terça-feira, 30 de agosto de 2016

Questões Vestibulares Agropecuária 6

Questão 120)

Leia abaixo a descrição de uma das regiões brasileiras, abordada por nossa literatura regionalista.

Região pobre de grandes rios. Sua umidade é assegurada pelas chuvas e, em certos pontos, pela água armazenada nas sangas (valas de escoamento de águas pluviais e dos banhados e brejos). Como a precipitação distribui-se ao longo de todo o ano, com máximas pronunciadas no inverno, tem-se que a água é abundante por toda a parte. A estas características do quadro natural associou-se a pecuária extensiva, que gerou um tipo de ocupação característica, marcada pela baixa densidade de população rural e o predomínio de cidades de porte médio. Este cenário tradicional se transformou a partir da década de 1920 com a introdução de importante lavoura e intensificou-se a partir da década de 1970.

IBGE. Coordenação de Geografia. Atlas das

representações literárias de regiões brasileiras.

Rio de Janeiro: IBGE, 2006. Adaptado.

Leia o mapa a seguir:

clip_image002

Fonte: IBGE, Diretoria de Geociências, Departamento de Geografia

Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/joaoosvaldo/AtlasIBGE/atlasimpresso/Pag161.pdf>.

Acesso em: 20 jun. 2009. Adaptado.

A região descrita é:

a) Campanha Gaúcha.

b) Sertão do Cariri.

c) Sertão dos Confins.

d) Sertão de Goiás.

e) Zona do Cacau.

Gab: A

Questão 121)

“Maria e João são casados e moram numa favela, na periferia da cidade. Conheceram-se logo que chegaram a Recife, vindos do interior. Ambos são migrantes. Maria é negra, descendente de escravos que, após, a abolição, ficaram na fazenda de cana como moradores, pagando o direito de morar com seu trabalho, sendo que o que fazer, como fazer e quando fazer são decididos pelo patrão.Por volta de 1970, sua família foi mandada embora, como muitas outras sem indenização. O fazendeiro resolveu mecanizar o que podia nas suas terras e só usar trabalhadores na época do corte da cana”.

Fonte: RUA, João et al, Para ensinar geografia. Rio de Janeiro: ACCESS editora, 1993, p. 199.

Na narrativa do texto estão explicitadas algumas questões da realidade brasileira que são

I. a questão de gênero, que discute o papel da mulher na sociedade brasileira e sua condição de explorada e de maior vítima da violência doméstica;

II. a transformação do escravo em morador de condição na Zona da Mata nordestina, situação que em nada favoreceu o negro e contribuiu muito para o atraso no qual o Nordeste ficou mergulhado até os nossos dias;

III. o processo de modernização e assalariamento no campo, que transformou milhares de trabalhadores em bóias-frias e moradores das periferias urbanas sem infraestruturas e violentas;

IV. as garantias dadas aos trabalhadores rurais a partir do Estatuto da Terra (1964), que teve como finalidade promover a reforma agrária e a justiça social no campo e conter o êxodo rural, evitando assim o processo de favelização dos grandes centros urbanos do país.

Estão corretas apenas as proposições:

a) I, II e III

b) II e IV

c) I, II e IV

d) II e III

e) I e III

Gab: D

Questão 122)

“A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná concluiu que as regras de segregação das lavouras de milho transgênico determinadas pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) para todo o País não funcionam na prática. A conclusão do levantamento foi entregue ao governo federal pelo secretário paranaense de Agricultura, Valter Bianchini”

(Folha de S.Paulo, 15 de agosto de 2009, p. B7).

Considerando o enunciado e seus conhecimentos sobre produtos transgênicos, assinale o que for correto.

01. Segregação de lavouras de milho transgênico significa isolar áreas cultivadas com lavouras de transgênicos, evitando a contaminação das lavouras de cultivos tradicionais.

02. No Paraná, as lavouras de produtos agrícolas transgênicos são proibidas, e o isolamento é feito para facilitar a destruição dos plantios desenvolvidos clandestinamente.

04. São designados de transgênicos os produtos agrícolas que não utilizam agrotóxicos e nenhum tipo de veneno agrícola. O milho produzido nestas condições é destinado exclusivamente ao consumo humano.

08. Transgênicos são produtos agrícolas geneticamente modificados. No Paraná, as lavouras de produtos transgênicos são permitidas, mas mantidas sob controle do Estado.

16. O Paraná foi o primeiro estado da região Sul a cultivar lavouras de transgênicos (milho e soja, principalmente) e não oferece qualquer restrição ao desenvolvimento dessas lavouras.

Gab: 09

Questão 123)

Eu sou roceiro

Eu sou roceiro, vivo de cavar o chão.

Tenho as mãos calejadas, meu senhor.

Me falta terra, falta casa e falta pão.

Não sei onde é o Brasil do lavrador.

Só tenho a enxada e o título de eleitor

Para votar em seus fulanos educados

Que não fazem nada pelo pobre agricultor,

Que não tem terra para fazer o seu roçado

[...]

Sou um soldado retirante sem medalha,

Sou estrangeiro quando pego a reclamar.

Sou camponês que usa tanga e sandália,

Sou brasileiro só na hora de votar.

LIMA, Jorge Pereira. Cultura insubmissa. Fortaleza:

Nação Cariri Editora, 1982. p. 110-111.

Com relação ao texto acima, é CORRETO afirmar:

a) as Ligas Camponesas e o MST transformaram as relações de trabalho e garantiram ao homem do campo o direito à terra.

b) atualmente, a política agrária do Brasil visa assegurar a produção de gêneros alimentícios e terras destinadas à agricultura familiar.

c) a modernização da agricultura gerou a concentração fundiária e, por consequência, o desemprego no campo, caracterizado pelo crescimento dos bóias-frias e/ou peões.

d) a melhoria dos indicadores socioeconômicos dos trabalhadores rurais brasileiros, bem como sua qualificação profissional, vem sendo asseguradas através da sua participação nas últimas eleições.

Gab: C

Questão 124)

No estudo da evolução da atividade agropecuária, se pode identificar, do ponto de vista científico e técnico, a existência de três fases: a tradicional, a moderna e a contemporânea. A partir dessa afirmativa e considerando as informações existentes, podemos afirmar que a agricultura contemporânea:

00. é a fase em que a agricultura e a pecuária apresentam maior integração com a indústria, os capitais, a ciência e os mercados. Quanto ao emprego, há uma ampliação da mão de obra assalariada e diarista.

01. este momento da atividade agrícola é também chamado de Revolução Verde.

02. utiliza máquinas e produtos industriais de forma cada vez mais intensa o que possibilita a industrialização das atividades agropecuárias.

03. impulsiona cada vez mais o abandono das lavouras de subsistência e a intensificação da concentração fundiária.

04. carateriza-se pela existência das indústrias da agricultura ou agroindústrias, das indústrias para a agricultura e dos complexos agroindustriais.

Gab: VFVVV

Questão 125)

Áreas da Pecuária no Brasil colonial

clip_image004

(Adaptado de Ary da Mata, 1947)

Pecuária em área de floresta

clip_image006

a) Indique uma função desempenhada pela pecuária na economia colonial.

b) Apresente as condições que permitiram que a atividade pecuária ocupasse áreas florestais, no Brasil, a partir do século XX.

Gab:

a) O papel desempenhado pela pecuária na economia da colônia foi: i) ocupar grandes extensões de terra; ii) dar origem aos primeiros núcleos urbanos em áreas do interior; iii) provocar a interiorização da ocupação e do povoamento efetivos de diversas áreas e regiões; iv) atender ao mercado consumidor das áreas de produção agrícola situadas na faixa litorânea.

b) As condições que permitiram que a atividade pecuária ocupasse áreas florestais a partir do século XX foram, entre outras: i) a expansão do mercado interno com o aumento da demanda resultante do crescimento urbano-industrial; ii) a capitalização do campo que levou ao aumento da rentabilidade da atividade pecuária (sementes selecionadas para formação de pastagens artificiais, melhoria do plantel, etc.); iii) a expansão do mercado externo porque o rebanho bovino brasileiro é predominantemente “verde”; iv) a ausência de regularização da propriedade nas novas áreas de ocupação.

Questão 126)

O processo de modernização da economia brasileira interferiu no espaço rural, provocando mudanças.

Nesse contexto, é correto afirmar sobre o espaço rural:

a) As atividades econômicas se ampliaram, aprofundando a desarticulação entre os segmentos agropecuário, industrial e de serviço.

b) A produção rural se desenvolve de modo independente da dinâmica do capital urbano-industrial.

c) A produção rural restringe a oferta de alimentos ao atendimento das demandas do mercado interno.

d) As atividades econômicas se diversificaram, articulando os setores agropecuário, industrial e de serviço.

Gab: D

Questão 127)

No Brasil, um dos graves problemas do campo é a distorção da estrutura fundiária, marcada por forte concentração de terras.

O mapa a seguir mostra a distribuição regional dos imóveis rurais.

Brasil: tipos de imóveis rurais – distribuição regional (%)

clip_image008

Fonte: MOREIRA, Igor. Espaço geográfico: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2006, p. 287. [Adaptado]

Considerando-se as informações acima apresentadas, é correto afirmar:

a) A estrutura fundiária da Região Sul tem um elevado percentual de grandes propriedades que ocupam a maior parte da área total dos imóveis rurais.

b) A estrutura fundiária da Região Norte apresenta um baixo percentual de pequenas propriedades que ocupam a maior parte da área total dos imóveis rurais.

c) A estrutura fundiária da Região Sul apresenta elevado percentual de pequenas propriedades que ocupam a menor parte da área total dos imóveis rurais.

d) A estrutura fundiária da Região Norte tem um baixo percentual de grandes propriedades que ocupam a maior parte da área total dos imóveis rurais.

Gab: D

Questão 128)

“Quando monopoliza o território, o capital cria, recria, redefine relações camponesas de produção familiar. Abre espaço para que a economia camponesa se desenvolva e com ela o campesinato como classe social. O campo continua povoado, e a população rural pode até se expandir. Nesse caso, o desenvolvimento do campo camponês pode possibilitar, simultaneamente, a distribuição de riqueza na área rural e nas cidades”.

(OLIVEIRA; MARQUES (orgs), 2004, p. 42)

Analisando o texto acima, o autor está se referido aos seguintes fatos:

a) que as relações no campo são inteiramente dominadas pela a cidade.

b) que a produção camponesa está livre das influências da crise na agricultura.

c) que a monopolização do território é criada pelo próprio camponês individual.

d) que o texto em suas entrelinhas prega o fim do campesinato no Brasil.

e) que o capital sujeitou a renda da terra gerada pelos camponeses à sua lógica.

Gab: E

Questão 129)

Observe o gráfico.

Quem é o agricultor comercial brasileiro

Maiores dificuldades

clip_image010

(www.cna.org.br)

Sobre os dados do gráfico, pode-se constatar que

a) no moderno modelo de produção no campo, fatores como acesso ao crédito e aquisição de implementos agrícolas têm maior peso do que os fatores naturais, como o clima e o solo.

b) no Brasil, apesar da boa qualidade dos solos e do clima adequado à produção agrícola, a maior parte dos produtores, por estarem em regiões isoladas, não têm acesso ao crédito.

c) o tamanho da propriedade não influi na capacidade de produção, pois o acesso ao crédito e à tecnologia é difícil tanto para pequenos quanto para grandes proprietários.

d) o fraco mercado interno representa uma grande barreira para a expansão da produção agrícola no país, pois inviabiliza o aumento de investimentos financeiros no campo.

e) apesar das transformações ocorridas nas formas de produzir no campo, fatores naturais climáticos e pedológicos ainda têm grande importância na rentabilidade das propriedades.

Gab: A

Questão 130)

Considere o texto.

Embora a expansão desta cultura esteja mais concentrada em São Paulo, já o está também no Paraná, em Mato Grosso do Sul, no Triângulo Mineiro, em Goiás e em Mato Grosso.

Nesses Estados, reduziu-se a área de produção de alimentos agrícolas e se deslocou a pecuária na direção da Amazônia.

(Ariovaldo Umbelino de Oliveira. Folha de S.Paulo, 2008)

Com base nos conhecimentos sobre as transformações recentes no campo brasileiro, pode-se concluir que o texto trata da expansão do(a)

a) cana-de-açúcar.

b) feijão.

c) eucalipto.

d) algodão.

e) soja.

Gab: A

Questão 131)

“O campesinato neste continente [América Latina] sempre precisou se movimentar para procurar terras de trabalho. Locomove-se movido pelo interesse de trabalhar com terras e ao mesmo tempo à procura delas. Ora consegue-as por ocupações e as perde por despejo judicial ou por grilagem; ora perde-as economicamente em função da política de preços que leva à perda de prazos de vencimento da hipoteca consumada para obter crédito para a lavoura. Perde-as ainda em função de determinações mais estruturais do processo de acumulação capitalista no campo em cada conjuntura – proletarização, subordinação à agroindústria ou transformação do segmento de produtores familiares numa determinada área em bolsão de reserva para o capital enquanto mão-de-obra disponível para exploração eventual ou intermitente. Ou, como pequeno produtor, se proprietário permanentemente endividado, acaba amarrado a contratos draconianos de parceria com os ‘tubarões’ da agricultura de exportação.”

(Ana Maria Motta Ribeiro, Sociologia do narcotráfico

na América Latina e a questão camponesa, em

Ana Maria Motta Ribeiro; Jorge Atílio S.

Iulianelli (Orgs.), Narcotráfico e violência no

campo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p.24.)

a) O que significa grilagem de terras? Como surge o termo “grilagem”?

b) Como a estrutura agrária contribui para o processo migratório de camponeses, em vários sentidos e direções, pelo interior do Brasil?

Gab:

a) O termo “grilagem” designa a apropriação de terras por meio de escrituras falsas e deriva do nome do inseto utilizado para “envelhecê-las”: as substâncias liberadas pelo grilo geravam certa corrosão, além de impregnar o papel com uma tonalidade amarela. Essas características davam a impressão de que a escritura, por ser antiga, legítima.

b) A grande concentração de terras nas mãos de poucos proprietários gera exclusão de muitos trabalhadores rurais. Essa marginalização, associada à falta de oportunidades, potencializa a migração de camponeses para várias localidades do Brasil, em busca de trabalho e renda.

Questão 132)

A luta pela terra no Brasil ganhou dimensão nacional com a emergência de movimentos sociais e políticas de distribuição de terras pelo governo. Apesar disso, persistem os conflitos no campo brasileiro.

a) Por que ocorrem conflitos na fronteira agrícola do país?

b) Qual foi a principal mudança ocorrida nos conflitos no campo brasileiro nos últimos anos? Explique.

Gab:

a) A fronteira agrícola do país, hoje situada nos limites sul-leste da Amazônia Legal, é palco de inúmeros conflitos originados por diferentes causas. O avanço da pecuária e da agricultura comercial estruturada com base em grandes propriedades, muitas vezes irregulares, entra em choque com os interesses das comunidades nativas (como os índios), os pequenos agricultores e os posseiros existentes na área. A falta de uma política agrícola e de uma fiscalização para a região permite um processo de ocupação desordenado e caótico, do qual resulta um elevado grau de violência.

b) A principal mudança nos conflitos do campo, nos últimos anos, está no fato de a luta camponesa ocorrer de maneira organizada e liderada por entidades bem estruturadas e com representatividade política, reconhecidas pelo Governo, como o caso do MST, que muitas vezes recebe verbas oficiais.

Questão 133)

O traço marcante da colonização de todo o continente americano e, por extensão, o Brasil, com exceção apenas de partes da América do Norte, foi servir para o enriquecimento das metrópoles (as nações europeias).

Isto acarretaria algumas marcas à economia e à sociedade brasileira que permanecem até hoje. Qual alternativa aponta uma dessas marcas?

a) Povoamento mais intenso no interior do país, região onde se localizam as zonas agrícolas

b) Utilização dos melhores solos para a produção de gêneros destinados à exportação, e não de alimentos para a população

c) Formação de uma sociedade constituída principalmente por uma minoria com baixas rendas, que serve como força de trabalho barata

d) A independência econômica em relação aos centros mundiais do capitalismo

e) Formação de uma sociedade constituída essencialmente por uma burguesia comerciante, que mantém ligações econômicas com os países ricos.

Gab: B

Questão 134)

O Brasil é um país com vocação para o agronegócio, em face de suas características e diversidades, tanto de clima quanto de solo, possuindo ainda áreas agricultáveis altamente férteis e ainda inexploradas. O aumento da demografia mundial e sua consequente demanda por alimentos nos leva a uma previsão de que o Brasil alcançará o patamar de líder mundial no fornecimento de alimentos e commodities ligadas ao agronegócio, solidificando sua economia e catapultando seu crescimento.

Disponível em :

http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/08/rambp.htm.

Acesso em 11/11/2009 (adaptado)

Em relação ao agronegócio brasileiro, é CORRETO afirmar:

a) O Brasil é um dos maiores produtores de alimento do mundo, sendo responsável por parte substancial do abastecimento mundial de alimentos, como soja, carne bovina, suína e frangos, além de açúcar e outros produtos importantes.

b) O aumento populacional do mundial tem sido compatível com a produção alimentar, principalmente na África que possui vastas extensões de terra que são aproveitadas para produção alimentar.

c) O clima da região Centro Oeste brasileiro não é adequado à produção alimentar e por isso somente é aproveitado para produção de etanol.

d) Por ter uma vasta região agricultável que exige muita terra, o Brasil não tem programa para a agricultura familiar para pequena produção de subsistência.

e) O agronegócio depende de modernização tecnológica que utiliza vasta quantidade de trabalhadores, o que elimina os movimentos sociais do campo.

Gab: A

Questão 135)

Observe a paisagem mostrada na foto e atente para todos os elementos naturais e antrópicos que a compõem.

clip_image012

Fonte: Paulo Liebert (Agência Estado), 09/06/2009.

Assinale a alternativa que melhor a descreva.

a) Agronegócio da cana-de-açúcar sobre relevo dissecado e solos provavelmente hidromórficos, sob clima tropical típico.

b) Frente pioneira no domínio amazônico orientada pelo cultivo de soja sobre planícies aluviais.

c) Assentamento decorrente da reforma agrária com baixo nível de investimento, sobre relevo horizontalizado, provavelmente sobre estrutura sedimentar.

d) Canavial mecanizado, provavelmente empreendido em grande propriedade, sobre relevo aplanado e solos provavelmente profundos (latossolos).

e) Cultivo de milho estruturado em pequenas propriedades contíguas e mão de obra familiar, provavelmente organizado em cooperativas, para atender ao mercado.

Gab: D

Questão 136)

O interior nordestino é considerado como o lugar da seca, da terra inóspita e da miséria. Porém, surge, nesta sub-região, uma área que foi denominada pela população local de Mapitoba que, no cenário brasileiro atual, está sendo apresentada como uma das maiores potências do agronegócio. Observe as ilustrações e gráficos, a seguir:

clip_image014

AgrafNP, Conab, Ícone e Ministério da Agricultura. Adaptação - Revista Exame - 15/07/2009

A análise dos dados indicados no texto, nas ilustrações e gráficos, acima, sobre a região de Mapitoba, permite afirmar que

a) a área está geograficamente localizada em espaços de vegetação do cerrado das regiões centro-oeste e nordeste do Brasil.

b) em uma década, a soja teve uma expansão aproximada de 150% das terras produtivas e quase quadruplicou o seu volume de produção.

c) nos dois anos subsequentes ao ano de 2004, ocorreu uma estabilização do volume de produção e uma retração da ocupação das terras produtivas.

d) o oeste baiano é a área mais promissora para a cana-de-açúcar, cuja produção deverá crescer e atrair a implantação de usinas de etanol na região.

Gab: B

Questão 137)

AMAZÔNIA – COMO SALVAR A FLORESTA?

São inúmeros os dados que indicam a devastação dos 64 milhões de hectares da Amazônia. Só em setembro/2008, 587 Km2 da floresta sofreram corte ou degradação progressiva. Boa parte da culpa cai sobre os pecuaristas. De um rebanho de 70 milhões de cabeças de gado em território brasileiro, 36% estão na Amazônia, o que faz com que 78% das áreas abertas da floresta sejam usadas para pastagem.

Trecho Adaptado - Revista Galileu /Vestibular 2009.

Considerando seus conhecimentos sobre o tema abordado no trecho acima, assinale, a seguir, a alternativa em que NÃO se apontou uma solução para os problemas da Amazônia:

a) Multiplicação das práticas da agricultura itinerante e da pecuária extensiva nas matas.

b) Regularização fundiária e aumento dos estímulos fiscais para atividades sustentáveis.

c) Efetivação do manejo da floresta, que corresponde a uma prática de conservação das matas.

d) Expansão dos programas governamentais de combate às queimadas.

Gab: A

Questão 138)

“O início da atividade agrícola deve ser contemporâneo do desbravamento do interior e da criação de gado. Apenas a agricultura não foi a atividade principal; desenvolveu-se mediocremente à sombra dos “currais”, devido à grande distância que separava aquela zona do litoral e ao elevado preço que os gêneros atingiam após o transporte por dezenas de léguas. Era feita, porém, de forma penosa, sendo os pequenos campos cultivados limitados por cercas ou valados que vedavam não só a passagem de bovinos e equinos, como também das “miúças”- bodes e carneiros.” (Manuel Correia de Andrade)

O texto refere-se à agricultura desenvolvida na seguinte área brasileira:

a) Tabuleiros Litorâneos.

b) Vale do rio Paraguai.

c) Sertão Nordestino.

d) Brejos de Altitude do Agreste.

e) Pantanal Matogrossense.

Gab: C

Questão 139)

Pedro comprou 100 hectares de terra na zona rural de um município do Estado do Acre, com o objetivo de residir e cultivar no local. Parte de suas terras está representada na figura a seguir:

clip_image016

Com relação à utilização das áreas I e II das terras de Pedro, pode-se dizer:

a) As áreas I e II não apresentam nenhuma restrição quanto ao uso.

b) A área I apresenta áreas de preservação permanente (APPs), mas pode ser utilizada para pastagem.

c) O cultivo é indicado para a área II, porém, deve-se lembrar que a mata ciliar deve ser preservada, por se tratar de uma Área de Preservação Permanente.

d) Pedro pode retirar a mata ciliar das áreas I e II e cultivar às margens do rio, pois nestas áreas a fertilidade do solo é maior.

e) A melhor área para Pedro cultivar e fazer a sua casa é a área I, já que não há nenhum risco de erosão e, ou, impedimento legal.

Gab: C

Questão 140)

A questão agrária no Brasil resulta de um conjunto de problemas gerados pelo processo de acumulação capitalista e pelo desenvolvimento da agricultura e da pecuária, em particular. Sobre essa questão, responda o que se pede a seguir.

a) Apresente duas características dominantes da estrutura fundiária brasileira.

b) Cite duas diferentes formas de trabalho presentes no campo brasileiro.

c) Complete o quadro apresentando, para cada grupo de produção, a região produtora e dois produtos agropecuários expressivos cultivados em cada uma delas.

clip_image018

d) Cite duas consequências socioeconômicas decorrentes da não realização da reforma agrária pelo governo brasileiro.

Gab:

Comentário:

a) Entre as características dominantes da estrutura fundiária brasileira, podemos citar o fato de ser uma das mais concentradas do mundo e o fato de possuir grandes disparidades regionais na relação entre trabalho tecnológico e trabalho manual na produção, apesar de ter se destacado pelo desenvolvimento dos megalatifúndios no mesmo processo em que se observa o crescimento dos minifúndios. Isso tem permitido a configuração de uma estrutura fundiária, repleta de conflitos pela terra.

b) Entre as diferentes formas de trabalho presentes no campo brasileiro, podemos lembrar as formas de trabalho não capitalistas, que podem ser o trabalho familiar, a parceria, a prática de ajuda mútua, o trabalho coletivo e o uso comum da terra, e as formas de trabalho capitalista, que podem ser o trabalho assalariado, o contrato temporário, o trabalho diarista, e, algumas vezes, o arrendamento.

c) Com relação à região produtora, aos grupos de produção e aos produtos agropecuários que ocupam lugar de destaque nela, podemos salientar alguns fatos. O Sudeste se destaca pelos mais eficientes complexos agroindustriais do país, pela produção da cana-de-açúcar, da laranja, do milho e pela pecuária intensiva para o mercado externo. No caso das unidades familiares presentes nessa região, podemos citar a produção de frutas típicas, como a uva, o figo, a goiaba, a pêra, o morango, e a produção de flores. O Centro-Oeste também tem destaque com os complexos agroindustriais produtores de milho, soja, e a pecuária intensiva. Nas unidades familiares, o destaque vai para o cultivo do feijão, milho e mandioca e das frutas do cerrado, como o piqui. No Nordeste os complexos agroindustriais estão desenvolvendo a cana-de-açúcar, a uva de mesa e a soja. De fato o destaque nessa região está nas unidades familiares, com o arroz, o feijão, a mandioca, o milho e o algodão. A região Sul destaca-se com a agroindústria de avicultura, suinocultura, produção de soja e celulose. As unidades familiares muitas vezes atreladas aos complexos agroindustriais produzem suínos, uva, fumo e trigo. O Norte destaca-se pelo crescimento das pastagens extensivas, feitas pelos grandes proprietários de terra que avançam do Centro-Oeste para o Norte, e pela coleta de produtos da floresta, como a castanha-do-pará, a malva, o urucum, o guaraná, o açaí, o cupuaçu e o bacuri, feita pelos produtores que, também, são pescadores.

d) Entre as consequências socioeconômicas decorrentes da não realização da reforma agrária pelo governo brasileiro, podemos citar alguns fatos. A luta pela reforma agrária e por condições dignas de vida no campo tem destaque especial, porque em nosso país a migração campo-cidade tem fortalecido nas cidades a concentração da renda e aumento da desigualdade social através do aumento do desemprego, da favelização, da pobreza, da miséria e da fome. Outra consequência bastante importante é a alta no preço dos alimentos.

Questão 141)

As figuras abaixo representam o espaço agrário brasileiro em sua unidade contraditória. Esta unidade contraditória é dada pela produção/reprodução da grande agricultura moderna (figura 01) e da pequena agricultura (figura 02).

Figura 01

clip_image020

Figura 02

clip_image022

Com base nos seus conhecimentos sobre os dois modelos de organização do espaço agrário brasileiro, representados nas duas figuras, marque V para as afirmações verdadeiras, F para as falsas.

( ) A forte presença de tecnologias avançadas na intermediação da produção na grande agricultura moderna constitui as suas paisagens como típicas do meio geográfico técnico-científico-informacional. Por outro lado, na pequena agricultura, as forças humana e animal são intensamente utilizadas para realizar o trabalho e para produzir o espaço geográfico.

( ) Na grande agricultura moderna prevalece a utilização da mão-de-obra ciência, a presença do trabalho assalariado permanente e a ausência do trabalhador temporário (volantes ou boias-frias). Na pequena agricultura, predomina a força de trabalho representada pelo trabalhador temporário (volantes ou bóias-frias), sem nenhuma garantia trabalhista.

( ) Na grande agricultura moderna, a produção está voltada para o mercado externo, portanto,vincula-se profundamente com as redes globais de produção, circulação, distribuição e consumo. Na pequena agricultura, a produção visa à própria subsistência das famílias que a pratica e à comercialização no mercado interno.

( ) A soja, a cana-de-açúcar, a laranja etc. são culturas bastantes praticadas no modelo agrícola moderno e de elevada escala de produção. Por outro lado, produtos tradicionais da mesa brasileira, como a mandioca, o milho, o feijão, as hortaliças etc., provêm da pequena agricultura.

( ) Na grande agricultura, as intensas mecanização e quimificação causam grandes impactos ambientais, a exemplo da degradação dos solos, das águas, da destruição da biodiversidade etc. Já na pequena agricultura, os impactos ambientais inexistem, uma vez que suas técnicas e seus métodos de produção não são destrutivos dos dois principais fatores de produção na agricultura (o solo e a água).

A sequência correta é:

a) V V V F F.

b) V F V V F.

c) V V V F V.

d) V V F F F.

e) V V V V V.

Gab: B

Questão 142)

A expansão da cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul é revestida de questões políticas, econômicas e ambientais controversas. Em relação a essa atividade agrícola, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01. Os principais impactos ambientais atribuídos à lavoura de cana-de-açúcar são as queimadas para a realização do corte, enquanto que, nas usinas de açúcar e nas destilarias de álcool, a liberação de resíduos tóxicos é o que causa maior impacto, especialmente nas bacias hidrográficas.

02. O álcool, como um produto da indústria sucro-alcooleira, é um biocombustível, como o biodiesel, obtido de fontes renováveis; o consumo do álcool vem sendo estimulado tanto no país como no mercado internacional, exigindo ampliação da capacidade produtiva industrial e da oferta de matéria-prima.

04. A cana-de-açúcar é muito exigente em nutrientes do solo, por isso é cultivada em solos férteis do tipo Massapê ou Terra-roxa nas regiões Nordeste e Sudeste do país. Devido à exaustão dos solos naquelas regiões, houve diminuição de sua plantação, motivando os usineiros a procurarem novas áreas para plantio, dirigindo-se para a região Centro-Oeste.

08. Haverá êxodo rural nos municípios atingidos pela monocultura canavieira, visto que essa lavoura é altamente mecanizada e estimula a concentração de terras, exigindo pouco uso do trabalho humano, contribuindo pouco para a oferta de trabalho, como ocorre com a pecuária extensiva.

16. Os usineiros sul-mato-grossenses querem ocupar as terras baixas do Pantanal por serem mais úmidas e de solos mais férteis, fazendo com que as lavouras de cana-de-açúcar obtenham alta produtividade, possibilitando concorrerem com o produto no mercado nacional e internacional.

Gab: 03

Questão 143)

Analise, neste mapa de Minas Gerais, a localização das regiões I e II:

clip_image024

A partir da análise desse mapa e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que,

a) na Região I, a rede hidrográfica é parte integrante da Bacia do Paraná e apresenta caráter perene, enquanto, na Região II, alguns contribuintes do Rio Jequitinhonha são ribeirões e córregos intermitentes.

b) na Região I, o dinamismo econômico é responsável por sua transformação em polo atrativo de população, enquanto, na Região II, o quadro socioambiental é fator de expulsão populacional, em especial, da mão-de-obra masculina.

c) na Região I, o grau de modernização do espaço agrícola é reduzido, enquanto, na Região II, a tecnificação da agricultura, poupadora de mão-de-obra, é empregada no cultivo de grãos destinados ao mercado externo.

d) na Região I, o plantio da soja ocupa posição de destaque na economia, enquanto, na Região II, essa posição é desempenhada pela pecuária extensiva e pela agricultura de subsistência.

Gab: C

Questão 144)

“os problemas decorrentes da produção de cana no Brasil, já conhecidos, se multiplicarão, trazendo uma série de efeitos com a expansão da monocultura e suas sequelas”.

(Lia Osório Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro.)

Assinale a alternativa que não corresponde às sequelas a que o texto se refere.

a) Despovoamento do campo.

b) Decadência de pequenas cidades que dependem de serviços e comércio para a população local.

c) Esgotamento da fertilidade do solo com dependência crescente de insumos químicos.

d) Desaparecimento ou redução do cultivo de alimentos.

e) Menores taxas de conversão tanto de cerrado como da floresta amazônica em áreas de produção agrícola.

Gab: E

Questão 145)

A pecuária, ao longo de praticamente todo período colonial brasileiro, foi uma atividade econômica sempre secundária, mas sempre em expansão, ao contrário do que ocorreu com a agricultura canavieira e com a mineração aurífera. Explique, com relação à pecuária, o porquê destas características.

Gab:

A pecuária foi uma atividade muito mais ligada ao mercado interno do que à exportação. Assim, era pouco ou nada atingida pelos efeitos de guerras, bloqueios, crises externas, variações internacionais de preços e concorrência de outros produtores, que afetavam, por exemplo, a produção açucareira. Além disso, o gado era um bem renovável, e não um recurso natural que poderia se esgotar, como foi o caso das jazidas auríferas das Gerais.

Resta lembrar ainda, que, particularmente no sertão nordestino, a pecuária se expandiu vegetativamente, mesmo quando não havia mercado para absorver sua produção, surgindo assim áreas de economia de subsistência baseada na criação de gado.

Questão 146)

De 1900 a 1950, praticamente todo o Planalto Ocidental Paulista já estava ocupado. A cafeicultura havia penetrado o sertão, fazendo de São Paulo o polo econômico capitalista do país. É possível, portanto, afirmar que o café constituiu o principal fator responsável pelo impulso do desenvolvimento capitalista no Brasil e da produção do espaço geográfico no Sudeste nesse período.

É INCORRETO afirmar que o desenvolvimento da cafeicultura no Brasil:

a) estimulou o crescimento urbano e a formação de uma agricultura familiar de pequena propriedade.

b) consolidou as relações de trabalho assalariado em substituição às relações escravistas.

c) proporcionou a criação das bases financeiras para o desenvolvimento industrial no Brasil.

d) levou à implantação de um sistema ferroviário permitindo a integração entre RJ, SP e MG.

Gab: A

Questão 147)

Leia o texto abaixo:

O campo brasileiro é bastante heterogêneo. Na grande maioria dos municípios situados no interior do país a agropecuária se constituiu como principal atividade econômica. O dinamismo econômico das cidades depende principalmente do desempenho da agropecuária. Apesar da permanência dessa importância, o campo tem apresentado mudanças significativas na sua dinâmica, tendo se tornado cada vez mais diversificado. O êxodo rural perdeu força a partir dos anos 1980, chegando em alguns casos, a haver a retomada do crescimento da população rural.

(HESPANHOL, Antônio Nivaldo. O desenvolvimento do campo no Brasil. In: FERNANDES, Bernardo M; MARQUES, Marta Inez M.; SUZUKI, Júlio C.

Geografia Agrária: teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007. p. 277.)

Com base nas informações do texto acima e nos conhecimentos sobre o campo brasileiro, assinale a afirmativa CORRETA:

a) A retração nos níveis de instrução da população rural tem dificultado o acesso, principalmente de jovens, à colocação no mercado de trabalho da cidade.

b) As atividades rurais não agrícolas, como turismo rural e pesque-pague, vêm propiciando mudanças no perfil da população rural.

c) Houve o retorno da população ao campo em algumas regiões do país, oriunda especialmente das cidades grandes, não ocorrendo tal fenômeno em municípios médios e pequenos.

d) Registrou-se nas duas últimas décadas um aumento acentuado da movimentação da população rural das grandes cidades, em razão da retração da agropecuária brasileira.

Gab: B

Questão 148)

No que diz respeito às migrações dentro do território brasileiro, assinale a única opção que melhor representa o período da “Migração interna na década de 1960- 1970”:

a) Representa o início das migrações significativas em direção as áreas urbanas já consolidadas das regiões Amazônica e Centro-Sul.

b) A ocupação da região amazônica foi estimulada pelo governo através de projetos oficiais ou particulares, entre eles, a abertura e construção de grandes rodovias como a Cuiabá-Porto Velho.

c) Essa década marca o período em que os estados de Roraima e Rondônia recebem um fluxo migratório maior do que qualquer outra região do país, sendo estes dois “novos eldorados” estimulados pelo garimpo encontrado na região.

d) O sul e sudeste do Brasil se tornou a principal fronteira agrícola, pois sua população migrava em direção as regiões norte e Centro-oeste.

e) Marca o período de ocupação do centro-oeste do país por meio do expressivo número de nordestinos que se deslocavam para trabalhar na construção da nova capital brasileira: Brasília.

Gab: B

Questão 149)

Com base nos dados do censo agropecuário do IBGE/2006, percebe-se que houve mudanças significativas no uso da terra, no Brasil.

Sobre as recentes mudanças no uso da terra, no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.

a) A área de lavouras, temporárias e permanentes, reduziu-se devido ao baixo valor dos produtos agropecuários no mercado externo.

b) A área de pastagem aumentou em decorrência da expansão da agropecuária para a região amazônica.

c) A expansão do cultivo da cana-de-açúcar tem se destacado no Brasil, principalmente no estado de São Paulo.

d) A plantação de soja manteve-se estagnada, concentrando a maior área plantada na região Norte do Brasil.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis