terça-feira, 30 de agosto de 2016

Questões de Vestibulares Agropecuária 12

Questão 330)

Sobre as mudanças recentes, ocorridas na agricultura brasileira, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação incorreta:

a) Houve aumento do contingente de trabalho assalariado.

b) Houve aumento do número de produtores especializados.

c) Houve aumento da industrialização do processo de produção.

d) Houve aumento do número de lavouras de subsistência.

Gab: D

Questão 331)

A questão está relacionada ao gráfico abaixo.

clip_image002

(IBGE)

Os números 1 e 2 no gráfico correspondem, respectivamente, às regiões

a) Sudeste e Nordeste.

b) Sul e Nordeste.

c) Sul e Centro-Oeste.

d) Centro-Oeste e Sudeste.

e) Nordeste e Sul.

Gab: C

Questão 332)

Assinale a(s) alternativa(s) que representa(m) as características da agricultura brasileira nos últimos anos.

01. Subutilização do espaço agrícola, considerando que menos de 10% do território brasileiro é aproveitado economicamente para o cultivo de lavouras perenes e temporárias.

02. Predomínio da produção de gêneros agrícolas destinados à industrialização e à exportação (soja, laranja, cana-de-açucar).

04. Reforma agrária implantada em diversos estados para assentamento da população que vive abaixo do nível de pobreza nas grandes cidades do país.

08. Diversificação da base econômica agrícola com a introdução de culturas tropicais ainda não exploradas intensivamente no território brasileiro, mas de grande aceitação no mercado internacional.

16. Expansão da agricultura extensiva, nos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ligada ao agronegócio.

Gab: 19

Questão 333)

A população brasileira que subsiste da atividade agrícola enfrenta, hoje, várias dificuldades, EXCETO

a) idade avançada da maioria dos agricultores.

b) precariedade no acesso aos serviços públicos básicos.

c) degradação dos recursos naturais.

d) altos preços dos produtos agrícolas.

Gab: D

Questão 334)

Considerando a Região Sudeste do Brasil, notamos uma moderna e bem diversificada agricultura no Planalto Ocidental Paulista e, nas demais regiões, menor diversidade e menor força político-econômica.

Assinale, no quadro abaixo, a alternativa INCORRETA.

clip_image004

Gab: B

Questão 335)

Considere o texto e as afirmações.

A safra brasileira da soja foi destaque em 2007. As condições climáticas e os investimentos feitos pelos produtores favoreceram a supersafra.

Quanto a essa cultura agrícola, afirma-se

I. Representa uma cultura de verão, fechando o binômio com o trigo, produzido no inverno.

II. A região que mais produz soja no Brasil é a Centro-Oeste.

III. A produção de soja é voltada totalmente para o consumo interno.

IV. Emprega muita mão-de-obra pois, devido à altura das plantas, não utiliza maquinaria na sua colheita.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I, III e IV.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II, III e IV.

Gab: A

Questão 336)

Os conhecimentos sobre a ocupação do território brasileiro permitem afirmar:

01. Os portugueses promoveram a degradação ambiental porque objetivavam implantar, no país, o sistema de jardinagem para produzir especiarias.

02. A colonização do Brasil foi de povoamento.

03. A cultura açucareira utilizou o sistema de plantation e latifúndios por dimensão.

04. O cultivo da cana-de-açúcar se limitou ao Nordeste porque apenas essa região possuía solos favoráveis para esse tipo de cultivo.

05. O sistema de plantation, por ser intensivo, não compromete a fertilidade do solo nem modifica sua composição.

Gab: 03

Questão 337)

Considerando a problemática da terra no Brasil, pode-se afirmar que

a) os “grandes celeiros da humanidade”, desde 1500, concentraram-se territorialmente no Centro Oeste e no Sul do Brasil, inicialmente com a produção de cana-de-açúcar, depois com a de café e de erva mate e, hoje, com a de soja;

b) não há identidade, na história brasileira, entre poder econômico ligado à terra (latifúndio, oligarquias rurais, agronegócio) e poder político;

c) o agronegócio firma-se, no Centro Oeste brasileiro, por intermédio das médias e grandes propriedades rurais, com alto uso de tecnologia e forte relação com a indústria para a agricultura (máquinas, implementos, fertilizantes) e com a agroindústria;

d) nas últimas décadas se intensificou a organização de movimentos sociais de luta pela reforma agrária no Brasil, sendo a União Democrática Ruralista - UDR - o seu expoente;

e) o agronegócio constitui-se, fundamentalmente, pela grande produção de alimentos básicos para a população brasileira.

Gab: C

Questão 338)

A expansão da fronteira agrícola em direção à região Centro-Oeste do Brasil relaciona-se ao esvaziamento demográfico rural, na referida região, nos anos 80 do século XX. Esse processo consubstanciou-se sobretudo

a) via introdução da monocultura de exportação (soja) que, desencadeando uma integração com o capital industrial, aliada à tradição pecuária, que demanda pouca mão-de-obra, alterou as relações de trabalho e de produção no campo;

b) na implantação de novas plantas industriais, especialmente as ligadas às indústrias de alta tecnologia, de bens de produção e de capital, estimuladas pelo crescimento populacional das principais cidades da região;

c) no predomínio na região, do setor secundário, cujas raízes se encontram na economia canavieira exportadora, que elevou significativamente a participação relativa do estado de Goiás no cenário nacional;

d) no fortalecimento do triângulo Cuiabá-Goiânia-Brasília como pólo industrial do País, resultando em um intenso crescimento não apenas populacional, mas principalmente econômico e social da região;

e) no crescimento da monocultura da cana, estimulada por um aparato de pesquisa agrícola e por subsídios públicos, envolvendo particularmente os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os quais assumem papel de destaque no cenário nacional.

Gab: A

Questão 339)

O espaço agrário brasileiro vem experimentando intensamente, nos últimos anos, um grande e diverso processo de modernização tecnológica, segundo as novas ordens da economia global. Partindo desta constatação, é CORRETO dizer que:

a) Os interesses dos grandes produtores de soja representam ainda o único empecilho no processo de modernização tecnológica do campo brasileiro.

b) A modernização agrícola no Brasil vem gerando expansão das empresas rurais, exclusão social e problemas ambientais.

c) O novo modelo monocultor do campo brasileiro (soja), se mantém inteiramente distante dos impulsos da modernização tecnológica.

d) As grandes extensões da agricultura de exportação brasileira ainda se limitam a um espaço formado dominantemente por pequenos produtores rurais.

e) A modernização tecnológica do amplo setor agropecuário brasileiro representa, sobretudo, desenvolvimento social para as populações rurais pobres.

Gab: B

Questão 340)

O Sertão, conhecido como o “território do curral”, enquanto espaço de produção no período colonial brasileiro, compreendia grandes extensões de terras interioranas. Sobre o papel e as características da pecuária no desenvolvimento deste espaço da economia colonial, é INCORRETO afirmar que:

a) As relações de trabalho escravo foram dominantes na pecuária sertaneja.

b) A pecuária extensiva constituía a principal atividade econômica deste espaço.

c) A pecuária teve importante papel histórico na ocupação do território.

d) A pecuária definia a economia da caatinga nordestina e dos campos meridionais.

e) A pecuária estimulou a extração salineira no litoral setentrional do Nordeste.

Gab: A

Questão 341)

Sobre a modernização da agricultura brasileira é FALSO afirmar que:

a) O advento das inovações de caráter técnico e tecnológico e o amplo desenvolvimento de pesquisas em biotecnologia no Brasil ocorreram a partir das últimas décadas, quando o país começou a substituir lavouras de economia natural por atividades agrícolas integradas à indústria.

b) O crescimento do processo produtivo altamente mecanizado marcou a entrada definitiva do espaço agrário brasileiro no circuito moderno de produção agropecuária, em que, partindo das regiões Sul e Sudeste, os novos investimentos abrem eixos de expansão territorial, capitaneados pelo plantio da soja, do algodão, do café e de frutas tropicais.

c) Mesmo com o desenvolvimento da produção agrícola no Brasil, algumas regiões ainda não foram incorporadas pelos novos padrões modernos da produção e do consumo capitalistas, em especial, as regiões Nordeste e Norte do país, onde inexiste qualquer tipo de agricultura moderna e mecanizada.

d) O arranjo territorial da reestruturação produtiva da agricultura no Brasil vai se organizar de maneira seletiva, privilegiando determinadas “manchas” de expansão agroindustrial.

Gab: C

Questão 342)

Analisando a tabela 1, assinale a alternativa correta.

clip_image006

a) A categoria de estabelecimento Patronal é a mais indicada para o desenvolvimento de um país, pois sua produção é maior.

b) Há grande concentração de terras nas mãos de poucos.

c) Os totais dos estabelecimentos das categorias: Entidade Pública/Instit.Pia Religiosa superam em muito o total da categoria Familiar.

d) As terras públicas formam a maior parte dos estabelecimentos brasileiros.

e) O total de estabelecimentos da categoria Familiar é pouco representativo, se comparado com os totais de estabelecimentos de todas as outras categorias.

Gab: B

Questão 343)

O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês agribusiness, cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária, apresenta um grande dinamismo econômico e pode fazer do Brasil um dos maiores produtores agropecuários do mundo.

Com relação ao agronegócio no Brasil, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as seguintes afirmativas.

( ) O café, a soja, o álcool e o açúcar juntamente com a pecuária podem ser considerados as estrelas do agronegócio brasileiro. Esses produtos garantem um volume elevado na pauta de exportações no país.

( ) A expansão monocultora de árvores como o eucalipto, o pinus e a acácia também tem contribuído para a fortificação do agronegócio brasileiro, uma vez que está comprovado que essa expansão não causará conseqüências sócio-ambientais.

( ) A agropecuária brasileira “deu uma tremenda volta por cima” em 2006, uma vez que o setor começou o ano em uma situação ruim e com péssimas perspectivas, entre elas, os preços baixos no mercado internacional, o real com cotação alta, a seca rigorosa na região sul e a febre aftosa no gado.

( ) O agronegócio é o conjunto da cadeia produtiva ligado à agropecuária, incluindo todas as atividades de indústria e serviços de antes, durante e depois da produção. Essa cadeia movimenta a economia ao empregar trabalhadores, gerar renda e pagar impostos.

( ) A expansão do agronegócio no Brasil não provocou mudanças no campo, mas gerou riquezas e contribuiu para a desconcentração de rendas e terras. Essa expansão diminuiu, recentemente, o êxodo rural.

A seqüência correta é apresentada na alternativa:

a) VFVVF.

b) VVFFV.

c) FVVFV.

d) FFVFF.

e) VVVFF.

f) I.R.

Gab: A

Questão 344)

Acusado pelo assassinado de missionária Dorothy Stang pede revogação de prisão “Brasília - O acusado de ser o mandante do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, Vitalmiro Bastos de Moura, conhecido como Bida, pediu a revogação da prisão preventiva dele no Supremo Tribunal Federal (STF). A notícia foi divulgada ontem (11) no site do STF. (...) Dorothy Stang, missionária norte-americana naturalizada brasileira, foi assassinada por pistoleiros com seis tiros à queima-roupa no dia 12 de fevereiro de 2005 em Anapu, no Pará. Ela trabalhava havia mais de 30 anos em pequenas comunidades pelo direito à terra e pela exploração sustentável da Amazônia.”

Fonte: Radiobrás 12/10/2006

O texto ilustra um dos desfechos da disputa por acesso à terra, destacando mais uma vez o problema fundiário no Brasil. Porém, trata-se de um grave problema social originado historicamente pela forma de ocupação do espaço rural brasileiro.

Diferencie uma pequena propriedade de uma grande propriedade, evidenciando seus objetivos e sua forma de produção.

Gab:

Pequena propriedade. Objetivo: subsistência familiar; produção de alimentos para consumo familiar; excedente para a venda; mão-de-obra familiar; pouco investimento em tecnologia moderna.

Grande propriedade: produção para exportação; produção de produtos para a indústria; mão-de-obra contratada; alto investimento em tecnologia moderna.

Questão 345)

As primeiras lavouras mecanizadas no estado do Rio Grande do Sul, que datam do começo do século XX e que permanecem economicamente importantes para o estado, são as de

a) arroz e milho

b) arroz e soja

c) trigo e soja

d) soja e milho

e) arroz e trigo

Gab: E

Questão 346)

Analise os gráficos.

EVOLUÇÃO DO USO GLOBAL DA ÁGUA

clip_image008

clip_image010

Igor A. Shiklomanov, State Hydrological Institute (SHI, St Petersburg)

and United Nations Educational, Scientific and Cultural

Organisation (UNESCO, Paris), 1999

Considerando os dados fornecidos pelos gráficos, é correto afirmar.

a) O setor agrícola apresenta os maiores volumes de captação de água, e a rede de abastecimento doméstico, as maiores perdas.

b) No futuro, a perda de água por evaporação deverá superar o volume de água captado para uso industrial.

c) Independente do setor analisado, o percentual de perda de água se manteve mais ou menos constante ao longo do século XX.

d) Durante o período analisado, o setor agrícola foi o menor crescimento na captação de água.

e) A captação de água para consumo industrial só supera o volume captado para uso doméstico a partir de 1975.

Gab: A

Questão 347)

Sobre a relação entre atividade agrícola e meio ambiente no Brasil são feitas as seguintes afirmações:

I. As monoculturas favorecem o aparecimento de pragas cada vez mais resistentes aos agrotóxicos.

II. Os principais solos agrícolas brasileiros apresentam grande resistência aos processos erosivos.

III. Atualmente o rio Paraguai e seus afluentes apresentam significativas taxas de contaminação por agrotóxicos.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

a) I

b) II

c) I e II

d) I e III

e) II e III

Gab: D

Questão 348)

Analise a tabela abaixo e responda o que se pede a seguir:

a) identifique os cultivos voltados prioritariamente para o setor de consumo direto na forma de alimentação humana;

b) identifique os cultivos voltados prioritariamente para exportação ou para processamentos industriais como rações animais e outros produtos de consumo não-humano;

c) avalie a extensão de terras ocupadas por esses cultivos;

d) explique as conseqüências, para a população brasileira e para o meio ambiente, de um modelo agro-exportador ou cuja produção agrícola visa, principalmente, à indústria não-alimentar em detrimento da produção de alimentos para a população brasileira.

TABELA – SAFRA 2004/2005 – LAVOURAS TEMPORÁRIAS NO BRASIL.

clip_image012

Fonte: ALFLEN, A. A. et al. Geografia. Ensino Médio.

Curitiba: Seed, 2006. Base de dados: Conab, 2005.

Gab:

a) Arroz e feijão

b) Soja e milho

c) O arroz (8,03%) e o feijão (7,82%) tem áreas, proporcionalmente, inferiores as de cultivo da soja (47,81%) e do milho (24,67%).

d) A produção da soja e do milho é uma atividade agricultura intensiva em grandes propriedades mecanizadas visando o mercado externo, promovendo o grande desmatamento e o aumento do custo dos produtos que visam atender a cesta básica alimentar (arroz e o feijão) da população do Brasil.

Questão 349)

Observe a figura a seguir, que representa a estrutura fundiária brasileira:

clip_image014

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Geografia.

Rio de Janeiro: Globo, 1996. p. 24.

Com base na análise da figura acima e nos seus conhecimentos sobre a questão agrária brasileira, assinale a afirmativa correta:

a) A área com predomínio de grandes propriedades coincide com a das regiões de expansão da fronteira agrícola e de agricultura comercial, voltada sobretudo para a exportação.

b) A região Sul apresenta o maior número de latifúndios, em virtude do processo de ocupação baseado em padrões modernos de cultivo do café e da ação das agroindústrias.

c) O Nordeste brasileiro é caracterizado pela mescla entre grandes latifúndios destinados à produção de cana-de-açúcar e minifúndios modernizados e improdutivos.

d) A região Sudeste apresenta predomínio de minifúndios, em decorrência do processo de industrialização e urbanização do campo, que permitiu o retorno dos trabalhadores ao campo.

Gab: A

Questão 350)

Um dos novos fatos que podem ser observados no mercado de trabalho nacional é o aumento da qualificação entre os trabalhadores empregados no setor produtivo. O gráfico comparativo abaixo mostra a evolução da escolaridade da população residente no meio rural empregada em atividades agrícolas e não-agrícolas entre 1993-2004.

ESCOLARIDADE DA POPULAÇÃO RURAL OCUPADA

clip_image016

Fontes: IBGE . PNADS; IPEA. Estado de uma Nação, 2006.

Sobre o grau de escolaridade e a qualificação dos trabalhadores no setor produtivo brasileiro, marque a alternativa INCORRETA.

a) Entre os trabalhadores de atividades agrícolas e não-agrícolas, diminuiu a proporção daqueles com menos de três anos de estudo, o que indica um maior nível de escolaridade.

b) Entre os trabalhadores de atividades não-agrícolas residentes no meio rural, diminuiu a participação de pessoas que possuem mais de dez anos de estudo.

c) Entre os trabalhadores de atividades agrícolas, a participação de pessoas que têm entre quatro e sete anos de estudo aumentou significativamente.

d) Em 2004, a proporção dos trabalhadores de atividades agrícolas e não-agrícolas que possuíam de 4 a 7 anos de escolaridade, era praticamente semelhante, atingindo em torno de 1/3.

Gab: B

Questão 351)

Adotada no Brasil nas décadas de 1960-70, a modernização da agricultura não resolveu a questão agrária e, sim, agravou os problemas socioambientais. Neste sentido, consideram-se efeitos diretamente relacionados ao processo de modernização agrícola brasileira, EXCETO:

a) o processo de modernização da agricultura acentuou as desigualdades sociais, aprofundou o processo de concentração da terra e gerou o aumento da dependência dos agricultores, com relação às empresas do agronegócio.

b) a modernização é resultante de pacotes tecnológicos importados, caracterizada pela incorporação de maior dosagem de adubos e calcários, agrotóxicos, sementes melhoradas, tratores e equipamentos na agropecuária.

c) a indústria brasileira voltada para o campo desenvolveu-se, principalmente, para grandes produtores, que foram estimulados a adquirir os insumos modernos pelos créditos governamentais subsidiados.

d) a modernização favoreceu a fixação da população e o aumento do emprego no campo, com a adoção de técnicas alternativas de produção, visando ao aproveitamento adequado dos recursos naturais, a exemplo do emprego de sementes transgênicas.

Gab: D

Questão 352)

A política agrícola brasileira dá atualmente especial atenção ao debate acerca dos alimentos transgênicos, estabelecendo regras que limitam sua produção e seu consumo.

As bases dos argumentos contra os transgênicos resultam das preocupações de determinados setores da sociedade com:

a) preservação da biodiversidade e política preventiva de saúde coletiva

b) ampliação da produção e apoio à formação de mercados competitivos

c) manutenção da rentabilidade da terra e estímulo ao consumo artesanal

d) sustentação da lavoura de subsistência e incentivo financeiro à produção

Gab: A

Questão 353)

Observe o gráfico a seguir:

clip_image018

A partir do gráfico, considere as seguintes afirmações:

I. A estrutura fundiária brasileira mostra uma absurda concentração da propriedade da terra.

II. Os estabelecimentos com menos de 100ha ocupam a maior parte da área agricultável do país.

III. A área ocupada pelos estabelecimentos com mais de 1.000ha expressa a concentração de terras existente no país.

a) apenas as afirmativas I e III estão corretas;

b) apenas as afirmativas II e III estão corretas;

c) apenas a afirmativa III está correta;

d) apenas a afirmativa II está correta;

e) apenas a afirmativa I está correta.

Gab: A

Questão 354)

O desenvolvimento da agroindústria brasileira vem alterando a paisagem nas áreas rurais com ações polêmicas que possibilitam o aumento da produtividade, mas também promovem a devastação da vegetação nativa.

Uma das conseqüências das mudanças geradas pelas agroindústrias no campo é:

a) incremento da agroecologia com a ocupação das terras devolutas

b) expansão das médias propriedades com a distribuição da renda agrícola

c) fragmentação das grandes propriedades com o aumento da produção para exportação

d) ampliação das relações de trabalho capitalistas com o crescimento da produção comercial

Gab: D

Questão 355)

Cada número, no mapa, situa-se sobre a área de maior produção de um determinado produto agrícola, segundo a safra colhida em 2004.

clip_image020

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.

1 2 3 4 5

a) soja cacau cana trigo arroz

b) arroz manga laranja café soja

c) milho algodão tomate soja trigo

d) algodão cana café milho maçã

e) sorgo tabaco amendoim arroz milho

Gab: A

Questão 356)

A agricultura brasileira vem se transformando, nas últimas décadas, como resultado de sua articulação cada vez maior com o setor industrial. A expansão das culturas de produtos agrícolas de exportação, marcada pelo consumo de tratores, máquina e insumos industriais, seria a expressão dessa modernização.

A partir do texto:

a) cite duas razões para a modernização da agricultura na Região Centro-Sul;

b) apresente dois exemplos que mostrem como a aplicação de produtos agroquímicos vem provocando graves desequilíbrios ambientais;

c) apresente dois exemplos que mostrem como a “industrialização da agricultura” vem alterando as relações de produção na agricultura brasileira.

Gab:

a) A agricultura brasileira é mais modernizada no Centro-Sul em razão dos estímulos concedidos aos setores da agricultura voltados para a exportação, à proximidade dos centros difusores da modernização, à infra-estrutura de energia e transportes e às maiores facilidades de acesso ao crédito bancário.

b) A aplicação de produtos agroquímicos reduz a população de predadores naturais; Os vetores das pragas estão apresentando novas gerações mais resistentes aos venenos aplicados; A água da chuva dissolve os produtos químicos, contaminando rios e lençóis subterrâneos.

c) Maior exigência de qualificação técnica; expansão do trabalho assalariado; utilização do trabalho assalariado dos “bóias-frias” em determinadas etapas do processo produtivo.

Questão 357)

Leia, com atenção, o texto a seguir:

“Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA, 2005), este tipo de agricultura produz hoje 40% da riqueza gerada no campo no Brasil, correspondente a aproximadamente R$ 57 bilhões. São cerca de quatro milhões de agricultores (84% dos estabelecimentos rurais brasileiros) que vivem em pequenas propriedades e produzem a maior parte da comida que chega à mesa dos brasileiros. Quase 70% do feijão vêm desta atividade, assim como 84% da mandioca, 58% da produção de suínos, 54% do leite bovino, 49% do milho e 40% das aves e ovos. Além disso, é um importante instrumento para manter os trabalhadores no campo. Em 2003, o PIB do setor cresceu 14,31% em relação ao ano anterior. Além de ser a base de importantes cadeias de produtos protéicos de origem animal, sendo majoritária no caso do PIB da Cadeia Produtiva dos Suínos (58,8% do PIB total desta cadeia), do Leite (56%) e das Aves (51%).”

Fonte: www.mda.gov.br

Marque o conceito que adequa-se CORRETAMENTE às informações:

a) Latifúndio de exploração

b) Monocultura de subsistência

c) Agricultura familiar

d) Agricultura de plantation

e) Agricultura de terraceamento

Gab: C

Questão 358)

Os imigrantes japoneses fixados no Vale do Ribeira de Iguapé (SP), se dedicaram ao cultivo:

a) do chá

b) da pimenta-do-reino

c) do arroz

d) do café

e) da juta

Gab: A

Questão 359)

Estima-se que, somente na região de Ribeirão Preto, existam mais de quinhentas colheitadeiras de cana, sendo que cada uma tem capacidade de colher setecentas toneladas por dia, o que corresponde à substituição de cem homens. Desse modo, o equivalente a cinqüenta mil trabalhadores seria o saldo total das demissões provocadas por essas máquinas. Segundo cálculos existentes, para cada cem demissões, são abertas doze vagas para funções especializadas, dentre as quais, aquelas referentes aos condutores dessas máquinas. Essas máquinas operam durante as 24 horas do dia, subvertendo completamente os limites impostos pela natureza ao trabalho na agricultura.

(Adpatado de Maria Aparecida Moraes Silva, “Se eu pudesse, eu quebraria todas as máquinas”, em Ricardo Antunes e

Maria Aparecida Moraes Silva (orgs.), O avesso do trabalho. São Paulo: Expressão popular, 2004, p.31)

a) As demissões de que trata a autora apontam o aumento da precarização do trabalho na agricultura moderna brasileira, particularmente na cultura da cana-de-açúcar. Quais as principais consequências da precarização do trabalho na agricultura canavieira?

b) A modernização da agricultura no Brasil foi identificada com a “Revolução Verde”. Quais os principais elementos definidores da chamada “Revolução Verde”?

Gab:

a) Dentre as conseqüências podemos destacar: o aumento do desemprego e, consequentemente, do emprego informal e a queda do poder aquisitivo geral dos trabalhadores relacionados ao setor sucro-alcooleiro.

b) A chamada “revolução verde” pode ser entendida como sendo o processo de aumento da produtividade de cereais básicos (trigo, arroz e milho), desenvolvido a partir da década de 1950, financiado por institutos de pesquisa norte-americanos em áreas experimentais da América Latina e Ásia. Para tal incrementou-se o uso de fertilizantes e defensivos, intensificou-se a prática de irrigação, entre outros.

Questão 360)

Observe a tabela abaixo e responda:

clip_image022

INCRA apud Ariovaldo Umbelino de Oliveira, “Barbárie e Modernidade: as transformações no campo

e o agronegócio no Brasil”, Terra Livre, São Paulo, ano 19, v.2, n.21, jul./dez. 2003, p.127.

a) Como se pode caracterizar o Brasil no que diz respeito à concentração de terras?

b) Considerando como imóveis rurais de pequena dimensão aqueles com menos de 200 hectares e como imóveis de grande dimensão aqueles com mais de 2.000m hectares, aponte em qual dessas classes de área há menor número de pessoas ocupadas, e explique as razões de tal situação.

Gab:

a) O Brasil é um dos países de maior concentração de terras do mundo.

b) Nas áreas de maior dimensão há um menor número de pessoas ocupadas devido, principalmente, à mecanização das propriedades produtivas e à especulação das propriedades improdutivas (espera de valorização no mercado imobiliário), além do fato de uma grande parte das propriedades praticar a pecuária extensiva.

Questão 361)

Observe o gráfico abaixo:

clip_image024

(Fonte: COELHO, Marcos Amorim; TERRA, Lygia. Geografia Geral: o espaço

natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2001. Adaptado.)

Com base no gráfico acima e nos conhecimentos necessários a sua interpretação, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) O baixo consumo de calorias na África está relacionado à utilização das melhores terras para o cultivo de produtos tropicais de exportação.

b) Na Ásia, a introdução do sistema de plantation desestruturou a economia ancestral, alterando a relação entre produção e consumo.

c) Na América Latina e Caribe, o baixo consumo de calorias se explica pela submissão da atividade agrícola ao mercado internacional.

d) O alto consumo de calorias nos países centrais está relacionado a sua posição privilegiada na divisão internacional do trabalho.

e) No Brasil, o baixo consumo de calorias está relacionado ao modelo agrícola destinado ao mercado interno.

Gab: E

Questão 362)

As regiões retratadas nos fragmentos de mapas do Brasil apresentam um produto agrícola comum. No mapa 1 – RS – seu cultivo é histórico e no mapa 2 – no Vale Médio do Rio São Francisco –, surge como novo produto. Trata-se:

clip_image026

Folha de São Paulo

a) do algodão.

b) da vinha.

c) do arroz.

d) do trigo.

e) de frutas tropicais.

Gab: B

Questão 363)

A expansão da produção da soja no Brasil atende a numerosos interesses. Assinale a afirmativa que NÃO apresenta corretamente interesses relacionados com a produção da soja:

a) sua exportação contribui para a obtenção de superávits na balança comercial;

b) sua ligação com o mercado de trabalho garante numerosos postos de trabalho;

c) seu preço no mercado mundial envolve os mercados de ações e grupos financeiros;

d) sua produção está associada aos complexos agroindustriais e ao agronegócio;

e) seu cultivo exige grandes investimentos em insumos e máquinas produzidos pelas transnacionais.

Gab: B

Questão 364)

“O setor de frutas é um mercado em expansão no Brasil. O país é o terceiro maior produtor mundial, atrás da China e da Índia. Os dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) indicam receitas de US$ 592 milhões para o ano passado no item mais amplo do setor”.

(Folha de S.Paulo, Brasil só perde para China e Índia na produção mundial de frutas, 08 de fevereiro de 2005)

Sobre a fruticultura no Brasil pode-se dizer que:

a) seu crescimento e sua expansão no mercado internacional devem-se à incorporação de novas terras agrícolas da região dos cerrados, no centro-oeste brasileiro.

b) ela recentemente vinha conhecendo um grande crescimento no nordeste brasileiro, mas essa expansão está sendo prejudicada pela ausência regular de água nas lavouras.

c) mesmo como terceiro produtor mundial, a posição do país no mercado externo é frágil, por se venderem apenas frutas in natura, sem processamento, o que barateia os preços.

d) o pólo mais dinâmico da fruticultura brasileira usa terras agrícolas (inclusive construindo-se, em seu meio, agroindústrias) de uma área outrora usada para o cultivo do café.

e) a condição tropical do país representa uma vantagem no mercado externo, pois permite produzir frutas que a China e a Índia não podem produzir, por estarem em zonas de clima temperado.

Gab: D

Questão 365)

Observe o mapa a seguir:

clip_image028

clip_image030

IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. p. 146. [Adaptado].
SEPLAN. Anuário Estatístico do Estado de Goiás. SEPIN, 2003. (CDROM). [Adaptado].

Nas últimas décadas do século XX tem-se observado uma expansão da produção de soja no território nacional. Tendo como referência esse fenômeno e sua representação nos mapas,

a) relacione as áreas, do Estado de Goiás, com produção de soja superior a 100.000 toneladas, com um elemento físico-natural;

b) explique dois fatores socioeconômicos que promoveram a expansão da cultura de soja no estado de Goiás.

Gab:

a) Uma das relações abaixo, além de outras:

As áreas com produção de soja superior a 100.000 toneladas compreendem municípios localizados nas regiões sudoeste, sul e sudeste do Estado de Goiás. Essas regiões apresentam características físico-naturais, tais como: topografia plana que possibilita a mecanização; cursos d’água perenes, na rede de drenagem, que favorecem a irrigação e a utilização de pivôs centrais; clima com duas estações do ano bem definidas, uma chuvosa e outra seca, que possibilita a regularidade do cultivo. Além dessas características comuns às três regiões, o sudoeste goiano apresenta bolsões de derramamento basáltico da Bacia do Paraná que deu origem a solos férteis favoráveis ao cultivo da soja.

b) Dois fatores socioeconômicos, entre os indicados abaixo, além de outros:

– o preço das terras em Goiás, comparativamente inferior ao das regiões Sul e Sudeste, atraiu muitos produtores de soja a partir da década de 1970;

– intervenção do estado por meio de programas e incentivos governamentais, nas esferas nacional e regional, promoveu a expansão da agricultura de exportação;

– o desenvolvimento de pesquisas, visando ao melhoramento genético, favoreceu a adaptação da soja às condições do Cerrado e a assistência técnica aos produtores rurais;

– a valorização da soja, no mercado internacional, promoveu a busca por novas áreas de cultivo no território nacional;

– a modernização da produção de soja, com a adoção de equipamentos, insumos agrícolas e técnicas de correção do solo, possibilitou o aumento da produtividade.

Questão 366)

Considerando os diferentes sistemas agrícolas, é incorreto afirmar que:

a) o sistema de “Plantation” pressupõe uma acentuada concentração da propriedade fundiária nas mãos de poucas pessoas ou empresas.

b) o sistema agrícola é o conjunto de relações sociais, conhecimentos, tradições e técnicas empregados pelos grupos humanos em sua relação com a terra.

c) nas áreas rurais, nas quais a agricultura está claramente voltada para os mercados consumidores interno e externo, os sistemas agrícolas diferem muito, em função do nível de desenvolvimento alcançado pelo país.

d) no Brasil, a roça itinerante pode ser considerada como sistema agrícola tradicional, adotado por agricultores que não dispõem de muitos recursos técnicos.

e) os sistemas agrícolas, em todo o Brasil, têm permanecido resistentes às mudanças tecnológicas e aos estímulos do mercado mundial.

Gab: E

Questão 367)

Considerando-se a agricultura comercial praticada no Brasil, é INCORRETO afirmar que:

a) o agronegócio constitui um canal de entrada do capital internacional na agricultura brasileira e, assim, contribui para a subordinação de grande parte dessa atividade aos interesses estrangeiros.

b) a agricultura de exportação reúne, em reduzidos espaços, grande diversidade de culturas visando a atender às exigências do mercado.

c) as áreas agrícolas de incorporação recente apresentam estrutura fundiária concentrada e exigem elevados investimentos por hectare cultivado.

d) as últimas safras agrícolas justificam a expressão celeiro mundial. atribuída ao País e contribuem para a liderança deste na exportação de vários produtos alimentares.

Gab: B

Questão 368)

“O Brasil é o maior produtor de mamão do mundo, mas ocupa só o terceiro lugar entre os exportadores da fruta.

Para conquistar mais mercado, os agricultores estão investindo alto. Uma fazenda usa tecnologia de ponta e está criando novas variedades de mamão. Setecentos hectares de pomar, quase 800 mil pés de mamão produzindo.

[...] A fazenda resolveu produzir as próprias mudas para ter um maior controle da qualidade, inclusive da qualidade do material genético [...] em 45 dias as mudas estão prontas para o plantio mecanizado.

[...] Um trator abre o sulco e outro distribui o adubo. O terceiro faz a mistura de terra com fertilizantes e ajeita as linhas de cultivo. O quarto trator traz dois trabalhadores [...] A mecanização torna o plantio mais uniforme e barato, porque emprega metade dos trabalhadores necessários para fazer o serviço manualmente.”

(http:// globoruraltv. globo.com, em 18 de junho de 2005.)

Assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente verdadeiras ou falsas em relação aos aspectos da agricultura moderna presentes no texto.

( ) Para atender ao mercado urbano/industrial moderno, unidades produtivas rurais especializam-se e transformam o campo, marcando as paisagens rurais pela monotonia das monoculturas.

( ) Na busca do aumento da produtividade, o campo tem se modernizado através da especialização e da mecanização da produção agrícola e do uso da biotecnologia, o que torna o espaço rural altamente dependente do consumo e dos serviços urbanos.

( ) No mercado unificado pela globalização, os estabelecimentos agrícolas que não utilizam o emprego maciço de capital e tecnologia, nem inovam nos aspectos organizacionais, tornam-se fragilizados e sujeitos ao fracasso.

( ) No mercado globalizado, a produção agrícola científica e programada exige tanto trabalhadores qualificados como crescente emprego de mão-de-obra não qualificada, resultando no atual processo de “ruralização” dos países ou regiões onde a agricultura se modernizou.

A seqüência correta é:

a) V V V F

b) F F F V

c) V F V F

d) F F V V

e) V F F V

Gab: A

Questão 369)

Com base no mapa da agricultura da região Sul do Brasil.

clip_image032

As áreas numeradas no mapa (1, 2 e 3) correspondem, respectivamente, à produção de:

a) café, soja, algodão.

b) pecuária, fumo, uva.

c) algodão, café, trigo.

d) trigo, soja, algodão.

e) café, uva, pecuária.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis