbanos e que depende basicamente dos chamados transportes coletivos (ônibus, trem, metrô).
Gab: A
Questão 157)
a) Explique por que, no Brasil, os transportes mais baratos são o hidroviário e o ferroviário.
b) Por que, apesar dos custos, a maior parte dos transportes de carga no Brasil é feita por rodovias?
Gab:
a) – menores custos para maiores distâncias (fretes mais baratos)
– economia com combustível (maior volume de carga transportada)
– manutenção mais barata.
b) – meio de transporte mais rápido
– menor custo de implantação
– estímulo governamental - política rodoviarista
– grande desenvolvimento da indústria automobilística e o sucateamento da rede ferroviária.
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