terça-feira, 30 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Comércio e Serviços 5

Questão 87)

Com base nos conhecimentos acerca dos principais produtos do setor primário do Brasil, a alternativa FALSA é:

a) A laranja coloca o Brasil como o grande produtor mundial de suco desta fruta, responsável por cerca de 40% da produção do mundo. O interior do estado de São Paulo concentra a maior produção de laranjas no país.

b) Devido à sua “vocação agrícola”, o Brasil não se industrializou. Tal fato pode ser constatado através da pauta das exportações brasileiras dominada, até os dias atuais, por produtos primários.

c) O ferro é o mais importante mineral do país, extraído no Quadrilátero Ferrífero, na Serra dos Carajás e no Maciço do Urucum. A China e o Brasil são os maiores produtores mundiais deste minério

d) O Brasil destaca-se no comércio internacional como um tradicional exportador de café. Minas Gerais é hoje o maior produtor nacional, sendo o cerrado mineiro uma das melhores regiões para o cultivo do grão em todo o mundo.

e) O Brasil é o 2o maior produtor mundial de soja, superado apenas pelos Estados Unidos. Além de garantir o abastecimento interno, a soja é produto de destaque na pauta das exportações brasileiras.

Gab: B

Questão 88)

Sobre o panorama econômico atual brasileiro, pode-se fazer a seguinte afirmação.

a) Apresenta elevado grau de desenvolvimento econômico superando alguns países desenvolvidos, como a Austrália, o Reino Unido e a França.

b) Possui uma economia dependente da exportação de commodities.

c) Apresenta uma economia basicamente agroexportadora, subordinada aos interesses econômicos dos países desenvolvidos.

d) Está reduzindo a dependência econômica do capital estrangeiro, devido à diversificação econômica e aos elevados investimentos científicos e tecnológicos, incentivados pelos órgãos governamentais.

e) Apresenta o setor secundário diversificado e bem estruturado, marcado pela forte presença do capital estrangeiro.

Gab: B

Questão 89)

Em nossas cidades, ao lado de estabelecimentos comerciais legais, é comum verificarmos a presença de inúmeros indivíduos desenvolvendo um “comércio informal”. Tais atividades, embora sejam opostas e, muitas vezes, conflitantes, complementam-se no contexto da economia urbana.

Abaixo, estão expostas algumas características das atividades comerciais formais e informais:

- relações impessoais com clientela;

- utilização de estratégias de “marketing”;

- periodicidade;

- pequena quantidade de estoques;

- realiza-se, por exemplo, na “camelotagem”.

a) Separe-as no quadro seguinte, por tipo de atividade a que pertencem:

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b) Apresente e discuta, sucintamente, as manifestações espaciais de duas destas características (uma do comércio formal e outra do informal).

Gab:

a)

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b) Formal: Utilização de estratégias de ‘marketing” – diz o ditado que “a propaganda é a alma do negócio”. O comércio formal sabe disso e investe bastante em publicidade, colocando seus anúncios nos jornais, revistas, rádios e televisão. No espaço geográfico, sobretudo nas grandes cidades, vemos um sem número de painéis luminosos, faixas e out-doors cuja função é promover a venda dos mais variados produtos. Para uns, poluição visual; para outros, lucro certo.

Relações impessoais com a clientela – Diferentemente de um certo tipo de vendedor ambulante que vai de casa em casa, mostrando sua mercadoria enquanto conversa no alpendre ou na sala-de-estar – e até toma um cafezinho – no comércio formal as relações do vendedor com o comprador são impessoais, isto é, superficiais, sem envolvimento emocional. Esta característica do comércio formal vem se aprofundando, n medida em que máquinas de diversas funções vêm substituindo a mão-de-obra humana, a ponto de, nos restaurantes “self-service’, por exemplo, eliminar-se quase por completo o contato pessoal entre o funcionário e o cliente.

Informal: O comércio informal caracteriza-se, entre outras coisas, por não possuir instalações físicas definitivas ou permanentes, daí chamar-se comércio ambulante, pois ele se desloca, conforme certas condições: locais de maior movimento (conforme a época do ano), ação do Poder Público (que fixa as áreas destinadas aos ambulantes) ou mesmo o fato de haver uma periodicidade já definida, como no caso das feiras. Portanto, a periodicidade do comércio informal especializa-se no movimento desses comerciantes, que se “estabelecem” de acordo com regras diferentes das do comércio formal. Quanto às demais características citadas na questão – pequena quantidade de estoques e “camelotagem’ – estão intimamente relacionadas á periodicidade, já que o camelô, devido a sua condição de mobilidade, e seu modesto capital, tem seus estoques em pequenas quantidades.

Questão 90)

“Estamos trazendo o mar até Juiz de Fora, corrigindo uma falha geográfica”. Com essas palavras o presidente da Multiterminais Alfandegados do Brasil, Geraldo Ferreira de Sá, inaugurou, em outubro de 1997, em Juiz de Fora (MG), a Eadi (Estação Aduaneira do Interior), com previsão de faturamento de US$ 1 milhão mensais.

Sobre a instalação de um porto seco é correto afirmar, exceto:

a) há expectativa de que a cidade se transforme em um grande centro prestador de serviços de comércio exterior;

b) o porto seco de Juiz de Fora é pioneiro no Brasil, refletindo a política de descentralização do Ministério do Comércio Exterior;

c) operações de importação e exportação serão mais seguras e haverá redução de prazo de desembaraço das mercadorias;

d) haverá aumento da arrecadação de impostos, principalmente Imposto de Importação e IPI;

e) proporcionará geração de empregos diretos e indiretos.

Gab: B

Questão 91)

Observe atentamente o cartograma abaixo:

Comércio Exterior: Locais de embarque e desembarque de mercadorias

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Fonte: FIBGE Anuário Estatístico do Brasil, 1990

a) Em que cidades estão localizados os portos indicados no cartograma com as letras A, B e C?

b) Em quê o comércio do porto B se diferencia do comércio realizado nos portos A e C?

c) Explique por que existe essa diferença.

Gab:

Essa questão, que partia de um cartograma, exigia conhecimento sobre localização geográfica e buscava avaliar a capacidade do candidato em analisar o processo de configuração econômica regional. No item a o candidato obtinha 1 ponto ao responder que as cidades apontadas no mapa eram, respectivamente, Vitória, Rio de Janeiro e Santos. No item b uma resposta também simples e objetiva valia 2 pontos. Bastava ler o cartograma para descobrir que enquanto o porto B destacava-se como importador de mercadorias, os portos A e C destacavam-se predominantemente como exportadores de mercadorias. Era no item c que a questão se tornava mais complexa, ou seja, esperava-se que o vestibulando explicasse por que o porto B se diferenciava dos portos A e C. Esperava-se não apenas referências aos produtos comercializados mas, e fundamentalmente, que o candidato demonstrasse como as economias dessas áreas, vizinhas aos portos, se constituíram como economias industriais e exportadoras no caso de Minas e São Paulo, e uma situação oposta no Rio de Janeiro que sempre se destacou pelas atividades terciárias. Entretanto, a maioria das respostas dava ênfase a uma explicação fundada na diferença entre os tipos de produtos comercializados, o que levou a banca corretora considerar essa resposta na atribuição dos pontos. Não se tratava de uma questão difícil, porém a média 2,28 é reflexo da incidência de nota zero, que foi a mais alta da prova (cerca de 7%). Apenas 1% dos candidatos deixou a resposta em branco.

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