quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Recursos Naturais 2

Questão 36)

As reservas extrativistas são unidades de conservação de uso sustentável utilizadas por comunidades tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo. A criação dessas reservas visa proteger os meios de vida e a cultura dessas comunidades, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.

Nesse contexto, identifique as corretas correspondências entre reserva extrativista, unidade da federação, bioma ao qual pertence a reserva, recurso natural que permite a subsistência dessas comunidades:

clip_image002

Gab: I, V

Questão 37)

A partir dos anos de 1970, as chamadas frentes pioneiras avançaram gradativamente para o Centro-Oeste e, hoje, já atingem principalmente o norte de Mato Grosso, Rondônia e Pará, como mostra o mapa. Assinale a alternativa que melhor explique esse processo de uso e ocupação do território nacional.

clip_image004

Fonte: Revista Veja, suplemento especial, set./2009, p.17

a) Fundamenta-se na expansão da pecuária e na cultura de grãos, com destaque para a soja, cuja expansão é orientada, especialmente, pelos cursos fluviais caudalosos que caracterizam a região.

b) Baseia-se no cultivo de grãos para exportação, assentado na agricultura familiar em grandes latifúndios, cujas frentes se abrem ao longo das rodovias.

c) As frentes pioneiras são hoje incentivadas para atender ao programa nacional de biocombustíveis e caracterizam-se, principalmente, pelo cultivo de cana-de-açúcar e espécies oleaginosas.

d) A extração de madeira, o cultivo de grãos e a pecuária são os fatores que movimentam a frente pioneira, por se mostrarem economicamente mais lucrativos do que as alternativas de extrativismo sustentável.

e) Após a Eco-92, evento que trouxe à tona a questão da biodiversidade, as frentes pioneiras passaram a caracterizar-se pelo extrativismo sustentável sediado em reservas extrativistas e controlado pelos governos regionais em associação com as ONGs, muitas delas internacionais, e que representam importantes fontes de financiamento.

Gab: D

Questão 38)

Sobre a Amazônia Brasileira, pode-se afirmar:

a) A Região Amazônica possui cerca de 4,8 milhões de quilômetros quadrados, considerada a menor porção territorial de toda a Amazônia Sul-Americana.

b) O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) consiste em um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal, que visam acelerar o crescimento econômico do Brasil. Entre as obras previstas para o PAC, a Região Amazônica não foi contemplada.

c) Nessa região, não existe mais a presença de alguns personagens tradicionalmente característicos, como o seringueiro, a população ribeirinha e os grupos indígenas.

d) A densidade demográfica, dessa região, é uma das maiores do Brasil, o que deve estar relacionado à intensificação da ocupação humana, nos últimos anos.

e) Nas últimas décadas, a Amazônia Brasileira mudou bastante. Perdeu todo o romantismo dos relatos de viagens de muitos pesquisadores, para se tornar um enorme problema ambiental e social, que vem atraindo a atenção de todo o mundo.

Gab: E

Questão 39)

Nas últimas décadas, a legislação florestal brasileira sofreu várias alterações, com o objetivo de oferecer bases para uma ação mais efetiva, quanto ao desmatamento no país, especialmente para a Região Amazônica. Com relação ao desmatamento e queimadas, no Estado do Acre, podemos verificar:

a) No ano de 2005, as queimadas no Estado do Acre foram antecipadas, destacando-se um período crítico, nos meses de agosto e setembro. Nesse período, os satélites detectaram cerca de 9.824 focos de calor, apenas na Região Leste do Acre.

b) No ano 2005, o Governo do Estado do Acre proibiu todo tipo de desmatamento na região, o que perdura até os dias atuais.

c) Tradicionalmente, o uso do fogo tem sido utilizado para o preparo da terra que se pretende cultivar. Esse método tem reduzido a inflamabilidade da vegetação, diminuindo, portanto, os riscos de incêndios.

d) partir de maio de 2000, o Código Florestal estabeleceu que para toda propriedade rural, com florestas na Amazônia Legal, deverá ser mantido intacta, na forma de Reserva Legal, (RL) 20% da área.

e) Mato Grosso, Pará e Rondônia são responsáveis por, aproximadamente, 40% de todo o desmatamento da Amazônia, anualmente, enquanto o Estado do Acre contribui com cerca de 60%.

Gab: A

Questão 40)

Descentralização das leis ambientais une Temer a ruralistas

Os ruralistas lançaram ontem uma nova e ampla ofensiva com o objetivo de modificar o Código Florestal Brasileiro, em vigor desde 1965. Em prévio acordo com a forte bancada do setor, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), anunciou a criação de uma comissão especial para analisar os mais de 300 projetos de lei sobre a questão ambiental e acelerar a tramitação de uma proposta única dos deputados. Em tom de campanha eleitoral, o constitucionalista Temer subscreveu a tese da “descentralização" da legislação ambiental da União para os Estados. "A edição de normas gerais permite aos Estados legislar de forma complementar e concorrente à União, conforme o princípio federativo da autonomia", afirmou, sob aplausos da plateia de 300 produtores de Mato Grosso e Goiás que ocuparam o mais amplo auditório da Câmara. "Vamos editar uma lei para pacificar a sociedade e as relações em torno desse tema ambiental", prometeu. Ambientalistas e o ministro Carlos Minc têm combatido qualquer alteração no código e nas regras atuais .

Marco Zanata, Valor Econômico, 09/09/2009.

Sobre a proposta de descentralização da legislação ambiental à qual se refere o artigo, é correto afirmar que:

a) O Novo Código Florestal, Lei Federal n. 4.771 (1965), estabelece o princípio da autonomia estadual para legislar sobre as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e Reservas Legais (RLs), dada a imensa variedade paisagística que caracteriza o território brasileiro.

b) O Código Ambiental de Santa Catarina, instituído pela Lei 14.675 de 2009, prevê a redução das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e das Áreas de Reserva Legal (RLs), dadas as particularidades locais do padrão de drenagem, em perfeita adequação jurídico-institucional à lei federal.

c) Os ruralistas citados no artigo mobilizam-se a favor da legislação federal que criou as Áreas de Preservação Permanente (APPs), posto que são eles os maiores prejudicados pelas mudanças climáticas e hidrológicas resultantes da devastação das nascentes e margens de rios.

d) De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a descentralização do Código Florestal sujeitaria a gestão do patrimônio ambiental brasileiro às instâncias políticas estaduais, inviabilizando estratégias e projetos de alcance nacional.

e) Os ruralistas citados no artigo defendem a descentralização da legislação ambiental, por entenderem que o Novo Código Florestal é um entrave ao avanço da fronteira agrícola e uma ameaça aos ecossistemas florestais.

Gab: D

Questão 41)

OS CORREDORES ECOLÓGICOS AMAZÔNICOS E A SOCIOBIODIVERSIDADE

Nas últimas décadas, vêm sendo criadas no Brasil unidades de conservação ambiental ao mesmo tempo que vêm sendo delimitados territórios indígenas, especialmente na Amazônia. Recentemente, foi proposto o Programa Piloto para a Proteção de Florestas Tropicais no Brasil, chamado de PPG-7. A originalidade desse programa consiste em criar vastos conjuntos protegidos, interligando unidades de conservação distintas juridicamente, como áreas de uso sustentável, áreas de proteção integral, reservas extrativistas e reservas indígenas. O programa definiu cinco corredores ecológicos na Amazônia (ver mapa anexo), cuja riqueza biológica está associada também a uma grande diversidade sociocultural, representada por comunidades tradicionais que há muito tempo habitam a região amazônica, detentoras de conhecimentos de manejo e preservação do meio em que vivem.

clip_image006

Fonte: THERY, H. e MELLO, N.A., 2004, p. 280.

Com base no texto e na leitura do mapa:

a) cite um corredor ecológico amazônico especialmente vulnerável à degradação ambiental, apontando o fator responsável por tal vulnerabilidade;

b) identifique duas comunidades tradicionais existentes nesses corredores amazônicos e descreva seus respectivos modos de utilização dos recursos naturais.

Gab:

a) Os corredores Ocidental, Leste e dos Ecótonos Sul-Amazônicos são particularmente vulneráveis, por sua proximidade em relação ao que já vem sendo chamado de “arco do povoamento consolidado”, baseado no binômio soja-pecuária. Estabelecida fortemente nas áreas de cerrado das regiões Centro-Oeste e Nordeste, a nova frente agropecuária expande-se preferencialmente na direção das áreas amazônicas correspondentes aos corredores apontados.

b) As comunidades referidas correspondem aos povos indígenas e às diversas populações tradicionais não indígenas, como seringueiros, catadores de castanha-do-Pará, ribeirinhos, pescadores artesanais, quebradeiras de coco de babaçu e pequenos agricultores. Esses grupos culturalmente diferenciados utilizam os recursos naturais amazônicos em sua reprodução cultural e econômica, valendo-se de técnicas de manejo ambiental transmitidas por gerações. Como cada grupo tem sua especificidade, o modo de utilização dos recursos varia conforme o caso. Há os que vivem basicamente da coleta de produtos naturais da floresta (seringueiros, catadores de castanha e quebradeiras de coco); os que vivem da pesca (pescadores artesanais); os que combinam atividades de pesca com agricultura de várzea (populações caboclas ribeirinhas); os que combinam atividade de caça e pesca com agricultura de subsistência (povos indígenas); e, ainda, os que vivem do cultivo de subsistência e da venda de excedentes comercializáveis agrícolas ou extrativos (pequenos agricultores, por vezes provenientes de comunidades negras quilombolas). Recentemente, o fortalecimento das identidades culturais e políticas desses grupos tem servido de base para o desenvolvimento de novas atividades econômicas nas áreas em questão, tais como o artesanato e o ecoturismo.

Questão 42)

Visando ordenar as áreas protegidas no Brasil, foi criado, em 2000, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Sobre esse assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Um de seus objetivos é contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais.

( ) Esse sistema é subdividido em dois segmentos principais: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.

( ) As Unidades de Proteção Integral permitem o uso indireto dos recursos naturais em atividades de pesquisa, ecoturismo e educação ambiental.

( ) Todos os tipos de unidades de conservação proíbem o uso dos recursos naturais, não possibilitando qualquer tipo de extrativismo.

Assinale a sequência correta.

a) F, V, F, V

b) V, F, F, F

c) V, V, V, F

d) F, V, V, V

e) V, F, V, F

Gab: C

Questão 43)

Sobre problemas ambientais no Paraná e assuntos correlatos, assinale o que for correto.

01. O Instituto Agronômico do Paraná é o órgão estadual responsável pela defesa do meio ambiente no estado.

02. O aproveitamento comercial da madeira, o ciclo do café e, mais tarde, com a cultura da soja, a concorrência pela utilização de terras com finalidades agrícolas levou a uma drástica redução da cobertura florestal do estado do Paraná.

04. Algumas unidades de conservação, áreas naturais de proteção ambiental no estado do Paraná, apresentam-se como: estações ecológicas como a da Ilha do Mel, parques nacionais, parques estaduais, como o de Vila Velha, parques municipais, reservas florestais, hortos florestais e áreas de proteção ambiental.

08. A ocupação de parte do litoral paranaense não foi acompanhada da implantação de um sistema de coleta e tratamento de esgoto sendo que, dos domicílios existentes nos municípios do litoral, somente por volta de 51% estão conectados à rede pública de coleta de esgoto.

16. Ponta Grossa enfrenta problemas na definição do local para instalação de seu aterro sanitário, uma vez que o local definido para tal não é adequado, pois afetará o lençol freático da região devido às características das rochas do local, além da área escolhida situar-se próxima de áreas ambientalmente protegidas.

Gab: 30

Questão 44)

Na atualidade, proteger o meio ambiente consiste em assumir atitudes cotidianas, pessoais e coletivas. Assinale a medida que NÃO está de acordo com essa assertiva.

a) Coleta seletiva de lixo urbano e ampliação da rede de coleta de esgotos urbanos e das estações de tratamento.

b) Implantação de indústrias de reciclagem nas áreas de preservação natural com o objetivo de gerar mais recursos econômicos.

c) Industrialização do lixo orgânico e dos resíduos de papel, metais, plásticos, vidros e outros produtos similares.

d) Aprimoramento das técnicas de manejo agrícola, considerando-se as características do solo e do clima, com o objetivo de atenuar os processos erosivos.

Gab: B

Questão 45)

Analise o texto.

Os 30 mil seringueiros que [Chico] Mendes ajudou a se organizarem são, tal como ele, descendentes de migrantes que foram atraídos pelo grande boom da borracha, que ocorreu antes da Primeira Guerra Mundial. De 1890 a 1911, o Brasil e seus barões da borracha dominaram a produção do ‘ouro negro’, impondo preços tão altos que Manaus, cidade na selva, se tornou símbolo de extravagância. Os altos preços, porém, levaram os britânicos a explorar seringais no Ceilão (Sri Lanca) e na Malásia, rompendo o monopólio brasileiro. (...) A ganância dos grandes exploradores acabava por dificultar as coisas para o Brasil.

[Hoje] A história se repete. Num carrossel de calamidades, a queima da floresta agrava o efeito-estufa, interrompe o processo que transforma o dióxido de carbono em oxigênio, mata inúmeras espécies e devasta aldeias indígenas.

(O Brasil queima o futuro. The New York Times, 28.12.1988. Consultado em 18.03.2010, no site http://www.nytimes.com/1988.12.28/opinion/brazil-burns-the-future.html. Adaptado.)

O artigo acima foi publicado poucos dias depois do assassinato do líder sindical Chico Mendes e comparava a exploração da borracha no Acre à atual devastação da Amazônia.

Caracterize a migração que a extração da borracha atraiu para a Amazônia na passagem do século XIX para o XX (motivos e procedência dos migrantes) e analise a atual condição da floresta (tipos de extrativismo, práticas agrícolas, políticas de conservação).

Gab:

A explosão econômica que a borracha provocou entre o final do século XIX e início do século XX atraiu brasileiros de todos os cantos do país, mas, especificamente, do Nordeste. Nessa região, além da pobreza constante, eventuais secas levavam parte da população a buscar, noutras áreas do país, novas oportunidades. Acredita-se que cerca de 300 mil brasileiros tenham se dirigido para lá, vindos principalmente do Nordeste. Em geral, tratava-se de uma mão de obra sem qualificação, que se punha a exercer as funções de seringueiro ou mateiro, no processo de extração de látex. Além de brasileiros, contingentes estrangeiros se dirigiram também para a Amazônia, como sócio-libaneses, que praticavam o comércio ambulante, carregando nas costas produtos vendidos aos trabalhadores dos seringais.

Na atual área florestal da Amazônia, o extrativismo que predomina é, principalmente, o da madeira de lei, cujo processo de extração se mostra bastante predatório. A extração de látex ainda prevalece em alguns pontos da região como no Acre e Rondônia, representando, contudo, um baixo percentual nas atividades. Pratica-se, ainda, a extração de ervas medicinais e plantas que produzem essências ou óleos. Contudo, a atividade que mais se desenvolve na Amazônia atual é a atividade agropastoril que envolve um processo de ocupação onde, num primeiro momento, ocorre o desmatamento através de queimadas, seguindo a posterior criação de gado. Mais tarde, desloca-se o gado, a instalam-se culturas comerciais de exportação como a soja ou o algodão. A defesa da floresta, por conta dos governos estaduais e federal, se dá pela instalação de unidades de conservação, como parques nacionais, ou percentuais a serem preservados pelas propriedades privadas. Contudo, tal preservação nem sempre é respeitada e o desmatamento se faz de forma contínua, com o IBAMA, órgão responsável pela fiscalização, contando com poucos técnicos para exercer a atividade de controle e punição.

Questão 46)

Em Santa Catarina, são cada vez mais frequentes os desastres naturais, como os tornados e chuvas que atingiram as regiões Oeste e Sul catarinense na semana passada. Em média, 74 inundações e 20 vendavais atingem o Estado anualmente. ”

Diário Catarinense: 21/09/2009, p. 7.

Analise o mapa a seguir.

clip_image008

Fonte: Diário Catarinense: 21 de setembro de 2009, Mapa adaptado de Maria Lúcia de Paula Hermann, coordenadora do Núcleo de Estudos de Desastres Naturais.

Com relação ao tema e ao mapa apresentado é correto afirmar, exceto:

a) A configuração do relevo com suas serras, como a Geral e a do Mar, a umidade que vem do oceano, a passagem de massas de ar frio e tropical são alguns dos fatores responsáveis por episódios pluviais intensos em Santa Catarina.

b) O respeito ao plano diretor, à legislação ambiental, às áreas de preservação ambiental e o impedimento à ocupação das encostas e ao desmatamento são ações preventivas que evitariam sérios problemas de deslizamentos e enchentes no futuro.

c) O mapa assinala uma maior concentração de deslizamentos na região entre a encosta do planalto e o litoral, com destaque para os municípios de Blumenau, Florianópolis, São José e Brusque, números 1, 2, 3, 4, respectivamente.

d) O mapeamento das áreas de risco de desastres naturais, embora identifique as áreas com maior potencial de serem afetadas, é um instrumento de análise ineficiente que se restringe ao campo da teoria.

Gab: D

Questão 47)

Com o título de “Criação do código ambiental catarinense: uma reflexão sobre as enchentes e os deslizamentos” um grupo de cientistas advertiu a respeito da ocupação desenfreada e condições climáticas em Santa Catarina: “As imagens de morros caindo, de desespero e morte, de casas, animais e automóveis sendo tragados por lama e água, vivenciadas por centenas de milhares de pessoas no Vale do Itajaí e Litoral Norte Catarinense nos últimos dias, são distintas, e muito mais graves, das experiências de enchentes que temos na memória, de 1983 e 1984”

Diário Catarinense: 29/11/2008.

São medidas preventivas aos problemas decorrentes dessas situações, exceto:

a) O gerenciamento das cheias, as estruturas de defesa civil cada vez mais capacitada, e o aperfeiçoamento do monitoramento e da informação são necessários em cada prefeitura do estado de Santa Catarina.

b) Os meios de comunicação, responsáveis pelas previsões meteorológicas, são os órgãos mais aptos e preparados para enfrentar os desastres naturais, informando o momento de evasão e de retorno das pessoas às área atingidas.

c) Impedir o desmatamento das encostas, dos topos de morros, das margens de rios e córregos como forma de proteção dos solos da erosão pluvial, além de possibilitar o abastecimento dos lençóis subterrâneos e de manter as nascentes de rios.

d) Mudar o paradigma que está por trás do modelo de ocupação e considerar urgentemente as leis municipais e os planos diretores urbanos que ordenam a ocupação do solo.

Gab: B

Questão 48)

Sobre o uso das sacolas plásticas descartáveis e o impacto ambiental provocado por elas na natureza, pode-se afirmar, exceto:

a) A partir de novembro de 2010, os estabelecimentos privados e públicos de Florianópolis só deverão fornecer e utilizar sacolas ambientalmente corretas – confeccionadas prioritariamente com papel, tecido ou plástico oxibiodegradável.

b) O consumo anual de sacolas de plástico no Brasil é superior a 17 bilhões de unidades. Cerca de 80% delas viram sacos de lixo e acabam em aterros sanitários.

c) As sacolas plásticas tradicionais levam em média 200 anos para se decomporem, enquanto as oxibiodegradáveis podem levar 18 meses, dependendo da estrutura molecular dos materiais e das condições que favorecem a biodegradação.

d) No mundo há mais de 60 países que já incentivam o uso de sacolas ecológicas, por meio de medidas governamentais.

e) A desvantagem do uso das sacolas plásticas de polietileno é o custo, a impermeabilidade, a impossibilidade de reciclagem, sem falar na demorada degradação.

Gab: E

Questão 49)

O Brasil situa-se entre os principais países do mundo que comercializam e exportam espécies da fauna e da flora silvestres de forma ilegal. Dentre os vários fatores que contribuem para que isso ocorra, encontra-se

a) a condição do Brasil como país periférico no cenário econômico mundial, somado à riqueza de sua biodiversidade, à ineficiência de algumas políticas ambientais e às condições de vida predominante da população.

b) a extensão territorial que faz com que o impacto do tráfico de animais seja facilitado, uma vez que os hábitats dessas espécies foram reduzidos por causa do desmatamento, com maior expressividade nos biomas localizados no Norte e Sul do país.

c) o posicionamento do Brasil em relação aos demais países, visto que é considerado um centro de diversidade biológica, ocupando a primeira posição em riqueza de mamíferos e répteis.

d) o quadro de pobreza social e a falta de alternativas econômicas, considerando que as discrepâncias regionais favorecem a ocorrência de biopiratarias, já que locais com maior potencial econômico são as principais fornecedoras de espécies de fauna e flora silvestres.

Gab: D

Questão 50)

Sobre as Reservas Extrativistas (Resex), pode-se afirmar, exceto:

a) Reserva Extrativista é uma área de uso sustentável dos recursos naturais, utilizada por populações tradicionais, cuja sobrevivência se baseia no extrativismo.

b) O Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, é a maior Reserva Extrativista da América Latina.

c) Há um processo de instalação de uma Resex em Garopaba e Imbituba, que poderá fortalecer a pesca artesanal e favorecer a preservação ambiental.

d) A Reserva Extrativista é a única categoria de proteção originalmente brasileira. As outras formas, como os parques e as áreas de preservação permanente, são uma cópia de ações anglo-americanas.

e) A instalação das Resex quase sempre gera conflito entre grupos de interesses antagônicos: os que pretendem preservar a natureza para as gerações futuras, e os que enxergam a natureza como recursos e querem extrair dela todo o lucro possível, sem se importar com a preservação.

Gab: D

Questão 51)

Os problemas ambientais catarinenses, motivados pelo crescimento econômico, acompanham o restante do país em matéria de degradação. Analise as proposições em relação aos principais problemas.

I. No Vale do Rio do Peixe – a poluição provocada pela agropecuária (dejetos de suínos de agrotóxicos).

II. Na Região Sul – a mineração do carvão comprometeu a água utilizada pelos habitantes, além da poluição dos solos e do ar.

III. No Vale do Itajaí – a poluição das fecularias, indústrias têxteis e da metal-mecânica.

IV. Nos Campos de Lages – as serragens restantes das serrarias, os gases das fábricas de papel e celulose, as queimadas e a redução da fauna e flora provocadas pelo cultivo de pinus.

V. No litoral Norte – a ocupação das áreas de proteção ambiental (mangues), a poluição industrial, o desmatamento e o uso de agrotóxicos.

VI. No litoral de Florianópolis – a exploração de pedreiras em áreas de preservação, o desmatamento de cabeceiras de rios, encostas de morros, aterro de mangues e o lançamento de esgoto doméstico em riachos e praias.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II, IV e VI são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I e VI são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Gab: E

Questão 52)

Embora tenha permanecido menos atingido que outros biomas no início da colonização brasileira, a destruição da Amazônia também é muito antiga. A região tem sido alvo de vários projetos incentivados pelo governo, os quais se intensificaram a partir das décadas de 1960 e 1970. Visando minimizar os impactos ambientais na Amazônia e na Mata Atlântica, o Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal (MMA), propuseram a criação do Projeto Corredores Ecológicos.

clip_image010

FONTE: http://www.ibama.gov.br/arparoo.org/documents/
corredoresecologicos. Acesso em out.2009.

De acordo com as informações contidas no texto e na figura, faça o que se pede.

a) Discorra sobre a importância da criação dos Corredores Ecológicos.

b) Aponte três fatores que têm provocado a degradação da área citada.

Gab:

a)

· manter o fluxo genético

· possibilitar a conexão entre diferentes fragmentos florestais e Unidades de Conservação

· manejo susentável da floresta

· ecoturismo

· preservação da biodiversidade

· contribuição ao equilíbrio climático

· preservação/manutenção/apoio às nações indígenas

· barrar a destruição da floresta

· diminuição do preço da terra

b)

· avanço da agropecuária / agricultura / pecuária

· desmatamento

· construção de UHEs

· projetos de desenvolvimento governamentais

· grande extensão territorial dificulta a ação

· exploração de madeira nobre

· ação de madeireiras

· queimada para abertura de roça / queimada

· falta de fiscalização

· extrativismo

· biopirataria / trafico de animais silvestres

Questão 53)

A ONU escolheu 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. A indicação é uma clara intenção de despertar o mundo para os limites que a natureza impõe ao consumismo a qualquer custo.

Diante do exposto,

a) explique o significado do conceito de “desenvolvimento sustentável”, segundo a ONU;

b) apresente dois fatores que impactam a biodiversidade do Cerrado.

Gab:

a) O significado de desenvolvimento sustentável, segundo a ONU é que “garantir o desenvolvimento econômico atual sem prejudicar as gerações futuras”;

OU

“o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental”.

b) Os fatores que impactam a biodiversidade do Cerrado, dentre outros, são:

• o desmatamento descontrolado;

• a produção de monocultura em grandes latifúndios;

• o uso de agrotóxico;

• o uso descontrolado de água para a irrigação.

Questão 54)

Leia o fragmento de texto.

A consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) no Brasil, aprovado em julho de 2000, é uma das mais importantes diretrizes da agenda ambiental brasileira. O SNUC separa as unidades de conservação brasileiras em duas grandes categorias de manejo: as Unidades de Proteção Integral e as Unidades de Uso Sustentável.

TERRA, L.; ARAÚJO, R.; GUIMARÃES, R. B.

Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil.

São Paulo: Moderna, 2008.

Sobre as Unidades de Proteção Integral, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Os parques são unidades de conservação que têm como finalidade a preservação de ecossistemas naturais e devem ser abertos à visitação de forma orientada.

b) A criação de Unidades de Proteção Integral visa à preservação do patrimônio ambiental bem como à sua utilização para fins educacionais.

c) A exploração dos recursos naturais nas Unidades de Proteção Integral, para fins comerciais, é permitida apenas se acompanhada de medidas mitigadoras.

d) Nas estações ecológicas, é proibida a exploração dos recursos naturais, pois ela se destina à pesquisa científica.

Gab: C

Questão 55)

“O homem, atuando na superfície terrestre, tem demonstrado, através dos tempos e muitas vezes, total desarmonia em relação às condições naturais do mundo em que vive. A oposição é de tal maneira evidenciada que já em nossos dias sentimos as conseqüências de interferências inadequadas no passado, com repercussões que se agravam à medida que a população cresce e exerce maior pressão sobre os recursos naturais.”

(Melhem Adas. Estudos de Geografia)

Endossam a idéia central do texto as seguintes afirmações, exceto:

a) ao realizar cultivos num sistema de curvas de nível em encostas, o homem acelera os processos erosivos e deposicionais, com conseqüências ambientais sérias.

b) as práticas agrícolas realizadas de maneira inadequada no mundo tropical provocam desgaste e erosão dos solos.

c) a transformação da atmosfera pela poluição dos gases compromete sensivelmente as condições climáticas, em especial nas áreas urbanizadas.

d) a poluição dos recursos hídricos, notadamente os cursos d’água, acarreta conseqüências, muitas vezes graves, para a vida animal e para o homem.

e) a caça indiscriminada de animais ocasiona, além da extinção de espécies, o rompimento do equilíbrio biológico.

Gab: A

Questão 56)

Leia este trecho:

O debate sobre o aumento das taxas de desmatamento na Amazônia, no final de 2007, foi ocasião propícia para um ataque inédito de alguns interesses do setor agroindustrial atuando no Brasil central e na Amazônia ao Inpe, uma das instituições-chave do sistema brasileiro de ciência e tecnologia [...]

Não é inocente, nesse contexto, um doloso desconhecimento: ignorar que a ciência (aqui e em toda parte) avança por meio de acertos e erros. Pretender fazer de diferenças metodológicas sobre como detectar desmatamento e degradação a partir do espaço o argumento para deslegitimar nossa ciência pode ser um ato mais que destrutivo ao futuro do Brasil.

O nó da questão é o falso dilema entre conservação e desenvolvimento. Falso, porque trata a conservação como sinônimo de preservação intocável e identifica o desenvolvimento com produção destrutiva, respaldado num histórico de agropecuária causadora de gigantesco passivo ambiental na Amazônia. Falso, pois não admite a existência de diversos modos de modernidade e caminhos alternativos de desenvolvimento e pretende fazer da verdade complexa dessa questão pouco mais que uma caricatura simplista.

BECKER, Bertha; NOBRE, Carlos A.; BARTHOLO, Roberto. Uma via

para a Amazônia. Folha de S. Paulo. 27 abr. 2008. p. A3. (Adaptado)

A partir da leitura e interpretação desse trecho, é INCORRETO afirmar que

a) a “caricatura simplista” mencionada se refere à postura comum de reduzir-se o assunto Amazônia a uma só via, o conservadorismo ou o desenvolvimentismo.

b) a notícia do aumento da taxa de desmatamento na Amazônia, que incomodou diferentes setores da sociedade, motivou várias críticas a um importante órgão de pesquisa brasileiro.

c) os autores consideram inaceitável criticar-se a possibilidade de a ciência brasileira cometer erros relativos à detecção e ao monitoramento do desmatamento.

d) uma postura radical do lado conservacionista e a tradição brasileira de uso irracional dos recursos ambientais dificultam o debate sobre a Amazônia.

Gab: C

Questão 57)

Na Geografia Econômica vem sendo empregada, com certa freqüência, a expressão “Desenvolvimento Sustentável”.

Com relação a esse tema, assinale a única alternativa incorreta. O Desenvolvimento Sustentável:

a) é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades de gerações futuras.

b) para ser alcançado, necessita de um planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são infinitos, mas a população cresce em progressão geométrica.

c) propõe qualidade em vez de quantidade, pela redução de matérias-primas e de produtos e pela defesa da reutilização e da reciclagem.

d) busca conciliar desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, também, promover o fim da pobreza.

e) objetiva a satisfação das necessidades básicas da população e a solidariedade para com as gerações futuras.

Gab: B

Questão 58)

Segundo especialistas, a atual política internacional voltada à expansão do mercado de biocombustíveis pode implicar repercussões desfavoráveis ao homem e ao meio ambiente.

Considerando-se essa possibilidade, é INCORRETO afirmar que a expansão do mercado de biocombustíveis poderá

a) colocar em risco os avanços sociais esperados da aprovação da lei, em tramitação no Legislativo federal, que proíbe o trabalho escravo no país, haja vista interesses manifestos em ampliar essa relação de trabalho.

b) incentivar o conflito de natureza socioambiental caracterizado pela presença, de um lado, de lavouras energéticas e, de outro, daquelas destinadas à produção de alimentos.

c) intensificar o processo, já em curso, de avanço da fronteira agrícola sobre a Floresta Amazônica, caso o plantio de cana-de-açúcar continue a se expandir pelo Centro-Oeste do País.

d) reduzir ainda mais, no Brasil, a disponibilidade e o volume de recursos hídricos essenciais à manutenção de algumas atividades humanas, se a extensão dos canaviais alcançar a proporção prevista por especialistas.

Gab: A

Questão 59)

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que 1.123 km² da Floresta Amazônica sofreram corte raso ou degradação progressiva durante o último mês de abril (2008). Desse total, 794 km² foram devastados somente no estado de Mato Grosso. Os dados foram colhidos pelo sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter).

(Disponível em: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_

Noticia=1463. Acesso em 30/06/2008.)

Em relação ao assunto abordado no texto, analise as afirmativas.

I. O atual desmatamento da Amazônia é fruto da continuidade da tradicional forma de expansão da fronteira agrícola brasileira.

II. O desmatamento é uma estratégia de valorização do capital capaz de diminuir as desigualdades sociais na Amazônia.

III. Em Mato Grosso, o desmatamento ocorre com maior intensidade nas pequenas e médias propriedades concentradas na região norte.

IV. O desmatamento em Mato Grosso beneficia a pecuária extensiva e a produção de grãos.

Estão corretas as afirmativas

a) II e III, apenas.

b) I, II e III, apenas.

c) I e IV, apenas.

d) II, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

Gab: C

Questão 60)

A sociedade atual pode ser caracterizada pelo desenvolvimento tecnológico e o incentivo ao consumo de uma grande quantidade e diversidade de produtos, como se estes fossem sinônimos de sucesso, prazer e felicidade. Sobre essa sociedade, responda:

a) Que fator explica o crescente incentivo à sociedade de consumo?

b) Cite e explique duas conseqüências ambientais decorrentes do crescimento do consumo no mundo.

Gab:

a) O aluno deverá apresentar uma discussão que envolva o sistema capitalista como sendo o principal articulador da idéia de consumo, cujas práticas objetivam o seu fortalecimento.

b) O aluno deverá apresentar como conseqüências ambientais do crescimento do consumo no mundo, principalmente, o esgotamento dos recursos naturais e os vários tipos de degradação ambiental.

Questão 61)

Os Campos Naturais constituem um dos biomas sul-americanos há mais tempo ocupados para fins econômicos, mas conservam traços importantes de sua fisionomia original. Atualmente, a silvicultura econômica está se expandindo nesse bioma, tanto no Brasil como no Uruguai.

clip_image012 clip_image014

a) Apresente uma razão para a relativa integridade do bioma de Campos Naturais após séculos de sua utilização.

b) Apresente uma possível alteração no bioma ocasionada pela substituição dos Campos Naturais pelo cultivo florestal.

Gab:

a) A pecuária extensiva que ocupou vastas áreas dos Campos Meridionais, por suas características de aproveitamento da vegetação natural e coexistência com a fauna nativa, bem como com as aves migratórias que utilizam o bioma em seus deslocamentos continentais, foi capaz de manter o bioma relativamente íntegro.

b) As áreas plantadas, principalmente com eucaliptus e pinus, alteram radicalmente as condições originais do bioma, contribuindo para a perda de biodiversidade e alteração do regime hidrológico.

Questão 62)

As florestas equatoriais, na atualidade, sofrem grande pressão ambiental, principalmente porque se mantiveram relativamente preservadas até o século XIX, quando se intensificou a sua exploração por empresas madeireiras, mineradoras e agropecuárias, entre outras. Nesse contexto, a Floresta Amazônica sofre particularmente em razão de atividades que produzem desmatamento. Em relação ao desmatamento que ocorre na Região, é correto afirmar que:

a) diminuiu nas duas últimas décadas em decorrência da pressão internacional.

b) traz conseqüências graves, restritas ao espaço da floresta.

c) decorre principalmente da atividade madeireira legal.

d) altera a biodiversidade animal e vegetal.

e) é um problema eminentemente nacional.

Gab: D

Questão 63)

A Constituição Federal, como instrumento fundamental de ordenação e organização da vida em sociedade, tutelou o meio ambiente no seu capítulo VI, art. 225, nos seguintes dizeres:

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Parágrafo 4 – A Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-grossense e a Zona Costeira são patrimônios nacionais, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto aos recursos naturais.

Sobre o artigo constitucional descrito acima, é CORRETO afirmar:

a) a partir de 1988, instaurou-se uma nova ordem jurídica no país com a finalidade de proteger a relação homem-natureza e, conseqüentemente, a relação homem-homem, visando à manutenção das diversas atividades industriais.

b) a expansão da urbanização e a ocupação desordenada de espaços naturais, na maioria das vezes sem estrutura física, são fatores determinantes e geram impactos ambientais.

c) as Florestas Equatoriais do tipo amazônico vêm sofrendo sucessivos avanços da exploração desenfreada tanto pelo valor econômico da madeira como para abrir espaços para projetos agropecuários.

d) os biomas Cerrado e Caatinga não foram considerados patrimônios nacionais, uma vez que são biomas com fronteiras agrícolas e com uma diversidade biológica inexpressiva.

Gab: C

Questão 64)

As reservas extrativistas, previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação do Brasil, resultam da

a) adesão do país à Convenção de Diversidade Biológica, que obriga as partes a manterem suas florestas em pé e sem uso.

b) imposição de ações de combate ao desmatamento pelos ambientalistas internacionais, e visam preservar as florestas do país.

c) ação dos seringueiros da Amazônia, que buscavam conciliar conservação ambiental com o uso sustentado dos recursos florestais.

d) concentração das terras na Amazônia, restando apenas essas áreas para os povos da floresta exercerem seu gênero de vida.

e) intervenção das potências mundiais na Amazônia, com o intuito de privatizar as florestas e explorar os recursos madeireiros.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis