quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Recursos Naturais 4

Questão 96)

Observe o trecho e a figura a seguir:

“A expansão da fronteira agrícola e o desflorestamento na Amazônia Legal ocorrem no contexto da regionalização da agricultura brasileira em seguida à industrialização acelerada a partir da década de 50 e, mais recentemente, com tentativas de adaptação do Brasil à globalização da economia.(...) Na região conhecida como “Arco de Desmatamento”, que se estende do Maranhão até Rondônia, ocorrem as mais elevadas taxas de desflorestamento anual evidenciadas para a Amazônia, e medidas urgentes devem ser tomadas para evitar a perda dos recursos naturais dessa estratégica região.”

VIEIRA, Ima Célia Guimarães. Um programa de C&T para

o Arco do Desmatamento da Amazônia.

Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/arquivos/arquivo_212.doc.

Acessado em 25/07/2007.

DESFLORESTAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL - 2003

clip_image002

Adaptado de: INPE PRODES Digital, 2004

C.a) Conceitue Amazônia e Amazônia Legal e explique os aspectos básicos que diferenciam a delimitação de cada uma dessas áreas. (7)

C.b) Justifique, à luz do processo de ocupação recente da Amazônia, a localização geográfica do “Arco de Desmatamento”. (8)

C.c) Além da exploração madeireira, quais atividades agropecuárias representam os principais vetores de expansão do desflorestamento? Analise como a dinâmica de expansão dessas atividades gera ampliação da área desflorestada na Amazônia. (9)

Gab:

C.a) A Amazônia corresponde a uma área natural que se estende pela porção norte–ocidental da América do Sul, abrangendo o Brasil, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Equador, peru e Bolívia. A Amazônia Legal compreende a área jurídico–administrativa de atuação da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) e abrange a região Norte, o norte do Mato Grosso e o oeste do Maranhão.

C.b) Com o processo de modernização e valorização das áreas de agropecuária mais antigas e tradicionais do Centro–Sul, há uma dinamização da ocupação de interior do país, com a incorporação de novos espaços pela agropecuária. Essas novas áreas correspondem à fronteira agrícola e o “arco de desmatamento” é o limite de extensão dessa fronteira agrícola.

C.c) Dentre as atividades agropecuárias a soja e a pecuária extensiva também se destacam como os principais vetores de expansão do desmatamento. São atividades que tiveram um aumento da produção tanto de modo intensivo como extensivo e, ainda, são produtos que apresentam grande benefício no conjunto das exportações.

Questão 97)

A respeito do desmatamento da Amazônia, é INCORRETO afirmar que:

a) A presença de madeireiras asiáticas a partir da década de 1990 intensificou o desmatamento.

b) A preservação de áreas florestais só é possível com a expulsão de toda população, independentemente de serem nativos ou não.

c) O desmatamento está associado à expansão da pecuária e da agroindústria da soja.

d) A preservação de áreas indígenas contribui para a preservação da floresta amazônica.

e) A abertura de estradas contribui para o desmatamento, facilitando o acesso à madeira e tornando possível a exploração agropecuária das áreas atingidas pelas estradas.

Gab: B

Questão 98)

O elevado crescimento da população mundial lança ao homem um grande desafio: assegurar a sobrevivência do Planeta como astro habitado e habitável para uma humanidade cada vez mais consumista. Tratando do desafio ambiental, Carlos Walter Porto-Gonçalves afirma “[...] o período atual, de globalização neoliberal, difere dos outros períodos que o antecederam pela especificidade do desafio ambiental que o acompanha e que, também, o constitui. Afinal, até os anos 1960, a dominação da natureza não era uma questão e, sim, uma solução – o desenvolvimento. É a partir desse período que intervém explicitamente a questão ambiental.”

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. O desafio ambiental.

Rio de Janeiro. Record, 2004. p.23

As questões abaixo dizem respeito à questão ambiental e aos problemas, ou soluções, relativos a ela, encontrados na atualidade.

a) Aponte, para cada elemento natural destacado, um desafio ambiental relativo a este mesmo elemento:

a.I. Águas doces:

a.II. Solos:

a.III. Vegetação:

b) Nomeie os dois grupos de Unidades de Conservação que hoje são propostos para superação do desafio ambiental:

c) Cite dois objetivos das Unidades de Conservação:

d) Cite dois elementos essenciais do conceito de Desenvolvimento Sustentável:

Gab:

a) democratização do uso e do acesso à água de qualidade por todos os seres vivos (a.I); conservação dos solos (A.II); uso das florestas sem desmatamento, respeitando a biodiversidade (a.III).

b) Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.

c) contribuir com a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos; proteger espécies em extinção; preservar e restaurar a diversidade de ecossistemas e de paisagens naturais; estimular estudos científicos e monitoramento ambiental; gerar uma maior responsabilidade ecológica; promover o desenvolvimento sustentável, entre outros.

d) promoção do desenvolvimento atual e futuro da sociedade; manutenção das condições ecológicas nos vários ecossistemas do Planeta.

Questão 99)

Leia o texto.

A luta pela preservação da floresta

“Aclamado como o país de maior diversidade biológica do mundo, o Brasil tem sua riqueza natural sob constante ameaça. Um exemplo dessa situação é o desmatamento anual da Amazônia que cresceu 34% de 1992 a 1994. A taxa anual, que era de pouco mais de 11.000 km² em 1991, ficou em 16.926 km² em 1999, conforme dados oficiais. A atividade agrícola de forma não sustentável e a extração madeireira continuam sendo os maiores problemas. A extração tende a aumentar na medida em que os estoques da Ásia se esgotam.”

Fonte: WWF, 2007.

Apesar de o Brasil ter uma moderna legislação ambiental, ela não tem sido suficiente para impedir a devastação da floresta. Podem ser citados como fatores que dificultam a proteção da floresta, EXCETO

a) a insuficiência de pessoal dedicado à fiscalização.

b) o envolvimento das populações locais.

c) as dificuldades em monitorar extensas áreas de difícil acesso.

d) a fraca administração das áreas protegidas.

Gab: B

Questão 100)

Sobre um zoneamento agroecológico adequado, é INCORRETO afirmar que a sua elaboração deve

a) prever os impactos ambientais que irão ocorrer na área.

b) levar em conta as condições de topografia, solo, clima e infra-estrutura.

c) orientar o plantio nas áreas potencialmente mais produtivas para as diversas culturas.

d) identificar as áreas mais adequadas para preservação ambiental.

Gab: A

Questão 101)

Sobre a política ambiental e a proteção dos recursos naturais do Brasil, assinale o correto.

a) Áreas de Proteção Ambiental (APAs) constituem Unidades de Proteção Integral, conforme a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

b) A preservação ambiental, na Legislação Ambiental, contempla, com muita ênfase, os ecossistemas litorâneos que são mais vulneráveis ao uso e ocupação.

c) As Unidades de Uso Sustentável, conforme a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), não contêm Áreas de Preservação Ambiental (APAs).

d) Parques Naturais e Monumentos Naturais são unidades propícias à realização de experimentos agrícolas e práticas de agroextrativismo.

Gab: B

Questão 102)

“Aproximadamente 600 pessoas integrantes de diversos movimentos sociais ocupam, desde ontem pela manhã, o prédio da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) em Bom Jesus da Lapa (BA). Os manifestantes são contra o projeto do governo federal de transposição das águas do Rio S. Francisco [...] O comando da ação está a cargo da Articulação Popular pela Revitalização do Rio São Francisco.”

(In: Correio da BAHIA. Manifestantes ocupam sede da

Codevasf. 17/04/2007, Aqui Salvador, p.3)

Um argumento contra a obra de transposição das águas do Rio São Francisco é que é mais importante revitalizá-lo. O rio estaria comprometido por transformações em sua bacia.

Sobre essas transformações pode ser dito que

a) na região do médio São Francisco em direção a sua foz há a presença dinâmica do agronegócio, grande consumidor das águas do rio.

b) o regime de chuvas, em razão do aquecimento global, já foi alterado na região da bacia do São Francisco, provocando uma diminuição do volume das águas.

c) o rio, sobrecarregado com o uso de suas águas pelo agronegócio, sobrevive graças aos cuidados com as matas ciliares do seu curso e de seus afluentes.

d) uma reserva de vitalidade para o rio são as represas, como de Sobradinho, que terminam funcionando como depósitos de águas despoluídas.

e) a grande industrialização nas margens e na Bacia do Rio São Francisco, que se dirige para seu baixo curso, resulta num aumento da descarga poluente.

Gab: A

Questão 103)

A questão ambiental, hoje, é bastante discutida no meio acadêmico e pela sociedade em geral, face às implicações que têm os problemas ambientais para a própria sobrevivência da humanidade. Assim, é cada vez maior a necessidade de se conservar e preservar o meio ambiente.

Nessa perspectiva, a prática do Conservacionismo significa:

a) guardar, deixar semi-intocado os recursos naturais.

b) adotar uma política para que os países desacelerem os seus atuais níveis de crescimento econômico.

c) utilizar os recursos naturais de forma racional.

d) empregar os recursos em benefício da geração atual.

e) manter uma preocupação essencialmente tecnológica.

Gab: C

Questão 104)

Leia, a seguir, o trecho de uma notícia.

Segunda-feira, 19 de março de 2007 – 10h20

GEÓGRAFO BRASILEIRO REBATE SAVANIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

clip_image004

O relatório das Nações Unidas divulgado em fevereiro sobre o aumento da temperatura do planeta mostra que no transcorrer deste século a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica sofrerão profundos impactos em sua biodiversidade. Uma das conseqüências diretas seria a chamada "savanização".

No entanto, essa não é a opinião de um dos mais respeitados geógrafos brasileiros, o professor Aziz Ab'Saber. De acordo com o pesquisador essa tese é uma "besteira", e não leva em consideração as flutuações do nível dos oceanos, registradas nos últimos milhares de anos.

Fonte: Disponível em:

<http://www.apolo11.com/mudancas_climaticas.php?posic=dat_20070319-102034.inc.>

Acesso em: 19 ago. 2007. Adaptado.

Leia as seguintes afirmativas.

I. A savanização é a substituição da floresta fechada, antes rica em espécies e com uma grande quantidade de carbono estocado na vegetação, por uma vegetação menos densa.

II. A diminuição da mata pode afetar o regime das correntes marítimas, intensificando o fenômeno El Niño e provocando seca em áreas produtivas do Brasil.

III. Parte da fumaça produzida nas queimadas desloca-se e permanece suspensa no ar, reduzindo a chegada da radiação solar ao solo.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.

b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.

c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

d) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.

e) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

Gab: E

Questão 105)

Considere a figura.

clip_image006

A figura demonstra a distribuição espacial de densidades de queimadas em unidades de grade no Brasil em agosto de 2004. São focos detectados através do satélite NOAA 12h às 21h TMG.

Considerando a figura verifica-se que os desflorestamentos ocorrem, preponderantemente, em

a) florestas estacionais semideciduais e florestas tropicais latifoliadas.

b) florestas tropicais e Pantanal.

c) cerrado e caatinga.

d) floresta Amazônica e Mata Atlântica.

e) cerrados e trechos periféricos da Floresta Amazônica.

Gab: E

Questão 106)

Leia o texto.

Chuvas voltam a preocupar moradores de Nova Friburgo

No começo da noite de segunda-feira (8) voltou a chover forte em Nova Friburgo, na região Serrana do Rio. Um temporal de menos de meia hora chegou a alagar muitas ruas, principalmente do centro da cidade. O rio Bengalas, que corta Nova Friburgo, transbordou.

Por causa do temporal, houve deslizamento na RJ-130.

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,AA1413261

-5606,00.html (acesso em 26/10/07).

A partir dessa notícia, aponte outros fatores envolvidos em alagamentos e deslizamentos nas cidades brasileiras.

a) Desmatamento, ocupação regular das encostas e ordenamento territorial.

b) Ocupação desordenada, falta de planejamento e contenção de encostas.

c) Desmatamento, ocupação irregular das encostas e falta de planejamento.

d) Clima chuvoso, planejamento e ocupação irregular das encostas.

e) Reflorestamento, obras civis e ocupação irregular.

Gab: C

Questão 107)

Estudos realizados por biólogos e arqueólogos têm mostrado a extraordinária capacidade dos índios da Amazônia de explorar os recursos da natureza sem destruí-los, mas a história do Brasil, desde o início de sua exploração pelos europeus, é a história da destruição da natureza. Sobre os processos de uso e ocupação do território e de degradação do meio ambiente, é verdadeiro afirmar que:

a) a devastação da cobertura vegetal primitiva foi iniciada ainda no período colonial, pela região Norte, fato que a torna a mais degradada das regiões brasileiras.

b) a grande dimensão territorial, a intensa importação de alimentos e a alta fertilidade natural são fatores que asseguram a preservação dos solos brasileiros.

c) a derrubada de florestas, a caça predatória e o uso do fogo para conquista de novas áreas agropecuárias conduzem à dilapidação da fauna no Brasil.

d) à medida que a política ambiental evoluiu, estabeleceu-se, a partir de Lei Federal, que o território brasileiro seria um santuário natural.

e) os esgotos produzidos pela população são, na maioria dos municípios brasileiros, despejados em unidades de tratamento apropriadas.

Gab: C

Questão 108)

Quando chega o mês de agosto, parece que a natureza morreu. Não se vêem nuvens no céu, a umidade do ar é mínima, a água chega a evaporar 7 mm por dia, e a temperatura do solo pode atingir 60° C. As folhas da maioria das árvores já caíram e, assim, o gado e os animais nativos, como a ema, o preá, o mocó e o camaleão, começam a emagrecer. As únicas cores vivas estão nas flores douradas do cajueiro, nos cactus e juazeiros. A maioria dos rios pára de correr, e as lagoas começam a secar.”

Atlas do meio ambiente do Brasil / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

2.ed., rev. aum. Brasília: EMBRAPA-SPI: Terra Viva, 1996.

O texto acima apresenta características da dinâmica natural do Domínio das Depressões Interplanálticas Semi-Áridas do Nordeste do Brasil. Sobre as características descritas, é possível inferir de forma correta que:

a) o cajueiro, o cactus e o juazeiro adaptam-se a condições climáticas de semi-aridez.

b) a rede de drenagem é constituída por rios classificados como endorréicos.

c) a miséria da população decorre da desertificação em curso na região.

d) a ema, o preá, o mocó e o camaleão são animais nativos em extinção.

e) a seca é um fenômeno climático que ocorre anualmente na região.

Gab: A

Questão 109)

O mapa abaixo apresenta o domínio fitogeográfico conhecido por Cerrado.

clip_image008

Sobre esse domínio, assinale a alternativa incorreta:

a) Atualmente possui grande importância na produção nacional de soja, milho e carne.

b) É o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana nas últimas cinco décadas.

c) Exibe uma enorme biodiversidade vegetal e animal, comparável à da floresta amazônica.

d) Possui as maiores áreas de preservação ambiental do país em decorrência da criação de parques e reservas ambientais.

Gab: D

Questão 110)

Considere os mapas abaixo.

clip_image010

clip_image012

A partir da leitura desses mapas:

a) Associe os impactos ambientais (Mapa 2) aos domínios morfoclimáticos (Mapa 1).

b) Explique a principal causa para a ocorrência dos impactos ambientais no domínio morfoclimático 2.

Gab:

a) Os impactos ambientais do tipo desmatamento ocorrem na área do Domínio da Amazônia e do Cerrado e sua faixa de transição.

A intensificação dos processos erosivos ocorre na área de Cerrado, Mares de Morros, Pradarias e Araucárias.

As áreas consideradas como risco de desertificação/arenização ocorre no Domínio da Caatinga e nas Pradarios.

b) A principal forma de impacto ambiental no Domínio dos Cerrados é a intensificação dos processos erosivos.

Este processo é derivado do modelo de ocupação, com base em desmatamento, queimada, uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos.

Os principais processos erosivos como erosão laminar, voçorocas e ravinas, assim como o assoreamento dos rios que ocorrem em função de manejo incorreto do solo nestas áreas.

Questão 111)

“Marabá, Parauapebas, Curionópolis, Tucumã, Pau D’Arco, Rio Maria, Xinguara e outros municípios do sudeste do Pará formam uma região economicamente dinâmica. Nas décadas de 1960 e 1970, [essa área] foi o palco de grandes projetos pecuários incentivados pelo governo federal. A agricultura familiar recuou, mas depois voltou a expandir-se, em paralelo à mineração, tanto a das grandes empresas quanto a dos milhares de garimpeiros anônimos. As cidades se alargam sem parar. Em razão da rápida transformação da Floresta Amazônica em terras para uso agropecuário o balanço líquido de gás carbônico (emissão menos seqüestro) em 2004 é estimado em quase 300 milhões de toneladas, o equivalente a 35% das emissões em toda a Região Norte nesse ano.

[...] Um dos mecanismos cogitados para evitar os desmatamentos e as queimadas que liberam gás carbônico é compensar os fazendeiros, por meio de créditos de carbono, para manter a floresta em pé. Os donos da terra ganhariam para olhar a mata em vez de plantar ou criar gado.

No entanto, essa alternativa pode ser desastrosa para a economia regional, por gerar um dramático encolhimento da atividade econômica, de impostos e de empregos, de acordo com um estudo do economista Francisco de Assis Costa”. [...].

Revista Pesquisa FAPESP – Set. 2007.

A partir das reflexões sobre o texto apresentado e das características da região em foco, marque a alternativa que contém apenas afirmativas INCORRETAS.

a) A região do Pará encontra-se em uma área que apresenta elevadas temperaturas e grande umidade durante todo o ano, cujo quadro climático tende a permanecer estável. A questão desenvolvimento econômico versus preservação ambiental é muito delicada para a região, uma vez que a mineração e a agricultura familiar praticadas geram uma emissão de gás carbônico que inviabiliza a ocupação da área.

b) A região do Pará encontra-se em uma área em que a Floresta Equatorial foi amplamente devastada, principalmente desde o período da ditadura militar. A questão desenvolvimento econômico versus preservação ambiental é muito delicada para a região, uma vez que as atividades econômicas desenvolvidas contribuem para a aceleração do aquecimento global.

c) A região do Pará encontra-se em uma área em que a floresta é hidrófila, estratificada, heterogênea e latifoliada, quadro extremamente alterado, principalmente desde a década de 1960. A questão do desenvolvimento sustentável é muito delicada para a região do Pará e a troca das atividades econômicas por créditos de carbono é uma alternativa apresentada para a referida região.

d) A região do Pará encontra-se em uma área em que a floresta é hidrófila, estratificada, heterogênea e latifoliada, quadro extremamente alterado, principalmente desde o período da ditadura militar. A questão do desenvolvimento sustentável é muito delicada para a região, pois a troca das atividades econômicas por créditos de carbono pode gerar um encolhimento desastroso da economia regional.

Gab: A

Questão 112)

Os impactos ambientais em áreas tropicais brasileiras afetam, sobretudo, os manguezais de forma natural ou induzida. Entre os eventos mais freqüentes que provocam danos aos manguezais, estão o(a)

00. despejo de esgotos, algumas vezes de cidades inteiras.

01. desmatamento para obtenção de lenha.

02. aqüicultura.

03. não construção de palafitas em áreas estuarinas.

04. insistência em se preservar a espécie “rizophora mangle” que polui o ambiente estuarino.

Gab: VVVFF

Questão 113)

O recorde de aumento do desmatamento da Floresta Amazônica nos últimos quatro meses nos desafia a buscar respostas e responsabilidades. Depois de quatro anos da festejada queda no desmatamento, amargamos esta notícia dramática.

A perda de sete mil quilômetros quadrados de floresta no segundo semestre de 2007 não é mais que a mostra visível das conseqüências de um modelo de crescimento ancorado nos monocultivos que busca alcançar recordes exportadores de soja, carne e outros produtos com preços conjunturalmente altos no mercado internacional. Se olharmos os dados dos estados onde se desmatou, veremos que Mato Grosso, campeão da produção de soja, foi o que mais desmatou (53,7% do total) seguido de Pará (17,8%) e de Rondônia (16%).

(www.ecoagencia.com.br. Acessado em 08.02.2008.)

Com base nessa reportagem, analise os itens seguintes.

I. Perda de produtividade e mudanças no regime hidrológico.

II. Aumento das precipitações e crescimento das espécies higrófilas.

III. Perda da biodiversidade e emissões de gases do efeito estufa.

IV. Diminuição da biodiversidade e aumento da fertilidade e produtividade do solo.

Os itens que apresentam os impactos do processo de desmatamento na Amazônia são

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

Gab: B

Questão 114)

A escolha do Brasil como sede da Oitava Conferência das Partes da Convenção sobre Biodiversidade, que ocorreu em Curitiba, está associada

a) ao modelo de desenvolvimento urbano de Curitiba, considerado um exemplo mundial.

b) ao reconhecimento dos serviços prestados pelo país, como o envio de tropas brasileiras ao Haiti.

c) à condição de país megadiverso que influencia decisões na ordem ambiental internacional.

d) à aspiração do país a se tornar membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

e) às pressões internacionais sobre a gestão dos recursos naturais no Brasil, em especial na Amazônia.

Gab: C

Questão 115)

Observe atentamente o mapa a seguir, referente á síntese da ocorrência de desastres naturais no Brasil.

clip_image014

Santos, T. C. C.: CÂMARA, J. B. D. (Orgs) Geo Brasil 2002 – Perspectiva

do Meio Ambiente no Brasil. Brasília: IBAMA, 2002.

Com base nos seus conhecimentos e na interpretação do mapa, marque verdadeiro (V) ou falso (F), considerando as causas e/ou conseqüências naturais apontados.

( ) As áreas de incêndio florestal no Brasil estão diretamente associadas á expansão da fronteira agrícola, o que tem acarretado grande perda de biodiversidade, especialmente na Amazônia legal.

( ) A ocorrência de ventanias e granizo no sul do Brasil está associada á ocorrência de anticiclones na costa Atlântica, como foi o caso do Catarina em 2005.

( ) Ao longo da Serra do Mar, o risco de deslizamento provocado pela ocupação desordenada das encostas montanhosas, especialmente na proximidade de grandes cidades e áreas de refino de petróleo.

( ) Em todas as regiões do país, a ocorrência de inundações está associada ao assoreamento dos cursos d’água, como decorrência do alto grau de impermeabilização dos solos.

A sequência correta é

a) V – F – V – F.

b) V – F – F – V.

c) F – V – V – V.

d) F – F – V – F.

e) F – V – F – V.

Gab: A

Questão 116)

O Brasil possui conhecimento científico, tecnologia e legislação suficientes para desenvolver a Amazônia de modo sustentável, entretanto a floresta pede socorro e deixa a sociedade preocupada com o grau de desmatamento que está ocorrendo. Sobre a Amazônia Brasileira, é correto afirmar:

01. A ocupação econômica dos diferentes pólos agropecuários e de mineração é feita de modo planejado sob a proteção legal.

02. A expansão do desflorestamento está ligada ao processo de povoamento da região, iniciado com o ciclo da borracha.

04. Nas várzeas dos rios Amazonas e Solimões, concentra-se a maior produção de alimentos voltada para exportação da região.

08. Os afluentes do rio Amazonas possuem um enorme potencial hidrelétrico, e são considerados a mais nova fronteira energética do país.

16. O rio Amazonas é totalmente navegável, sendo Manaus considerado o maior porto fluvial do país.

Gab: 24

Questão 117)

Observe o mapa a seguir.

POLÍGONO DAS SECAS

clip_image016

A respeito da área delimitada, é correto afirmar que

a) o Polígono das Secas está restrito às áreas do Sertão dos Estados Nordestinos.

b) as regiões Norte, Nordeste e Sudeste situam-se nos limites do Polígono das Secas.

c) áreas do Agreste, Meio-Norte e Sertão são abrangidas pelo Polígono das Secas, ultrapassando os limites da própria região nordeste.

d) a presença do Rio São Francisco ameniza os efeitos da seca e os litorais dos estados não são atingidos pela seca.

e) a intensa urbanização na área do Polígono das secas foi a responsável pelo aumento da erosão do solo e pela diminuição das chuvas.

Gab: C

Questão 118)

Sobre alguns dos principais aspectos da Região Nordeste do Brasil, analise as afirmativas e conclua.

00. Quanto às condições climáticas, a região está situada na faixa intertropical, em latitudes inferiores a 20º e possui climas dominantemente mesotérmicos.

01. Grande parte do território do Maranhão, do Piauí e da Bahia encontra-se recoberta pelos cerrados, semelhantes aos do Brasil Central.

02. O Agreste, apesar de sua pequena extensão, possui elevada população, estendendo-se, como uma faixa estreita, do Rio Grande do Norte à Bahia. Trata-se de um espaço de transição ambiental.

03. A distribuição dos vários sistemas agrícolas pelo espaço nordestino é uma decorrência das condições naturais, da maior ou menor acessibilidade dos mercados consumidores e do momento histórico.

04. O extrativismo vegetal tem maior importância na porção oriental da Região, onde dominam as formações vegetais com presença constante de babaçu e carnaúba, além do caroá.

Gab: FVVVF

Questão 119)

Considere os itens apresentados, com características de um importante bioma brasileiro.

• Menos de 5% da porção brasileira está protegida por algum tipo de reserva ambiental, sejam públicas ou particulares.

• As estimativas são de 3,7 milhões de jacarés em toda a região.

• Diariamente, é desmatada uma área equivalente a 1 000 campos de futebol iguais aos do Maracanã.

• Há 3,8 milhões de cabeças de gado espalhadas pelas fazendas.

• A densidade demográfica é de 1 habitante a cada 3 km².

(Embrapa/Conservação internacional)

Trata-se:

a) dos Pampas Gaúchos.

b) do Pantanal Matogrossense.

c) da Floresta Amazônica.

d) das caatingas.

e) da Mata dos Cocais.

Gab: B

Questão 120)

Entre as medidas que promoveriam o modelo de crescimento econômico sustentável, não se inclui:

a) a ampliação do consumo de formas de energia não poluidoras.

b) a manutenção da matriz industrial baseada nos combustíveis fósseis.

c) a reestruturação dos transportes terrestres e dos sistemas de tráfego.

d) a adoção de políticas de gerenciamento e proteção dos recursos hídricos.

e) a previsão e melhor gestão dos impactos das variações climáticas.

Gab: B

Questão 121)

Um ecossistema está em equilíbrio quando há uma combinação de fatores como disponibilidade de alimentos, presença de predadores e ocorrência de biodiversidade, ou seja, os níveis populacionais de plantas, insetos ou outros animais não sofrem grandes variações.

A respeito das conseqüências ambientais da expansão da agricultura empresarial nas últimas décadas, analise as afirmativas a seguir:

I. A introdução de uma planta em um ambiente diferente ao da sua origem a torna vulnerável à ação de insetos e patógenos para os quais ela não tem defesa.

II. As grandes áreas de monocultura estimulam a proliferação de plantas invasoras que encontram excelentes condições de desenvolvimento no novo ambiente.

III. As áreas monocultoras são ecologicamente estáveis e menos suscetíveis às variações climáticas e aos desequilíbrios ambientais.

Assinale:

a) se apenas a afirmativa II estiver correta.

b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Gab: B

TEXTO: 3 - Comum à questão: 122

Observe o mapa apresentado a seguir.

clip_image018

(WWF e Ferreira, G. M. L. Atlas Geográfico, 2003. Adaptado)

Questão 122)

As áreas I e II assinaladas no mapa, apesar de situarem-se em locais diferentes, apresentam problemas ambientais semelhantes, dentre os quais pode-se destacar a

a) contaminação do solo e da vegetação por radiação, em função do tratamento e destinação incorreta dos resíduos de suas usinas nucleares.

b) escassez crescente de água, devido à utilização intensiva dos rios e aqüíferos tanto para consumo doméstico como para a agricultura irrigada.

c) redução da pluviosidade e o aumento do efeito estufa, decorrentes da emissão de gás carbônico pela concentração de indústrias siderúrgicas.

d) diminuição da biodiversidade pelo avanço das atividades agrícolas modernas, principalmente a monocultura de exportação.

e) erosão dos solos pela prática da atividade agrícola intensiva em áreas de clima tropical úmido e relevo de montanhas.

Gab: B

Questão 123)

A lei de Gestão de Florestas Públicas, que foi sancionada pelo governo federal no início de 2006, consiste em

a) demarcar as florestas nacionais em Áreas de Proteção Ambiental.

b) conceder, durante um determinado período, as florestas públicas nacionais para a exploração madeireira ou para outras atividades econômicas.

c) utilizar os espaços florestais para reservas indígenas e parques ecológicos.

d) autorizar a pesquisa e extração de petróleo nas florestas nacionais públicas situadas na Amazônia.

e) permitir pesquisas sobre a diversidade biológica, nas florestas nacionais, em parceria com empresas privadas.

Gab: B

Questão 124)

clip_image020

Neste ano de 2006, comemora-se o aniversário de 50 anos da publicação da obra-prima de João Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, que toma a área clara, demarcada no mapa como cenário. Mapa do estado do MG – O Estado de São Paulo

Se as incursões feitas pelo autor pelo interior do país ocorressem nos dias de hoje, a região destacada apresentaria uma paisagem

a) que ainda conserva suas características naturais e que está sendo preservada, pois a região não despertou interesse econômico para investimentos produtivos na atualidade.

b) modificada com a presença de investimentos externos no agronegócio para o cultivo da cana-de-açúcar e para a produção do álcool anidro.

c) alterada pela prática do reflorestamento, que cria vastos eucaliptais para a produção de carvão vegetal, visando ao abastecimento das siderúrgicas do sul do estado.

d) alterada com o intenso processo de urbanização verificado ao longo do Rio São Francisco, em face das políticas de descentralização das atividades industriais.

e) pouco alterada, pois essa área possui características semelhantes às do Sertão Nordestino, que a tornam uma região anecumênica.

Gab: C

Questão 125)

Após décadas de ocupação predatória na Amazônia Legal, cresce no país o interesse dos governantes e das elites em promover o desenvolvimento econômico da região em bases sustentáveis.

A partir do texto, não é correto afirmar que a Amazônia Legal seja vista hoje como:

a) co-responsável pela crise ambiental mundial devido à prática da queimada;

b) reserva estratégica da biodiversidade e do patrimônio ecológico do planeta;

c) região potencial para o desenvolvimento sustentável com a retirada dos investimentos de grande porte;

d) fonte de matérias-primas das indústrias alimentícias, farmacêuticas e de biotecnologia;

e) área potencial para sistemas florestais alternativos de valorização e preservação da bio e sociodiversidade dos ecossistemas florestais.

Gab: C

Questão 126)

No Brasil, os municípios são responsáveis pela coleta e destino final do lixo. Porém, na maior parte dos casos ele não é acomodado corretamente.

a) Quais as implicações do destino incorreto do lixo para o uso dos recursos hídricos?

b) Cite e explique duas alternativas que podem ser empregadas para diminuir o volume de lixo.

Gab:

a) O destino incorreto do lixo pode acarretar a contaminação do lençol freático e de cursos superficiais d’água, através da percolação e do escoamento do chorume - líquido escuro proveniente da decomposição do lixo, extremamente nocivo para o ecossistema. Além do aumento da poluição urbana, o acúmulo de lixo em locais inadequados pode ocasionar enchentes e agravar a precária situação ambiental dos cursos fluviais.

b) A diminuição do volume do lixo está associada a mudanças nos padrões de produção massificada, a que os consumidores se habituam, incorporando a cultura do desperdício. Portanto medidas eficientes de controle do lixo seriam o investimento industrial em embalagens biodegradáveis, menos nocivas ao meio ambiente, e o estímulo à adoção do hábito da reciclagem.

Questão 127)

Analise o quadro a seguir

clip_image022

No quadro de informações, as letras A e B são corretamente substituídas por:

a) Campos do Sul e Cerrado

b) Caatinga e Cerrado

c) Amazônia e Caatinga

d) Amazônia e Campanha Gaúcha

e) Agreste e Amazônia

Gab: D

Questão 128)

clip_image024

Fonte: Atlas geográfico escolar, IBGE, 2002.

A Mata Atlântica é reconhecida como um dos biomas mais importantes do mundo, principalmente em função de sua alta diversidade e endemismo. No entanto, existe uma grande preocupação com alguns de seus aspectos geográficos atuais: o tamanho diminuto e a fragmentação de suas áreas remanescentes.

a) Identifique as áreas 1 e 2 da Mata Atlântica, representadas no mapa.

b) Explique por que os corredores ecológicos, vistos como elo de ligação entre áreas fragmentadas, podem ser instrumentos auxiliares na preservação dos biomas brasileiros. Justifique sua resposta, analisando a atual situação da Mata Atlântica.

Gab:

a) As áreas 1 e 2 representam, respectivamente, a área original e a atual de abrangência da mata Atlântica.

b) Os corredores ecológicos favorecem a expansão do "habitat" e a troca de material genético, com conseqüente fortalecimento do processo de preservação das espécies, o que na atualidade ajudaria na preservação dos "bolsões" de mata Atlântica.

Questão 129)

Observe as imagens a seguir.

clip_image026

Marginal Botafogo, Goiânia–GO. Disponível em:

<www.felipex.com.br/goiania_turismo04.htm> Acesso em: 3 out. 2006.

clip_image028

Marginal Botafogo, Goiânia–GO. Disponível em:

<www.agetrans.pop.com.br_aguasdemarcoIII> Acesso em : 3 out. 2006.

As imagens acima expressam uma das formas de uso e ocupação do solo em fundos de vale.

Tendo-as como referência,

a) apresente duas alterações dos elementos físico-naturais da paisagem, realizadas para a implementação dessa forma de uso e ocupação do solo, tendo a via de circulação como parâmetro;

b) mencione e explique um impacto negativo no meio físico-natural decorrente das alterações dos elementos desse meio, que essa forma de uso e ocupação do solo no espaço urbano ocasionou.

Gab:

a) Duas alterações dos elementos físico-naturais da paisagem, das apresentadas abaixo, entre outras:

• retirada da vegetação natural;

• aterramento das margens;

• cortes nas vertentes;

• canalização do leito fluvial;

• impermeabilização do solo;

• retilinização do canal fluvial.

b) Mencionar e explicar um impacto negativo no meio físico-natural, dos apresentados a seguir, entre outros:

• deslizamento nas margens: movimento de massa ocasionado devido as partículas do solo estarem inconsolidadas (aterramento), saturação do solo, retirada da vegetação natural e impermeabilização;

• inundação: ocasionada pelo aumento do volume e da velocidade das águas pluviais que chegam à rede de drenagem em decorrência da impermeabilização das áreas que compõem a bacia hidrográfica. Soma-se a esse fator a impermeabilização do canal fluvial, que diminui a infiltração local e a rugosidade do leito fluvial.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis