Questão 55)
Os conhecimentos sobre o processo de urbanização brasileiro permitem afirmar:
a) A ausência de metrópoles no Nordeste está relacionada à complexidade e à descontinuidade da rede urbana regional.
b) A urbanização ocorreu em níveis de intensidade e de rapidez regionalmente equiparados, visto que todas as regiões apresentam problemas sociais comuns, como a violência.
c) O processo de metropolização que ocorre no país tem como causas os intensos fluxos migratórios intrarregionais e o elevado crescimento vegetativo da população favelada.
d) A urbanização constituiu um fenômeno marcante da segunda metade do século XX, decorrente da industrialização tardia e da modernização das atividades agrícolas.
e) A ausência de hierarquia urbana e de polarização dos centros urbanos brasileiros explica o fato de um país de dimensões continentais só possuir duas metrópoles nacionais, Brasília e São Paulo.
Gab: D
Questão 56)
Leia o texto a seguir.
Em 2010, o país possuía 6.329 aglomerados subnormais (assentamentos irregulares conhecidos como favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades, vilas, ressacas, mocambos, palafitas, entre outros) em 323 dos 5.565 municípios brasileiros. Eles concentravam 6,0% da população brasileira (11.425.644 pessoas), distribuídos em 3.224.529 domicílios particulares ocupados (5,6% do total). Vinte regiões metropolitanas concentravam 88,6% desses domicílios, e quase metade (49,8%) dos domicílios de aglomerados estavam na Região Sudeste.
IBGE. Censo 2010. Disponível em: <www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2051>.
Acesso em: 19 jan. 2012.
Considerando-se as condições subnormais em que vive parte considerável da população brasileira,
a) descreva duas características de um aglomerado subnormal;
b) apresente duas consequências para a saúde da população que vive na situação descrita pelo texto, nas grandes cidades brasileiras.
Gab:
a) O candidato deverá descrever duas das características de um aglomerado subnormal:
– habitações precárias ou
– habitações localizadas em áreas de risco ambiental ou
– habitações localizadas em áreas insalubres ou
– habitações construídas em propriedade irregulares ou
– habitações sem infraestrutura básica de arruamento ou
– habitações sem infraestrutura básica de fornecimento de água e esgoto sanitário ou
– habitações sem infraestrutura básica de energia elétrica.
b) O candidato deverá apresentar duas das consequências para a saúde da população:
– doenças ligadas à falta de saneamento básico ou
– doenças ligadas à falta de fornecimento de água tratada ou
– doenças ligadas à poluição ou
– verminoses ou
– diarreia ou
– alergias ou
– doenças de pele ou
– infecção intestinal.
Questão 57)
O mapa mostra os primeiros caminhos percorridos pela ocupação bandeirante no território brasileiro nos séculos XVI e XVII.
TANDJIAN, J. O.; MENDES, I.L..Geografia: estudos para compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2010.
A interiorização do território não foi por acaso, mas por interesse dessas incursões. Sobre as motivações e suas consequências, assinale a alternativa correta.
a) Os bandeirantes tinham um interesse nessas primeiras incursões, o índio. Os jesuítas, desejosos de implantar um território cristão no novo mundo, contrataram os primeiros bandeirantes e criaram inúmeras vilas indígenas que garantiram a posse do território.
b) As primeiras incursões bandeirantes no território tiveram o patrocínio de capital inglês que pretendia, através de sua parceria com Portugal, garantir o ouro e a prata da região central da América do Sul.
c) As primeiras incursões foram realizadas com o interesse de catequizar e capturar os índios, e também buscar metais e pedras preciosas. O resultado foi a fundação de cidades reordenando e garantindo a posse do território.
d) Os primeiros bandeirantes foram em busca de ouro e pedras preciosas, caminhando pelas trilhas indígenas, fundaram várias cidades por intermédio do interesse de Portugal e Espanha que aliados empreenderam a aplicação de seus planos de construção de uma rede urbana de domínio do território.
e) As primeiras incursões foram realizadas por entradas com o interesse de conquistar negros pelos bandeirantes que queriam capturar os índios e também buscar metais e pedras preciosas. O resultado foi a fundação de cidades, reordenando e garantindo a posse do território.
Gab: C
Questão 58)
A violência urbana é um dos principais problemas que o homem enfrenta na atualidade. É, em diferentes níveis, comum em muitos países do mundo. De acordo com Pedrazzini (2006), os franceses, por exemplo, já não dissociam a “insegurança” dos espaços públicos. No âmbito da temática da violência encontra-se sua face ilegal: a criminalidade. Por se tratar de um desafio crescentemente significativo na sociedade atual, algumas modalidades do crime podem provocar modificações espaciais e no comportamento das pessoas.
(Lucia Gerardi e Silvia Ortigoza (orgs.). Temas da Geografia Contemporânea, 2009. Adaptado.)
A temática abordada no texto relaciona a violência urbana às modificações espaciais no espaço urbano. Assinale a alternativa que indica um exemplo de correlação.
a) Construção de estações de metrô.
b) Ocupação das margens dos rios.
c) Ocupação de áreas com grandes declividades.
d) Construção de vias de trânsito rápido.
e) Construção de condomínios fechados.
Gab: E
Questão 59)
Leia o texto a seguir.
Na portaria do meu prédio, há várias fotos de Ipanema sendo construída entre 1920 e 1930. Era um areal só, e as casas de dois andares iam surgindo na Garcia Dávila e Vieira Souto. [...] Hoje, entre a cobertura que era de Rubem Braga e a minha está a modernidade da UPP. Ergueram uma torre e um mirante, mais uma passarela por onde segue o pessoal da “comunidade” rumo à outra torre altíssima. Não há mais tiroteio de balas luminosas rascantes. As pessoas alugam suas “lajes” e casas para turistas. Invadiram essa praia. Bom? Ruim? O metrô trouxe multidões. Nas ruas, quase só se ouve inglês, espanhol, italiano.
SANT’ANNA, Affonso Romano de.
Os bairros mais cobiçados. Época, n. 725, p. 94, abr. 2012.
O espaço descrito é uma construção única, singular, carregada de simbolismo e que agrega ideias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam.
Esse espaço é:
a) a região.
b) a metrópole.
c) o lugar.
d) o território.
e) o centro.
Gab: C
Questão 60)
Leia o texto.
A cada sopro de modernização das forças produtivas agrícolas e agroindustriais, as cidades das áreas adjacentes se tornam responsáveis pelas demandas crescentes de uma série de novos produtos e serviços, dos híbridos à mão de obra especializada, o que faz crescer a urbanização, o tamanho e o número das cidades. As casas de comércio de implementos agrícolas, sementes, grãos, fertilizantes; os escritórios de marketing, de consultoria contábil; [...] as empresas de assistência técnica, de transportes; os serviços do especialista em engenharia genética, veterinária, administração [...] se difundiram por todas as partes do Brasil agrícola moderno.
(Maria Adélia de Souza (org.). Território Brasileiro: usos e abusos, 2003.)
O texto faz referência a
a) cidades globais.
b) metrópoles nacionais.
c) cidades do agronegócio.
d) cidades planejadas.
e) metrópoles conurbadas.
Gab: C
Questão 61)
FELIZ ANIVERSÁRIO – 462 anos. O Bancário. Salvador: Sindicato
dos Bancários da Bahia. Ed. 4850, 29 mar. 2011, p. 1.
A charge se refere
01. à desigualdade social e à lentidão do processo de urbanização baiana, o que explica seus problemas estruturais.
02. ao aumento da violência urbana, resultante, entre outros fatores, da especulação imobiliária que permeia a ocupação do espaço urbano, contribuindo para a excludência social.
03. ao fato de a economia das cidades brasileiras ter se restringido ao setor secundário, razão pela qual apresentam os indicadores sociais mais baixos da América Latina.
04. à expansão urbana ordenada e às políticas de combate à marginalidade, que conspiram a favor de umaurbanização responsável.
05. à vulnerabilidade dos centros urbanos brasileiros, especialmente a cidade do Salvador, em relação ao êxodo rural, que, se combatido por políticas públicas, permitirá um melhor gerenciamento das questões estruturais.
Gab: 02
Questão 62)
Observe a figura.
(Desenho de Jorge Ivan – http://diariocinzaescuro.blogspot.com/2009/09/ barraco-de-desilusoes.html)
O desenho ilustra uma situação comum observada em muitas cidades brasileiras. Com base nessa ilustração, é possível afirmar que
a) os terrenos com altas declividades não são ocupados por causa de suas características físicas que impossibilitam a construção de casas.
b) as ocorrências de escorregamento de encostas e de queda de blocos são mais comuns em áreas de ocupação irregular.
c) apesar da carência de infraestrutura, as comunidades que vivem nesses locais raramente são afetadas por problemas ambientais e de saúde pública.
d) a retirada da cobertura vegetal original pouco interfere no escoamento das águas pluviais.
e) as moradias construídas próximas de rochas expostas não são consideradas áreas de riscos devido à pouca mobilidade das rochas.
Gab: B
Nenhum comentário:
Postar um comentário